terça-feira, 1 de janeiro de 2019

ANO RECÉM-NASCIDO.



Este Ano recém-nascido
Inocente e pequenino
Precisa ser protegido
para crescer forte e sensato
quando deixar de ser menino.
Que ninguém diga que espera
Coisas boas e bonitas
Também nós temos que dar
dando, sem olhar a quem...
E dar sem esperar retorno
É darmo-nos por inteiro.

Imagem da Net

Vamos todos dar carinho
 a quem dele precisar
E até quem diz que não quer
Está desejando receber...
O menino quer ternura
A galinha quer colinho
A Humanidade precisa
De mais amor no coração
Vamos dar para receber
Deixemos o menino crescer
A todos dêmos a mão…



*****************************************

33 comentários:

  1. Àparte a foto que é uma ternura, apraz-me registar o facto do "recém-nascido" ser tão pequeninoe já andar.

    Beijinho, Janita, bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehehe...Pois, cá comigo é assim, António... Atar e pôr ao fumeiro. :))

      Beijinho, Bom Ano!

      Eliminar
  2. Que lindo ! Ele merece carinho e que também ele nos dê! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai dar sim, Chica!
      A reciprocidade faz parte do pacto com o novo ano. :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Eheheheheh... o meu recém-nascido ano ainda veio no bico da cegonha, pequenino, pequenino :)

    Vamos lá todos dar uma mãozinha ao ano menino :)

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah...mas o ano recém-nascido da Maria João foi concebido com arte e saber, já o meu foi feito para nesta imagem caber e também, ao sabor de um pensamento que nem sei bem descrever. :)

      Comecemos então, por nos darmos as mãos nós, uns aos outros. Só assim o menino crescerá de mente sã em corpo são.

      Beijinho, Maria João.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Se a Cidália o diz, que remédio tenho senão acreditar. :)

      Para si igual, amiga.

      Beijo

      Eliminar
  5. Fica aqui também a minha mão, Janita. Com carinho te desejo um excelente 2019 com tudo o que sonhares. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu seguro-a com o mesmo carinho com que me a estendes, querida Luísa! Bem-hajas.

      Beijinhos, Bom Ano.

      Eliminar
  6. Ele, o Menino, há-de crescer e ser gente.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que nós possamos assistir ao seu crescimento, José.
      Com Saúde e Alegria.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Boa noite, querida amiga Janita!
    Foi uma das postagens mais ternas que li hoje... que carinho lindo!
    Feliz 2019!
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua bondade enternece-me, querida Roselia.
      Muito e muito obrigada!
      Fique também em Paz e Bem, junto daqueles que ama.
      Beijos com o meu grato carinho.

      Eliminar
  8. Ainda bem Janita
    Que o menino ama a galinha
    É que anda meio mundo afiambrado
    para a transformar em... canjinha


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto das galinhas é assim, um pouco, como as pessoas, Rogério.
      Umas vêem ao mundo para dar a vida aos outros,
      outras vêem para dar aos outros a vida.

      Abraço fraterno.

      Eliminar
    2. *Rectifico "vêm"...bolas!!
      "Vêem" é do verbo Ver. :)

      Temos pena, Rogério, acontece.
      (serve-me de consolo já ter detectado esta nódoa, no pano melhor e de maior alvura, que há na blogosfera. Pena - ou sorte - ele não me ler, penso eu de que...)

      Eliminar
  9. Que seja um ano cheio de paz e harmonia.
    Beijinhos, Feliz 2019!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que assim seja, Pedro!
      Para todos, sem escolhidos nem privilegiados.

      Beijinhos. Seja Feliz!

      Eliminar
  10. É escusado dizer que todos desejamos Saúde, Paz e Amor para toda a gente porque o que virá ninguém sabe.
    Pelo menos o que está nas nossas mãos que seja feito!
    Belo poema!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande verdade, Rosa dos Ventos!
      Mesmo pedindo o essencial à vida, teremos de aceitar o que nos calha em sorte, ou azar!

      Um beijinho e Bom Ano com Saúde, Amor e Paz.

      Eliminar
  11. Com paz e solidariedade conseguiremos ir longe...
    Que a tua musa continue a inspirar-te.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sábias as tuas palavras, Catarina!

      A minha Musa está quase sempre em Férias, como diz o livro de Guerra Junqueiro. :)

      Beijinho, Bom Ano!

      Eliminar
  12. Que poema idealista, belo e tão utópico.
    Tens um coração puro e verdadeiro, querida JANITA 🌷
    Desejo que o teu 2019 seja com saúde, paz e amor.

    Neste momento o meu único desejo é a absoluta SOLIDÃO com um livro na mão. Saúde, dinheiro e amor já tenho 🐷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, querida Teresa, mas talvez eu não seja tão 'prendada' como me vês! Quando me chega a mostarda ao nariz...cuidado comigo!! :))

      Esse teu desejo é fácil de concretizar.
      Se já tens saúde e amor, para que queres o dinheiro? Estou a brincar, amiga! :)) ��

      Beijinho, Bom Ano, que já expressei lá no teu «ematejoca».

      Eliminar
    2. O dinheiro não dá felicidade mas, dá um certo conforto. Sem dinheiro não podia pagar €90 pelo meu bilhete para a ópera na próxima sexta-feira. E ir à ópera faz-me feliz ⛅

      Agora vou comer a sopinha lá em cima, embora eu não seja muito amiga de sopa, excepto caldo verde.

      Eliminar
    3. Claro que sim, Teresa, nem ponho isso em dúvida. É com dinheiro que satisfazemos as nossas necessidades nem que seja as mais elementares, de sobrevivência. Ninguém vive de ar e vento. Eu brinquei, somente. :)

      Eliminar
  13. Gosto deste menino pequenino e como tudo o que é pequenino tem graça, vou tratá-lo com o desvelo que merece.
    Vou esticar a minha mão e juntar a tua intenção à minha e tenho a certeza que o pequenote vai crescer com tudo o que merece🤗

    Que ele continue a dar inspiração a esta minha amiga, que está a revelar-se uma poetisa de mão cheia.

    Beijinhos Janita😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, já de seguida Manu, come uma sopinha...:))

      Vamos dar ao Ano- Menino muita sopinha para ele crescer forte e saudável.

      Beijinhos com carinho, Amiga!

      Bom Ano!!

      Eliminar
  14. Texto poético, que salva a imodéstia da minha parte, faz dalgum modo honroso jus ao meu humilde "receber e dar"... :-)

    Mas que sendo um pouco mais sério e se acaso profundo, ainda recentemente terminei um texto dizendo que da minha parte procuro antes o melhor de mim para com a vida do que o melhor da vida para comigo, pois ainda que uma coisa possa ou deva levar à outra, no entanto e para o caso a questão de princípio é muito importante...

    ... da utopia também se faz a realidade!

    Que o "recém-nascido", passando pela infância, juventude e adolescência, em conclusão se faça um adulto Feliz :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Amigo,
      O seu "Dar e Receber" é o exemplo do que escrevi.

      Um abraço com os meus melhores votos de Bom Ano Novo!

      Eliminar
  15. Valente, Janita!
    Isto é uma lição e quem não quiser aprender... o melhor é pensar duas vezes.
    A gente vai enchendo as folhinhas, dia a dia, para que no fim não fique nada, nem ninguém esquecidos.
    Façamos por ser ano bom. Esta invenção do ano, melhor da passagem de ano... dá para muita gente se passar por não ter algum lugar. Quanto mais champanhe pé de dança...

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha 'passagem' foi passada em casa, sem pé de dança. Mas não pense o Amigo Agostinho que não gostaria de ter ido dançar. Já foi tempo em que não passava sem ir ao bailarico. Outros tempos, em que a juventude falava mais alto e melhor.

      Quanto às páginas a escrever, quer sejam boas ou más, escritas por nós ou vividas simplesmente e sem história, enquanto nos restar um sopro de vida, nunca ficarão em branco...

      Beijinhos.

      Eliminar