quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

IDADE DA INOCÊNCIA.


Na idade da inocência quem se questiona
Sobre qual é a finalidade da vida?
Felicidade é palavra de poema
Brincar é coisa que nunca está adormecida
Assim, se é feliz desconhecendo
O que é solidão, tristeza,
 nostalgia.
Lentamente, sem dor, se vai crescendo
e de repente quando menos é esperado
descubro que há um outro mundo
longe daquele pequeno mundo
em que eu vivia…





* * * * * * 


Pelas rugas da fronte que medita... 
Pelo olhar que interroga e não vê nada... 
Pela miséria e pela mão gelada 
Que apaga a estrela que nossa alma fita... 

Pelo estertor da chama que crepita 
No último arranco duma luz minguada... 
Pelo grito feroz da abandonada 
Que um momento de amante fez maldita... 

Por quanto há de fatal, que quanto há misto 
De sombra e de pavor sob uma lousa... 
Oh pomba meiga, pomba de esperança! 

Eu to juro, menina, tenho visto 
Cousas terríveis — mas jamais vi cousa 
Mais feroz do que um riso de criança!

Jura
Antero de Quental

---------------------------------------------------------------------------------------
Juntar na mesma publicação, palavras minhas e deste grande escritor e poeta português, até pode parecer heresia, mas eu gosto de ousar! Espero benevolência da vossa parte. :)
----------------------------------------------------------------------

32 comentários:

  1. Boa tarde, querida amiga Janita!
    Tem competência e não é heresia.
    Cada um no seu lugar, ambos poetas.
    Gostei muito da junção poética.
    Felicidades e bênçãos para você!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À minha modesta maneira, cá vou brincando com as palavras, nada para ser tomado a sério, obviamente.:)

      Um beijinho, amiga Roselia.

      Eliminar
  2. Tens toda a benevolência de que sou capaz!!
    : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecendo-te com conheço, Catarina,
      sei que não posso exagerar.
      A tua benevolência tem limites! :))))

      Beijos, felizes por te voltar a ver por cá.

      Eliminar
  3. Eu acho que tem jeito "prá" coisa :))Parabéns

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Larissa, atente cá no meu jeito "prá" coisa...

      Fosse a minha “coisa” igual à sua
      Coisaria eu de outra maneira
      Fazia das palavras uma alcova
      Levando tudo para a brincadeira!


      Votos de noite boa!


      Eliminar
  4. Se o Antero de Quental lesse a tua POESIA, Janita, convidava-te para tomares e café com ele.

    A IDADE DA INOCÊNCIA é um poema que encerra uma melancolia, que eu levo muito a sério.

    Boa noite:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas, Teresa? O poeta/escritor açoriano era um homem de 'bom-gosto e bom-senso'. Conhecer-me, talvez ainda fosse piorar mais a sua débil estabilidade emocional. Se não nos encontrámos, foi porque Deus não quis. Colocou um século e mais uns anitos, entre o seu nascimento e o meu.

      Bom dia, Teresa! :)

      Eliminar
  5. E ousa muito bem.
    A foto é da Janitinha? Estava um pouco para, como direi?, a zangada...
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que a Janitinha só começou a ser mais extrovertida depois que se iniciou nestas andanças, José? Nunca fui menina de muito riso nem de sorrisos. Acho que fui sempre demasiado séria. Isto dos sorrisos requer ambiente propício.
      Esta imagem foi recortada de uma fotografia colectiva. Para a encaixar nesse moldura, modernaça, pescada na Net, tive de a
      ajustar. Tanto puxei para um lado e para outro, que a pobrezinha ficou ainda mais desfigurada do que já estava no original. Tadinha...

      Beijinho.

      Eliminar
  6. Qual heresia qual quê!
    Ficou bestial!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que 'bestial' me assenta bem, Pedro! :))

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  7. Olá,Janita.

    Parabéns, muito bem escrito. E ainda melhor descrito como pode ser bem grande a diferença entre dois mundos, ainda que este mundo seja um só.

    Seja ele em prosa ou poesia, qualquer estilo te assenta lindamente...

    Beijinhos amigos

    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor.

      Não há palavras suficientemente elucidativas, que possam descrever a emoção que sinto, quando te vejo aqui! Também não as quero encontrar, não quero que te pareçam forçadas, floreadas. Acho, ou melhor, tenho a certeza, de que tu sabes o bem que me fazem as tuas visitas.
      Bem-hajas, meu Amigo! Por teres vindo e por seres aquele Amigo de todas as horas. Nem o tempo, nem a distância, separam quem verdadeiramente se estima.

      Beijinhos muito amigos, Vitor!

      Eliminar
  8. Pode parecer mas não é!

    Só os cínicos degolam a ideia
    e os invejosos coçam a sarna
    no silício da impotência
    pela luminosidade alheia

    Cada pessoa é uma pessoa
    e cada uma tem rosto gravado
    com mapa e caminho
    de ódio ou de carinho

    Brincar é meio sem idade
    assim se saiba o certo
    De palavras se faz
    direito o caminho

    Gostar e ousar
    Ousar e gostar
    Gostar de ousar
    Ousar de gostar

    Com um par

    O gozo que dá o conforto
    na imagem da alcova
    duma palavra apenas...
    Porventura Amor.

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Agostinho.
      Vou ter de esperar para mais logo, ao fim do dia, para lhe responder como merece. Neste momento estou toda ranhosa e chorosa...

      Até mais logo. Beijo

      Eliminar
    2. Poeta Agostinho.
      Voltei ao meu Cantinho mas tão tímida, quanto há pouco o deixei, embora mais calma.
      Só posso dizer-lhe do meu reconhecimento e gratidão pela grande generosidade das suas visitas e palavras, que não poupa, em prol da alegria que sabe ir proporcionar.
      Bem-haja.

      Beijinho

      Eliminar
  9. Dois belos poemas, cada um à sua maneira tendo na base o mesmo princípio, a infância!
    Lembro-me de declamar Antero de cor!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa dos Ventos.
      O poema do Antero sim, é um belo Soneto dos muitos que escreveu, aquilo a que de meu chamas 'poema', são palavras que escrevo ao correr da 'pena', com pena de não saber mais. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  10. Eu gosto de ousadias. Especialmente quando são reais e tão bem escritas quanto as suas.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vindo de quem vêm, essas palavras só me estimulam, embora saiba que preciso, e muito, de ter mais força de vontade para ousar aventurar-me. :)
      Obrigada, Elvira.

      Um forte abraço.

      Eliminar
  11. Boa tarde Amiga!
    Hoje não tenho cérebro que consiga pensar...Porém, gosto de ousadia!

    💕 Vinte e cinco anos após... a tua partida...
    Beijos e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Cidália.
      Para me visitar não necessita de expressar pensamentos profundos. Como pessoa simples que sou, aprecio a simplicidade.

      Todos temos datas que nos marcam, eu prefiro lembrar calada.
      Mas sim, falar, em prosa ou verso, pode ser uma forma de aliviar a dor.
      Beijo e obrigada.

      Eliminar
  12. Janita, chegaste a ver as minhas fotografias das cataratas congeladas do meu post de 21 de março de 2015? Provavelmente não leste a minha resposta ao teu comentário. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Catarina, não vi essas fotos nem li a tua resposta. Como, pouco depois, mudaste de tema não cheguei a ir ver.
      Vou lá agora. Não subscrevo os comentários, sabes? Por vezes, até os que aqui me deixam me passam despercebidos, se forem publicados uns dias após a minha postagem.

      Obrigada, Catarina. Beijos. :)

      Eliminar
  13. Gostei muito do poema do Antero, mas adorei a foto e as tuas palavras.

    Beijinho querida.

    P.S. Desculpa da minha ausência, mas infelizmente retomei as viagens diárias a Coimbra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada a desculpar, Adélia.
      Há prioridades que não podemos descurar.
      Lamento muito, amiga.

      Um beijinho.
      Temos sempre de encontrar em nós, um espaço para albergar a esperança.

      Eliminar
  14. Não há como escapar à diferença entre estes dois mundos. Ambos são vividos no tempo que passa e se nas primeiras palavras tão bem escritas por ti, há inocência, sem nos questionarmos, no poema de Quental há aquela sensação boa ao ler "mas jamais vi cousa
    mais feroz do que um riso de criança!

    Gostei da criança que vi :)

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As crianças, Manu, como todos bem sabemos, também podem ser muito cruéis.
      Eu fui uma menina boazinha, embora muito voluntariosa. :))

      Obrigada, querida Manu, gostei muito de te ver neste postal. Daqui a nada sai a anedota da praxe! :)

      Beijinhos, gratos.

      Eliminar
  15. Qual benevolência qual carapuça
    Agora que ousaste
    avança não pares
    "nem que a vaca tussa"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar, vou tentar,
      amigo Rogério!
      Vou empenhar-me a valer
      para que ao tossir
      a vaca não adoecer.

      :)

      Eliminar
  16. Minha amiga, estive absorver tudo o entretanto aqui perdi. E como sempre regra geral gostei muito, mas até por carência de tempo, para além da mais recente postagem (do gatinho) vou-me limitar a comentar mais esta, para dizer que gostei muito da heresia da Janita, alusiva a algo que me é muito caro: a infância!

    Parabéns e obrigado

    Abraço
    VB

    ResponderEliminar