domingo, 27 de janeiro de 2019

"O Senhor Doutor Sabe Ler"? *

Quis trazer comigo alguém que muito admiro, desde há muito, e  que considero um dos maiores, se não o maior, de todos os intelectuais portugueses. Alguém que foi  tão grande em sabedoria quanto em valores humanos e cívicos.O seu senso de humor nunca o abandonou em circunstância alguma. Quem não teve o prazer de se deliciar - vendo-o e ouvindo-o, na TV -  com as suas "Conversas Vadias"?

Ei-lo: O Professor/Filósofo Agostinho da Silva, um portuense que falava à moda do Porto e que dava gosto ouvir!



Imagem DAQUI

Queria Que Os Portugueses

Queria que os portugueses 
tivessem senso de humor 
e não vissem como génio 
todo aquele que é doutor
sobretudo se é o próprio 
que se afirma como tal 
só porque sabendo ler 
o que lê entende mal.

 

Todos os que são formados 
deviam ter que fazer 
exame de analfabeto 
para provar que sem ler 
teriam sido capazes 
de constituir cultura 
por tudo que a vida ensina 
e mais do que o livro dura. 


E tem certeza de sol 
mesmo que a noite se instale 
visto que ser-se o que se é 
muito mais que saber vale 
até para aproveitar-se 
das dúvidas da razão 
que a si própria se devia 
olhar pura opinião. 


Que hoje é uma manhã outra 
e talvez depois terceira
sendo que o mundo sucede
sempre de nova maneira 
alfabetizar cuidado 
não me ponham tudo em culto 
dos que não citar francês 
consideram puro insulto.


Se a nação analfabeta 
derrubou filosofia 
e no jeito aristotélico 
o que certo parecia
deixem-na ser o que seja 
em todo o tempo futuro 
talvez encontre sozinha 
o mais além que procuro. 



Professor Agostinho da Silva - 1906-1994



                                                                               

*  O título deste postal é uma frase a que o Professor é totalmente alheio. Faz parte de um chiste que circula cá pelos meus lados e  me ocorreu em virtude da ironia implícita neste poema.


=======================================

38 comentários:

  1. Não acreditas, Janita, ainda hoje estive a ler "Considerações e Outros Textos" do Agostinho da Silva.

    Minha querida JANITA 🌷 como é uma alegria imensa ler esta mensagem de sabedoria:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Grande Homem!

      Aqui em casa não tenho nada da sua vasta obra, mas ouvia-o e fiquei presa ao seu saber, à frontalidade como enfrentava todas as questões que lhe eram colocadas e como as abordava desassombradamente.

      Obrigada, querida Teresa, pela tua presença e palavras amigas.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Se bem me lembro, como diria Vitorino Nemésio (cujas conversas também apreciava), não perdi nenhuma das Conversas Vadias de Agostinho da Silva.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que sim, que as ouvia e gostava! :)
      Tal como gostava(mos) das palestras de outro grande Português, açoriano, também ele, com sotaque. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Como é bom ouvir este farol da poesia, que provou tanta coisa aos pseudo intelectuais.
    Simplicidade é e será sempre uma arma, quando ditas como ele o fez.
    Que bom ter-te de novo por aqui e fizeste-lo em grande🤗

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simplicidade e humildade, que é o que falta aos 'iluminados' de hoje, Manu.

      Obrigada, minha querida, pelas palavras e companhia sempre assídua.

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Que bela reentrada, Janita :)

    Infelizmente não ouvi uma única destas Conversas Vadias. Na minha vida, por esse tempo, acabavam de se desenrolar vários episódios dramáticos e outros continuavam ainda a desenrolar-se. Tempo para sequer olhar para o televisor era coisa que então não tinha

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempo houve, Maria João, em que a televisão e os livros eram a minha companhia nas horas de lazer. Por isso, vi muitos programas que, se calhar, hoje me passariam ao lado. Felizmente, havia bons programas televisivos, em que os nossos escritores e poetas iluminavam as mentes de quem vivia com menos capacidade para ir ao cinema e ao teatro.

      Beijinho, boa semana. :)

      Eliminar
  5. Gostava tanto de o ouvir. Já não me lembrava do titulo das conversas, mas via sempre que podia.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não posso dizer que vi todos, Elvira, via os que podia.
      Mas era um gosto ouvi-lo!

      Um abraço, boa semana.

      Eliminar
  6. Esse Senhor era um iluminado... é triste ver como tudo continua igual ou quase igual ao que era. Bastava que alguns dos seus ideais fossem seguidos ou tentados, e teríamos um país mentalmente mais saudável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Manel...tudo continua igual, e o que mudou, não mudou para melhor, infelizmente. Este Senhor foi dono de uma mente verdadeiramente brilhante. Notável em todos os aspectos.

      Gostei tanto de te ver aqui...Beijos! :)

      Eliminar
  7. :))) Antes de mais,... que bom ver este post, Janita !!! ...
    Saiba-se lá porquê !?... :))

    Eu não perdia um único dos programas deste enorme pensador e filósofo , bem como do Vitorino Nemésio .
    Sempre, sempre, garantia de um tempo bem passado, frente ao televisor !
    Concordo totalmente com o que escreveste e tens comentado sobre ele !
    E lendo o poema, entendo agora bem, o teu chiste ! eheheh

    Um Grande duplo abraço, Amiga ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, antes de mais...que bom que ficaste contente, Rui! :)
      E isso sei eu bem porquê!! :))

      Este 'chiste' conta-se sobre uma pessoa que aprendeu a ler depois de adulto e ficou tão ufano que não cabia em si de vaidade - e com razão, claro - vai daí, um dia, numa consulta ao seu médico de família, faz-lhe a pergunta que serve de título. :)

      Beijinhos, Rui, boa semana.

      Eliminar
  8. Também eu gostava de o ouvir e ler!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio bem que todos os da nossa geração devem ter visto e ouvido o Professor e o Vitorino Nemésio, Leo. E quem sabe, aqueles mais novos mas que se interessavam pelas Letras. A minha filha estava quase sempre do meu lado, nestas alturas, já o irmão nem tanto.

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  9. Não te chateies Nita, mas não o conhecia, nem nunca vi nenhum programa dele :( No entanto gostei do poema, tem muita verdade nele.
    Beijinho Nita bom inicio de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Oh, minha querida...mas então porque carga de água haveria de me chatear, Nina? Acaso tens culpa disso? Claro que não! Não sejas tontinha...:))

      Um beijinho muito grande. Boa semana.

      Eliminar
  10. Uma referência nacional
    A complexidade do simples projectada nos amanhãs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, Mar!
      Que bom seria se quem actualmente projecta o saber do amanhã, através dos que hoje se preparam, soubesse seguir o seu raciocínio e inteligentes ensinamentos.

      Beijos.

      Eliminar
  11. Professor Agostinho da Silva, para mim era, é e será um Ser simplesmente genial, um "iluminati" como diria um amigo meu.
    Parabéns e obrigado pela recordação que não esquece!
    De resto seja muito bem retornada, minha amiga, que com esta partilha já o foi e está a ser.
    Boa semana
    Abraço
    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Victor.
      Basta-nos ouvir a sua resposta, na curta aparição, logo no início do vídeo,à pergunta que alguém lhe coloca sobre a morte, para se ver como sabiamente se descarta de responder a pergunta tão tola.
      Acima de tudo e de todo o seu saber, o Professor era um homem com a dose certa de rudeza, nos momentos chave. Fantástico! :)

      Um abraço, boa semana.

      Eliminar
  12. Um ser humano fantástico.
    Que dizia verdades que afrontavam muita gente que se julgava importante.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso tudo, Pedro, isso tudo!! :)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  13. Boa tarde!
    Desculpe a minha ignorância, ou falta de estudo. Não sei qual é o termo. Embora me tivesse deliciado com o poema, o vídeo, não "conhecia" Até me sinto "burra! Lol

    Obrigada por me dar a conhecer!
    Quando olho o horizonte e te imagino.
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Cidália? Como diz um amigo e blogger deste meu blogobairro, todos juntos é que poderemos saber tudo! Ninguém julgue que tudo sabe.

      Hoje, a Cidália conheceu aqui este Homem de aparência rude, que foi um Senhor em humanismo e sabedoria. A partir daqui poderá consultar esta enorme biblioteca que tem ao seu alcance e tentar saber mais sobre ele. É assim que se aprende e nos enriquecemos culturalmente, querendo saber!
      Assim como eu, lá no seu espaço, tenho aprendido outras coisas e enriquecido com elas.

      Beijos e boa semana, Amiga.

      Eliminar
    2. Esta sua resposta ao comentário é excelente, excelente. O grande poder da Internet é realmente a PARTILHA, e o seu limite a nossa IMAGINAÇÃO. A partir daí fica ao sabor de cada um.

      Eliminar
    3. Caro Joaquim Ramos.
      Como mais vale tarde do que nunca, cá estou eu a agradecer-lhe tão simpáticas palavras...dois anos, oito meses e dezasseis dias, após a sua visita.
      Fico intrigada porque depois desta sua vinda a este cantinho, que diz apreciar - porque gosta de cantinhos - não ter voltado.
      Provavelmente até terá voltado, eu é que não tive disso conhecimento, a bem dizer, nem desta sua primeira vinda eu soube, senão agora. A culpa advém simplesmente por não subscrever comentários....Lamentável, é certo, mas é uma realidade que vai continuar.

      Muito obrigada e espero que esse mal estar que o afastou, ou não o aproximou, já tenha sido ultrapassado. :)

      Eliminar
  14. Grande Senhor pelo que leio...Vou inteirar-me das informações que dispôs aqui.Adoro a sotaque do Porto :))

    O nosso amigo Gil António, diz:- Palavras de amor, que " queimam" ... as palavras

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa!

      Beijo.
      ( a pronúncia do Norte é uma maravilha. :) )

      Eliminar
  15. Que bom rever esse Ilustre Personagem que eu tinha bastante admiração
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter reavivado memórias esquecidas.
      Obrigada, amiga!

      Beijinhos.

      Eliminar
  16. Hei, Janita
    como isto está catita!
    venho e apanho um xará superlativo
    simplissíssimo
    absoluto

    como foi gato e professor
    ou professor e gato
    não sei em que Ordem creditá-lo
    (mesmo não pagando quotas vírgula pois!)

    mas doutor tem importância
    em toda e qualquer ficha
    da "pide" pública ou privada
    pela dita se conhece a pi...
    tanto assim que os há que se assinam
    até no banco
    doutor fulano de tal
    assinam ou assassinam?

    subversivamente subscrevo-me vírgula
    eu vírgula
    pé rapado agostinho

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Agostinho.

      …E há os Drs abreviados,
      e há os que são Doutores
      por extenso.
      Os por extenso
      modestamente
      são apagados.
      Já os abreviados
      com os cursos comprados
      ou forjados
      põem-se lá no alto
      dos cornos da Lua
      e mais longe não vão
      porque antes de lá chegar
      já foram desmascarados.

      Anda assim tudo trocado
      e como o Aleixo dizia:

      Uma mosca sem valor
      Pousa com a mesma alegria
      Na careca d’um doutor
      Como em qualquer porcaria


      Um beijo, Grande Agostinho!

      :)

      Eliminar
  17. Janita,

    Porque citou Aleixo
    E porque valoriza o humor
    "Este Livro Que Vos Deixo"
    Para mim foi o maior

    "O homem mais sábio que conheci não sabia ler nem escrever"
    Disse Saramago no discurso de aceitação do Nóbel, referindo-se ao avô...
    Nessa linha,
    é ao povo
    que reconheço maior sabedoria
    é por pertencer a ele
    que Agostinho da Silva
    está guardado na minha memória

    Ele e muitos outros
    que um dia virão à História

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério.

      "Este Livro Que Vos Deixo"
      é um pequeno tesouro
      que guardo há muito comigo
      tenho um outro de Inéditos
      de Aleixo, editado postumamente
      por um seu filho.

      Por nada deste mundo os trocaria e
      amiúde os folheio e me delicio
      com a sua poesia naif, mas tão singular
      quer ver?

      O meu pai já foi pintado
      com o pincel do meu avô
      e com o pincel do meu pai
      pintado também já estou.


      Este é o Mote que vai dar azo a Glosas bem humoradas.

      António Aleixo já está na História da nossa Poesia Popular.
      Outro que ainda há-de ficar será o Rogério, tenho a certeza.

      Abraço Amigo.

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Verdade mais verdadeira não há, Catarina! :)

      Que bom estares de volta.
      Beijinho. :)

      Eliminar