quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Hoje, Vou Dar-vos...SOPA!!


...Ou melhor, esta sopa sai à boca de cena, especialmente para a nossa Amiga Catarina.

Ou não fosse eu uma moça de palavra!! :)


Vamos lá comer a sopinha que ainda está quentinha.



Lamentavelmente esqueci-me de colocar a toalha de cambraia...Ficará para uma próxima!

Ingredientes: Feijão manteiga - abóbora - cebola - 1 dente de alho - couve penca - cenoura - massa de pevide -   sal e azeite a gosto.

Deixam-se cozer os quatro primeiros ingredientes - podem usar feijão pré cozinhado - reduzem-se a puré, coa-se tudo por causa da pele do feijão - que não gosto - corta-se a couve grosseiramente, junta-se a pevide a cenoura ralada, tempera-se de sal e deixa cozer bem a hortaliça, um pouco antes de desligar o lume, adiciona-se o azeite e rectifica de sal.

Esta é a minha sopa preferida no Inverno. Nutritiva e muito saborosa! Experimentem e digam se gostaram...:)




============================

44 comentários:

  1. E há lá coisa melhor que uma sopinha quentinha.
    Abraço e um 2019 muito feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada, Elvira! :)
      Tanto é assim, que ao jantar apenas como sopa e uma peça de fruta.

      Abraço e Bom Ano Novo.

      Eliminar
  2. É carapau! Dá para mais uma?

    Boa noite, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Puxa uma cadeira e senta-te, Noname!:)
      Sopinha, é alimento que tenho sempre no frigorífico, mas esta ainda está quentinha.

      Carapauzinhos fritos com caldo verde...hummm... que delícia, também!! :)

      Beijocas, moça bonita.

      Eliminar
  3. Mulher de palavra, sim senhor!!!
    : )

    Eu vou fazer essa sopa muito em breve. Já não me recordava o que era couve penca. Pesquisei. Não vi aqui nada igual. Talvez se possa substituir por repolho, que achas? Ou por couve-galega.

    Como já disse centenas de vezes, gosto muito de ver postagens com imagens de refeições. : ) Visito blogues que são apenas sobre gastronomia.

    Obrigada! És um amor!

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta sopa foi acabadinha de fazer, Catarina. Vai dar-me para dois ou três dias, pois sopa só como ao jantar. :)

      Esta couve-penca até era das da Póvoa, muito tenra...podes fazer de ropolho sim, e de couve-lombarda também, mas de couve-galega não. Só utilizo essa couve para fazer caldo-verde.

      A massa miúda também pode ser outra qualquer, cotovelinhos, por exemplo. Não sei se reparaste que não falo em batata, pois por vezes, deito uns grãos de arroz a substituir a massinha e nunca junto batata com arroz na minha alimentação.

      Por nada, Catarina. Foi um prazer! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Especialmente no Inverno adoro sopa, por vezes, à noite, é a minha refeição, sem mais.

    Esperando já esteja a ser, desejo continuação de

    Feliz 2019

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Victor Barão.
      Já somos dois a jantar sopa e fruta! :)
      Bem bom... e não vou para a cama de estômago pesado!

      Igualmente para si, um renovado desejo de Bom Ano.

      Abraço.

      Eliminar
  5. Nunca ninguém cozinhou, nem nunca ninguém cozinhará, essa sopa como a minha avó Maria Iria.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abençoada Avó, Maria Iria! :)
      Só os meus netos, depois de crescer, raramente comem sopa. :(

      Beijinhos, Pedro!

      Eliminar
  6. Uma sopa sempre vai bem... ótima e bem mostrada essa tua! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com calor, não Chica, mas no Inverno cai sempre bem uma sopinha quente!

      Beijos.

      Eliminar
  7. Bom dia. Muito bom aspecto. Apesar de ainda não serem as 10H da manhã, já comia uma sopinha bem quente para aquecer.kkk
    Obrigada pela receita :))

    Hoje:- Dois rostos e o palpitar do coração.

    Bjos
    Votos duma óptima Quinta - Feira. Um feliz 2019

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seria melhor esperar pelo meio-dia, Larissa? ehehehe

      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  8. Hummm e com o frio que está hoje, vem mesmo a calhar! Quero um prato dela, a ferver! Deixo a minha marmita, ahahhahha
    Olhe, são coentros ou salsa? :)

    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da ideia da marmita, Cidália!! :))
      Pode levar para almoço e para o jantar. ehehehe

      O vaso é de salsa, mas a foto foi tirada no Verão.
      Agora, ainda tenho, mas está mais dura.
      Dos coentros guardo a semente.

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Muita caloria por metro cúbico :))
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é para ti que não te mexes, António.:))
      Eu queimo estas calorias num instante... queres provar?
      Traz a marmita. ehehehe

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Cá em casa toda a sopa é passada até eu estou a ficar passada! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu gosto de mastigar, mas também faço creme de legumes! :)

      Beijinhos, Leo!

      Eliminar
  11. Oferece-me dizer:- Adoro sopa. Essa tem um aspecto delicioso. É o meu jantar todos os dias, sopa quentinha.
    .
    Feliz Ano de 2019.
    Beijinhos
    --
    » » A Imagem de um " Jardim " de uma grande cidade « «

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Inverno não dispenso, sobretudo ao jantar.:)

      Grata pela visita, Nataline e retribuo-lhe os votos de Feliz Ano.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Céus! Devo estar a ficar senil... não é que se me meteu na cabeça que a "massa de pevide" era um ingrediente estranho para mim? Sei lá, imaginei pevides de abóbora amassadas e fui googlar, rsrsrsrs...afinal era a velha pevidinha de sempre :)

    Não estou capaz de ir ao supermercado, mas se o meu amigo das boleias me fizer compras no Sábado, vou experimentar essa bela sopinha.

    Obrigada e um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado que, quando escrevia a receita, achei que poderia estar a ser pouco explícita, em relação à pevide! :)) E fui mesmo!!
      Mas a velhinha pevide pode ser trocada por outra massinha qualquer, menos letras ou estrelinha, essas associo-as sempre à canja. Vá lá saber-se porquê.
      Experimente e depois conte como foi, Maria João!:)

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. Eu até cá tenho a pevidinha, o azeite, o feijão e a cebola, mas faltam-me a penca, a cenoura e a abóbora. Eu depois conto como ela me saiu, se conseguir cortar a abóbora, que estas mãos já nem para teclar têm força... se calhar até lhe junto um pedacinho de toucinho, como o Rogério aventou.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Mª João, se tiver dificuldade em preparar a abóbora e não a encontrar à venda, já cortada em cubos, pode substituí-la por courgette, que é macia e fácil de cortar. Não precisa fazer exactamente com os ingredientes que eu refiro. A couve também pode ser repolho ou outra. A couve-penca talvez não seja tão fácil de encontrar por aí como se encontra cá pelo Norte.:)
      E sim, adicione o pedacinho de toucinho, ficará com bom sabor e torná-la-á mais nutritiva.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  13. Se lhe juntares
    um pedacinho de toucinho
    fica um mimo

    Fazer isso, é hábito alentejano
    como forma de poupar azeite
    em tempos de carecia
    Sabia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então nã havera de saberi, Rogério?
      A minha santa Mãe era isso que fazia.
      Mas não gosto do sabor de carne na sopa...desabituei-me!
      De caldo de galinha, já gosto.
      Manias!!

      Eliminar
    2. O caldo Knorr?
      Se usar muito, morre!

      Esses temperos são a morte
      da nossa saudável gastronomia
      (A sua santa mãe é que sabia...)

      Eliminar
    3. Tem razão, mas devo confessar que, por vezes, lá recorro ao caldinho para dar mais gostinho...:)

      Eliminar
  14. Tá bonita, a sopa, sim Senhora!
    Esperimentarei.
    Eu faço (sopa) sem receita, a olho, ou seja até a panela ficar composta. Tiro ou ponho batata, alho francês, cenoura, alho, feijão ou grão ou nem um nem outra, nabo, abóbora ou curgete, couve repolho, galega, nabiça ou espinafres, ou. Quando acotuvelo com massa ralham-me, eu gosto. Sal. E, por vezes, ponho aipo. Um fio de azeite quando desligo o fogo. A varinha dá cabo da cabeça às coisas, todas ou quase,é conforme, para dentes e língua não perderem a função.
    Há quem tenha a desgraçada ideia que a sopa engorda. Mintira, é o melhor que se come,
    Para acabar esta sopa em que me meti, pergunto: o que estão ali a fazer os coentros?

    Bj., Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começando pelo fim, Agostinho...aquilo é salsa, e está ali por ser coisa de horta, para não destoar, percebe?
      Flores a finalizar, não dizia a bota com a perdigota! :))

      Também gosto dessas sopas à trouxe-mouxe, são à moda de Trás-os-Montes, tipo sopa-de-pedra, com um chouriço de carne então, não lhe digo nada!!

      Beijinho, Agostinho.

      Eliminar
  15. Muito parecida co9m as que faço e tal como tu é o que como à noite e finalizo com uma peça de fruta!
    Tenho a minha à espera, feita agora, és servida?

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, não, Manu...come tu!:)
      Também tenho no frigorífico, a minha que fiz ontem. :)
      Só a vou comer lá pelas 21H e picos. Lanchei tarde.

      Beijinhos, Manu. Bom proveito. :)

      Eliminar
  16. olá Janita,
    eu fico pelas sopas que o meu marido faz, ele tem um enorme conhecimento sobre a grande variedade de couves que por lá existem,
    e sobre a maneira de as aconchegar na panela !
    abraço
    boa continuação da feliz ano novo

    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Ângela...tens sorte de ter um marido que gosta de cozinhar.:)
      O meu rapaz também gosta e, quando cá está, ajuda-me bastante.

      Feliz Ano Novo, com tudo de bom e que mais desejares.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  17. Gosto de comer sopa no início do jantar, por isso esta chegou atrasada ! :)
    Tem bom aspecto ! :)
    Obrigado Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é no início das refeições que a sopa deve ser comida, dizem! Para aconchegar o estômago e prepará-lo para um prato mais substancial. :) Só que esta não é propriamente um consommé...;)
      Fica para amanhã, se quiseres, a mesa fica posta!!

      Eu é que agradeço a tua visita, Ricardo.

      Eliminar

    2. Janita, hoje o Ricardo também nos deu sopa... mas de letras! 😃
      Beijinhos aos dois
      (^^)

      Eliminar
    3. :)) É verdade!! Quando lá fui ver também pensei que ele iria apresentar alguma sopa especial...e é, de facto! :))
      Ano Novo, Passatempo novo! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  18. Gosto de sopa onde a colher fica em pé lol
    Essa tem muito bom aspeto.
    Acredita que essa toalha é bem mais gira que a de cambraia ;)
    Beijinhos Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes também faço dessas, Mena!
      É a chamada sopa de enfarta brutos, ehehehe

      Isso da toalha de cambraia, foi chiste meu... é que a apresentação também conta e muito... toalha de xadrez esverdeada e a loiça azul, francamente!
      Podia ter usado uma que tenho em tons de azul e branco, mas que queres? Era esta que estava a uso... Só penso nas coisas depois. :))

      Beijinhos, Nina!

      Eliminar
  19. Que bom aspecto tem...!
    Eu gosto muito de sopa, sobretudo no Inverno.

    Infelizmente cá em casa não posso variar as sopas como gostaria, a menos que faça sopas de duas qualidades, pois a minha mãe não pode comer couve, nem espinafres, nem bróculos, nem agriões, nem... olha safa-se o feijão verde!

    Beijinhos quentinhos e votos de um BOM ANO!!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Afrodite.

      Mas podes, talvez, fazer num dia em que faças canja para a tua Mãe, digo eu. Diz-se que de cuidados e caldinhos de galinha nunca ninguém morreu.
      Puré de legumes, com batata, cenoura e cebola também faz uma sopinha muito boa e a tua Mãe deve poder comer.

      Beijinhos e um excelente Ano Novo com tudo o que mais precisares e muita Saúde para Todos os teus, Afrodite.

      Eliminar