sábado, 8 de junho de 2019

Olhó Polícia Sinaleiro.


Lisboa, na primeira metade do século passado.
Imagem encontrada algures, na Internet. 



Hirto, aprumado, diligente
A autoridade mandava
O trânsito fluía sem pressas
E ninguém se atropelava
Havia condutores conscientes
Sem precisar de Rotundas
O sinaleiro era a lei
Só lhe bastando o apito
E nem o cassetete usava…




Sem saudosismo, flores do meu quintal, 
para alegrar o postal e a nossa vista!

=========================================


Adenda.
Numa colaboração preciosa do meu Amigo 
Rogério Pereira, aqui vos fica; ("sem saudosismo, mas com saudade,")
este belo hino a uma figura que fez parte do quotidiano citadino, d'outros tempos. 

======================



=========================================

47 comentários:

  1. Lembro-me muito bem de os ver em Lisboa, acho que lhe chamavam o "cabeça de giz" ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alcunha devia ser por causa do capacete! :))

      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar
  2. Curiosamente também tenho flores dessas no meu quintal. Vamos fazer de conta que são minhas, que faço a mínima ideia de como se chamam e que sou eu quem rega. ;)

    Bom fim de semana ****************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, SOG!
      Também tens quintal? No terraço do apartamento, não? :))

      Por aqui chamam-lhe coroas-de-rei, não sei se têm outro nome.
      Eu tenho estas amarelas e brancas, mas há-as de muitas outras cores.
      Ná, não deixo a rega por tua conta, andas muito no laréu e deixavas-mas secar todas, mas obrigada à mesma. :)

      Beijinho, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Olha ó policia
    Olha ó policia
    sinaleiro
    Ai, passa agora,
    Pois se não passas
    Ficas sem carta e sem dinheiro

    sem saudosismo
    mas com saudades

    https://www.youtube.com/watch?v=w8boli5vQv8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Heheheheh...nem foi tarde nem cedo, Rogério, o polícia sinaleiro, já lá canta.
      Aqui, no blogue, diz que o autor do vídeo interditou-o noutros sites, mas quem quiser ouvir pode clicar onde se lê o acesso ao YouTube.
      Obrigada pela brilhante ideia, Rogério. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Joaquim Rosario08 junho, 2019 12:32

    Bom dia
    Gostei de ver o policia sinaleiro e de ouvir a canção , e também gosto muito dessas flores " Coroas de Rei" de varias cores com as quais enfeito a campa da minha amada que também ela adorava .
    Bom fim de semana.
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, Joaquim.

      Fico contente por ter vindo ver e ouvir o polícia sinaleiro, e espero que ontem, a ronda pelas tasquinhas, tenha sido bem divertida.
      São lindas as coroas-de-rei. Como disse acima, eu tenho brancas e amarelas.

      Um abraço com votos de feliz fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Bom dia
      Por aqui ainda continuam as tasquinhas até amanhã. Grande fim de semana.

      Eliminar
    3. O dia até está bom para saltitar de tasquinha em tasquinha, provar todos os petiscos e beber com moderação.
      É aproveitar antes que se acabe. :)

      Bom resto de Domingo, Joaquim.

      Eliminar
  5. Nunca vejo os vídeo que os meus amigos virtuais publicam.
    Este queria ver e não me é permitido.
    Scheiß, Deutschland!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que irás ver sim, Teresa!
      O autor do vídeo interditou a visualização noutros websites, mas experimenta clicar ao centro, onde indica a permissão e o acesso ao canal Youtube. Eu consigo aceder assim. Experimenta, sff.

      Um abraço.
      ( suponho que tenhas dito algum palavrão, não? Ehehehe )

      Eliminar
    2. A lei alemã é que me proíbe de ver a maior parte dos vídeos, daí o meu palavrãozinho em alemão!!!

      Eliminar
    3. :)) Coisa pouca, realmente...se fosse 'carago' era pior.

      Eliminar
    4. Curiosamente, gosto de dizer palavrões em alemão e principalmente em inglês, mas NUNCA, mesmo NUNCA, em português!!!

      Eliminar
    5. "A lei alemã é que me proíbe de ver a maior parte dos vídeos, daí o meu palavrãozinho em alemão!!!"

      Atão?
      E a liberdade de expressão?
      Não percebo!
      E o Parlamento Europeu aceita?
      (sempre achei
      a social democracia uma treta)

      Eliminar
    6. Também não gosto nem tenho por hábito dizer palavrões, além daquele 'pequenino' que escreveste em alemão.
      Talvez nos outros idiomas não te soem tão mal, por isso os digas. :))

      Eliminar
    7. Nem reparei que o Rogério já aqui estava, mas pronto, ficamos todos juntos para parecer muitos. :))

      Eliminar
    8. Não tem nada a ver com a censura, Rogérito!!!
      Se eu pagar à GEMMA, posso ver todos os vídeos que eu quiser. A lei alemã diz que se tem de pagar a quem é criativo. Se comprar um CD também o pago. É uma lei justa.

      Tu achas tudo uma treta e esse é o teu erro!!!

      Eliminar
  6. Polícias sinaleiros deve ser uma profissão praticamente extinta. Lembro-me de os ver em cima de um pedestal. Se a memória não me falha, havia um no bairro da Estrela, em frente à Basílica.
    Vou procurar o vídeo no youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi uma profissão que se extinguiu quando surgiram os semáforos, Catarina. Tal como as dactilógrafas, ceifeiras, ardinas e outras que não me ocorrem. Alguns sinaleiros ficavam em cima de um pequeno "pedestal", sim, talvez para terem melhor visão do tráfego. :)

      Já vai ser a terceira vez que o digo e vou repetir, eu não preciso ir procurar esta canção, posso ir a partir do vídeo desactivado aqui no meu canto.

      Um beijo, Catarina, bom FDS.

      Eliminar
    2. Tu podes ir a partir do video desativado no teu canto, mas eu nao posso! Ouvi-o no youtube!!
      No problem!!
      : )

      Eliminar
    3. Ah...então é isso. Não fica visível o acesso para quem o não foi buscar ao youtube. Eu leio a meio a frase sublinhada: "Veja este video no Youtube", devidamente linkada. Assim seria mais fácil também para vós.

      Obrigada, Catarina

      Eliminar
  7. Tantos que vi nesta Lisboa d'outras eras
    Dos cinco réis, das esperas e das toiradas reais
    Das festas, das seculares procissões
    Dos populares pregões matinais que já não voltam mais.

    É assim, uma coisa lembra outra e o sinaleiro "levou-me" à Lisboa antiga, a cançõn evidentemente porque não sou assim tão antigo. Mas lembro-me muito bem da canção do sinaleiro.
    Beijokas assinaladas com sorrisos.

    §-flores lindas que te embelezam o jardim e te alegram a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa, também era uma bonita cantiga, Kok...

      "Olhai, senhores, essa Lisboa d'outras eras..."

      Desta lembro-me bem, já do sinaleiro tenho uma ideia muito vaga.
      Também as tuas me alegram a vida e a "cabeceira" do blogue - quando as lá ponho - mas ficam muito chamativas e ninguém liga ao que escrevo. ahahahaha

      Beijocas KOK, com sorrisos em linguagem gestual.

      Eliminar
  8. Hoje também não é 6ª feira e cá estou eu nobamente! ó_ò

    ResponderEliminar
  9. O local parece-me ser a Praça da Figueira, mas não ponho as mãos no fogo que ainda me queimo!��
    Quanto aos sinaleiros acho que vão voltar em força, já que não há semáforos que resistam a tanto tráfego: carros, autocarros, tuk-tuks, bicicletas, trotinetas, peões e outros que não se sabe bem o que são nem onde devem circular!
    Saudações tradicionais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Roadrunner.
      Esta é a Rua da Betesga, ao Rossio, por isso deve ficar tudo lá para o mesmo lado. A Baixa de Lisboa é como uma aldeia, fica tudo juntinho. :)
      Vão ser bem precisos os sinaleiros, o pior é que com tanto maluco ao volante, os desgraçados iam parar todos ao hospital.

      Saudações de luva branca!!

      Eliminar
  10. Tempos que já lá vão, em que havia capacetes de giz nalguns cruzamentos das cidades. Alguns deles, por vezes num estrado, eram um "espectáculo" no comando do trânsito.
    1 bji (pode ser repenicado?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E era mesmo um espectáculo ver um sinaleiro a comandar o trânsito. Cheguei a ver reportagens na televisão em que punham a imagem numa rotação mais acelerada e pareciam uns autênticos bonecos comandados.
      Enfim, é como o José diz, tempos que já lá vão.

      Pode pois...quanto mais repenicado melhor eu o oiço aqui. ehehehe

      Beijinho silencioso. :)

      Eliminar
  11. Recordo-me muito bem do Polícia Sinaleiro! Adorei ... Obrigada

    Corpos unidos sentindo bater o coração
    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, eu, Cidália.

      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  12. Lembro-me bem dos policias sinaleiros. Gosto muito dessas flores. O vídeo não consigo abrir. passa sempre a mensagem de vídeo indisponível.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Elvira, só o pessoal muito jovem não se lembrará desta figura, que fizesse calor abrasador ou chovesse a cântaros, ficava na rua exposto às intempéries, sobretudo em horas de ponta nas grandes cidades.
      Mas a Elvira lembra-se da cantiga ou não? :)

      Um abraço, bom Domingo

      Eliminar
  13. Aqui também havia e ainda os lembro muito bem, mas hoje com o trânsito seria impensável. Gostei quando disseste "respeitava-se a autoridade" já lá vai o tempo...
    Beijinho Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes da evolução dos semáforos eram eles que controlavam o tráfego nas cidades, Mena, portanto não há ninguém que deles não se lembre.
      Hoje, ninguém respeita a autoridade nem a autoridade respeita ninguém.

      Beijinhos, Nina!

      Eliminar
  14. Nasci na segunda metade do
    século passado, mas ainda me lembro muito bem dos polícias sinaleiros, bem como do som irritante das apitadelas. Tenhoideia de que alguns usavam o cassetete como ponteiro, para indicar a direcção que determinada viatura deveria seguir, mas pode ser uma falsa memória. Deste tema musical que tive de ir abrir no Tube é que não me lembrava mesmo nada...

    Beijinho e um florido Domingo, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A indicação que consta na foto é de 1940, nessa altura nenhuma de nós ainda tinha nascido.
      Um Domingo soalheiro e muito agradável para se dar um passeiozito a pé. Aproveite para arejar, Maria João.

      Beijinho. :)

      Eliminar
  15. Que grande animação o sinaleiro veio trazer ao Cantinho que ficou num instante grande largo por onde dá gosto circular. Tirando hoje, é sempre.
    Bj. é bom domingo, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, Agostinho! Já reparou no paradoxo?
      Os sinaleiros tinham por missão orientar o trânsito para evitar os engarrafamentos. Fui buscar um sinaleiro, e aqui o Cantinho ia ficando engarrafado, mas gostei muito de o ver também nesta Praça da Alegria. Como em todos os outros dias. :))

      Beijinho e óptimo Domingo.
      Obrigada, Agostinho pelas sempre simpáticas visitas e palavras.

      Eliminar
  16. Recordo bem dos Sinaleiros!
    Uma flor que gosto, aqui no meu nini jardim tenho 8 cores e são enormes.

    Não consigo ver aqui o video, vou tentar no YouTube.

    Beijinho enorme Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas flores em tons mais vivos, são lindas, mas eu o que tenho tenho e o que não tenho já não compro mais. Já me chega de jardim.
      Obrigada, Adélia.
      Um beijinho e boa semana.

      Eliminar
  17. Menos trânsito, Janita, menos trânsito. Na foto nem se vêem carros, só peões. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem está com o braço e a mão aberta a indicar para seguirem para a sua direita, se são carros ou peões isso não sei, Luísa.
      Só sei que aqui houve um trânsito a pedir sinaleiro...:)

      Beijinho, boa semana

      Eliminar
  18. Lembro-me deles em Castelo Branco. Essas coroas de rei sao lindas, gosto de flores amarelas, Compro muitas vezes rosas amarelas para ter em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata, Maria José.

      Andei por Castelo Branco nos finais de 60 e não é que não me lembro de os lá ver? Mas lembro-me bem do Jardim do Paço e do outro em frente, cujo nome não me ocorre. Tinham roseirais, lagos, estátuas e árvores que guardaram muitos sonhos meus; desfeitos anos mais tarde.

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar