segunda-feira, 12 de agosto de 2019

As Palavras Que Te Direi.



Sonhei que escrevia, numa folha em branco, uma frase sobre algo que me seria de muita valia, pois evitava que tropeçasse em determinado perigo que muito me faria sofrer. Assim como uma espécie de premonição. Acordei estremunhada e, ainda de olhos fechados, repeti-a mentalmente uma, duas, três vezes, até ter a certeza de ter decorado a mensagem.

Olhei o relógio digital de cabeceira e constatei ser ainda cedo para me levantar. Estiquei as pernas, voltei a cerrar os olhos e, sem querer, adormeci de novo.

Lembrei-me do sonho há poucas horas e, por mais esforços que faça, não me lembro da frase premonitória. 

Vou passar a ter um lápis e um bloco de notas sobre a mesa-de-cabeceira, já atulhada de livros, cuja leitura vejo que nunca mais consigo levar ao fim.

Sinto-me um pouco apreensiva e estou pedindo a Morfeu que me permita sonhar o mesmo sonho. Juro que não me permitirei readormecer sem ter escrito as palavras que sonhar…e te poderei dizer.



+++++++++----------------------+++++++++
--------------------------------------

39 comentários:

  1. Sonho pouco, ou lembro pouco dos sonhos, quando lembro, daí que já não fico apreensiva se não lembro. O que a cabeça não lembra o coração não sente. : )

    Beijinhos, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, Noname...deste sonho eu queria lembrar-me pois continha uma mensagem importante, ou melhor, lembro-me de ter sonhado, mas não do conteúdo da mensagem.
      Vais ver não me soube explicar bem no texto. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Dá uma sensação estranha...Queríamos continuar ,não/ Pena! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sonhos, aos quais eu gostaria muito de voltar, este é um deles. Pela sensação frustrante que me deixou não conseguir recordar-me da frase que já tinha na ponta da língua e me fugiu.
      Um beijinho, Chica.

      Eliminar
  3. Imagino a sensação, Janita. É como quem tem uma palavra debaixo da língua. Ai... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto foi pior, Luísa. Foi ter tudo na ponta da língua e deixar que me fugisse. Ainda não me perdoei por ter readormecido. :(

      Beijinho. :)

      Eliminar
  4. Receio que não volte a ter o mesmo sonho e, assim, vai ficar sem saber o conteúdo da tal frese premonitória. E talvez seja melhor. Essa do caderno e lápis à mão já me ocorreu também, mas acho que não é praticável.
    Um beijinho e bons sonhos sem premonição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter que me conformar, José.
      Há coisas irrecuperáveis. Receio que esta frase jamais torne a chegar a mim. Mas começo a acreditar que talvez seja melhor assim. Contudo, o bloco de notas e o lápis já lá estão, para o que der e vier.

      Um beijinho. :)

      Eliminar
  5. :) já me aconteceu algo parecido, mas era apenas o sonhar com uma grande ideia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, Gábi...isso ainda é pior.:)
      Tens de passar a ter papel e lápis à cabeceira, ou um gravador de voz.
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Nem todos os sonhos fazem sentido. às vezes vamos buscar coisas impensáveis. Mais vale que não te volte a acontecer.
    Beijinho Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto-me muitas vezes onde vou eu buscar locais, rostos e pessoas que nunca vi na vida, de uma forma tão nítida e real, em sonhos. Mas isto foi diferente Mena. Foi como que uma mensagem que me foi enviada por alguém que me queria proteger de determinada situação. Enfim, vou ter que viver com isto, pois não acredito que o sonho se repita.

      E tu? Que é feito de ti, menina? Já sinto saudade dos teus escritos.

      Beijinhos, Nina. :)

      Eliminar
  7. É muito raro recordar o que sonho.
    Só quando sonho acordado.
    E são tantas vezes!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, eu recordo muitas vezes os sonhos que tenho a dormir.
      Alguns até me fazem rir de tão engraçados e benfazejos que são.

      Sonhar acordado é outra coisa, Pedro. É sinal de que ainda temos algo a concretizar e não desistimos de o alcançar.

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Uma coisa muito sua, sem dúvida, Janita.
    Não ligo muito aos meus sonhos, sobretudo desde que deixei de sonhar que ainda corria, saltava e era capaz de fazer mil e uma coisas que há muito deixei de conseguir fazer, mas fico a torcer para que o seu sonho se repita, já que isso me parece muito importante para si.

    Bijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto dos sonhos que tenho a dormir é mesmo uma coisa muito minha, Maria João. Ainda hoje recordo sonhos que tive em criança. Há um, em especial, que nunca esquecerei.
      Sonhei que voava como um pássaro, quando estava a ser perseguida por algo que me intimidava e não via, mas ouvia. Quando o perigo chegou muito perto de mim, levantei os braços e, agitando-os como asas, levantei voo para longe.
      Isto é autêntico. Ainda vivia no Alentejo e teria menos de dez anos de idade.

      Não deixe nunca de sonhar que um dia ainda poderá voltar a fazer essas pequenas coisas que já fez, Mª João. Não desista de sonhar, e seja feliz, sonhando e poetizando. :) Quem sabe um dia...?

      Eliminar
    2. Também eu falava de sonhos a dormir, Janita :)

      Depois de ter gradualmente perdido a capacidade de marcha para além de uns dez ou vinte metros apoiados na bengala, sonhei durante meses que podia mover-me facilmente sem dores nem desequilíbrios...e até tinha a sensação de correr, nesses sonhos. Apenas nesses. Conheço muito bem o meu corpo e as suas maleitas e limitações por isso não perderei tempo a sonhar com impossíveis. Guardo os meus sonhos acordados para as coisas possíveis, ainda que improváveis. Uma boa parte deles não é pessoal, é uma coisa transversal a toda a espécie humana e, repito, é possível, ainda que pareça improvável.

      Outro beijinho :)

      Eliminar
    3. Compreendo, Mª João. :)

      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Querida amiga, tenho a dizer que nunca sonho. É verdade, não duvides. Acontece que ... só tenho pesadelos. Isto tem um significado, eu sei , qual será? Podes ajudar aqui o Repórter?

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera poder ajudar-te a descobrir a causa desses teus pesadelos, Amigo Repórter.
      Se te servir de consolo, sabe que também tenho pesadelos frequentes, mas relacionados com pessoas que estão em apuros e não consigo chegar perto para ajudá-las. É horrível. Acordo transpirada e num sufoco terrível.:(

      Beijinhos, Repórter António.

      Eliminar
  10. Obrigada pela indicação e link lá no dona-redonda
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por nada querida Gábi, eu soube-o através de uma publicação do Xilre. Deve ter sido o pássaro lá do beiral dele, que lhe levou a boa nova. :-)

      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Dos meus sonhos sonhados raramente me recordo no imediato. Somente (e nem sempre) passado algum tempo e porque algum assunto é falado e se relaciona minimamente com o "tal sonho".
    São nitidamente comportamentos próprios dos velhos; mas eu quero lá saber, eu sou velho!
    Por isso mesmo, por ser velho, lembro-me destes sonhos:
    https://youtu.be/-COqhV9a2Ic
    Se conheces dá para sonhares + 1 bocadinho!
    Beijokas e sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso também já me tem acontecido. Por vezes, uma palavra ou algo que vejo, lembra-me determinado sonho que sonhei e esqueci.
      Se são comportamentos de velhos, como é que isso acontece também comigo, não me dirás? :))

      Já irei ao Youtube ver que sonhos são esses que me deixas.

      Beijos e um sorriso.

      Eliminar
    2. Caramba Zé, agora até fiquei arrepiada. Nem cheguei a ouvir a canção toda, na pressa de te vir contar.
      Então não é que esta canção "Sonhos" do Duo 'Os Conchas', a dancei imensas vezes, na minha adolescência lá em Moscavide na Associação Recreativa «Verbena» onde eles, e outros grupos musicais, costumavam actuar? Inclusivamente houve uma matiné dançante em que o José Manuel Concha, lá apareceu para dançar e me convidou para a pista. Dançámos toda a tarde! Quando me perguntou como me chamava, eu que nunca gostei do meu nome e não quis dizer o diminutivo porque a família e amigos me tratavam, disse-lhe que me chamava Fernanda. :))

      Canudo Kok... as lembranças que agora me trouxeste!
      Há coisas incríveis...:)

      Eliminar
    3. Olha que bom eu ter acertado numa tarde feliz que viveste em tempo de adolescente. É mesmo incrível.
      Na amizade podem acontecer coisas assim talvez porque a empatia entre amigos leva-nos às vezes a sabermos (passe o exagero da ideia) o que eles pensam, do que eles gostam ou detestam.
      Não me recordo de qualquer referência tua sobre Os Conchas (de gostares de bailar, sim) e por isso foi assim uma espécie de achado eu ter "ido buscá-los" neste tema dos sonhos.
      Pode dizer-se que tinhas o caso guardado numa concha?
      Beijinhos rodando com sorrisos :))

      §-Fernanda? Não podias ter escolhido Alice, Isabel, Ana, Luísa...

      Eliminar
    4. Já viste como as coisas são? Se ambos não tivéssemos a certeza de nunca termos falado nos Conchas, diríamos que era combinado. :)

      Fernanda, por causa da letra inicial ser a mesma do meu nome e na hora foi o que me ocorreu. Os nomes que referes são lindos são, mas não tive tempo para pensar. :))
      Não, não tinha nada escondido, foi mais já ter esquecido.

      Um beijo e um sorriso. :)

      Eliminar
  12. Boa tarde
    Os sonhos para mim são um tema bastante complexo , pois os meus são por vezes muito significativos com o que se passa com a minha vida profissional.

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Joaquim!

      Desses sonhos relacionados com o trabalho não tenho eu, felizmente! Já me bastam os pesadelos reais. Livra!
      Os meus são de origem etérea e passional, nem sei bem explicar.

      :)

      Eliminar
  13. Bom dia,

    Já que é de sonhos que se trata, também vou meter a "colher".

    Felizmente e por enquanto, dumo bem. A minha família, da parte do meu pai, tem toda dificuldade em dormir.

    Eu, que sou pessoa de pensar muito, se me torno de noite como sou de dia, estou desgraçada.

    Isto tudo para dizer que, graças a Deus, tenho um sono profundo e nunca sonho. Ou nunca me lembro dos sonhos.

    Por isso, um dia tive um tão vivido e nítido, que me impressionou imenso.

    A resposta á pesquisa pelo seu significado foi "Mudança". E, efectivamente, confirmou-se. Muitas e importantes.

    Acordada é que sonho muito! Vou concretizando alguns e continuo a sonhar com outros.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.
      Pode vir quando quiser e opinar tudo o que queira.
      Terei todo o gosto em a ler.

      Agora, depois de a ler, ainda fiquei mais desconsolada. Vá que comigo acontecesse o mesmo? A mensagem que o sonho esquecido me trazia fosse algo importante e bom para mim? Assim, fico à mercê da sorte ou do azar.

      Um forte abraço do Norte. :)

      Eliminar
  14. Esses sonhos são éter, não permitem tê-los retidos no estado vigil.
    A não ser que o divã se faça retorta de condensação. Ao que dizem, demora muito tempo, sem resultados garantidos (sabe-se lá porquê) e dispendioso.
    Lembrei-me, de supetão, e numa mesa pé de galo. Não sei...
    Beijo, Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que ele, o sonho, ainda venha ter comigo sem necessitar de ir ao divã do psicanalista, Agostinho! Se não vier é porque tinha de ser assim, e o que tem de ser tem muita força. :)
      Mesas pé de galo, pior, nem vê-las...Livra!

      Beijinho, Amigo Agostinho.

      Eliminar
  15. Não sonho muito, mas às vezes tenho pesadelos.
    Também um dia pensei arranjar um papelinho para anotar tudo, mas fiquei só pelas intenções.
    Em miúda tive alguns sonhos premonitórios.
    Hoje só não gosto de sonhar com dentes (morte de parentes)
    Para ti desejo que sonhes com flores e muitos amores, :)

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de sonhar quando o sonho vale a pena, quando sonho coisas tristes ou desagradáveis, faço um esforço para acordar e acordo.
      Estou com esta ideia metida na cabeça de anotar algo que sonhar e meta mensagens e já tomei as minhas providências.

      Obrigada pelos teus bons desejos, querida Manu.
      A ti desejo que não sonhes com dentes.

      Beijinhos.

      Eliminar
  16. Quando os sonhos valem a pena, mas que, não conseguimos lembrar do melhor! Amei!!

    És o infinito do meu imaginário
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo Cidália.
      O melhor ficou perdido nas brumas da memória. :(
      Beijinhos.

      Eliminar
  17. Eu sonho muito... e o resultado são manhãs com um humor medíocre por falta de descanso... Também não tenho um bloco de notas para evitar assustar o "adormecer"... teria provavelmente textos diários (risos)

    Gostei muito da forma escrita que o seu sonho tomou... muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena, Sam.
      Guardaria esses textos diários, que provinham dos sonhos, e guardava-os para quando não tivesse tempo para escrever. :))

      Obrigada, e um beijinho amigo.

      Eliminar