domingo, 25 de agosto de 2019

OH! PRIMA, EU SOU CAÇADOR!

REEDITADO.

Sete anos volvidos, é com grande prazer que renovo esta publicação, numa homenagem ao Poeta António Aleixo.


Mote

- Primo, que medo, que horror!...
Que bicho é que tem na mão?
- Oh! Prima eu sou caçador,
Este bicho é um furão!...

Glosas 


...Ande cá, pegue-lhe aqui
Co’a sua mãozinha linda;
Talvez ele cace ainda
Um coelhinho para si
- Quando os seus olhos eu vi,
Seu rosto mudou de cor,
E não perdeu o rubor
Ao tocar-lhe só c’um dedo...
- Então já não diz com medo:
"Primo, que medo, que horror!?..."

*

- Mas o bicho há-de morder...
- Não, não morde em moças novas,
Isto é p’ra meter nas covas
Onde caça grossa houver;
Talvez me saiba dizer
Onde alguns coelhos estão...
Disfarce a má impressão,
Venha-me já ensinar,
E não torne a perguntar:
“Que bicho é que tem na mão?”

***

Se ficaram com curiosidade para saber como acaba a história que António Aleixo contou, façam o favor de clicar AQUI, e divirtam-se. 


-------------------------------------------------
----------------------


22 comentários:

  1. Laura Vazquez vai aca com seus cuakas & cheese. Lindos dias do praderas e nao trabakhos aca tampouco na tampones.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Senhora Santos.

      Não sei quem é a Dona de quem fala e, a bem dizer, não percebi patavina daquilo que escreveu.
      Como hoje me sinto especialmente magnânima, não a mandarei para os confins da «pradera» nem tampouco para os «tampones»...Mas não abuse da minha boa-vontade, Ok?

      Ficar bem!

      Eliminar
  2. Muito bom. Também gosto muito do António Aleixo.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não gostará, não é amiga?!

      Um abraço e bom Domingo.

      Eliminar
  3. Tenho esse livro algures, nesta casa que habito e me habita.

    De momento, nem sequer sei onde estão os quatro exemplares dos livros que eu própria escrevi e que foram editados por grandes amigos, ou a obra completa do meu avô, o Rampa e o Bichos, do Torga, a Ilha de São Nunca, da Natália, as primeiras edições dos Poemas deDeus e do Diabo, do Zé Régio, etc, etc. Não estou em condições isicas de procurar agulhas num palheiro, mas tenho pena...


    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico com o coração apertado quando a vejo assim tão sem ânimo, Maria João.
      Não se preocupe, o A.A. é um tema recorrente aqui no meu cantinho e creio já termos 'falado' sobre os seus dois livros editados.
      Quanto aos que a Maria João escreveu, quando se sentir com mais forças, por certo os descobrirá aí por casa.

      Um grande abraço e um especial bem-haja, pelas generosas palavras que sempre aqui me deixa.

      Beijinhos, Mª João.
      Força!

      Eliminar
  4. Bom dia
    Embora seja proibido caçar com o furão , não é proibido soltar a nossa imaginação .

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, JR!

      De caça não percebo, mas vou sabendo apreciar a fértil imaginação do nosso poeta popular, mais sábio e criativo de todos os tempos.

      Boa semana, amigo, e obrigada.

      Eliminar
  5. Siiiim! Fiquei curiosa, já vou clicar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) E clicou, Ana Paula?!

      Beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar
  6. Tenho esse livro na estante, mas há tempos que não pego nele‼

    Fiquei muito comovida ao ler o comentário do nosso amigo Carlos 💙

    Continuação de bom fim-de-semana 🐉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ultimamente também eu não me tenho dedicado muito à leitura.
      Mais uma semana e terminarão as minhas férias; depois, a blogolândia ficará para segundas núpcias...

      Sempre que leio algum comentário antigo do nosso saudoso amigo CBO, sinto o quanto ele mudou nos seus últimos meses de vida.
      Neste, está bem patente o seu sentido de humor, sem ponta de amargura nem revolta. Enfim, temos que nos conformar com as nossas perdas, Teresa.

      Um forte abraço para ti.

      Eliminar
  7. Pois, um Bocage mais "requintado"...

    Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais subtil, Roadrunner, mais subtil...:)

      Saúdo-o com um abraço e o meu obrigada!

      Eliminar
  8. Não sou eu a dizer que não gosto de António Aleixo.

    Bom (resto de) domingo, estimada amiga Janita com costela alentejana :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem poderias, Reporter...pois se há sete anos aqui estiveste como 'Observador', ora!! :))

      Beijinhos, ó senhor almadense de gema!
      Bom resto de domingo e boa semana.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. :)) Deve ter sido uma vez sem exemplo, Luísa!

      Beijinhos.

      ( Marafado se pôs o tempo, para aqui. Há mais de duas horas que chove, troveja e os relâmpagos iluminam a noite como se fosse dia. )

      Eliminar
  10. Conheço-o e tenho-o "aconchegado" aqui bem perto de mim, com este mesmo livro e com o outro, aquele que ele "deixou".
    Beijokas com sorrisos, evidentemente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também lhe dou muito "aconchego", Kok. :)
      Obrigada por teres vindo.

      Beijokas aconchegadas num sorriso.

      Eliminar
  11. Que beleza a natureza
    arrebitado sem tristeza
    é consolo de toda a gente
    assim queira ter a certeza

    Beijo, Janita.

    ResponderEliminar