quinta-feira, 23 de novembro de 2023

ACEITAM UMA PERMUTA ?

____________



________

ou esperar um  momento

Mesmo não tendo por quem

Nesta espera vou tecendo

A esperança que já ninguém tem

           

******************

E agora perguntará o leitor - Onde está a permuta ?
Pois bem: Cada visitante/ amigo/ leitor, habitual ou não, escolhe uma letra do abecedário que mais gostar. Tanto pode ser a letra inicial do seu nome próprio, do nick, ou, se quiser, o nome de alguém que gosta. A escolha é vossa. 
Eu ofereço a letra, [ florida e bela ] em troca de uma frase, verso, quadra, poema curto, citação, o que for. A condição é que deverá a letra pedida ser a letra inicial daquilo que me enviarem em comentário. A exemplo da quadra que escrevi em cima. 
À medida que forem chegando os vossos pedidos, estes irão sendo adicionados à publicação.
Gostaram da ideia? Então vamos lá ser criativos e animar um pouco mais a blogosfera. Ficarei sentadinha ali no banco à vossa espera! 😊


*********------*********

Cá está a primeira participação. 👍

Pedro Coimbra


ois vamos lá ao desafio
Se é que o percebi bem
É o P que aqui enfio
P de adivinhem quem...

🙏 😊 

Com a ternura de sempre...


er ou não ter é a questão,
Mas o que tanto me alucina,
Trazer a ternura no coração,
Que me faz ter a auto estima.

🙏 😊 

E, sem destino certo, eis que nos chega a:



alo comigo, comigo mesma!
Não fiques assim, vamos passear!
Onde?
Sem destino!

🙏 😊 

Sentadinha no banco ficou a descansar a


ansada de caminhar,
esse banco me convida.
Quem sabe ali vou esperar,
dias melhores na vida?

🙏 😊 

Logo depois, dividido entre a Paz e o Amor, diz- 


que é de Amor e a que mais me
 inspira pelas mais variadas razões.

🙏 😊 

A seguir, formosa e não segura, chegou a amiga:


mbora goste de letras
Não consigo com elas poetar,
 só para participar, deixo-te a letra E...
Simples assim...

🙏 😊 

E foi com uma quadra muito bem construída
que participou a:



ó tu, Janita, és capaz
De me pôr versejando
Porque neste mundo sem Paz
Nada como ir brincando!

🙏 😊 

Seguro, categórico e confiante, esteve o...




que tu queres sei eu
Isso agora já não sinto
O que eu sentia morreu
Sabes que nunca minto!


🙏 😊 

Com um pequeno e intenso poema,
como se fora uma oração, a...

Elvira Carvalho  


is Senhor, meus versos, meus carinhos. Mais não me peças que não te posso dar minha alma é rosa cheia de espinhos onde por certo Senhor, te irias magoar.
 
🙏 😊 


Numa alusão sub-entendida quanto à dúvida
que paira sobre o nascimento de Santo António- Lisboa ou Pádua?


ntónio nome de Santo que de santo pouco terá.
Há uma coisa que sei: nasci cá!


🙏 😊 

Com um comentário delicioso mas que, por motivos óbvios, não publico na íntegra, esteve o...


- talvez a vogal mais utilizada - 
conduz-nos ao Amor e ao nome de Ana, 
de que gosto especialmente.

🙏 😊 

Com o mar no olhar e no coração veio a...

de mar, de maresia,
De coisas que não sei explicar
Fica a minha ignorância
Por não saber versejar.

🙏 😊 

Sempre ocupado, eis que chega de RRs carregado:



oeu o Rato a Rolha da gaRRafa do Rei da Rússia e fez Ruir a gueRRa.

🙏 😊 

A Teresa, a amiga de longe, que se encontra a fazer uma pausa, manifestou o desejo de participar com a letra H. 

[Uma vez que não enviou nenhuma frase, permiti-me ser eu a fazê-lo. Será substituída acaso não lhe agrade. É muito simples,  tem seis palavrinhas apenas}

Teresa Palmira Hoffbauer


averá sempre um amanhã, radioso e belo!


🙏 😊 

De surpresa, surgiu-me o Kok e devo dizer que fiquei muito contente. 
Como não podia deixar de ser, escolheu o Z...
Espero que não seja para terminar pois ainda tenho muitas Letras para dar...  😛

é Zé, é zás, é catrapaz,
é truz, é catrapuz que rima com kuz!
é letra de zumbido, é letra de zurrar,
é letra do alfabeto que vai terminar.

🙏 😊 

Por último, mas não menos importante e graciosa
na sua participação, chegou a Catarina, nossa:


de km que rima com pirómetro
De karma que rima com desarma
De okay que rima com manjei
E mais não sei


🙏 😊 

The End


Com o meu sincero agradecimento a
Todas/os pela gentileza 
em participar nesta brincadeira!

❤❤❤❤

49 comentários:

  1. Pois vamos lá ao desafio
    Se é que o percebi bem
    É o P que aqui enfio
    P de adivinhem quem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, desta vez versejou a preceito. : )
      A 'coisa' é muito gratificante, mas mais trabalhosa do que eu imaginei. O dia ainda agora começou (por aqui) e com calma levaremos a bom porto esta iniciativa.
      Um beijinho e obrigada!

      Eliminar
  2. Ter ou não ter é a questão,
    Mas o que tanto me alucina,
    Trazer a ternura no coração,
    Que me faz ter a auto estima.

    Bon dia amiga com um T de ternura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que linda participação, amigo Toninho! Fico-lhe muito grata.
      Devagarinho publicarei as escolhas de todos .
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Falo comigo, comigo mesma!
    Não fiques assim, vamos passear!
    Onde?
    Sem destino!
    Sabe sempre bem um café longe da rotina
    dos pedidos de SOS e blás blás!
    Sabe sempre bem um silêncio amigo!
    Comigo!
    Pego em mim, entro no carro e
    podes entrar!
    Vamos PASSEAR!
    Onde?
    Sem destino onde o café sabe sempre bem!
    ❤❤
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fatyly, como é bom de ver a Letra escolhida é o F.
      Adorei a tua participação e quando vires o que vou fazer com ela, também vais gostar.
      Beijinhos e 🙏
      🌼

      Eliminar
    2. Adorei ver o meu F tão, mas tão bonito.
      Obrigada❤

      Eliminar
    3. Fiquei muito feliz por ver que gostaste da tua Letra, amiga.
      Foi com muito carinho e a pensar em todos vós, que concebi esta publicação. Cada um pode e deve levar a letra de sua eleição, para um dia, quando a olharem, possam dizer: - "Isto foi feito e oferecido pela Janita, uma amiga virtual". :)
      No fundo, foi essa a minha intenção.
      Um grande e sincero abraço.

      Eliminar
  4. C ansada de caminhar,
    esse banco me convida.
    Quem sabe ali vou esperar,
    dias melhores na vida?

    R é a minha inicial,
    mas por Rejane não me conhecem,
    com Chica irei até o final!

    beijos, tudo de bom,chica


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LIndo C, querida Chica. Vais gostar! : )
      Como o passatempo ainda agora começou, e o dia também, devagarinho todos terão a sua Letra a brilhar neste Céu.
      Beijinhis e 🙏
      🌺

      Eliminar
  5. Bom dia
    Gosto de todas as letras
    Mas às que dou mais valor
    É a letra P de Paz
    E a A que é de Amor

    JAFR

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, JR!
      Gostei imenso da sua quadra, mas peço-lhe que me dê só uma Letra para efeitos de publicação. 😊
      Um abraço e 🙏

      Eliminar
    2. Boa tarde
      A letra A é mesmo a que mais me inspira pelas mais variadas razões

      JR

      Eliminar
  6. Embora goste de letras
    Não consigo com elas poetar,
    Mas, só para participar, deixo-te a letra E...
    Simples assim...
    Pois não a sei enfeitar

    Espero que a ponhas bonita
    Pois bem o sabes fazer,
    Minha querida Amiga, Janita

    Para terminar a minha pobre participação
    Deixo um abraço de amizade
    E também de admiração


    Se achares que não deves
    Esta " miséria " publicar "
    Fica á vontade para apagar
    Sinceramente....

    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília.
      Não te preocupes, enfeitarei eu o teu belo E.
      És sempre muito bem-vinda.
      Beijinhos e 🙏
      🌻

      Eliminar
  7. Só tu, Janita, és capaz
    De me pôr versejando
    Porque neste mundo sem Paz
    Nada como ir brincando!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bem versejaste, querida Leo!!

      Será o S que te irei ofertar. Quem não especificar a letra, fica a primeira, como mandam os estatutos pré-estabelecidos. 😍

      Beijinhos e 🙏
      🌺

      Eliminar
    2. É o S de Sérgio, o nome do meu filho!

      Abraço

      Eliminar
    3. Será cumprido o teu desejo, querida Léo.
      E ainda hoje. Mais logo sairá mais uma fornada de três pedidos envoltos nas vossas sentidas palalavras.
      Beijinho

      Eliminar
  8. O que tu queres sei eu
    Isso agora já não sinto
    O que eu sentia morreu
    Sabes que nunca minto!

    A letra "O" foi a minha escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂 Só o Tintinaine para me fazer rir...

      O que será que ele sabe que eu sei
      Se nem eu mesma sei? 🧐

      Um abraço e 🙏

      Eliminar
  9. Desafios com quadras ou poemas, são muito difíceis para mim. Ainda assim aí vai com o E de Elvira pois claro.

    Eis Senhor, meus versos, meus carinhos
    Mais não me peças que não te posso dar
    minha alma é rosa cheia de espinhos
    onde por certo Senhor, te irias magoar.
    Abraço e saúde




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonito este seu pequeno poema, amiga Elvira.
      No texto eu fiz referência a que também poderiam escrever uma frase ou pensamento. Não é obrigatório que seja uma quadra rimada. Fica desde já o aviso para quem sentir dificuldade neste particular...

      Um abraço e 🙏
      🌼

      Eliminar
  10. António nome de Santo que de santo pouco terá.
    Há uma coisa que sei: nasci cá!

    (serve assim ou tenho que ir fazer um estudo da matéria?)
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó meu santo António, por quem sois!
      Serve perfeitamente e louvo a tua inspiração poética. : )
      Beijinho, António e 🙏

      Eliminar
  11. Cá pra mim, tanto me faz
    Seja Z ou seja o A
    As mais estranhas de todas
    Talvez o Q ou H
    Porque o Q quer companhia
    E o H é mudo como um portal
    (não rima nem é para tal).
    Um pouco fora do contexto:
    O A - talvez a vogal mais utilizada - conduz-nos ao Amor e ao nome de Ana, de que gosto especialmente. O Z também me apraz.
    E, já agora, o B de beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, José! Adorei esta sua belíssima participação. : )
      Do A ao Z, vendo bem, tudo lhe serve, mas claro que dá a primazia ao A. E será o A de Ana que sairá. O nome da minha filha.
      Beijinhos, e 🙏

      Eliminar
  12. Ficou lindo o " E " !!! Obrigada pelo girassol a minha flor preferida. Bjo
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço reconhecida a tua extrema simpatia, querida Emília.
      Um beijinho grande!

      Eliminar
  13. M de mar, de maresia,
    De coisas que não sei explicar
    Fica a minha ignorância
    Por não saber versejar.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaste do teu M enfeitado de belas e coloridas margaridas, Manu? Fi-lo com muito carinho.
      Eu gostei bastante da tua quadra, embora discorde disso de não saberes versejar.
      Um beijinho, amiga Manu! 😘

      Eliminar
  14. Rogério G.V. Pereira23 novembro, 2023 10:44

    Rogério: muito Rato Roeu a Rolha da gaRRafa do Rei da Rússia e fez Ruir a gueRRa
    Haja paz

    [ Recebido via email ]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tantos RRs, tantos RRs
      Lá na Rússia de Putin
      Sem respeitar outros seres
      Que um Raio parta ser assim.

      Obrigada pela participação Rogério.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. (...)...gostava de participar e escolho a letra H.

    [ recebido via e-mail ]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa amiga Teresa, do blog Ematejoca Azul, apesar de se encontrar a fazer uma pausa - que esperamos seja curta - manifestou o seu desejo de participar.

      Grata, querida Teresa e cá te esperamos em breve.
      Um beijinho. 😘 🌺

      Eliminar
  16. Oi Janita voltei para ver os amigos e que beleza ficou este seu projeto.
    Gosto deste lado da blogosfera que reúne as pessoas e saem coisas belas.
    Ficou show amiga e vamos nestas interações soltando a criatividade.
    Um bom e iluminado fim de semana.
    Que venha mais coisas assim.
    Bjs e paz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguiremos sim, amigo Toninho, com amigos assim, que nos incentivam a continuar não há como dizer não,não há como desistir. Um grande bem-haja meu Amigo!
      Um forte abraço.

      Eliminar
  17. Respostas
    1. Beijinhos, Pedro e muito obrigada também pelo carinho e apoio.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  18. Letra por letras que se somam em palavras, nessas palavras que nas ideias me sobram mas que demoro a dizê-las (ou escrevê.las), umas vezes por preguiça, outras porque a vontade enguiça, mas nem uma única vez por ir à missa.
    Pedes-me uma letra? Pois que seja a "Z" de zé que mais simples não é; e agora devo vercejar? Bem, lá vai mas sem compromisso.

    Z é zé, é zás, é catrapaz,
    é truz, é catrapuz que rima com kuz!
    é letra de zumbido, é letra de zurrar,
    é letra do alfabeto que vai terminar.

    Não tenho a certeza que isto tenha algum nexo mas tu verás e se é desconexo envia para o lexo (lixo).
    Beijinhos cobertos de zorrizoz!


    Gosto daquele teu banco de jardim de folhas rodeado, lembrando-me um outro que noutro tempo visitei e que aqui te mostro:
    https://bagos-de-milho.blogs.sapo.pt/6909.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kok!! 😊
      Quem é vivo sempre aparece.
      É muito bom voltar a ver-te por estes caminhos da amizade.
      E a propósito do teu Z , toma lá também uma quadra... 😋

      O teu Z é zumbido que me agrada
      É sussurro, é delícia, por ser raro
      O teu bom humor nunca me enfada
      És um amigo que me é muito caro

      E esta, hein?

      Fui ver o teu banco sem jardim e gostei muito.
      Tiveste sempre essa paixão pela fotografia, não sei se paraste se continuas, mas vai passando pela blogosfera para nós sabermos isso.
      Quer-me parecer que os dias negros já lá vão e ainda bem.
      Beijokas e abraços com a amizade de sempre.






      Eliminar
    2. Com zumbidos e sussurros,
      se edifica uma amizade
      Que permanece, apesar
      de morarmos (longe) noutra cidade.

      Ô_ô

      Eliminar
    3. Tal & qual!!
      🙏 😊 👏

      Eliminar
  19. Tu sabes que eu não sou de elogios, Janita, mas este teu projecto é fenomenal: original e de uma beleza incrível.

    Gosto muitíssimo da tua frase que me dá ânimo neste sábado sombrio. A frase que escrevi, não sei onde foi parar, tinha a ver com harmonia.

    Beijocas não contagiantes, porque são virtuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa, quem elogia facilmente a maior parte desses elogios saem só da boca para fora.

      Lembrei-me disto quando reparei que gostaram do meu J.
      Parece ter sido uma ideia que agradou a todos, contudo, amanhã vou virar a página para dar início a uma série de contos de Guerra Junqueiro transcrito de um livro seu intitulado: "Contos para a Infância ".
      Ando numa de reler e quando me surge algum que me agrada particularmente, publicarei.

      Beijinho e tudo de bom para ti.
      👍 🌺

      Eliminar
  20. K de km que rima com pirómetro
    De karma que rima com desarma
    De okay que rima com manjei
    E mais não sei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂 E já sabes o bastante
      Catarina, minha querida
      Se te demorasses mais
      Já eu estaria de saída. 😘
      🌼

      Eliminar
    2. Com a diferença horária entre os dois países, eu sabia que ainda iria a tempo. : )

      Eliminar
  21. Grato pelo seu comprometimento com conteúdo de qualidade. Sua postagem foi excelente.

    ResponderEliminar