quarta-feira, 29 de novembro de 2023

QUANDO POR - "MUITAS RAZÕES" - AS MEMÓRIAS TOMAM A FORMA DE SAUDADE.

 


Muitas Razões

A sós, nos grãos da terra, digo sim à luz aberta dos seus poros e, ao tumulto da ebulição, digo não. 
E digo sim ao futuro
com medo de quando ele chegar não me encontre.
E digo sim à pulsação serena da escrita,
pão nosso de cada dia,
águas que não se cansam de brotar de fonte escondida.
E digo sim ao perfume da memória,
e digo sim ao bulício do devaneio,
e digo sim à chama do ócio.
E desleio qualquer outro sopro a não ser o da vida
porque tenho de vivê-la atento a qualquer gesto distraído
que possa desviar-me do caminho. 


 José Carlos Sant'Anna


***********~~~~***********

40 comentários:

  1. Bom dia
    Bem verdade , as memórias trazem-nos muitas saudades .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso, a saudade é dupla. Do bom amigo deste blog e autor do texto que apresento, e das planícies da foto que tirei no meu Alentejo. Há dias tristes, pela modorrice cinzenta do tempo e da falta do que nos faz falta.
      Boa noite, JR!

      Eliminar
  2. Bem quis interiorizar as palavras de Sant'Anna mas não fui capaz.
    Não me perguntes porquê, por favor.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me passou pela cabeça perguntar, António.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Já que estamos em época de versinhos, consulte a sua caixa de correio, sff.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei profundamente sensibilizada, José.
      Grande Poetisa a Maria Noémia! Sendo a Poesia algo essencial na sua vida, isso transparece em cada verso seu, em cada poema. Muito obrigada!
      Foi muito bom ficar a conhecê-la através das suas palavras.
      Beijinho grato.

      Eliminar
  4. Poeta desconhecido para mim mas gostei do poema.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este autor, o Professor José Carlos Sant'Anna, foi visita assídua deste e de outros blogues, embora poucos. Professor de Literatura de além mar, conhece a importância das palavras como poucos. Há cerca de sete meses ocultou o seu espaço "O Caderno de San" e, com grande pena minha, nunca mais soube nada a seu respeito. Muitos de vós se cruzaram com ele por aqui.
      Deixo este link com um seu comentário. Antes, e depois, houve outros e tu também comentaste. Pode ser que te recordes, Leo.

      https://francis-janita.blogspot.com/2023/04/menina.html

      É assim, com estas ausências, que a blogosfera vai ficando mais pobre e desmotivante.

      Beijinho

      Eliminar
  5. Não conhecia e gostei.
    Mas entretanto passei por aqui para dizer: Janita tu és incrível! Pensei mesmo que este enigma tu não ias conseguir chegar lá!
    um beijinho
    (e eliminei o comentário anterior porque detectei um erro quando o li, sorry)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gábi, não sou incrível, não! 🤭 Tão pouco adivinha ou sábia. A minha sabedoria é como a do Diabo, que sabe muito porque é velho. Eu, não sendo tão velha quanto ele, fui aprendendo umas coisas com a prática e o tempo.
      Tenho um truque! Umas vezes funciona, outras não. Acreditas que a sorte desta vez me bafejou...eheheheh
      Beijinhos! 😊

      Eliminar
  6. Consegue escrever tão depressa quanto lê? Puxa!
    bjis. e boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, meu bom e querido amigo. Ainda não li tudo, obviamente, mas li o bastante para me permitir dizer o que lhe disse.
      Na verdade, leio mais rápido do que escrevo, e se ainda lhe não respondi ao mail é porque quero fazê-lo com tempo e sem pressa. Também irei aproveitar o fim de semana prolongado, para ler tudo e dar-lhe a resposta que aguarda e merece. Percebeu?
      Beijinhos e um bom Dia.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Mais do que um poema, é um texto onde as palavras soam a Poesia pura. Pelo menos, é esta a minha apreciação.
      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Esta foto já a recortei 'N' vezes, Pedro.
      Tive tanta sorte com a linda paisagem que consegui captar lá no alto do Cerro de S. Gens, na minha santa terrinha, que, de cada vez que a publico, parece outra nova. 😊
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Eu também digo sim a muitas coisas, o problema é aquelas a que tenho que dizer não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para se dizer Não é precisa uma análise, lúcida e clara, daquilo a que não podemos dizer sim, nem ficar calados.
      Repare que o poeta diz mais Sim. Só aos tumultos, disse Não.
      Também o Tintinaine diz Sim sim à pulsação serena da escrita,
      pão nosso do seu dia-a-dia. É verdade ou não? 😊

      Eliminar
  10. Há muita filosofia neste texto que gostei muito.
    Numa das tuas respostas li Francis pois é amiga era muito bom mas desapareceu. como imensos que nestes 20 anos frequentei! É a vida!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me permites o 'direito ao contraditório' direi que não há filosofia alguma neste texto, minha amiga, ou seja, "filosofia" no sentido de muita teoria 'impraticável'.

      Por exemplo, aqui: " E desleio qualquer outro sopro a não ser o da vida porque tenho de vivê-la atento a qualquer gesto distraído que possa desviar-me do caminho.", só quem conheceu e manteve uma troca de opiniões com o Poeta/escritor/professor, sabe e entende onde ele quis chegar.

      Do resto do teu comentário, não percebi nadica de nada.
      Se quiseres explica melhor, por favor.
      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Respeito o contraditório mas continuo na minha, porque não conhecendo o professor, foi o que senti! Mas atenção que achei a filosofia mas nunca jamais a prejurativa!
    O que eu quiz dizer é que tenho saudades de muitos blogues que acompanhei e que há anos estão parados.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, têm desaparecido muitos espaços que eu, e os que os liam, gostavamos muito. Três deles por morte dos seus autores. Esses, sabemos que não haverá regresso, todos os outros, enquanto houver vida haverá sempre a esperança de um regresso.
      A parte em que referes francis, é que ainda não percebi onde queres chegar. Ali no link, tens de copiar tudo e colar no monitor de pesquisa do Google.
      Mas se não quiseres ter esse trabalho clica AQUI
      Beijos.

      Eliminar
    2. Não sei quem é o poeta, mas gostei de ler o poema.
      Digo sim e não, conforme a questão.
      Digo não à dor do meu braço, que me impede de escrever.
      Beijo ainda de novembro 🍂

      Eliminar
    3. Há que saber dizer Não, mantê-lo e explicá-lo.
      Um não só porque sim não é nada construtivo, já Não na hora certa evita muita preocupação e aborrecimentos, especialmente com as crianças.
      E essa dor no teu braço apareceu assim do nada, ou caíste da cama, Teresa? 🤔
      Beijo em vésperas de Dezembro. 🌼

      Eliminar
  12. Muitas razões de um belo poema, que relendo digo sim Janita. Talvez a única forma de sobreviver é nenhuma regra ter.
    Uma bela partilha Janita.
    Abraços e feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo razões de peso a merecer um Sim, amigo Toninho.
      Eu também diria Sim para reaver estes belos escritos de quem percebe bem do que vai na alma do ser humano.
      Obrigada e muita saúde, que é o que temos de mais valioso.
      Forte abraço.

      Eliminar
  13. Enquanto seres vivos temos todas as razões, deste mundo e do outro, para estarmos atentos e não desistirmos do nosso projeto de vida.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que são tudo razões deste mundo, o outro, nunca ninguém o viu e contou.
      Grata, por ter vindo, Juvenal.
      Um abraço.

      Eliminar
  14. Quanto ao francis era um blogue cujo autor tinha esse nome ou nick, mas que de momento não me recordo o título do mesmo.
    Apenas isto!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Dizer sim ao futuro é uma prova de elevada capacidade de pensamento. Lindo poema. Amei ler.
    *
    Abraço/beijinho.
    */*
    Poema: Amores esquecidos
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mariete.

      Como deve calcular, a sua apreciação - tão do meu agrado - ao belo texto poético do Mestre Sant'Anna, só hoje o descobri em Spam.
      Muito obrigada!
      Um abraço e um bom fds.

      Eliminar
  16. Un bello poema que nos recuerda, el andar recto si se puede, y paso a paso en la vida. Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola, J.S. Vila.
      Muchas gracias por tu visita y las oportunas palabras, que tan bien captaran los sentimientos del Poeta.
      Me gustó mucho que hayas venido.
      Un abrazo.

      Eliminar
  17. Rogério V. Pereira01 dezembro, 2023 19:02

    Poeta diz sim
    ao que merece
    um sim dizer

    Eu, tal como ele
    só digo não
    ao não
    e nego qualquer
    estado de negação

    Deixo-te um beijo
    não negues recebe-lo

    ResponderEliminar
  18. Em suma, Rogério.
    Afirmar o afirmativo
    e negar o negativo.

    Boa aposta!

    Não nego
    nem o renego
    devolvo-o
    e bem repenicado.
    😘

    ResponderEliminar