sábado, 20 de abril de 2024

AS PESSOAS NÃO DEBATEM CONTEÚDOS...APENAS OS RÓTULOS.

⏳ ⏳ ⏳ ⏳ ⏳ 



Contei a minha idade  e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora.
Tenho mais passado do que futuro…

Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente… mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades…
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com os invejosos que tentam destruir quem eles admiram, cobiçando os seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis…
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas.

As pessoas não debatem conteúdos… apenas os rótulos.
O meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos...
quero a essência… a minha alma tem pressa.

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que saiba rir de seus tropeços,
que não se encanta com triunfos,
não se considera eleita antes da hora,
não foge de sua mortalidade.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena,
e a mim, basta-me o essencial…

"O Tempo e as Jabuticabas."
Texto de Rubem Alves


⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳⏳


26 comentários:

  1. Não conhecia o texto de Rubem Alves, que é fenomenal.
    Boa noite 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falecido há cerca de dez anos, Rubem Alves deixou uma vasta obra, incluindo Contos infantis e poemas.
      Espero que o teu sono tenha sido reparador, Teresa.

      Beijo.

      Eliminar
  2. O Rubem percebeu como funciona o nosso mundo. Eu acho que também percebi, mas por vezes faço por esquecer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma frase deste grande poeta/escritor/filósofo e pedagogo brasileiro, que gosto muito.

      " Toda alma é uma música que se toca.
      Espero que também tenha percebido o alcance desta frase e tente não a esquecer!

      Eliminar
  3. Desconhecia e achei uma prosa excelente e que bateu fundo.
    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como filósofo e pensador, nada do que Rubem Alves deixou escrito, nos deixa indiferentes.
      Beijinhos e tudo de bom contigo e por aí.

      Eliminar
  4. Como eu me identifico com estas lindas palavras!
    Bom fim de semana!
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero crer que todos nós, ou quase todos, nos identificamos com algo deste texto.
      Bom fim de semana também para ti, Manu!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Joaquim Rosário20 abril, 2024 10:05

    Bom dia
    Um texto com principio , meio e fim .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Joaquim.
      Neste texto ninguém se sente perdido, não é?
      É tudo tão claro e simples...!
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Maravilhoso e bem escolhido texto,Janita!
    Lindo fds! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí no vosso belo País tem havido, ao longo dos tempos, mentes brilhantes que escreveram, sem dourar nem florear a escrita, coisas maravilhosas.
      Obrigada, Chica.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. O tempo é assim, leva umas coisas e traz outras.
    A nós cabe-nos concentrarmo-nos no que fica de bom e no que parte de mal.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não vale a pena ficarmos a carpir as coisas boas que partiram.
      Saber viver com o que nos resta, é de suprema sabedoria!
      Beijinho.

      Eliminar
  8. Conhecia o texto mas não era capaz de o atribuir ao autor. Gosto da frase em que diz gostar de gente que se ri dos seus tropeços, o que nem sempre é fácil, mas é corajoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil fazer das tripas coração e ir rindo das nossas falhas, mas como tropeçar não é cair e cair não é morrer, há que ir vivendo o melhor que soubermos e ir saboreando devagar os frutos mais sumarentos que tivermos ao nosso alcance.
      Isto é que vai prá aqui uma série de metáforas...se as tivesse pensado não me sairiam tão bem. : ))
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Não conhecia o texto nem o seu autor, mas gostei imenso desta definição de "pessoas de verdade".

    É bem possível que seja uma acto de coragem rirmo-nos dos nossos tropeções e mazelas. Eu apenas posso garantir que é saudável fazê-lo.

    Bom fim-de-semana e um beijinho, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Maria João é o exemplo vivo de quão verdadeiros são o último e penúltimo parágrafos, deste texto do Poeta e Pensador brasileiro. Essa é a minha profunda convicção!

      Um beijinho com votos de dias calmos, serenos e sem dor.
      🌼

      Eliminar
  10. Desconhecia o texto tal como o seu autor.
    Bem, está na altura de provar umas quantas Jabuticabas.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fruto não existe por cá, António.
      Pelo menos por enquanto!! Por estranho que pareça nasce no tronco da árvore e não nos ramos. : )
      Beijinhos, António.

      Eliminar
  11. Rogério V. Pereira20 abril, 2024 23:27

    Ruben Alves é meu irmão
    (e continua vivo)

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, continua vivo na memória de quem o ler, mas... teu irmão? Não sei, não!
      Um beijinho de irmã! 😊

      Eliminar
  12. Janita

    mas, tambem é preciso considerar que há muita gente que não sabe o que quer dizer " conteúdo"...

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maceta! Bom dia de domingo.
      Sim, talvez essa seja uma das razões ou talvez confundam conteúdos com o que está escrito no rótulo! 😊
      Abraço e bom domingo

      Eliminar