sábado, 19 de outubro de 2024

*** DESAFIO LITERÁRIO***

 


Como há bastante tempo não vos proponho um Desafio resolvi que era chegada a hora de o fazer.
Ainda que tenha plena consciência não ser esta a melhor altura uma vez que a debandada da blogosfera dos participantes mais interessados é cada vez maior. Talvez seja agora que apareçam novos participantes. Barco parado é que não faz viagem!  
Ora bem: faço-vos apenas uma pergunta, que tanto pode ser o nome do autor como o título do livro, do qual transcrevi este pequeno excerto:

"Tudo começou em Novembro de 1981, já lá vão quase sete anos. Eu acabara de voltar ao rancho para o funeral da minha mãe, e esse foi um período terrível para todos nós, o princípio do fim, de certo modo. Tenho de admitir que aguentei muito mal tudo isso. A minha mãe tinha apenas cinquenta e nove anos quando a enterrámos e a verdade é que eu não estava preparada para isso. Pulverizadora. É a única palavra que me ocorre: uma mágoa pulverizadora. Como se tudo o que havia dentro de mim se tivesse transformado em pó.
    Os outros estavam tão velhos...Olhei para eles e, de súbito, dei-me conta de que estavam acabados, de que a grande experiência findara. O meu pai tinha oitenta anos, Hector oitenta e um, e, quando voltasse a olhar para eles, já todos teriam partido. Todas as manhãs, enfiava-me na sala de projecção para ver a minha mãe nos seus velhos filmes, e, quando saía, já a noite tinha caído, estava esvaída de tanto chorar.
    Na minha última noite no rancho , Hector pediu-me que ficasse.
    -Deu-te alguma razão?
    -Disse-me que estava pronto para falar e precisava de alguém que o ajudasse. Não poderia fazê-lo sozinho.
    -Quer dizer que foi tudo ideia dele?
    -Foi tudo ideia dele. Por mim nunca teria pensado no livro. E, mesmo que tivesse, nunca lhe teria dito nada. Não me teria atrevido.


Páginas: 185 e 186
---------------------------------
Como penso não ser fácil descobrir quem escreveu este livro, nem eu que o li já lá vão uns anitos me lembraria, decidi que algumas palavras escritas na contracapa, facilitaria o reavivar da memória ou facilitar-lhes-ia a pesquisa. Então, aqui fica uma ajudinha:

--------------------------

"É então que recebe uma estranha carta proveniente do Novo México, supostamente escrita pela mulher de Hector.

Zimmer hesita, até que uma noite uma jovem mulher lhe bate à porta e o obriga a decidir-se, transformando para sempre a sua vida. 

Contada pela jovem mulher, a história do extraordinário e misterioso Hector Mann é o fio condutor do presente romance."

----------------------------

Como é habitual, peço-vos que sejam subtis nas vossas respostas  e não digam declaradamente o nome/s que são pedidos, pois retiraria o interesse aos restantes participantes. Isto para quem descobrir ou souber a resposta certa, claro. Nesse caso deverá usar o seguinte email: fgmncf@gmail.com.

-------------------------------
Obrigada e agora...mãos à obra. 
Vão à vossa biblioteca particular ou consultem a que está ao alcance de todos. Tudo, menos perguntar à I.A.  😝



12 comentários:

  1. Não vale a pemna responder porque não sei.
    Pelos nomes que refere no texto será de algum escritor sul-americano de língua espanhola?
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Juvenal!
      Mas pesquisar sabe, não sabe?
      Foi justamente por eu ter comprovado que, pelo excerto que transcrevi, não se chegava aonde eu pretendia, que acrescentei os três parágrafos a negrito.
      Isto qui é como nas receitas de culinária: não se apresenta nada ao 'público' sem terem sido testadas de antemão. :))
      Esteja à vontade, Juvenal. Só participa quem quer, ningué, é forçado a nada. Assim como ninguém me forçará a sair daqui sem o mínimo de respostas. Nem que eu esteja aqui com este Desafio, tão desafiante, ad aeternum 😅

      Um abraço, e bom fim-de-semana, caro Juvenal.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Estou tentando , mas não está fácil.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que o Mestre Google que 'trabalha' para mim funciona de maneira diferente da vossa?
      Tentei com qualquer um dos três parágrafos que indiquei e todos me dão a informação exacta do livro e do autor.
      Se acaso esperam que vos apareça o que transcrevi das páginas 185/186, desenganem-se, aparece, outro sim, algo mais directo.
      Tente, Joaquim, é com a sua boa vontade que estou a contar, ali o amigo Tintinaine já vi que não posso contar com ele...:)

      Eliminar
  3. Já me perdi pelo Google durante um bom bocado, mas nada me pareceu ajustar-se. Nomes de livros e escritores, alguns, mas muito vago! Talvez volte lá se não ocupar o meu tempo com coisa melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sei que vai encontrar coisa melhor ( para si) já sei que posso ir tirando o cavalinho da chuva... :(
      Que tal provar-me que me enganei...hum?! :))

      Eliminar
  4. Saio da minha alegada preguiça para dizer:
    é uma ilusão procurar um livro escrito Pelo Autor depois de 30 de Abril do ano em curso. Editado, poderia ser, escrito, não.
    Votos de BFS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, amigo José, que belas dicas deixou!
      Até as iniciais do nome do autor e claro, desde 30 de Abril que qualquer obra sua...só editado.
      Acredite, estou inchada de tanto orgulho.
      Porque o conheço e sei da sua proverbial preguiça, e porque sei que não me deixaria ficar mal.
      Muito e muito obrigada.
      Um grato abraço.

      Eliminar
  5. Eu disse "alegada" e a Janita contrapõe "proverbial"; certa a primeira, errada a segunda.

    ResponderEliminar
  6. Cheira-me a Guerra Fria.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas com o olfacto estragado, António!
      Desde quando há memória que tenhas participado nestes Desafios? Uma coisinha tão fácil e um escritor tão conhecido...Andassem por aqui a Rosa dos Ventos, a Catarina e a Teresa, em vez de um já haveria vários acertos. Mas não faz mal; ad aeternum , é muito tempo. E é esse o tempo que eu tenho para este Desafio!!
      Beijos.

      Eliminar