domingo, 22 de outubro de 2017

SONHOS ALADOS.


Poderia ser tanta coisa, tanta coisa bela,

aquilo que vejo da minha janela!




Não tem um banco, uma árvore,
uma sombra  abençoada,
onde tu e eu nos sentássemos,
neste doce entardecer outonal,
 juntos, 
sorrindo, 
olhos nos olhos, enlevados,
ouvindo o chilrear da
passarada.

É um simples rectângulo, sem flores, sem vida,
Que, mesmo parecendo,
não é campo de futebol, nem nada.

Mas, é aí, que em todos os meus anoiteceres,
 sempre iguais,
descanso o olhar e divago,
deixando o pensamento voar
para longe daqui.






===================================================

===============================

35 comentários:

  1. Boa tarde. Estou de volta, depois de oito dias ausente e de mais dois sem Internet que passei a ter agora, apesar do técnico só cá vir amanhã.
    Enfim coisas da tecnologia
    Gostei do texto apesar de toda a nostalgia que encerra.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também andei uns dias sem Internet e sei o quanto isso nos deixa meio-sem chão! :)
      Felizmente, está de volta!
      Grata por se não ter esquecido de mim.

      Um forte abraço.

      Eliminar
  2. Janita, faz de conta que és um passarinho, e passa por lá deixa cair uma sementinhas enroladas em terrinha molhada para que fiquem quietinhas, criem raízes no retângulo e dai a vegetação que ira alegrar o teu olhar :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso Ângela, não posso!
      Aquilo é cascas de pinho e por baixo tem plástico negro, para evitar o nascimento de ervas daninhas. :)

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  3. Concordo que o espaço poderia ser mais apelativo. Tens a tua imaginação para te alegrar...

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Catarina...tu sabes lá do que a minha imaginação é capaz! Lol

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. A nossa mente é fantástica. Leva-nos à volta do mundo ou àqueles lugares especiais sem sairmos do sítio.

    :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa a beleza que tem, quem tem a capacidade de sonhar, Ni...viaja e vagueia por terra e mar, sem tirar os pés do mesmo lugar! Eu que o diga!!:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Poder podia, mas não tem, contudo tem as tuas palavras que compõem este jardim e uma música bem alegre que anima qualquer coração mais tristonho.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, depois de muito pensar, ou pensar só um pouquinho, vá...resolvi mudar de 'música'.
      Quem tem a pretensão de voar alto, não pode, nem deve, ouvir músicas que peçam pés no chão. Tens mais é que levitar...daí, alterei o tema musical.

      Beijinhos, Manu! :)

      Eliminar
    2. E em boa hora mudaste o tema musical, deixaste-me a levitar.

      Beijinhos Janita

      Eliminar
  6. Está com geometria um tanto descuidada, esse retângulo... Nada que afete a tua capacidade de imaginar e de voar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é uma desolação de paisagem, Luísa...se fosse minha já teria mudado de casa...:)
      Sabes como os poetas são fingidores, não sabes? ehehehe

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  7. Ainda bem que tens a imaginação para te fazer voar para bem longe!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças a Deus, imaginação e capacidade de pensar pela minha própria cabeça, ainda vou tendo, Papoila. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. A paisagem é um bocado tristonha, a música é aceitável, que não conhecia
    bji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tristonha, sim senhor! Já estou farta de dizer isso à minha mana. O que vale é que olhando mais lá, para a linha do horizonte, é tudo muito bonito, é só levantar a cabeça ao invés de a baixar. :)

      Beijinho
      A música, agora, já deve conhecer e...gostar!
      Uma bela versão da Avé Maria de Schubert, que toda a gente conhece. :)

      Eliminar
  9. Mas por ser assim é que nos chama atenção e nos faz imaginar para além do que vemos ,porque é muitas vezes a frugalidade que
    nos faz apreciar a beleza da vida ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Emanuel.
      São as coisas desprovidas de beleza que nos levam a sonhar com o que é simples, porém, belo. Quando as não temos ao alcance do nosso olhar; sonhamo-las! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Acredito que haja momentos na tua vida em que consegues olhar esse rectângulo e imaginar as cores de um belo jardim.

    Beijinho imenso Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, como sabes, tenho um jardinzito. Já foi muito mais bonito, mas ainda me encanta o olhar.
      Isto, são fingimentos de 'poeta' :)

      Um grande beijinho, Adélia.

      Eliminar
  11. Não é feio de todo.. vá podia ser mais bonito pronto!! :)
    Bom inicio de semana.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderia ser lindíssimo, Mena Almeida, mas a verba dos condóminos não pode dar para tudo.:)
      Feliz semana.

      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Não é nada mau.
    E o texto é muito bom.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é muito bom, Pedro.
      Está tudo muito limpinho e arranjado, isso é que conta.
      Obrigada. :)

      Beijinhos com votos de feliz semana.

      Eliminar
  13. Janita,
    Sobre o teu sonho com a manutenção, em que ela.passou à tua porta e.nem te disse para onde ia, o que me ri com a descrição..
    Lol
    Estavas de chinelos e.bata e alguidar à anca...lol
    A edumentaria tb era do sonho?
    É que eu uso bata e.chinelo em.casa ;)
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Olá Ana.

      Não sei quem é, mas tem um nome que adoro.
      Era o nome de minha Mãe e é o da minha filha.

      Quem se fartou de rir agora fui eu. Com que então «sonho com a manutenção»? Lol
      Mas foi mesmo verdade, ela ia de armas e bagagens num carrito vermelho que até tinha o tejadilho carregado.

      Quanto à indumentária do sonho é a mesma que uso, quando chego em casa, sim. Bata e chinelos... assim, de bata vestida, posso encostar a barriga ao lava-loiça e ao fogão, sem sujar a roupa de sair à rua. Ehehehe
      Mas ela nem me passou cartão...

      Um beijinho, aparece. Tens blog?

      Eliminar
  14. Nunca deveremos deixar de sonhar e de nos deixarmos arrastar no espaço das nossas recordações e do que ainda ambicionamos !
    O teu texto está belo e a música, um dos clássicos, sempre maravilhosos!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Amigo Rui!

      Fiz aqui um intervalo nas respostas para ir ver a minha novela da Globo. A única que vejo e não perco um episódio.:)

      Claro que o sonho faz- devia fazer- parte da vida de todas as pessoas, sem se perseguir um sonho de que serviria viver?
      Quando iniciei o post tinha uma música ligeira, mas alterei para o actual. É mais consentâneo com o texto! :)

      Um beijinho e obrigada. :)

      Eliminar
  15. Então... Mas a Janita podia meter as mãos à obra e plantava umas florzinhas e/ou uma arvorezita. É que esse jardim, mesmo sendo agora Outono, está demasiado castanho.
    Já sei o que vai-me dizer: Oh Remusinho birrento! Mas o jardim não é meu...
    Mas o jardim é de todos e será sempre da forma que os condóminos querem que seja.
    ;-)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o Remusinho sabe a quantidade de flores e plantas que já plantei durante toda a minha vida.:) Actualmente, só arranco ervas daninhas e olhe lá. Adaptei esta foto ao texto, ou vice-versa, sei lá. Como já disse, um dia, alimentar um blog é uma tarefa que exige alguma imaginação e arte, como não tenho arte alguma, recorro à imaginação.
      A cor castanha é da casca de pinho.:)

      Neste momento, não me sinto em condições de rabujar por nada nem com ninguém, deixei cair o telem. na tijoleira do corredor, foi uma peça para cada lado e desconfigurou-se-me tudinho; nem uma foto consigo passar para o computador.
      Enfim, com tanto azar que tenho tido ultimamente, acho que vai chegando a hora de arrumar as botas. :(

      Abraço e Parabéns pelo aniversário do blog, uma vez mais. :)

      Eliminar
  16. Comentadores votados ao abandono....Isso faz-se?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não abandono jamais os meus comentadores, meu Amigo...posso chegar mais tarde, mas nunca falho, nem tudo pode ser como desejamos...como alguém costuma dizer: as coisas são como são. :)

      Eliminar
  17. Se quando chover
    o aroma é o da terra molhada
    não queiras mais nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Rogério, estas últimas chuvas não me trouxeram o cheiro, gostoso, da terra molhada, trouxeram cheiro a terra queimada.
      Um abraço.

      Eliminar