Uns sentem pena e vergonha
Por serem
os mais pequenos,
Os que
ainda estão crescendo
A gritar
ao mundo essa pena
De ver
o mundo fenecendo
Com exemplos
eruditos
A grandeza
dos pequenos
Mostrando
exemplos proscritos
Ai de
mim, cá no meu canto
A tudo
assisto calada
Que fazer?
Quem tem razão?
Acendo a
minha candeia
Pra ver
se ela me alumia
A encontrar
uma saída
E no
meio da confusão
Sem nada
poder fazer
Aos pequenos
dou razão
E aos
grandes digo-lhes assim:
Uni-vos, dêem-lhes a mão
juntai-vos nessa missão,
não deixem o nosso Planeta morrer.
(Na
minha insignificância,
que
mais poderei fazer?)
Adenda: Para melhor entendimento deste postal, faço saber a todos que, no primeiro verso há um link a que gostaria que acedessem e, no último verso da segunda quadra, há outro. Só assim, este postal atingirá o seu verdadeiro objectivo, ou seja, dar a conhecer dois pontos de vista sobre o mesmo tema. Obrigada!
Aplausos! Linda mensagem em poesia!Adorei! bjs, chica
ResponderEliminarJá viste esta minha teimosia em abordar assuntos sérios com fraca rima, Chica? Ainda se ao menos soubesse escrever poesia...:)
EliminarBeijos, amiga.
Bom dia
ResponderEliminarEsta mensagem devia chegar a essa cimeira onde estão esses grandes senhores a fazer de conta que estão a tratar do nosso planeta .
JAFR
Boa noite Joaquim.
EliminarDesabrida do jeito que sou, e já farta de tanto ouvir palavras que a nada conduzem, se eu lá fosse, dizia umas quantas duras verdades a essa gente que pensa ser de outro Planeta.
Abraço.
Faço o que posso nesse sentido mas sem veia poética para o afirmar.
ResponderEliminarGostei!
Abraço
Também faço o que posso e está ao meu alcance, mas os grandes causadores do aquecimento global, da poluição dos mares e de outras agressões ao ambiente, continuam a secar a boca e a poluir descaradamente.
EliminarObrigada, Leo e um abraço
Gostei!!!
ResponderEliminarQue decepção naquele senhor!! Mas era de esperar...
Os comentários de certos homens (homens mesmo, nunca usaria este substantivo (ou nome) para abranger mulheres) sobre Greta são de bradar aos céus. São vergonhosos!
Penso que te referes ao autor de Montedor, Catarina.
EliminarMas se leres bem as poucas linhas escritas, embora não tenha exaltado as qualidades da jovem, a sua «vergonha e pena» foi dirigida aos representantes dos países que integram as Nações Unidas. Não foi muito feliz é certo, mas tem todo o direito a ver o assunto pelo lado insólito da situação.
Todos os que lá estavam são habitantes do mesmo Planeta e o poder de alterar as coisas e evitar o temido colapso, está nas suas mãos.
PS- Vou ter que me ausentar umas horas. A minha caminhada espera-me. :)
Muito bom Janita.
ResponderEliminarO Candeeiro a petróleo acompanhou-me uns anitos....
Beijinhos
Este meu é uma relíquia herdada que, por sinal, nunca usei.
EliminarServe apenas de bibelot.
Beijinhos
Excelente!!
ResponderEliminarTenho um candeeiro desses que era da minha Mãe!:)
Beijo e um excelente dia
Este meu, também!
EliminarBeijinhos e obrigada, Cidália.
Olá,Janita.
ResponderEliminarTivesse a humanidade ficado pela época do candeeiro a petróleo, e esta teu bonito post não teria visto a luz do dia.Assim, aqui estamos hoje de rabo sentado no mocho, a prestar contas à mãe natureza. Não porque a maioria de nós deliberadamente tivessemos feito algo de mal, mas tão somente por ao longo dos anos ter querido melhorar a vida, tornando-a mais fácil e cómoda,atitude natural de seres inteligentes que somos.Ao que parece, exagerámos na dose, mas ainda assim não me parece que a culpa seja nossa; mas de quem este planeta planeou, ao não ter em conta aquilo de que um animal inteligente é capaz...
Beijinhos amigos
Vitor
Olá, Vitor.
EliminarSe bem entendi o teu parecer, no fundo, a culpa não é de ninguém dos que, ao longo dos tempos pisaram a terra, passaram da agricultura para a indústria, escavaram as entranhas dos solos, descobrindo o carvão, continuando a perfurar lá apareceu o maligno ouro negro, que até hoje motiva ódios e guerras.
Resumindo, a culpa não é da Humanidade locatária do Planeta e que anda a estragar a casa toda, mas sim do arquitecto/empreiteiro que errou nos cálculos e construiu mal a obra.
Olha, que parecendo brincadeira, és bem capaz de ter criado uma teoria bastante válida e a ter em consideração.
Ai, se eles te descobrem amigo Vitor, já têm álibi para acabar com isto tudo...
Beijinhos e um grande abraço. :)
Olá, Janita, de novo.
EliminarNo meu texto, em registo de paródia,o que no fundo quero dizer é que o planeta só não teria chegado ao estado a que chegou se ele contivesse em si mesmo um mecanismo de auto-protecção contra os muitos daqueles que contra ele atentaram.E que o resto da humanidade, o cidadão comum, ao procurar melhorar o seu modo de vida, também para isso contibuiu...
Claro que não estou a "querer dar carta branca" a ninguém, e muito mesnos àqueles que de forma concientepelo , pelo lucro, laragamente contribuiram para que tivessemos chegado a esta situação.
Beijnhos amigos.
Ora viva, Vitor!
EliminarPrecisamente para corresponder ao teu jeito de paródia, é que eu pretendi parodiar também, escrevendo o que escrevi. Pensei que isso tivesse ficado perceptível.
Não te preocupes, pois as grandes potências que dominam o mundo, mesmo sem "carta branca", têm consciência plena de serem os causadores dos crimes ambientais que, ao longo dos anos, têm degradado o clima e a vida na Terra. Só que a voz dos interesses económicos fala sempre amais alto.
Um beijinho amigo e volta sempre.
AQUI, os adultos dão a mão aos jovens que fazem greve às sextas-feiras pelo futuro. Tudo bem‼ Só que são esses mesmos adultos que vão levar e buscar de CARRO, as ditas criancinhas ao liceu, à equitação, aos concertos, ao ténis... não esquecendo as viagens de avião ✈️ Queremos salvar o planeta, não prescindo da zona de conforto‼‼‼
ResponderEliminarBem que o Benny Hill tinha razão quando criou aquele sketch cheio de humor, satirizando a inocência do pessoal que vai para as manifestações pela Paz no Mundo, levando tijolos nas mochilas e pedras nas algibeiras...
EliminarBeijinhos, Teresa!
Tema que, pelo visto, dá pano para mangas.
ResponderEliminarA miúda tem razão, ainda que pareça um pouco encenado - ou não? O Rentes de Carvalho (RC) não gosta e está no seu direito. Mas, por outra via, o vídeo demonstra bem o mal que vamos fazendo ao planeta e talvez o RC pudesse ajudar a comentá-lo, quiçá, contraditando-lo.
É evidente que é óptimo já não termos de usar o candeeiro a petróleo - que foi uma boa invenção - mas talvez pudesse ter sido possível não termos de chegar a um ponto em que se receia pelo planeta Terra. Contudo, creio que ainda há tempo para se evitar a catástrofe.
Ao publicar este postal já fez muito. Parabéns.
1 bji.
Qualquer tema mais 'quente' já vai dando pano para muitas mangas.
EliminarUltimamente, então, já está a raiar a loucura, José.
A miúda tem a mãe por trás a apoiar e não só, mas a intenção é boa e, se fizer estremecer os alicerces disto, já está de bom tamanho.
O RC formulou uma opinião sem a desenvolver o suficiente, penso eu, à laia de dizer publicamente o que se pensa em privado, e, como em tudo na vida, há sempre uma voz atenta e um outro olhar mais aplicado...
Esperemos que ainda seja possível haver entendimento para evitar o descalabro.
Obrigada, José.
Beijinho
digo: "contraditando-o"
ResponderEliminarVamos ver se há ou não direito ao contraditório...:)
EliminarO que fazemos ao planeta é o abrir de uma estrada para a nossa autodestruição.
ResponderEliminarQuem manda tem uma grande responsabilidade, mas todos nós contribuímos com uma pequena parte para isso.
Gostei do seu poema, gosto muito do Xilre que leio quase todos os dias. O RC não tem razão.
Abraço
Obrigada pela sua visita e opinião, Elvira.
EliminarAbraço.
Quando a juventude mostra consciência, ainda que seja algo manipulada, há esperança.
ResponderEliminarBeijinhos
Lá que a adolescente fala com convicção, é verdade, Pedro.
EliminarPelo que só pode estar consciente dos perigos que a Humanidade enfrenta.
No entanto, não é menos verdade que, uma garota a liderar movimentos desta natureza, arrasta muito mais gente atrás de si do que qualquer membro de uma qualquer ONG, acho que isso é óbvio, não só por qualquer um de nós, cidadãos anónimos, como por quem a apoia, na rectaguarda.
Beijinhos.
Maravilhosa publicação...Há que ler e reflectir :))
ResponderEliminarHoje no Brincando:-Instante ilusório
Bjos
Votos de uma óptima Quarta - Feira
Nem mais, Larissa!
EliminarGrata por ter vindo ler e reflectir.:)
Um abraço