sábado, 14 de setembro de 2019

Oliveirinhas da Serra?...

Não...estas estão no meu quintal! 
Só me ocorreu fotografá-las, quando a Rosa dos Ventos  escreveu no seu blogue sobre a morte dos velhos olivais. Ontem, ao fim da tarde, agucei o olhar na sua direcção e até as achei dignas de umas palavrinhas bonitas...


Oliveiras…

Para as ver não subo a altas colinas

Nem saio do meu quintal...


Oliveiras…

Não varejo nem rebusco
Não me dão azeite nem são luzes de farol

Oliveiras…

Fazem sombra, embelezam
Lembram-me o meu Alentejo...


 Oliveiras…

Brinca o vento na ramagem;
 douram as azeitonas ao sol…


Então? Acham que fiz bem em dedicar um postal a estas oliveiras

desgrenhadas e sem tratamento? Seja qual for o veredicto, elas aqui estão.


============********************===============
**************************************






46 comentários:

  1. Um ramo de oliveira
    é um símbolo de paz

    sem árvore
    não há ramo
    sem cuidado
    não há como

    se tens uma oliveira
    preza-a

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um raminho de oliveira
      lhe darei com emoção
      pela amizade que nos une
      e nasceu no coração! :)

      Beijos e um abraço, Rogério.

      Eliminar
  2. Penteia-as, Janita, não as deixes desgrenhadas, elas merecem cuidados, neste caso, os teus cuidados. Para lá da sombra, são bem bonitas.

    Boa noite, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-a ficar desgrenhada
      deixa-a viver como quer
      Esta oliveira é velhinha
      como quer; há-de morrer! :)

      Beijinhos, Non!

      Eliminar
  3. Gosto das fotos, e das oliveiras, e nem as achei desgrenhadas,
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada olhar vê o que gosta
      quem gosta vê como quer.
      A oliveira é desgrenhada
      desde o berço até morrer. :)

      Obrigada, Elvira, um abraço.

      Eliminar
  4. Adoro ver oliveiras! Bom ter pertinho assim! Bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regala então teu olhar
      olha-as que ela merecem
      Ó Chica não leves a mal
      é d'um olhar que elas carecem. :)

      Beijos e bom Domingo.

      Eliminar
  5. Olá Janita!
    Fez muito bem, a oliveira alem de ser uma árvore linda,
    é também muito benéfica... sem ela não teria-mos o prazer de degustar
    o nosso rico azeitinho... tempero muito saudável e saboroso.
    Beijo com carinho, e feliz fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elas nos dão o azeite
      que dantes alumiava
      hoje alegram o olhar
      a luz que dantes faltava. :)

      Beijinhos e bom Domingo, Amiga Josélia

      Eliminar
  6. Bom dia

    Ó oliveira da serra
    o vento leva a flor
    só a mim ninguém me leva
    pra beira do meu amor

    BFS
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomara que minha rima
      não caia como a flor
      A chuva que era pra vir
      mudou o rumo e a cor...:))

      Um abraço, Joaquim, isto hoje é assim:
      em verso e sem propósito!

      Bom Domingo

      Eliminar
  7. Se valeu a pena? Claro que valeu!

    São lindas, as velhas e desgrenhadas oliveiras!

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião da Maria João‼

      Também gostaria de ter oliveiras no meu pequeno jardim, mas não aguentavam o inverno alemão: frio e branco.

      Continuação de um fim-de-semana borbulhante 💙

      Eliminar
    2. Já o Poeta dizia
      que tudo valia a pena
      Para a Maria João,
      que estimo de coração
      desejo tudo de bom...:)

      Beijinhos e bem-haja.
      Bom Domingo.

      Eliminar
    3. Para a querida amiga de longe
      a quem igualmente estimo
      vai um abraço apertado
      e um raminho de oliveira
      só para a estragar com mimo. :)

      Obrigada, Teresa,
      maio alemã, meio portuguesa! :))

      Eliminar
  8. Bonita menção às oliveiras ... do teu quintal.
    Bejinho, Janita, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui cessam as rimas, Repórter não leves a mal-
      se gostas de oliveiras podes levar um raminho destas
      que estão do meu quintal.

      Coloca-o no teu quarto para te fazer bem à gripe.

      Beijinhos e as melhoras.

      Eliminar
  9. Gostava de ter assim um quintal. Já tenho visto, Oliveiras de jardim tão engrassadas, com formatos lindos.
    Beijinhos Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de responder em rima também cansa, olha Mena, vamos deixar a poesia, que até nem aprecias... :)

      Por falares em oliveiras com formatos fora do vulgar, um dia, talvez amanhã, vou fotografar uma que está no jardinzito aqui de uma vizinha, toda em bolinhas. Não gosto!
      A oliveira, como a árvore nobre que é, não deveria ser usada como objecto de adorno, só por isso - e por não ter quem mas pode - as minhas crescem livres, soltas e selvagens.

      Beijinhos, Nina!

      Eliminar
  10. Olá,janita.

    Num tempo em que já nem a oliveirinh escapa à “cultura” do usar e deitar fora, estou certo de que as tuas, já velhinhas, gostarão de ler este post que lhes dedicaste: não é verso para nova cantiga, mas ainda assim é um bonito texto.

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      É sempre com enorme prazer que te vejo aqui pelo meu cantinho, mas isso já tu sabes.
      Desta vez, deixaste-me com um enorme sorriso estampado no rosto. Sabes porquê? Com a alusão, tão subtil, à pobreza da minha prosa poética em honra da oliveira. :)) Não só das minhas, mas de todas em geral. E tens razão, meu Amigo!
      Ninguém homenageou tão bem, e com tão belo poema, a Oliveira, como o nosso Poeta Afonso Lopes Vieira.
      Lembras-te certamente deste poema, que cedo aprendemos:

      Ó linda e bela oliveira,
      De velho tronco cinzento,
      Quando por ti perpassa e esvoaça o vento,
      As tuas folhas cantam-nos baixinho
      Desta maneira,
      Devagarinho:

      «Eu dou o azeite brando,
      Que tempera e alumia;
      Eu acendo a luz do dia,
      Quando a noite vem tombando…»


      E seguia, numa bela homenagem a esta milenar árvore.

      Obrigada Vitor, por teres vindo, e por me fazeres lembrar de coisas que me fazem bem à alma.

      Um grande beijinho, com Amizade.

      Eliminar
  11. Ou seja, tens belezas e formosuras ao pé da porta (literalmente) e nem "dás" por elas.
    E mais (no que a mim diz respeito): tens um quintal!
    Fazes ideia o quanto isso -um quintal- seria a felicidade na terra para estes 2 galináceos encafuados num 3º piso dos arredores da cidade? Acho que a gaLina inté dispensaria todos e quaisquer cuidados médico-cirúrgicos. Claro que não chegaria ao ponto de "pôr ovos"; porém seguramente que em termos psicológicos seria muito bom.
    Adiante que isto já vai muito para além "da coisa".
    §-as oliveiras sempre foram das árvores que mais gostei; sem exuberância permanecem vivas por séculos e séculos. E também porque para além do azeite providenciam azeitonas com que delicio o meu paladar, sejam simples, maceradas, trituradas.
    Beijokas temperadas com sorrisos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Dom Kok!!
      Isso de ter um quintal só é bom quando se é jovem e se tem força nos braços. Se for apenas para deleite da vista e arejar as ideias, é uma coisa, se for para trabalhar é outra.
      Achas que a tua ga)Lina tem resistência física para pegar na enxada? Olha, eu já dei o que tinha a dar, cá por mim dispenso as delícias campestres. Quem aproveita bem é meu Tareco que corre atrás das borboletas e dos pardais...
      E azeitonas retalhadas, não gostas? Eu adoro!! :)

      Beijokas e sorrisos. :-))

      Eliminar
  12. A propósito de fotografia: donde é que te saiu essa do "machismo"? Não entendi.
    Gosto muito de fotografia e de ver expostas muitas delas independentemente de conhecer quem as faz. As fotos que eu faço não me parecem nada de relevante e daí que não lhes dê importância precisamente porque não me parecem tê-la.
    Nisto tudo onde te é sugerido o "machismo"? Não entendi.
    Porém, todavia, contudo, entendo que tens direito a uma remessa de beijos com muitos sorrisos à tua espera! :)) :)) :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá isso... usei esse termo no contexto de te saber com sensibilidade para a fotografia e pensar que não gostarias de ouvir essa expressão aplicada a um gajo de barba rija, como tu...:P
      Se ainda tenho direitos também tu os terás e aí vão as beijokas habituais e cordiais. :))

      Eliminar
  13. Oliveira, a árvore milenar e de longa vida é uma das minhas árvores preferidas: por si, pelo azeite com as suas várias aplicações e pelas azeitonas de que não prescindo de todo, pretas, verdes ou até às riscas.
    Aplausos para o postal, digo, para a autora do postal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como toda a alentejana, adoro comer pão com azeitonas, se forem daquelas britadas ou retalhadas e conservadas em potes de barro à moda do Alentejo, nem se fala.
      Mas sabe? estas azeitonas acabam por cair todas e são um bocado raquíticas. Enfim, isto é só para olhar e nada mais...

      Obrigadíssima pelos aplausos. (imerecidos.)

      Beijinhos.

      Eliminar
  14. Simpática publicação :))

    Hoje:- Sentimento atroz. {Poetizando e Encantado}

    Bjos
    Votos de um óptimo Fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  15. Adoro oliveiras! Tenho um primo que tem um jardim, com oliveiras das baixas, mas dão fruto, ficam tão bem no jardim!

    -
    Coisas de Uma Vida
    Beijos, e um excelente Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália.

      As oliveiras do seu primo são baixas, porque são podadas a preceito. Fruto todas dão, até estas minhas que crescem ao Deus-dará...:)

      Beijos e boa semana.

      Eliminar
  16. Olá amiga!
    Vim agradecer sua visita e matar saudade do seu cantinho lindo.
    Amei a postagem sobre as oliveiras. Muito rica para nosso organismo.
    Tenha um final de tarde abençoado e um início de semana feliz, com muita saúde e paz.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu é que lhe estou grata, Profª Lourdes, pela simpatia e carinho que coloca em todas as suas visitas.

      Retribuo o abraço e os votos de excelente semana, amiga!

      Eliminar
  17. Foi com prazer que vi e li sobre as tuas oliveiras desgrenhadas e que me referenciaste.
    Não fui tão bem sucedida na minha postagem mas as oliveiras merecem o nosso apreço.
    Tenho um grande olival mas longe do quintal! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merecem todo o nosso apreço as oliveiras e as azeitonas, por isso o tema por ti abordado foi muitíssimo pertinente.
      Isto aqui, que publiquei, veio um pouco a talhe de foice, embora fora do contexto. :)

      Um abraço.

      Eliminar
  18. Gosto imenso de oliveiras e de azeitonas.
    Em pequena cheguei a apanhar azeitona

    Gostei das fotos
    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ter na família quem tivesse olivais, nunca apanhei azeitona em pequena, mas tive primas mais velhas que iam para a apanha da azeitona, sim.

      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  19. Então não há novas?
    Revi o postal sobre as oliveiras do seu quintal (se descubro a localização...assalto-o), onde leio termos em desuso e desconhecidos pela maioria dos visitantes, digo eu : varejar e rebusco.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje tive muito que fazer e as 'novas' saem daqui a nada.

      Pois...os visitantes não sabem o que é o varejo da azeitona nem o rebusco, porque compram tudo enfrascado no super...:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  20. E apanhas essas azeitonas, mais que não seja para tratar e comer ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apanhei há dois ou três anos um balde delas e fiz conserva, mas aquilo deu uma tal trabalheira com o constante mudar a água às ditas, que a experiência ficou por aí! :)

      Obrigada, Ricardo! :)

      Eliminar
  21. Aposto uma carica em como tinha comentado!
    Ailé
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Aposto uma carica em como tinha comentado!
    Ailé
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Boa noite de paz, querida amiga Janita!
    Fez muitíssimo bem em nos mostrar a realidade das suas oliveiras e render-lhes homenagem poetica que ficou bela.
    Gosto tambem de escrever sobre coisas naturais com simplicidade.
    Tenha dias novos abencoados e felizes#
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  24. Não tarda é tempo de apanhar e britar azeitonas... Adoro azeitonas britadas. :)

    ResponderEliminar