sábado, 31 de outubro de 2020

CONSTRUÇÕES.

 ====================================


Fotografia e palavras minhas


É nas noites,

longas e quase eternas

que procuro construir-te à medida

do meu sonho.

Faço-te, desfaço-te

foge-me o traço.

Escovo, raspo, 

encho de água fresca o tanque.

Lavo, esfrego com água e sabão,

o meu cansaço e

adormeço sem te saber.


Mas é logo de manhã, ao acordar,

que sempre te reconheço

                      mesmo sem te conhecer...



============================

32 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico na dúvida se o diz com ironia ou a sério, mas o importante...é que o diga!! Eheheheh

      Abraço, bom fds.

      Eliminar
  2. Cada noite cada sonho.
    Boa Noite e bom novo sonho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus sonhos, Don Luís D'Ávila, são um pouco como aqueles rebuçados coloridos, da minha infância, aos quais chamavamos drops...cada cor, seu paladar. :-)

      Um abraço e um bom fds.

      Eliminar
  3. O tanque está vazio. Ainda não começou (o que a foto sugere) ou já terminou a tarefa?
    Há sonhos difíceis de decifrar e quantas vezes neles intervém quem não conhecemos de lado nenhum e cuja actuação não sabemos interpretar...
    1 beijinho com votos de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem uma coisa nem outra, José. O tanque ainda estava a encher...:)
      Lembra-se daquela minha série de fotografias, incluidas na rubrica Abecedário em Imagens? Esta, do tanque, ficou nos "restos de colecção", que agora ando a repescar.

      Como em tudo na vida, os sonhos também se têm que adaptar ao que há...:))

      Um beijinho e os mesmos votos para si.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Confesso que até tenho medo de falar em sonhos .
    Bfs

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui...nem me fale nisso, JR!!

      Como já disse aí num blog ( sonhador) que me é muito caro:
      Os meus sonhos, nem às paredes confesso.

      Bom fds.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Diz mais alto, Leo...diz mais alto!!! :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Como eu disse há dias, e confirmo hoje. Cada dia melhor. Isto é poesia e de nível. Parabéns.
    Abraço saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Elvira, até aqui tenho estado na reinação, mas olhe que se me envergonho, meto-me na minha concha e, depois, para de lá sair vai ser um caso sério.
      Não me gabe o estilo que é pior... :)

      Beijinho, bom fds.

      Eliminar
  7. Existem sonhos lindos de uma fascinação ímpar.
    .
    Bom fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanta gentileza, Ricardo!

      Obrigada e bom fim de semana.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  8. Gostei bastante!! :))
    **
    Olhar atento e saudoso...
    *
    Beijo, e uma excelente fim de semana.
    Fiquem em casa, se puderem! :)

    ResponderEliminar
  9. Continuas com uma grande veia poética.
    Bfds
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada, Catarina.
      Tenho que aproveitar enquanto a minha Ninfa do Douro, me ronda a porta... :)

      Beijo e bom fds.

      Eliminar
  10. Pela etiqueta usada, leva-me a suspeitar que estará com insónias :)
    A nossa vida acaba por ser algo sempre em construção, em todas suas etapas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não...Último, esta noite até me deitei mais cedo para pôr em dia o sono atrasado. Isso da etiqueta é para não criar mais nenhuma, e porque foi publicada para os insones - esses, sim, - lerem, pela noite dentro. :)
      Até os sonhos sempre se renovam, pode crer!

      Bom Fim-de-semana.

      Eliminar
  11. Que cenário de relação quase doentia
    😊
    Poesia de mestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas aí é que está. A relação ainda é apenas em sonho.
      Já viu paixão platónica que não seja doentia? Se não for, não é paixão, nem atracção, é assim uma coisita amorfa e sem sabor.
      Ná...cá comigo é assim. :-)

      Obrigada, Poeta! :)

      Eliminar
    2. Uhmm. Não sei se concordo.
      Uma coisa é olatonismo, outra é querer bem e principalmente querermo nos bem.
      São conceitos opostos.
      Mas entendo o seu sentido, 😊

      Eliminar
    3. Ora, em ficção vale tudo, como muito bem sabe...:)

      Eliminar
  12. Falaste em construção, pois bem, segura aí:
    https://www.youtube.com/watch?v=suia_i5dEZc

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes parece que és bruxo, António.
      Há muito que a 'segurei'. Aliás, foi publicada, algures, lá para trás deste cantinho.
      O título deste postal, imaginei-o a partir dessa canção do Chico que conheço há longos anos e com a qual me identifico em algumas partes. Tudo o que faço, digo e escrevo, movida pela emoção, é como se estivesse a fazer pela última vez. Com paixão! :)

      Beijinho e obrigada, António.

      Eliminar
  13. Uma construção digna de apreço.

    Continuação de um fim de semana poético.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sensibilizada com as tuas palavras, amiga de longe.
      Bem-hajas.

      Um bom fim de semana (literário e cinematográfico) também para ti.

      Eliminar
  14. Gostei muito (muito mesmo) desse poema, Janita. E também do teu cenário e chuva. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, isso é música para os meus ouvidos, Luísa.:)
      Vindo de alguém com a tua capacidade de escrita poética, considero as tuas palavras um saboroso elogio. :)
      O cenário mostram um pormenor das vidraças da minha janela.
      Obrigada.

      Eliminar
  15. Os sonhos podem não se concretizar, mas tenho que admitir que o uso que fazes deles através dos teus versos estão cada vez melhor.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade, querida Manu, nada do que é sonho meu se concretiza, mas fica o sabor do sonho sonhado... :)

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar