domingo, 3 de abril de 2022

A VIDA SABE-ME A VIDA.

 **********************************

Não há melhor sentimento, 
não há harmonia  mais  pura, 
do que comungar com a Natureza
 o seu renascer de frescura.

E a Vida sabe-me a Vida.








 E neste meu devaneio no sentir da Primavera, 
vejo o Renascer da Natureza.
Olho o Céu e desvaneço, vejo-o tão azul,
tão sereno, lembrando-me a cor do  mar. 
Penso em ti, noutro lugar,
devastado pelo mal
onde a Vida...
...não sabe
 a Vida!







 💙💛 💙💛 💙💛 


 

38 comentários:

  1. Tempos que nos baralham os sentimentos, Janita. Ainda assim, que bom é viver a primavera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É com os sentimentos num tumulto interior que vivo.
      Apreciando a beleza que me rodeia, por um lado, mas, por outro, não aceitando que haja tanto desprezo pela vida humana, como vemos acontecer lá longe e tão perto. Até me sinto culpada por me sentir alegre e contente com o renascer da natureza, Luísa.
      Que tempos estes, que tempos!

      Um abraço e bom domingo.

      Eliminar
  2. Existem momentos de nostalgia. mas, com a beleza das flores tudo pode mudar! Adorei a publicação :))
    --

    Beijos. Bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom seria se assim fosse, Cidália. Mas não é.

      Beijos, bom domingo.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. As flores, Francisco, são do meu quintal/jardim.
      Não é que esteja como já esteve outrora, bem cuidado e com uma grande variedade de flores, mas, com a vinda da primavera tudo nos parece lindo e, até é, na verdade.
      Obrigada, um abraço e uma boa semana.

      Eliminar
  4. Creio que pela primeira vez, li e não sei o que dizer.
    Pronto, as flores são bonitas.
    Fico-me por aqui, com o devido respeito.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digas nada, António. Eu compreendo o teu silêncio.
      Por acaso são bonitas, sim. Depois do Inverno, com o renascer da vida floral, não há jardinzito que não brilhe e alegre todos os olhares. :)

      Beijinhos e boa semana, Amigo.

      Eliminar
  5. A natureza é linda. Saber respeitá-la e dela desfrutar é sublime. Fotos lindíssimas
    .
    Um domingo feliz …Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saibamos então, respeitar a Natureza e desfrutar dos seus encantos.

      Obrigada, semana feliz, agora, que o Domingo está quase no fim.

      Eliminar
  6. Dizer-te o quê?
    Gostei do poema mas o final incomodou-me.
    Espero que sejam sentires do passado.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Leo, talvez algo do que escrevi tenha despertado em ti recordações tristes. Por vezes acontece.
      Não amiga, comigo não são sentires do passado, pelo contrário, são sentires bem recentes. Algo que, por mais que queiramos não nos deixam esquecer o lado tortuoso e cruel da vida.

      Um grande abraço com votos de uma boa semana.

      Eliminar
  7. Claro que também gostei das fotos primaveris!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. É verdade o que você disse na sua primeira resposta, querida Janita, até nos sentimos culpadas de uma suposta alegria, se for fora dos padrões atuais. O poema é lindo, sentido, completamente dentro da realidade. Acabei de ver, há 1 hora, um jovem homem que teve meningite e foi-lhe amputado seus braços e pernas, e assim continuou sua vida, mas que lição fantástica, amiga! Logicamente colocou braços e pernas, mas o que faz com naturalidade e sem mágoas da vida é sensacional, é uma força de viver que vergonha dá alguém com tudo e se queixando de tudo da vida! Usa próteses e completamente independente, abriu uma academia para ajudar pessoas com problemas parecidos. São as lições que devemos aproveitar...E o ditador lá mandando mísseis e morrendo crianças, idosos, gente de todas as idades. Mas não está nem aí.
    Enfim, é dureza, amiga. Ficarmos felizes como?
    Uma boa semana,
    beijinho, querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci, as fotos são lindas, o negócio é curtir a natureza, uma carícia na alma!
      bj

      Eliminar
    2. Querida Taís.
      Por cá temos alguns caso desses. O mais conhecido, pelo menos para mim, é o caso do jovem Salvador Mendes que ficou tetraplégico aos dezasseis anos devido a um acidente de moto.
      Hoje, tem uma Associação com o seu nome, que ajuda outros jovens a encontrar o seu caminho na vida. Ele próprio casou numa cadeira de rodas.

      Bom, mas, na verdade, o que me traz angustiada é a situação de guerra na Ucrânia. As imagens da última chacina, sim, é esse o termo, impedem qualquer pessoa de sentimentos, a quedar-se feliz e contente no deslumbramento da Natureza, quando sabemos da dor e sofrimento de um povo que vivia tão tranquilo e feliz, e, hoje, jaz estendido no meio de destroços.

      Desculpe, amiga, acho que preciso fazer uma pausa, pois não consigo falar e pensar noutra coisa.

      Beijinhos e um grande bem-haja pela sua extrema simpatia e amizade.
      Feliz semana.

      Eliminar
  9. Teremos que procurar alento onde quer que ele exista. É a natureza humana, assim fomos criados.
    Não vou ao meu quintal há provavelmente uns 5 meses. Os dias amenos deviam ter-se enganado no caminho. Vou procurá-los noutras paragens.
    Tens flores lindas. Que te apaziguem um pouco...
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, como sabes, no Norte da Europa houve uma vaga de frio polar que fez cair neve onde antes já o calor espreitava. O teu quintal também sofreu os rigores do inverno e ainda não se recompôs. Diz o meu filho que há dois dias que por lá neva. Parece que hoje melhorou. Nós, por cá, é como vez; sol e tudo a florir. Amanhã, não sei... :(

      Obrigada, querida Catarina.
      E sim, vai tu ao encontro do calor dps teus afectos.
      Um abraço e tudo de bom - como desejo para os meus.

      Eliminar
    2. * Vês e não 'vez'...( não há dúvida que de noite todos os gatos são pardos )

      Eliminar
  10. A Natureza explode em cor e beleza.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o mau tempo não vier surpreender-nos Elvira, vamos aproveitando as belezas que a Mãe Natureza nos oferece.

      Um abraço e muita saúde.

      Eliminar
  11. Sabe, gostei das belezas do seu quintal. E da declaração de principio pela Natureza. E se Natureza humana melhorasse pelo menos no Leste europeu arrefeceria a dor que já causou. Sigamos em frente... Ah, sim, gostei das fotos...
    Abraços, minha amiga Janita! E Bom descanso!
    Abraços, minha amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, custa-me muito acreditar, mas é verdade: é na guerra que os homens mostram as feras sanguinárias que os habitam.
      O que aconteceu em Bucha, na Ucrânia, só feras famintas o fariam.
      Sim, sigamos em frente e se faça justiça!

      Muito grata pela sua companhia que tanto me agrada.
      Abraços meus, José Carlos.

      Eliminar
  12. Cores primaveris.
    E um sol a condizer.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, por aqui, o vento assobia por entre as frinchas de portas e janelas. Uma sinfonia medonha, Pedro! Até o tempo anda desnorteado! :(
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  13. Bom dia
    Lindo demais para ficar indiferente.
    As palavras completam as fotos e vice versa .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei uma harmonia que não sinto dentro de mim, JR.
      Impossível vivermos em Paz, com tanta crueldade a acontecer.
      Boa semana, um abraço.

      Eliminar
  14. Fizeste um post tão bonito e com palavras tão sentidas o que me acalmou o coração de lembranças felizes e infelizes do passado e tão iguais aos relatos presentes das actuais guerras.
    Adorei vir aqui neste dia tão especial para mim!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou publicando o que tenho mais a jeito, já que a motivação para procurar temas não anda lá grande coisa.
      Obrigada, abraços e boa semana.

      Eliminar
  15. Texto e fotos: inspiradíssima!
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Natureza é uma boa fonte de inspiração, mas a minha Musa anda um bocado fugida, José.

      Beijinhos, obrigada.

      Eliminar
  16. A vida e a natureza sempre caminharam de mãos dadas. E confundem-se para qualquer visitante externo (se existe).
    Ainda que nas últimas décadas tenha havido um divórcio. E todos sabemos que o fim de uma implica o fim da outra. A menos que sejam os humanos a extinguirem-se primeiro.
    Gostei das suas palavras e das fotos, tudo muito primaveril.
    Boa semana, amiga Janita.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Divórcios litigiosos entre a Natureza e o ser humano, andam a dar cabo do Planeta, amigo Jaime. Agora ainda mais!

      Muito obrigada.
      Um abraço, boa semanA.

      Eliminar
  17. Valha-nos a beleza das flores para ultrapassar todos os percalços.
    Gostei muito deste painel florido e das tuas palavras.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Manu.

      A minha angústia neste momento, não se chama percalço, é uma dor que se deita comigo e comigo se levanta.

      Um beijinho grato, minha amiga.

      Eliminar
  18. É tão linda a Primavera de vocês.
    O olhar para dentro da natureza e se permitir envolver com esta, faz toda diferença, faz este sentimento de aproximar do Criador.
    Olhar os céus é uma coisa que sempre me encantou na procura louca de ver as formações das figuras pelas nuvens.
    Deixe-se sempre levar por este olhar e envolvimento, que pode sim nos resgatar uma paz, que está sempre assediada amiga.
    Viva toda sua Primavera e colha belos olhares para nós.
    Beijo de paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas palavras amigas, Toninho.

      Um abraço

      Eliminar