quinta-feira, 21 de abril de 2022

O PORTO É UMA LIÇÃO...E UMA NAÇÃO.

 



"Uma ida ao Porto é sempre uma lição de portuguesismo, tanto mais rica quanto mais raramente lá se vai. É indispensável – claro! – um mínimo de contacto reiterado com esse lar da Nação para nele vermos algumas das significações latentes que enriquecem a nossa consciência de práticas."

[Vitorino Nemésio]

A bem da verdade,
nesta minha foto há mais céu do que ruelas,
casarios,
do que ruas, avenidas e calçadas,
mas que importa? - 
Ergue-se imponente a Torre dos Clérigos,
sente-se o pulsar das gentes
tripeiras, 
e sinto eu,
 o  quanto amo esta bela, 
Mui Nobre
e Invicta  Cidade do Porto.




===================


💙💛   💙💛   💙💛


========================


34 comentários:

  1. Também gosto. Viva o Porto!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto, a cidade, aprende-se a gostar dela como de quem gosta de uma Mulher, sabe Luís? À primeira vista não é atractiva, não escolhe as palavras tendo em conta agradar aos outros, seja a ser rude no seu palavreado, mas é sincera, acolhedora, leal e hospitaleira. Por isso, quem a conhece bem, só pode gostar desta Nobre Cidade.
      E Bibó Porto, carago! :)

      Obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. * Quis dizer: "chega a ser rude" e não seja.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Pois venha, Pedro. :)
      A(s) cidade(s) aguardam-vos de braços abertos. Ambas!! :))

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bom dia
    O Porto é lindo claro, e tem caraterísticas muito próprias da cidade e do norte .
    Vivo a pouco mais de 30 Kms. do Porto e se calhar não dou tanto valor á cidade por nunca ter passado muito tempo na invicta cidade do Porto.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual como eu disse, para amar esta Nobre Cidade é preciso conhecer-lhe a alma, JR.

      Boa noite.

      Eliminar
  4. Onde é que me inscrevo?
    Beijinhos, Janita, boa disposição.

    ResponderEliminar
  5. O Porto sempre foi uma nação, mesmo quando era uma aldeia grande...
    Continuação de boa semana, querida amiga Janita.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe esta resposta atrasada ao seu amigável comentário amigo Jaime, mas fui encontrá-lo em Spam ainda há pouco.
      Estranhos critérios estes do Blogger, que decide quais os comentários que deve afastar e quais os que são para passar.

      Um excelente fim de semana e um abraço amigo, caro Poeta.

      Eliminar
  6. Nunca estive na Cidade do Porto propriamente dita. Já passei ao lado várias vezes. Para mim é Lisboa... ponto.
    .
    Cumprimentos poéticos..
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de alargar os seus horizontes a outras cidades deste nosso jardim à beira-mar plantado, Rycardo!
      O País não é só a capital. :)

      Eliminar
  7. Um magnifico post porque conheço bem o Porto e gosto muito mais do que Lisboa.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de Lisboa, vivi para esses lados alguns anos da minha adolescência e juventude e guardo gratas recordações desse tempo.
      Abraços e uma boa noite, Fatyly.

      Eliminar
  8. Oh o Porto, que gratas recordações que tenho da Invicta!
    Foi aí que tirei o meu curso e fui muito feliz.
    Do que tu me foste lembrar!!!
    Belo post:
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As boas recordações revivem-se com carinho, querida Manu.
      Ainda ontem estive a rever as fotos daquele nosso memorável encontro aqui na Invicta. :) Lembras-te da chupeta do Kok? Eheheheh

      Beijinhos, amiga. :)

      Eliminar
  9. Gosto bastante do Porto.

    Beijinhos.

    Tenha uma ótima tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Fico contente.

      Abraço e uma bela noite.

      Eliminar
  10. Gosto do Porto mas não é uma paixão.
    Sou moura! 😆

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas eu também sou Moura, Leo. O meu coração é tão grande, que nele cabem dois ou três amores. 😍

      Beijinho

      Eliminar
  11. Eu, que não nasci no Porto - tal como a Janita -, sou um ferrenho adepto da Cidade, que não do Clube que leva o seu nome. O Porto é uma cidade bonita, feia ou assim a assim? O melhor é visitá-la com alguma disponibilidade. E as suas gentes, como são? Experimente-se (agora diz-se experencie-se) e logo se concluirá.
    O Puerto é uma Naçon!
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Para amar o Porto é preciso conhecê-lo.
      A cidade cinzenta, veste-se de mil cores, diversos sabores e alguns dissabores, mas é única.

      Bibó Porto, carago!

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Conheço algumas (poucas) partes do porto, (infelizmente), mas devo dizer que me apaixonei pela Cidade e as suas gentes. Muito acolhedora. Come-se bem. (desportivamente não) Lool. Entre Hospital de Stª Maria; CRIA; e agora Casa de saúde da Boavista. E alguns restaurantes, claro. Adoro Gaia :)
    -
    Beijos e uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhece mais do Porto - cidade, claro - do que aquilo que eu imaginava. Muito bom! Que tal as francesinhas? :))

      Boa noite, Cidália.
      Obrigada.

      Eliminar
  13. Gostaria de conhecer melhor o Porto. Talvez um dia... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Catarina, um dia que venhas passar férias ao 'teu' Algarve, guardas uns dois ou três dias e vens até ao Norte. Garanto que não te irás arrepender. :)

      Abraços.

      Eliminar
  14. Estive no Porto, muito rapidamente, Janita ,tipo conexão mesmo,
    na casa de uma amiga, em Gaia. E chovia muito.
    Foi um dia inteiro chovendo e passeamos, sem nos importar. Achando tudo ótimo. Em outra ocasião em Lisboa,foi mais tranquilo e pude conhecer melhor os pontos turísticos _ a cidade toda é turística e bonita.
    Ainda volto no Porto , quem sabe?
    abraços ,amiga e bom sábado !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A chuva tem vindo de forma intermitente e todos sabemos quão necessária é. Incómoda e incomoda, mas faz tanta falta que eu nem me importo de me molhar. :)
      Estes últimos dias tenho andado de volta dos exames e análises ao sangue, e ando extenuada. Sem força nem energia, n
      ão sei o que se passa comigo.
      Viaja, passeia e diverte-te Lis. A vida é folha ao vento e ai que mal soa... :(

      Um grande abraço e que tudo se conjugue para essa vinda à Invicta.
      Beijinhos, querida Lis.

      Eliminar
  15. Olá, Janita, conheço o Porto pelos vídeos que tenho visto, por fotos e textos, o que me leva a afirmar que se trata de uma bela cidade. Se eu conhecesse ou morasse em Portugal estaria com muita frequência no Porto.
    Uma bela postagem, Janita.
    Um feliz final de semana, saúde e paz!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pedro.
      Um dia virá conhecer, ao vivo, esta Cidade cheia de história e mistérios. E vai encantar-se, e ficar apaixonado pelas suas belezas, encantos e recantos.

      Muito grata, Pedro.
      Muita saúde, Amor e alegria, com um forte abraço de Amizade.

      Eliminar
  16. Com suas palavras preciso ver mais sobre ela.
    Os amigos de Portugal ainda não nos levaram pelas ruas e becos desta cidade. Vamos ao Google viajar pelos olhos da Janita. E quem sabe até bebericar um vinho tão famoso.
    Abraços Janita.

    ResponderEliminar