terça-feira, 20 de dezembro de 2022

NATALIDADE.

 ★★★★★★★★★★★★★★★★★


O meu modesto e pequeno Presépio de um NATAL já distante, 
 mas muito importante para mim.

★★★

Ninguém o viu nascer.
Mas todos acreditam
Que nasceu.
É um menino e é Deus.
Na Páscoa vai morrer, já homem,
Porque entretanto cresceu
E recebeu
A missão singular
De carregar a cruz da nossa redenção.
Agora, nos cueiros da imaginação,
Sorri apenas
A quem vem,
Enquanto a Mãe,
Também
Imaginada,
Com ele ao colo,
Se enternece
E enternece
Os corações,
Cúmplice do milagre, que acontece
Todos os anos e em todas as Nações.


 ★ Natal - Poema de Miguel Torga 


Também eu, enternecida pelo carinho e amizade
que tenho recebido de vós, ao longo do tempo,
apesar dos pesares do meu mau feitio,
desejo com igual carinho:



★★★★★★★★★★★

49 comentários:

  1. Ontem já não assinalei a partida do meu filho, afinal no domingo tive cá a família do meu parceiro e ainda cá estão os netos e o filho.
    Nunca estou só!
    Boas festas também para ti com um

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A solidão é como a felicidade; um estado de espírito.
      Tanto assim é que podemos sentir-nos sós estando rodeadas de gente. Aprecio certos momentos a sós comigo mesma, ter tempo para mim e para as pequenas coisas que me dão prazer fazer.
      Estou numa fase da minha via em que o ruído de muitas vozes e o movimento de passos, para cá e para lá, me tira o poder de concentração. Por outro lado, quando o sossego se prolonga, sinto-lhes a falta.
      Festas Felizes, Bom Natal junto dos teus amores.
      Beijinho amigo, Leo!

      Eliminar
    2. Boas Festas com saúde e um abraço

      Eliminar
    3. Igualmente para si, Maceta!
      Tudo de bom, com a Saúde no cimo das prioridades!!
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Também para ti, António.
      Festas Felizes e muita saúde.

      Bejinhos e abraços.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Desejo esse que lhe retribuo com gosto, caro Francisco.
      Feliz e Santo Natal, para si e todos os seus.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Boas Festas, Janita. Com mais saúde, serenidade e amor.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço reconhecida, querida Catarina.
      Esses são os três melhores presentes que a Vida nos pode dar.
      Desejo-te o mesmo.
      Festas Felizes!
      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Boa tarde
    São estes momentos que fazem destas datas especiais.
    Como é bom ter amigos assim também especiais.
    Obrigado.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena é, que estes momentos especiais não se prolonguem ao longo de todo o ano, amigo JR!
      Sentir, nós sentimos, o desejo do melhor para as pessoas de quem gostamos, não sentimos é a predisposição de o dizer como o fazemos nesta Quadra de Paz e Amor.
      Também o JR é um ser especial, pois sabe valorizar uma boa amizade.
      Um abraço e Festas Felizes, junto de quem ama, se possível.

      Eliminar
  6. .
    Independentemente da publicação que vi, li, aplaudo e elogio, passo para desejar um FELIZ NATAL, extensivo à sua família e amigos.
    .
    Cumprimentos natalícios
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FELIZ NATAL, também para si e toda a sua família, caro Rycardo. Muito obrigada!
      Cumprimentos natalícios.

      Eliminar
  7. Boa tarde, melhor, boa noite.
    Um presépio modesto, como mandam as regras, já que o Menino terá nascido num local mui humilde. E foi em Belém ou na Nazaré? Pouco importa.
    Ainda não me tinha apercebido do seu pretenso mau-feitio. Isso passa-lhe, vai ver.
    Desde já, um Feliz Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, amigo José!
      Ostentações e luxos, na celebração do Nascimento de um Menino que, mal nasceu, foi logo em palhinhas deitado, é altamente contraditório e reprovável. Só agora pensei nisso, Até deveria era estar muito contente - e estou - com o meu humilde Presépio.
      Se o meu amigo, que é uma pessoa altamente perspicaz, não se apercebeu que eu tenho mau-feitio, é porque quem está errada sou eu.
      Também lhe desejo um Santo Natal, José.
      Obrigada!

      Eliminar
  8. Sorri quando falaste do " mau feitio". Janita, porque eu, cá em casa sou tida como tal, um " feitiinho de cão ", mas deixemos as " más linguas ", porque o que importa é que temos um coração do tamanho do mundo e damos " a camisa ", como se costuma dizer. Não sou dada a signos, mas, se é que siginificam alguma coisa, aqui os quatro, em casa, são capricórnio e , quando penso nos feitios, acho que nenhum se pode rir do outro. Quanto ao teu " humilde presépio ", debaixo da árvore também tenho um, humilde, fazendo lembrar o que fazia quando era criança; tem até as ovelhinhas e o pastor. Amiga, quero agradecer os bons momentos que me proporcionas aqui no teu cantinho; gosto de ver os blogues onde há resposta aos comentários, pois surge uma troca de ideias muito interessante e por isso passo aqui todos os dias. Obrigada por teres visitado o Começar de novo e quero deixar-te um abraço, carregadinho de amizade e com os sinceros votos de que o teu Natal seja sereno, alegre na companhia daqueles que amas e que a vida vos abençoe com saúde, agora e sempre sempre
    Emilia 🙏 ⭐ 🌲

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília,
      esta semana de 'atarefamentos' natalícios, não me deixa muito tempo para navegar pela blogosfera, mas gosto de fazer uma ronda pelos blogs amigos ou aqueles que mais me dizem, para formular os meus desejos de Boas Festas. :)
      Serenidade e paz de espírito é tudo o que de melhor podemos almejar, já que tudo o resto não se desfruta plenamente sem esses requisitos.
      Muito grata por tudo e um Santo e Feliz Natal, com muito amor e harmonia familiar.

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  9. Um poema tão bonito do Torga. O meu presépio está todo o ano apenas com a sagrada família e no meu quarto numa mesa de cabeceira e ladeada pela foto do meu pai e do meu irmão João.
    Tens mau feitio??? Desconhecia:)))
    Feliz Natal para ti e para os teus.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o Torga tinha mau-feitio, mas foi um homem que acumulou ( e bem) muitos talentos, Fatyly. :)
      Quem me dera ter capacidade para lhe chegar aos calcanhares.

      Beijos, Bom Natal e muita, muita Alegria e Saúde.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. O poema é uma maravilha, sim!
      Boas Festas, Menino Beija-Flor!

      Tudo de bom por aí.

      Eliminar
  11. Também eu fiquei enternecida com este teu post.
    Feliz Natal para ti e todos os teus.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imagem que nos chega de Maria com o seu Menino ao colono, nesta época, em cada ano que passa, já todos a conhecemos, mas sempre nos enternece, sim!
      Um beijinho, querida Manu.
      Bom Natal.

      Eliminar
  12. Olá querida Janita, espero que estejas bem. Obrigada pelo teu carinho lá no meu canto. Um presépio simples mas lindo e acompanhado de um poema de Miguel Torga ficou um encanto. Vem aí um Novo Ano e vamos ver, se ele me dá mais ânimo, para a caneta deslizar. A vida tem destas coisas, mas com os sorrisos das crianças a nossa alma se ilumina.
    Querida amiga, faço votos para que tenhas um Natal muito feliz junto de quem mais amas. Beijinhos com muito carinho

    ResponderEliminar
  13. Olá, minha querida amiga de longa data.
    Sabes que a passagem dos anos traz a idade e a idade traz as maleitas, de modo que nunca estamos completamente bem.
    Deve ser esta a idade do condor...Com dor, aqui e ali. :))

    Um grande beijinho e vai aparecendo, assim como assim, foi por aqui que já vivemos bons momentos.

    FELIZ NATAL!

    ResponderEliminar
  14. Nunca se chega tarde desde que se chegue trazendo a consciência limpa, será verdade? Algumas urgências. E cheguei feliz para abraçar-te, risos. Nos presépios guardados ao longo do tempo há laços mais afetivos, além de sinais de fé mais duradouros e histórias esquecidas que a memória as guarda. E se mantêm vivas. O Natal, por “razões que a própria razão desconhece,” me deixa acabrunhado, talvez o divã do terapeuta ajudasse a superar, mas... “é tarde já vou indo preciso ir-me embora”, cantaria Luíz Vieira, de saudosa memória. Aproveito o final desta quadra para agradecer a tua companhia por aqui, a tua sensibilidade, sinceridade, sobretudo a amizade que você revela com os seus pares da blogosfera. Companhia sempre benfazeja e generosa. Também lhe desejo um Natal com muita saúde, serenidade e paz de espírito. E um Ano Novo “em que tudo se realize”, minha amiga. Estendo estes votos a toda família, em especial para Noah, o esperto Mestre Cuca, o bom “feitor do pãozinho de queijo”. Quase um tabloide, risos!
    Abraços, minha amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo José Carlos, que mais poderei dizer-lhe que não seja a repetição de tudo o que já lhe disse? Para receber as suas visitas e generosas palavras, nunca é tarde nem cedo, não há dia nem hora. Estarei sempre receptiva, sempre grata, por usufruir da sua companhia amiga.
      Também eu fico sempre feliz por abraçar alguém que traz a bondade espelhada em cada palavra.
      Compreendo bem essa razão que a própria razão desconhece, sabe? É nesta época que nos acodem memórias de tempos e pessoas que já fizeram parte da nossa vida, daí o acabrunhamento. Vivamos o presente, com tudo o que ele tiver de melhor. Amanhã, Deus dirá e dará... :)
      Ah, o nosso Mestre Cuca, também lhe manda um beijo! 😘

      Envio um apertado abraço, um beijo de amizade, tudo com muita consideração e estima.
      FELIZ NATAL, Amigo José Carlos!

      Eliminar
  15. Desejo que todos tenhamos saúde e paz. Que nunca nos falte a alegria de viver, o bom senso, a humildade, a solidariedade, a compreensão e a união, etc..
    .
    Um beijo/abraço fraterno a quem de direito. Sejam muito felizes hoje e sempre. Um 2023 cheio de positividade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que Deus a ouça, Cidália e nos conceda, para além da saúde e paz, todos os outros predicados que enumera. Como não existem pessoas assim tão perfeitas, que tenhamos pelo menos bom senso.
      Um beijo e um FELIZ NATAL!

      Eliminar
  16. Olá,Janita

    E como por aqui continua aberta a porta, fui entrando. Para deixar os votos de um Feliz Natal e Bom Ano Novo para ti e todos os teus, sem esquecer o “pequenote” que mora lá para as Terras Baixas, como agora soi dizer-se...

    Felicidades, muita saúde, e que a vida te corra de feição.

    Beijinhos amigos

    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querido amigo Vitor.
      Já me tinha interrogado se este ano virias trazer-me a tua presença, já que perdi a esperança de te ver reabrir o teu espaço.
      Sim Vitor, por aqui a porta continua aberta, ainda não arranjei coragem para a fechar definitivamente, apesar de ir pausando de vez em quando. Enquanto eu por aqui andar tê-la-ei aberta a todos quantos quiserem dar-me a alegria da sua companhia.
      Para quem, como eu, pede pouco à vida, creio que ela me correrá sempre de feição. Assim a saúde não me falte.

      Resta-me desejar-te também muita saúde e alegria.
      Feliz Natal, Vitor!
      Grata por nunca esqueceres o caminho onde me podes encontrar.

      Beijinhos amigos e um forte abraço

      Eliminar
  17. Feliz Natal, Janita
    Que o Novo Ano venha trazendo a Paz e Saúde para todos nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis.
      Um Feliz Natal também e faço meus os seus desejos de Saúde e Paz.
      Tudo de bom hoje e sempre!

      Eliminar
  18. Também eu sou fã do Torga: Andei por Coimbra, quando ele leccionava na universidade e ouvi falar dos seus desentendimentos com Salazar.
    Um Natal Feliz para si e família!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos "Contos de Montanha" e "Bichos" de Torga, já devo ter publicado quase todos, aqui. Adoro reler aquelas suas histórias quase todas passadas em terras áridas e agrestes de Trás-os-Montes, onde o médico/escritor nasceu.
      Desconhecia que também tivesse leccionado na univerdade de Coimbra, sei é que tinha lá o seu consultório.

      Agradeço e retribuo os seus votos de um Natal Feliz.
      Desejo-lhe um Ano 2023 com muita saúde e tudo o mais que precisar.

      Eliminar


  19. Querida Janitamiga
    Tive o privilégio – tive tantos… - de conhecer Miguel Torga e com ele falar várias vezes sobre diversos temas mas sobretudo de política. Muito mais de minha iniciativa tenho de o dizer. Profundamente enraizado nas suas convicções, amante natural da Democracia e da Liberdade, o Dr.º Adolfo Coelho da Rocha autografou-me alguns dos seus livros mas não me deu uma entrevista. Aliás, nem eu lha pedi.
    Apenas conversámos e nem sempre comungámos as mesmas hóstias; foi bom pois na diversidade de opiniões ele era o Mestre eu o aprendiz ou, como se dizia no “falecido” Diário Ilustrado em que comecei a escrevinhar umas linhas logo pela necrologia, era um “ajudante auxiliar de praticante”.
    Este poema lindíssimo espelha bem o sentir de Torga e de alguma maneira também o meu. Foste felicíssima minha querida Amiga ao escolhê-lo e publicá-lo na época que atravessamos; por isso – muito obrigado.
    Mais uma vez: para ti e para os teus o melhor Natal possível
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, HenriquAmigo!

      Diz-se que Miguel Torga não gostava nada de dar entrevistas e tinha mau-feitio, assim como eu... :))
      Eduardo Gageiro, o fotógrafo que o retratou no seu consultório em Coimbra, ( por sinal, numa foto em que Torga estava sentado, sem sapatos) conta que ele passou o tempo todo a resmungar e se cobrou da módica quantia de cem mil escudos -100 contos de réis, acho que era assim que se dizia, mas isso tu deves saber melhor que eu - ;))

      Como o meu tempo escasseia, vou já terminar desejando para ti e todos os teus, uma Festas muito Felizes, fartas e divertidas.

      Beijinhos amigos e gratos pela tuas visitas, Henrique.

      Eliminar
  20. Janita, lembrei- me agora de te perguntar se tens algumas notícias da Luisa. Acho a sua ausência muito estranha... sem nos dizer alguma coisa. Um pouco preocupante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tansmissão de pensamento, Catarina.
      Já hoje pensei nela e em comentar no "À Esquina..."para lhe desejar Bom Natal. Passo por lá amiúde para aceder a dois ou três blogs que estão na sua lista e eu não sigo mas gosto de ler. Ultimamente não o tenho feito, mas agora que falas nisso irei fazer melhor, vou enviar-lhe um mail.
      Sim, é muito preocupante esta sua ausência tão demorada, se bem que nos últimos tempos a Luísa tenha feito postagens mais espaçadas.
      Curiosamente, ao abrir agora a caixa de comentários, fiquei surpreedida pois não vi lá nenhum comentário meu. Provavelmente foi para o spam, já que eu sempre marquei presença por lá.
      Fica descansada, Catarina, quando, e se, eu tiver notícias da nossa amiga enviar-te-ei um mail.
      Beijo e Bom Natal

      Eliminar
    2. Catarina, já te enviei notícias da nossa amiga via email, felizmente tranquilizadoras, só aguardo que me digas se já as leste...
      Beijo

      Eliminar
    3. Obrigada, Janita, mas nao recebi o teu email.

      Eliminar
    4. Catarina, vou já, já, confirmar isso. A não ser que tenhas mudado de endereço electrónico, o que eu tenho é de quando fiz os desafios literários. Vou reenviar, fica atenta, sff.

      Eliminar
  21. Bom dia, Janita
    Um dos mais belos poemas de Torga.
    Gostei muito de o encontrar aqui no seu blogue, onde encontro, sempre, publicações preciosas.
    Desejo-lhe um Bom e Santo Natal, cheio de coisas doces. :)
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Olinda, e com isto tudo, o Natal está passado.
      O Deus-Menino nasceu, agora é deixar que a vida volte à normalidade, passada que está a azáfama natalícia.
      Que o Mundo e quem o governa, tenha renascido mais humano e solidário depois deste Tempo de Paz, seria o verdadeiro milagre.
      Desejo-lhe a continuação de Festas felizes e envio-lhe um abraço grato e amigo.

      Eliminar
  22. Que mau feitio? Nunca!
    Feliz Natal Janita
    um grande abraço e beijinhos
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Gábi.
      Eu não me importo nada que digam que tenho mau feitio.
      Mulher portuguesa, para ser genuína, deve ter bigode e pêlo na venta. Eheheheheh
      Beijinhos, minha querida, tudo de bom para ti e todos os que amas.

      Eliminar