segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

CAFÉ - CONCERTO.

Foto Minha.

Seguindo em Frente


Passada a celebração 

Do Nascimento Divino

Da bondade solidária

Da amizade fraterna

Manda a lei da vida 

Que se caminhe em frente

Deixando crescer o Menino.


É pensar agora

 - se ainda se não pensou-

No vestido brilhante

Na música vibrante

Para dançar no Réveillon.


Tudo tem seu tempo de ser e de estar

Nascidos para o mundo

Temos de o levar

Com calma, com jeito

Se a Vida é só uma

Que seja levada


Com riso e folguedo

Como a tradição manda

E dita o preceito. 

Com arrojo...

...Sem medo!


Se Natal é comunhão | A seguir é diversão...😊


**************************

=============


28 comentários:

  1. É isso mesmo, deixemos crescer o menino e sigamos em frente.
    Gostei do seu poema, diz muito com palavras simples.
    Boa semana e FELIZ ANO NOVO, amiga Janita.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jaime.
      Desejo que a sua Consoada tenha sido muito boa, passada junto dos que lhe são queridos.
      Pois é Jaime, sendo eu uma pessoa simples ( mas, não simplória, claro) jamais poderia usar palavras que não fossem simples. Ficam ao alcance da minha linguagem e de todos que me lêem. Assim, ninguém precisa de ter junto de si o dicionário da Língua portuguesa para saber o que significam. :)

      Boa semana e um abraço, amigo Jaime

      Eliminar
  2. Querida Janitamiga
    Cabo de publicar n’A NOSSA TRAVESSA um texto que abaixo transcrevo e que acompanha duas fotos que muito gostaria que visses e se quisesses comentasses. Danke.
    Duas imagens, a mesma felicidade
    Separam-nas umas dezenas de anos e ambas – sendo a sua publicação actual – nos deixa tão enlevados como nos momentos em que foram tiradas. A primeira ocorreu na sacristia do mosteiro dos Jerónimos (para "assassinar" o registo do acto) poucos minutos depois de consumado o “crime” que iria durar todos estes anos que mencionei na nota que publiquei acima sobre o “casório”. Naturalmente é a preto e branco. A cor estava nos nossos corações.
    A segunda já colorida aconteceu num dia como o de ontem ou seja de aniversário do nosso matrimónio, ainda os netos eram crianças e adolescentes. Duas gerações de Antunes Ferreiras como que a testemunhar a felicidade dos avós. Perdoar-me-ão a exibição mas o orgulho contou mais alto…
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pois, Caríssimo HenriquAmigo...até parece que não me conheces!!
      Vens até minha casa todo envaidecido apregoar os teus feitos e nem te dignas dizer-me uma palavrinha sequer acerca do meu divertido vídeo e das minhas palavrinhas? Tem lá santa paciência, sou muito tua amiga, mas também tenho de dizer-te que elogio em boca própria é vitupério.
      Depois, presta atenção...nunca te esqueças que sou bem portuguesa.
      Quando me quiseres agradecer o que quer que seja, usa o 'nosso' portuguesíssimo e tão bem sonante; Obrigado/a!
      Nunca, jamais, em tempo algum o agradecimento alemão, Danke...E agora sou eu que digo: "Tal tá a moenga, hã?".
      Abraços e volta cá com vagar, ok?
      Quando eu puder irei ter contigo à Travessa.

      PS- Refiz o comentário pois creio que exagerei e fui rude contigo, sorry!

      Eliminar
    2. E, porque agora fiquei a saber do que te envaideces e orgulhas, caro HenriqueAmigo, trouxe o comment que te deixei lá na Travessa, sobretudo, para que os meus leitores não me julguem uma mulher das cavernas... Olha que raio de situação a minha...
      ------------------------------------
      Ok, Henrique, agora percebi o orgulho e a vaidade de que falas lá no meu canto.
      De facto, não é caso para menos. Cada um orgulha-se dos seus feitos e destes - embora em menor quantidade - também eu tenho.
      Dois filhos e três netos dos quais também me orgulho e envaideço.

      Parabéns pelo aniversário do vosso enlace e que continuem, tu, a tua Raquel e toda a vossa prole, a ser muito felizes e, essencialmente, unidos.

      Um abraço.


      ---------------

      Eliminar
  3. Muito linda a tua foto e tuas palavras! O Natal já está nos nossos corações, bem alegre e marcado e agora, seguimos nessa última semana para o próximo ano e ciclo que esperamos seja lindo pra todos! beijos, feliz 2023! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, querida Chica, porque gosto tanto de ter um blog?
      Aqui, posso sonhar, brincar de faz de conta, dizer que faço o que não farei. Se quiser, idealizo um baile fantástico, danço toda a noite a passagem para 2023, rodopiando nos braços de um belo par. Tudo isso sem me levantar desta cadeira...

      Um beijinho, amiga Chica e obrigada pela companhia.

      Eliminar
  4. O Natal é comunhão com diversão em família.
    O Ano Novo será o que for, eu estarei sozinha até ver!
    Espero que para ti seja diversão!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Leo! A minha noite de Natal foi bem animada, com o meu neto João a fazer de Pai Natal na distribuição das prendas, no final da ceia. Depois, saíu à cena o meu velho Scrabble e foi um relembrar de antigos Natais bem patentes no bloco com datas, nomes e pontuação de pessoas que até já partiram. Foi, apesar de tudo, muito divertido.
      Não sei se para mim será diversão, o que sei é que só será triste se eu deixar que seja...

      Abraço.

      Eliminar
  5. Bem se vê que as rabanadas não lhe fizeram mal. Ainda bem. Agora é tempo de preparar o fim de ano.
    E o seu Noha está fixe?
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada me fez mal porque comi pouco, José. Nestes dias que se seguem é que tudo me sabe melhor.
      O Noah está óptimo e cada dia mais engraçado.
      Entre as prendas que o Menino Jesus lhe trouxe, há um robô que ele gostou muito e diz: "Este robô é muito feliz", querendo dizer que ele ficou feliz com o robô. :)
      Um beijinho amigo e tudo de bom também para si.

      Eliminar
  6. Minha amiga Janita, um boa tarde/ boa noite do outro lado do Atlântico! Que maravilha! Mal se fecharam as cortinas do Natal e já pensas no Réveillon! É tão boa a fantasia; o fingimento poético, que nos faz crer em verdades que mais parecem fantasias, e fantasias que mais parecem verdades; sem fronteiras, parece que a vida se torna mais interessante, ainda que as fronteiras por vezes se façam necessárias. Pois, pois, há sempre uma adversativa nos fazendo moderar os passos. Mas, a propósito, (olha, ela aí, a adversativa) gostei do poema; é que gosto da simplicidade com que brincas com as palavras; da simplicidade que anuncias que é hora de pensarmos em outras coisas porque o mundo gira depressa.
    Fiz do vídeo um passatempo ao pensar como será o amanhã, risos!
    Uma boa semana, amiga!
    Abraços,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, José Carlos!
      Justamente por todos sabermos que o mundo gira rápido é que por aí ( o que nós aprendemos com as novelas ) usam muito a expressão «bola prá frente». Mesmo sem haver bolas nem futebol nem relvados nem balizas...😊
      Agrada-me especialmente, a análise que o meu amigo faz dos meus simples e modestos versos. Creio que a veia profissional do Mestre, sempre está viva e muito presente quando me visita. Gosto tanto disso...é que até eu aprendo com as coisas que escrevo sem me aperceber, é verdade!

      Quanto ao vídeo, achei imensamete engraçada a sátira que é feita por esses três pseudo idosos. Os jeitos, trejeitos e requebros, numa imitação de Michael Jackson naquela canção que tanto se ouvia nos anos 80, está deveras fabulosa, quanto a mim , claro. 😊
      Enfim, meu estimado José Carlos, um blog precisa de 'alimento' quem, como eu, tem pouca vivência e pouco para contar, tudo o que encontrar e gostar, compartilha.

      Abraços, um beijo amigo e uma excelente semana.

      Eliminar
  7. Sempre bonitas palavras com a alegria que transmites.
    Passou o Natal, agora há que entrar em 2023 com a mesma alegria do vídeo. Já me fartei de rir.
    Beijinhos Janita😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passado o Natal, que entremos em 2023 com saúde e alegria no coração, Manu. Tudo o resto virá, se vier... Acaso não venha mais nada, já teremos o suficiente.
      Um beijinho amigo, querida Manu. 😘

      Eliminar
  8. Longos comentários e ainda mais longas respostas deixam-me sem jeito, eu que sou curto e grosso a comentar e nunca dou resposta aos comentadores. Será que tenho que mudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem jeito? De maneira nenhuma. Era o que mais faltava!
      Não sei se já reparou mas também eu sou "grossa" , apesar de me alongar nas respostas. Se a beleza da vida está na sua diversidade, também a beleza deste espaço, com pouco conteúdo, estará um pouco a cargo dos comentadores, dos seus comentários e, eventualmente, nas respostas da autora.

      Quanto à questão que coloca, penso que deve ser fiel a si mesmo. Aqui, comentará como lhe aprouver, lá no seu espaço, e uma vez que refere ter tempo de sobra, poderia criar uma maior interacção com os seus leitores. Para isso bastava ir respondendo, mesmo com respostas «curtas e grossas» sempre seria melhor do que ficarmos a falar sozinhos... 😊

      Eliminar
  9. Bom dia
    As palavras são simplesmente maravilhosas e sábias como sempre , e o vídeo também faz parte do seu ADN humorístico que nos habituou .
    GRANDE 2023 !

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, JR!
      Sempre gentil e afável nos seus comentários! Muito grata pela parte que me toca.
      Veja lá se é neste ano que se decide a criar o seu espaço na blogosfera... Seria uma mais-valia para todos nós, em detrimento das redes sociais, em que lhes basta uns likes, uma palavritas, poucas, para não puxarem muito pela cachimónia, e já está! (Aonde é que já li isto? 🤭)

      Antes de soarem as doze badaladas ainda cá virei desejar-vos um bom Ano.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Obrigada. Igualmente para si e todos lá de casa. :)
      (Que as filhós ou filhozes, lhe tenham sabido bem - tinham óptimo aspecto)

      Eliminar
  11. Obrigada pelo sua belíssima publicação :))
    .
    Continuação de boas festas.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que he fico grata por tanta simpatia, Cidália! :)
      Feliz Ano Novo.
      Abraço

      Eliminar
  12. Respostas
    1. :)) Fantástica réplica do Billie Jean do Jackson, não é Pedro?
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Bela reflexão. Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até breve, Emerson Garcia.
      Grata pela visita e convite.
      Feliz Ano Novo.

      Eliminar
  14. Tiro-te o meu chapéu com esta maravilhosa publicação. Adorei!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar