sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

O PINHEIRINHO DE LUZES BRILHANTES.

🌲🌲 🌲 

🌲 🌲🌲 🌲🌲 🌲🌲


Conta a Lenda, que na noite de Natal, junto ao presépio, se encontravam três árvores:

Uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. As três árvores ao verem Jesus nascer, quiseram oferecer-lhe um presente. 

A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao menino Jesus as suas azeitonas. 

A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz.

As Estrelas do Céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e adornando o pinheiro que assim se ofereceu ao Menino.

(Autor desconhecido)


Vídeo da autora do blog.


🌲🌲 🌲🌲 🌲🌲

27 comentários:

  1. Destas lendas eu também gosto muito.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São lendas simples e descomplicadas, não é Pedro? :)
      Beijinhos, bom FDS

      Eliminar
  2. Bom dia
    As luzes no pinheirinho são para mim o que mais valorizo nos enfeites de Natal .
    Também gosto de azeitonas e de tâmaras .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma ceia de Natal, sem um pinheirinho a dar luz e cor ao ambiente nem parece Noite de Natal. :)

      Boa noite, JR!

      Eliminar

      Eliminar
  3. Já conhecia a lenda e por gostar muito ainda mantenho o papel onde o escrevi. A tua árvore de Natal está lindíssima. A minha hoje é mais pequena mas nada de luzes porque temo um curto circuito como aconteceu há muitos anos.
    Gosto muito e acredito no Pai Natal e adoro enfeites encarnados.
    Gosto de azeitonas e fica tu com as tâmaras:)))
    Bejocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano, a minha árvore, que é a mesma desde há uma data de anos, brilha mais do que nos anos anteriores, comprei mais uma fiada de luzinhas, de resto é sempre a mesma e fica no mesmo cantinho para não estorvar. :)
      Ok, aceito a tua proposta, Fatyly, até porque gosto imenso de tâmaras docinhas.

      Beijinhos, noite feliz.

      Eliminar
  4. Gostei do que li/vi.
    Nada escapa às tuas boas intenções.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer, António. :) Assim eu tivesse mais tempo para me dedicar à pesca de coisas belas onde me inspirar. Assim, ficam as boas intenções que, dizem os entendidos, está i inferno a transbordar.
      Beijinhos e Noite de Paz e Amor, António.

      Eliminar
  5. Janita, querida amiga, eu não conhecia essa lenda, que
    coisa mais linda, de uma ternura apaixonante. Nossa, que ter
    lido, acendeu uma luzinha aqui dentro de mim...
    Obrigada, amiga, isso é Natal, essas leituras tão mimosas.
    Não entendi muito, no seu comentário, o que você tem...fiquei confusa. Queria lhe escrever mas não encontrei seu email.
    Meu email está no meu perfil.
    Deixo meus votos de um Feliz Natal e um Ano com saúde, paz e alegria!
    Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente pela satisfação que a Lenda lhe causou, amiga Taís.
      É pequenina, lè-se bem e é de uma singeleza quase infantil, que me enterneceu. Resolvi juntar-lhe o meu pinheirinho com as luzes piscando quais estrelas do céu.
      Pedi auxílio ao meu filho para lhe colocar a música ( tenho de aprender como isso se faz) que ficou fantástica e saltitante.
      Penso que vai alegrar ainda mais o Deus Menino, et voilá! :)

      Amiga, não vale a pena trocarmos SMSs por causa do meu comentário. Provavelmente, de tanto querer exteriorizar o meu empolgamento extraordinário, com as festividades natalícias, coisa que em anos anteriores não aconteciam, não me expliquei com as palavras certas .
      A Taís, que escreveu a sua bela Crónica lamentando as aflições que assolham no momento o seu País, em especial, e o povo massacrado de outros Países, não entendeu o sentido daquilo que eu quis transmitir.
      Não se preocupe, amiga. Desfrute da sua paz familiar e do amor dos seus seres amados, comigo também vai estando tudo bem.

      Um beijinho amigo e um Natal com muito Amor.

      Eliminar
    2. * Assolam...quis eu escrever e pensei ter escrito e também não pensei ter-me expressado mal quando quis referir o e-mail e me saiu SMS. Enfim...cada cavadela cada minhoca...
      + um beijinho para a Taís.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. FELIZ NATAL e FESTAS FELIZES, Caro Rycardo.

      Muito obrigada pela sua atenção zsempre presente.

      Eliminar
  7. Gosto de lendas e não conhecia esta.
    Este ano não vou ter pinheiro por falta de espaço!
    Vou ter a casa cheia este domingo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente descobrirás um cantinho no hall de entrada, ou na sala, para colocares o pinheiro de Natal, Leo.
      Mesmo pequenino que seja, dá logo outra alegria e mais cor ao ambiente. Depois é só colocar as luzinhas a piscar. Os teus meninos ficam todos contentes.
      A minha, está aqui 'entalada' entre o móvel grande e a varanda, cujas portas não se abrem, não atrapalha e anima o meu olhar. :)
      Abraço, Leo!

      Eliminar
  8. Não conhecia esta lenda. Obrigada pela partilha. Gostei da sua árvore de Natal! :))
    .
    Beijo, bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lenda tem a beleza e a leveza das coisas simples, não é Ciidália? A minha árvore, este ano, parece um carrocel de feira. :) Brilha e saltita que dá gosto!!

      Beijo, bom fim-de-semana e o meu muito obrigada.
      Feliz Natal...

      Eliminar
  9. Gostei de tudo, mexeu comigo. Ah, o Natal... esquece! O vídeo e a música adequados ao pinheirinho, que ilustra e bem a história, daí a sutileza do vídeo. E a história que eu também não conhecia e um conto infantil para os adultos, os que nunca esqueceram a criança que carregam dentro de si. Singela e uma bela lição de humildade que precisamos recordar todos os anos esta lição do Menino Jesus. Ah, me pareceu que travou a garganta porque queria dizer mais alguma coisa, quem sabe, a postagem trouxe as pitangas. As folhas de pitangas que minha mãe espalhava pela casa inteira. Não tínhamos tâmaras, não tínhamos azeitonas, não tínhamos...
    Beijinhos, minha amiga Janita!
    Um bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, José Carlos.
      É tão reconfortante esta sensação que me fica após a leitura de um novo comentário seu, meu amigo!
      Sinto a sinceridade, feita de alguma mágoa, quando fala desse passado de uma meninice distante.
      Tâmaras, como as que hoje em dia compramos, também eu as não tinha, mas azeitonas havia sempre. Também, na Noite de Natal, havia uma 'chocolateira' fumegante em cima da tripeça, sobre as brasas da enorme lareira. Bebida essa que eu preteria em prol de uma aromática chávena de mistura de cevada com café. Aquela bebida negra, que eu adoçava a meu gosto, era o melhor da Consoada. A popia - biscoito seco típico do Alentejo - molhada nesse néctar, era uma verdadeira iguaria. E era feliz... e tinha esperança no futuro, e o Amor incondicional de minha Mãe...
      Um grande beijinho, JC. (salgado pelas lágrimas que me escorem pelo rosto)

      Eliminar
  10. Uau, um trabalho completo com video e tudo
    Nao conhecia a lenda
    🙂

    ResponderEliminar
  11. O pinheiro podia ter deixado cair uma pinha na cabeça do Menino Jesus. Claro que hoje em dia já não havia Cristianismo, ou pelo menos havia mas com um Jesus zarolho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vai longe o tempo em que conseguias enfurecer-me com essas tuas heresias...Agora? Não estou nem aí...estas e outras coisas que me buzinas aos ouvidos, entram-me a 100 e saem a 300...
      Bom Natal, Zé da Trouxa. 😜

      Eliminar
  12. Gostei muito desta lenda.
    O pinheirinho triste ganhou o melhor dos presentes...muitas estrelaa, que elas brilhem para ti e iluminem a tua vida.⭐
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh...querida Manu, muito e muito grata pelos teus bons desejos.
      Que a Vida te dê em dobro tudo o que me desejas.
      Beijinhos, amiga.
      E Viva a Selecção Argentina!! :))

      Eliminar
  13. Então, agora, o meu comentário não aparece?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que apareça mais tarde no spam, vim agora de lá e rien de rien. Zero!
      Mas, então, o que dizia? Pode sempre repetir ou não?

      Eliminar