quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

DESALMADO POEMA DE ANO NOVO

 



Não sou a Es-Pe-Ran-Ça
De Quintana
Também não serei
O arco-íris de 
Drummond
Nem quero roubar
A ilusão da essência
Misteriosa
De Pessoa

 Talvez eu seja tão somente alguém
Que vive desencontrada
Alguém que quis fazer caminho maior que a
Sua própria estrada
Alguém que muito quis amar e ser amada 
Mas cuja vida passou 
Sem realizar Nada em prol de si mesma
Em cada NOVO ANO
Que chegou e passou...
Passou... 
    Passando 
Não, Passarinhando.
Pois me falta engenho para tal.


 Esperança
 Arco-íris
 Essência
 Mistério

Tudo palavras vãs e fictícias que só existem em Poesia.

Por isso, porque quero assentar os pés no chão
e deixar-me de Ilusão
Vou embora p'ra  Pasárgada...
 Sou grande amiga
Do mesmo Rei 
Amigo de Bandeira...
   ...Por lá ficarei até encontrar
    A minha alma-gémea.
Se preciso for
 ficarei a vida inteira!



ADEUS, ATÉ AO MEU REGRESSO... 
     E FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES!!


 QUE 2023 VOS TRAGA O QUE MAIS DESEJAREM.

 🌻 🌺 🌼
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

40 comentários:

  1. Gostei do Desalmado Poema. Feliz Ano Novo Janita e um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Poema Desalmado é uma brincadeira, Gábi, já que na passagem deste ano, quase a terminar, não me apetece estar com a trabalheira do ano passado.
      O importante é que tenham gostado. 😊
      Um grande beijinho e um fantástico Novo Ano, querida Gábi.

      Eliminar
  2. Ahh, mas que delícia de poema minha querida amiga!
    Quanta criatividade, dando-nos, junto, um pouquinho de cada poeta maravilhoso! Adorei!
    E assim terminará esse ano, nada muito bom. Mas um melhor virá. E o que mais peço é paz e saúde para todos.
    Um beijinho e muita saúde, paz e amor pra você.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tais, é nos grandes poetas que tento inspirar-me para ir alimentando este modesto espaço, onde a 'gerente' com a mente já cansada, vai manobrando com algum esforço o leme desta canoa...😊
      Um grande beijinho e um Novo Ano o melhor possível.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Não o diga nem a brincar
      não vá eu acreditar,
      que isso que diz é verdade. 😊
      Feliz Ano Novo, Pedro.

      Eliminar
  4. Janita, adorei tua criatividade e bela inspiração!
    Inté 2023 e que seja um lindo e bem iluminado ano pra cada um de nós! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Brincadeirinha, Chica, brincadeirinha.
      Beijinhos e um Feliz Ano Novo.

      Eliminar
  5. Bom dia
    Não precisa ser Quintana, Drummond ou Pessoa
    Será sempre a Janita que o seu melhor nos doa .
    Feliz ano 2023 e que os seus desejos sejam realizados

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR!
      Dois versos que valem por um Soneto.
      Tanta gentileza deixa-me envaidecida...e grata, claro está. 😊
      Feliz Ano Novo, com saúde e muitos abraços do seu neto.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Que neste Novo Ano, já a bater-nos à porta, tenha muitos momentos de boa leitura para acrescentar aos seus momentos favoritos.
      Feliz 2023!

      Eliminar
  7. Passando, vendo, lendo o lindíssimo poema, elogiando, e deixando votos de um:
    .
    Feliz Ano Novo para si e família
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, Rycardo, mas so ontem ja bastante tarde dei com o seu comentário no Spam. Foi esse o motivo do de ter ficado sem resposta.
      Agradeço os seus votos de Feliz Ano Novo e retribuo com igual boa vontade e atenção.
      Até 2023!

      Eliminar
  8. Muita, mas muita criatividade poética e também adorei a tua trança:)
    Para ti retribuo os votos e olha que bem me apetecia ir para algures e não ouvir nem ver tanta "pouca vergonha, maldade e cruedaldes feitas e ou protegidas por religiões e políticas maléficas".
    Bom ano amiga com um sincero abraço extensível a todos os teus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh...Fatyly, que saudades da minha trança!
      Com o quimíco que me anda a tratar, por um lado, e por outro a debilitar-me e a enfraquecer-me, cada vez mais, já não poderia fazer tranças. Tomara que no dia 02 de janeiro, os exames ao sangue detectem uma baixa significativa do nível das plaquetas e a Hematologista me reduza a toma da Hydroxyurea. Enfim, vamos andando porque o caminho faz-se em frente e...caminhando. 😊
      Feliz Ano Novo, com saúde, sem maldades e muita alegria.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Também para si e seus familiares desejo Feliz Ano Novo, com tudo o que mais gostar, Francisco.
      Bom 2023!

      Eliminar
  10. Fugir não resolve nada!
    Que o Ano Novo que aí vem lhe traga muita esperança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim, eu vou fugir!

      Em Pasárgada tem tudo
      É outra civilização
      Tem um processo seguro
      De impedir a concepção
      Tem telefone automático
      Tem alcaloide à vontade
      Tem homens bonitos
      Para eu poder namorar

      E quando eu estiver mais triste
      Mas triste de não ter jeito
      Quando de noite me der
      Vontade de me matar
      - Lá sou amiga do Rei -
      Terei o homem que eu quero
      Espero que seja a minha alma gémea
      Esse tal que eu escolherei.


      Que me perdõe Manuel Bandeira por esta minha brincadeira. 😊
      Que o Novo Ano continue a dar-lhe toda a genica e vigor para continuar a escrever como tem feito.
      Tudo de bom.

      Eliminar
  11. Em Pasárgada sou amiga do Rei e dormirei na cama com o homem que escolherei...
    Adaptação minha!
    Não demores por lá!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi a tua adaptação que deu azo à minha, ali na resposta que dei ao Tintinaine, Leo! 😊
      O meu regresso depende. Conheces por lá aguém que me ame e ature assim como sou? Se assim for, vou num pé e venho no outro.
      Beijinho e Bom 2023.

      Eliminar
  12. Levantei-me da cadeira e bati palmas.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, bolas!!
      Agora ao ler o que escrevi é reparei que ficou ali, na ovação, um 'u' a mais, então vamos lá refazer isto como manda a lei:

      E eu, aqui onde estou, ouvi essa ovação, José.
      Agradecida.
      Beijinho, na volta cá nos encontraremos.
      😊

      Eliminar
  13. Espero que não te vás embora, espero-te no ano que vem com essa trança bonita. e essas palavras que inspiram.
    Feliz 2023!
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto, vou e volto, Manu.
      Np próximo Ano também espero melhores dias para todos nós.
      Que possamos continuar interagindo com a mesma amizade de sempre.
      Felizes Entradas em 2023, amiga.
      Beijinhos grandes.

      Eliminar
  14. Lá em Pasárgada ou em qualquer outra parte, o que importa é que te sintas bem e sempre com saúde. É a única coisa que devemos pedir ao novo ano, pois o resto " virá por acréscimo " Paz no mundo? É perda de tempo pedir, pois o ser humano não consegue viver sem uma guerrinho Tentemos a paz junto a nós e vivamos o melhor que pudermos e soubermos Beijinhos, Amiga e Feliz 2023 !
    Emilia 🥂 🙏 💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília, em Pasárgada a vida corre com mais doçura e tranquilidade. Só por isso escolhi ir para lá.
      Lá, ninguém sofre, ninguém sabe o que são guerras, nem guerrilhas, nem ódios nem fome e frio.
      No resto do mundo anda tudo em desvario.

      Beijinhos e muita felicidade, saúde, paz e Amor.

      Eliminar
  15. Deixo os meus votos extensivos para todos os familiares e amigos. Obrigada pelo carinho no meu Cantinho.
    .
    BOAS FESTAS
    Beijo/Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Ano, Cidália.
      Mr. Blogger é o culpado destas falhas acontecerem.
      Um beijnho e um Ano doce! 🌺

      Eliminar
  16. Bem-amado este poema, e não sou eu quem o diz. Todos que me precederam teceram loas, e merecidas, à lucidez do seu poema. Pois, leitora voraz, tens sempre guardado o melhor para nos prover com as tuas mensagens sutis, encorajadoras, desafiadoras, e transpiração é o que não lhe falta, acrescida de criatividade e humor, como bem o demonstra o poema. Aqui temos um conjunto para ser admirado nos mínimos detalhes: desde as tranças que se imbricam com docilidade aos versos tão bem encadeados às insinuações de Quintana e de Pessoa para fundirem-se à Pasárgada de Bandeira; e tê-la como bandeira é o que as almas sensíveis como a tua e a dele desejam para um mundo em desvario. Queiramos todos o melhor de todos nós para que tenhamos algo verdadeiramente novo em 2023. Mas se deixarem, além de paz, sossego, serenidade e saúde, um fatia da bela Pasárgada para cada de um de nós, tanto melhor será, não tenhamos dúvida. E sabemos quea Pasárgada de Bandeira acolhe a todos, basta que a queiramos!
    Muita saúde e paz em 2023, o resto, correremos atrás.
    Beijinhos, minha amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Carlos, fico sem jeito e sem saber o que responder, perante tanta simpatia, gentileza e generosidade do meu querido Amigo.
      A propósiito dessa referência à "transpiração" que não me falta, aliada à minha pseudo criatividade e humor- este sim é verdadeiro - lembrei-me de um bloguer amigo que tem por hábito dizer que os seus textos, se são brilhantes, é por serem compostos por 10% de inspiração e 90% de transpiração, ou seja, tem de suar muito para escrever tão bem e agradar tanto.
      Não é o meu caso. Comigo, ou vai ou racha...😊
      Não tenho paciência para correr atrás do sucesso...Não plagio nem copio, embora me inspire muitas vezes em poemas que gosto e leio, na hora de publicar, escrevo sem me preocupar muito com as «audiências».

      Estou para aqui a divagar e, provavelmente, o José Carlos escreveu tanspiração querendo dizer 'inspiração'.

      Perdão, meu querido Professor, por esta minha tendência de brincar cm coisas que deveria levar mais a sério.
      Quem sabe eu não esteja tentando impressioná-lo com a dinâmica da minha verve? ✍ 😊

      Um grande beijinho, desejando sinceramente que 2023 seja um Ano de bênçãos e felicidade para o José Carlos e família.
      Tudo de bom e o meu agradecimento pela atenção e carinho que me tem dedicado ao longo deste ano, pouco bom para a maioria de nós.
      Até 2023!

      Eliminar
  17. Para a Janita um 2023 repleto de esperança e de saúde.

    e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, para o Maceta, eu desejo um Ano 2023 cheio de coisas boas, entre elas a Saúde e muita Doçura. 👍😊

      Grande abraço!

      Eliminar
  18. Feliz Ano Novo, querida Janita. Gostei muito dos poemas e da trança (já tive uma trança assim). Obrigada pelas suas partilhas tão humanas, poéticas e tão boas. Que o Novo Ano lhe traga o que deseja.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mª Dolores.
      Sou-lhe grata pelas palavras amigas, visitas e disponibilidade para prestar atenção no vou aqui deixando.
      BOM ANO muita Saúde e felicidade para si e Família.

      Um forte abraço.

      Eliminar
  19. Tão bonito, isto, tão à flor da pele
    Nem me atrevo a mais um pio.
    Beijo, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, se piar quisesse, agora não o conseguiria. Deixou-me um nó na garganta por tanta generosidade.
      Beijo, Mestre Agostinho!

      Eliminar