segunda-feira, 28 de agosto de 2023

OS QUATRO DA VIDA AIRADA. *

 

Foto obtida a partir de um documentário sobre a Natureza.


O Amor e o Tempo


Pela montanha alcantilada

Todos quatro em alegre companhia,

O Amor, o Tempo, a minha Amada

E eu, subíamos um dia.


Da minha Amada no gentil semblante

Já se viam indícios de cansaço;

O Amor passava-nos adiante

E o Tempo acelerava o passo.


— "Amor! Amor! mais devagar!

Não corras tanto assim, que tão ligeira

Não pode com certeza caminhar

A minha doce companheira!"


Súbito, o Amor e o Tempo, combinados,

Abrem as asas trémulas ao vento…

"Porque voais assim tão apressados?

Onde vos dirigis?" — Nesse momento,


Volta-se o Amor e diz com azedume:

— " Tende paciência, amigos meus!

Eu sempre tive este costume

De fugir com o Tempo… Adeus! Adeus!!



[ Recebido por E-mail ]


*  O título...é meu!! 🤭






18 comentários:

  1. O Amor e o Tempo de mãos dadas. Gostei!
    A Natureza, tão desrespeitada por todos, não merece os maus tratos a cada dia mais intensos.
    Beijinho, Jnaita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa aliança entre o Amor e o Tempo, nem sempre favorece os amantes...Acabam por ambos fugir juntos e deixar para trás os acompanhantes...Dá para entender? 😊

      Beijinho, António!

      PS - Aproveito para te pedir que voltes à Cubata da amiga Fatyly. Deixei-te(vos) um vídeo que vale muito a pena ver e ouvir. Obrigada.

      Eliminar
    2. Já publiquei o vídeo que sempre adorei. Obrigada amiga:)
      Abraços e vou fazer o almoço:))

      Eliminar
    3. Pena que o nosso Amigo António do blog VIdas não o tenha visto, ou, se o viu se não tenha manifestado. Mas... que sei eu das coisas que cada um de nós guarda só para si? Nada!
      Bom almoço!

      Eliminar
  2. Para poema tem um final bem realista!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da tua opinião, Leo.
      Quer-me parecer que atingiste o cerne da questão...O Amor jamais deveria fugir com o Tempo...

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Só conhecia os três da vida airada mas estes quatro estão muito bem servidos.
    Gostei.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR!

      Estes quatro acompanham-se, mas só até certo ponto...Como na vida real.
      Ainda bem que gostou!!

      Eliminar
  4. O amor e o tempo deviam andar sempre de mãos dadas e esquecer as agruras da vida.
    A natureza é linda e não liga aos amores e desamores, continua a fluir com uma beleza indescritível.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é amiga, mas o Amor abala como o Tempo...

      " Tende paciência, amigos meus!
      Eu sempre tive este costume
      De fugir com o Tempo… Adeus! Adeus!!"

      Vês?!

      Beijinhos, Manu

      Eliminar
  5. Bonito poema! Escreve quem sabe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem sabe da realidade das coisas do coração sabe que, para evitar que o Amor fuja com o Tempo, há que lhe dar toda a nossa atenção e carinho. Em suma, alimentá-lo. :)
      Boa semana, Tintinaine!

      Eliminar
  6. António Feijó, pela minha pesquisa.
    Gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pesquisa, essa, que eu, por preguiça ou pensar que o autor fosse quem me enviou o poema, não fiz.
      Obrigada, Pedro.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Já conhecia este poema tão belo do António Feijó nascido em Ponte de Lima e o teu título é genial:))
    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...alguma coisa teria ser de minha autoria, Fatyly!!
      Agora, também sei quem foi o autor deste realista poema.
      De qualquer modo, não deixo de agradecer a quem teve a brilhante ideia de me o enviar. É um belo poema que retrata bem a realidade.
      Beijos e abraços com amizade.

      Eliminar
  8. Um poema quase esquecido de A. Feijó... Beijinho (Cá ando às voltas com a vista...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão esquecido, Ana, que eu nem o identifiquei!
      A partir de certa altura altura da vida, todos andamos às voltas com qualquer problema de saúde. Neste momento as minhas 'voltas' mais prementes , andam à volta do sangue. Este tirano que deu em engrossar e me faz correr o risco de enfartar ou pior...Enfim, seja o que Deus quiser. Atiro-lhe com o meu problema e Ele que o resolva.
      Beijinho e as melhoras, querida Ana.

      Eliminar