quarta-feira, 2 de agosto de 2023

PALAVRAS PARVAS....

...TAMBÉM SÃO PALAVRAS! 




 A PORCA  E  A  BOLOTA.

 

Bolota, bolota

que engorda a porca

alimenta o suíno 

que sustenta o menino.

Com a sua carne

se fazem enchidos

presuntos e lombos

em tripa metidos.

Mas para que 

medre o menino

que cresça ladino

tem de haver um porco

porque sem suíno

pode haver bolota

gorda e prenhe de farinha

que de nada servirá

nem para o menino

nem para a menininha.


     [ A não ser que se façam bolinhos e papas com farinha de bolota. Bem bom! ]


 

=============================


===================================

 

 

24 comentários:

  1. Muito legal de ler,Janita!Gostei das bolotas!
    beijos ótimo dia! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica!
      Não te esqueci, embora pareça que sim.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Farinha de bolota? Nunca ouvi falar


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu, Leo, nem eu!!!
      Mas olha que se for moída e em água ou em leite de aveia dissolvida, pode fazer uma excelente papa para criança desnutrida. Podes crer que de fome não morria.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Lembro- me de gostar de comer bolotas cozidas. Farinha de bolota não me recordo.
    Está mais que provado que todos os temas podem ser poetizados. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tudo pode haver poesia, querida Catarina.
      Já aqui o disse inúmeras vezes. Vós é que não acreditais em mim... :))

      Eliminar
  4. Poema deslumbrante. Em miúdo os meus pais criavam um porto todos os anos para matar e sustentar a família, criando-o com muita bolota.
    .
    Saudações poéticas. Um dia feliz.
    .
    Poema: “ Força Rapariga ( C.F.) “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui para o Norte não usam a bolota como alimento para os porcos, isso acontece mais no Alentejo. Talvez seja esse o motivo porque a carne dos porcos pretos alentejanos, seja muito mais gostosa.
      Saudações amistosas.

      Eliminar
    2. No Porto também há porcos, pelo que nada de constrangimentos, caro Rycardo.

      Eliminar
  5. Na falta de outra coisa, far-se-ia farinha de bolota, lol Gostei!
    .
    Não vale a pena ...
    .
    Beijos. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora faz-se farinha a partir de castanhas e até alfarroba, Cidália. Os Chefs da nova gastronomia estão sempre a inovar. :)
      Beijos.

      Eliminar
  6. Palavras parvas? É tudo uma questão de 'adaptação'.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se agora todos falam e inventam palavras e notícias, porque não poderei eu fazer o mesmo?! :))
      Beijinho, António.

      Eliminar
  7. Bolota é coisa do Alentejo, cá no norte temos bolota de carvalho mas náo serve para nada. Acho que já usam farinha de bolota na indústria de pastelaria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta da foto não me lembro da sua origem, mas a árvore só pode ser o sobreiro. Essa dos carvalhos é uma espécie de semente.
      Fotografei isto a partir de im programa televisivo, creio que o "Nosso Mundo". Já foi há tantos meses que não me recordo que foi referido onde... :)
      Bolachas de alfarroba já comi, e bolotas também as comia quando era pquena e ia para o Monte da minha Tia Ana.

      Eliminar
  8. Farinha de bolota? Será algum manjar gourmet?
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Chef Janita diz que sim, Manu.
      Gourmet ou não gourmet,
      com farinha de bolota
      beba sempre água-pé!!

      Beijinhos, amiga! :)

      Eliminar
  9. E agora falta o cliente do meu padrinho a dizer para ele comer as maçãs à vontade porque "estão ali mesmo para dar aos porcos" :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cliente do padrinho lá sabia como desincentivar os presumíveis ladrões dos frutos da macieira dele...Espertalhão! :))
      Como ele só o Bocage, a invectivar o ladrão dos patos, porém, em modo grosseiro. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Bom dia
    Acho que a ideia era mesmo mostrar a poesia , o que está muito bem feita mas já que falam em farinha eu já tenho saudades da farinha de pau ou mandioca com favas que a minha mãe fazia .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR!
      A ideia era alimentar este espaço, meu caro amigo. Como a comida gourmet fica cara e não enche barriga, fui-me às boletas e escrevi umas tretas. :)
      Todos temos as nossas lembranças da comidinha caseira que a nossa mãe nos fazia e tanto gostávamos.
      Favas, para mim, nem com chouriço as posso cheirar, farinha de pau, idem. Mas se me falar em migas de alho e carapauzinhos fritos, as minhas papílas gustativas começam a segregar e desfaço-me em água-na-boca... :)

      Eliminar
  11. Fizeste uma lenga-lenga tão gira:) Nunca comi bolotas e desconheço se há farinha e recordo apenas a farinha de pau e mandioca que com elas a nossa Maria Rosa fazia doces e bolinhos que ainda hoje recordo o sabor e sobretudo o cheiro!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos tivemos os nossos bons tempos ligados a memórias olfactivas que ainda perduram.
      Da bolota, confesso, não tenho recordações de bons momentos, mas o cheiro dos orégãos, do feijão manteiga a cozer na panela de barro, do alho pisado com coentros...de imediato me trazem de volta a minha primeira infância. :)
      Beijos e obrigada, Fatyly.

      Eliminar