terça-feira, 27 de novembro de 2018

Desassossego.

O Velho Guitarrista - Tela de Pablo Picasso


 "A pintura nunca é prosa.

É poesia que se escreve com versos de rima plástica."

(Pablo Picasso)

* * *

Aquele som de guitarra
Que soava aos meus ouvidos
Foi-me queimando por dentro
Foi retirando o meu tino

Quis escutar-lhe os segredos
Ouvi-la chorar baixinho
Fui eu que fiquei chorando
Ao seu trinar de mansinho

Aquela melodia triste
No meio da madrugada
Não alegrou minha noite
Senti-me mais só e sem nada





===============================================

Quis fazer a experiência de deitar o "Guitarrista" e gostei de o ver deitado.


===============================

34 comentários:

  1. Aquele tom
    brevemente
    suavemente
    azulado
    (como a bela fase de Picasso)
    torna esse belo momento
    de trinado
    uma das mais belas páginas
    que amúsica portuguesa
    nos tem dado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como a música portuguesa nos tem dado belas páginas, Rogério!
      A guitarra portuguesa, tocada pelas mãos de Mestre Carlos Paredes, possui um som tão triste e belo que toca bem fundo a alma de quem a escuta, até a mais insensível...

      Abraço.

      Eliminar
  2. Não temos que ser ou estar sempre alegres. A tristeza também nos molda a alma. E se há tema com alma é esse Porto Sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria que a tristeza é que nos molda a alma, Luísa. A alegria faz-nos saltitar o coração. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Muito o meu género!
    Amei! Boa noite, Janita!

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para contrariar a minha tendência, actualmente sou mais para o riso do que para o lamento Cidália, mas há dias e dias.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto muito desta pintura de Pablo Picasso, que pertence ao seu "Período Azul".

    Neste momento, só estou sentida com a derrota do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Teresa. Este 'Guitarrista' faz parte do «Período Azul» que Picasso teve durante dez anos, se não estou em erro.

      Pois...foi triste, foi, mas é a vida!!

      Eliminar
  5. Adoro Carlos Paredes, já o Rui, nem o posso ouvir, ao pé de um grande guitarrista como foi Carlos Paredes, pior. Fico desassossegada :)
    Beijinho Nita

    r: eu jamais penso no futuro Nita, mas que há coisas que eu sei que vão acontecer e que sei não estar preparada para elas, sei! Mas não vivo a pensar nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não gostar de Carlos Paredes não é bom português, Mena!! :)
      Pensei, de início, colocar apenas o Mestre, mas gosto tanto do Porto Sentido e o Rui estava aqui, ainda tão nos verdes anos, que me decidi por este vídeo. Não gostaste?
      Eu gosto muito do Rui, muito mesmo!

      Deixemos o futuro acontecer e o que vier, virá. Também não sou de sofrer por antecipação. Longe vá o agouro...

      Beijinhos, Nina. Vive e sê feliz.:)

      Eliminar
  6. Já conhecia, mas gostei de ouvir mais uma vez PORTO SENTIDO.

    Beijo 😘 desejando-te uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja qual for a versão, Porto Sentido é, para mim, sempre uma perdição.
      Beijinho Teresa, uma excelente noite para ti, Amiga de longe.

      Eliminar
  7. Que post tão bonito, Janita.
    Mesmo sendo um pouco triste, é muito bonito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, já li imensas vezes as suas palavras e sempre me deixo enternecer. Muito obrigada, por ser dono desse coração enorme, cheio de amizade por todos.

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Bom dia
    A musica Portuguesa tem momentos inesquecíveis .
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este momento, em que ouvimos esta canção...este belo hino ao Porto, é um deles. Não acha Joaquim?

      Uma boa noite e o meu agradecimento pela visita.

      Eliminar
  9. Gosto muito do Velho Guitarrista e do Porto Sentido. O poema é seu, Janita? Também gostei.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria João, não posso evitar um sorriso, sempre que chamam «poema» ou «poesia» às minhas simples palavras, escritas ao vento e à sorte, e ao sentir do momento. :)
      Beijinho.

      Eliminar
    2. :) Os meus sonetos são sempre escritos assim, ao sentir do momento, Janita ;)

      Eliminar
    3. Acredito que sim Maria João, mas a minha amiga é uma verdadeira Poetisa, em toda a acepção da palavra. Não só sabe sentir a poesia, como sabe a técnica necessária para a expressar. :)

      Beijinho, uma boníssima tarde!

      Eliminar
  10. Maravilhoso, tudo!
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, verdade, António? Milagre!! :)

      Beijinho, meu Amigo.

      Eliminar
  11. A beleza da tela une-se à beleza de Porto Sentido!
    Gostei de tudo, incluindo Rui Veloso!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este período de Picasso deixou obras muito interessantes, Leo.
      Fico contente por te ver por aqui de novo. :)

      Beijinho e obrigada.

      Eliminar
  12. O Picasso estava a pensar no Carlos Paredes quando fez a pintura?
    Esta canção do Rui Veloso é, para mim, das mais interessantes, com a bonita letra do habitual Carlos Tê.
    b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar estava era a imaginar um guitarrista com o talento de Carlos paredes, isso sim, José.
      Como sempre, bem informado...
      E essa preguicite aguda, virou crónica ou quê? :)

      (b?) É mesmo um caso perdido!

      Beijinho

      Eliminar
  13. Três notas, Janita :
    A primeira para uma curiosa citação de Picasso !
    A segunda, uma "tentativa" muito bem conseguida "ao som da guitarra" !
    Estás poeta ! :)
    A terceira, quanto gosto de ouvir o Rui Veloso e mais ainda neste tema do Porto !... Já quanto ao instrumento, temos aqui o Mestre e o aluno ! Quanto poderia e deveria ter ido longe, a nível mundial, este grande Mestre que foi o Carlos Paredes !!! ...

    Abraço, Amiga !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com três notas tão explícitas Amigo Rui, deixaste-me sem nota para te responder.
      Dizer o quê a quem já disse tudo e tão bem dito? :)

      Só discordo da tua exclamação com duas palavras, no final da segunda nota! :)))

      Abraço grande, Rui Amigo!

      Eliminar
  14. Eu também ando num desassossego, porque tenho andado na vadiagem e não tenho vindo aqui, mas digo-te, gosto muito da pintura de Picasso que se ajustou muito bem a estas guitarras e a esta voz.
    Tudo o que tenha a ver com o Porto é bom demais.
    Parabéns pelo excelente post!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes tu senão bem, Manu!! Vadiar, mesmo com chuva, é sempre bom.
      Serve para desanuviar as ideias...:)

      Beijinhos e grata por me avisares que andas na vadiagem. ;)

      Eliminar
    2. Vadiagem , mas cá dentro, desta vez ainda não voei :)

      Beijinhos Janita

      Eliminar
    3. Ah, bem! Se é cá dentro sempre estarás mais perto de nós! :)
      E temos por cá tanto para ver e fotografar...
      Força nessa vadiagem, Manu! :))

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Olhe que não fica nada mal, não senhora.
    (O árabe, que já foi à viola, andou por outras bandas, espero que não apareça por aqui).
    b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou bem, não ficou? Gosto mais de ver o Guitarrista deitado.
      Da Arábia é tudo à grande, apareceu e sempre a quintuplicar.
      Enfim...spam, puro. Admiro-me do Blogger não enviar isto para lá.

      Eliminar