segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Sétima Arte.

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Cinema. Como grande apreciadora desta arte, não quero deixar passar este Dia em branco.
Vou deixar-vos dez imagens dos dez filmes que, assim à priori, mais gostei. Não irei legendar nem mencionar o nome dos respectivos filmes, também não vos pedirei para os identificardes, até porque findo o tempo deste postal o direi, se for caso disso...Porém, se o desejarem fazer, sintam-se à vontade. 
Colocarei as imagens, não por ordem da minha preferência acerca do filme em questão. Será de forma aleatória, à medida que deles me fui lembrando.

Então, são eles:











E os meus caros leitores e amigos?
Qual foi - no caso de haver um muito especial - 
 ou foram, os vossos filmes de eleição?

Seria giro que tivéssemos gostos semelhantes
ou, porque não? Diametralmente opostos!!!


* * * * * * * 




67 comentários:

  1. Boa tarde minha amiga. Nunca fui muito de me prender a filmes. Porém, gostava/gosto dos cómicos. (ou de uma bela historia de amor) mas com dão muito tarde nem vejo. O Filme que me lembro que vi algumas vezes (repetido) foi o Titanic. Belas imagens!

    Silêncio desmedido
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, Cidália, se todas as 'prisões' fossem como ler ou assistir a um bom filme, ah, que me condenassem a prisão perpétua!!

      Beijinhos, minha amiga e uma excelente semana.

      Eliminar
  2. Identifico alguns filmes, outros não... mas o que não consigo mesmo é decidir-me pelo meu favorito.

    Sei bem que o A HORA DO LOBO, a ser o escolhido, sê-lo-á porque o vi pela primeira vez há muito poucos dias. Não será o do Bergman, que ainda não vi, mas o de Jean-Jacques Annaud. Ah, e o Couraçado Potemkine, de Serguei Eisenstein. Este também não podia faltar.

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As imagens estão todas na Net, Maria João. Foi lá que as fui buscar! :)
      Os dois filmes que refere não vi eu, há sempre bons filmes que nos escapam. Mas enquanto por cá andarmos tudo nos poderá ser facultado, basta querer.

      Um beijinho, Maria João.

      Eliminar
    2. Janita, recomendo-lhe vivamente os dois filmes que citei :)

      Outro beijinho

      Eliminar
    3. Se a Maria João recomenda, com tanta veemência, irei pesquisar junto de Mr.Google, a ver se me é possível, pelo menos, ficar com uma ideia.

      Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  3. Vi três vezes o "Dr. Jivago" nº1 O tema de Lara é uma das minhas músicas inesquecíveis.
    O nº 2 E tudo o vento levou, vi-o tinha os meus dezassete anos, num cinema ao ar livre. Foi meu pai que me levou, e era a primeira vez que via um filme.
    A lista de Schindler só reconheci pelas imagens que vi na TV. Nunca vi o filme.
    Cinema Paraíso vi há poucos anos em casa em DVD.
    O Titanic, também vi em casa e também tenho o DVD
    O Casablanca vi uma vez no cinema, há muitos anos e já vi umas quatro ou cinco vezes na TV.
    Pulp Fiction também vi em casa e também tenho o DVD
    Os Pássaros nunca vi. Nem reconheci a imagem, fui ao Google para saber qual era.
    Telma e Louise Vi no cinema, no antigo Feira Nova
    As pontes de Madison County também só conheço de nome.

    Filmes que me marcaram além dos citados Dr. Jivago e Casablanca?
    Pois desde logo "A cidade de Deus" de Paulo Lins, Há lodo no cais de Elia Kazan, Ben-Hur Rain Man com uma soberba interpretação de Dustin Hoffman e Papillon. Estes foram os que mais me marcaram, além do Português Amor de perdição que fui ver com o meu pai anda muito jovem nesse cinema ao ar livre no campo do Luso e que nunca mais esqueci, porque toda a gente chorava e o esforço que fiz para controlar a emoção e não chorar, deu-me um ataque de riso que quase fui parar ao hospital, pois não parava de rir e já nem conseguia andar. Bom à saída do campo havia um chafariz. Meu pai arrastou-me para lá, abriu a torneira e meteu-me a cabeça por baixo. E pronto. A água fria, fez com que parasse de rir.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu ainda me recordo de que adormeci profundamente a menos de metade do Amor de Perdição, Elvira... perdi-me de sono...

      Eliminar
    2. Ora, ora, ora...que grande cinéfila me saiu a Elvira...!!
      A Cidade de Deus tenho por aí algures, foi o meu filho que o gravou e me ofereceu, vi, mas não gostei. Todos os outros que refere sim, gosto, exceptuando o nosso Amor de Perdição que li o livro, na adolescência - quem não leu? - mas não vi em cinema.
      E se a Maria João adormeceu, talvez a adaptação não tenha sido assim muito fiel ao romance. Que era de chorar baba e ranho de todo o tamanho. :)

      Abraços e beijos respectivamente.

      Eliminar
  4. Boa tarde:- Filmes bons de ver ou rever.
    .
    * Desnorte na Morte do Sentimento *
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Gil António!
      Estes e muitos mais, que a gente não pode mencionar todos, senão a lista seria maior do que a de Schindler.

      Um abraço e uma boa semana.

      Eliminar
  5. Tenho gosto em fazer a “minha” lista:

    1 – Dr. Zhivago.... que drama!!
    2 – E Tudo o Vento Levou – sempre que passa na tv eu vejo. Portanto, já o teria visto uma centena de vezes!!
    3 – Schlinder’s list
    4 – Cinema Paradiso
    5 – Titanic – tb o vi várias vezes
    6 – Casablanca
    7 – Pulp Fiction – o único da lista que não quis ver
    8 – Birds – tb nunca vi, mas sei do seu grande sucesso
    9 – Thelma & Louise
    10 – As Pontes de Madison

    É difícil dizer de qual gostei mais. Talvez “E Tudo o Vento Levou” e “As Pontes de Madison”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, Catarina, é com enorme satisfação que a recebo.

      Há filmes que vemos, adoramos o enredo, a interpretação dos actores e, se se proporcionar, voltamos a ver uma segunda vez com gosto. Mas outros há que vemos, revemos e nunca nos cansamos de os ver. Isso aconteceu comigo em relação às 'Pontes de Madison County' e com o 'Thelma and Louise'.
      O Pulp Fiction já foi filme que tive de ver duas vezes seguidas para entender a confusão daquele início, quando o vi pela terceira vez já foi mais para saborear.
      Houve uma altura em que, aqui, pelo Natal era certo haver ´Música no Coração'. Foi até enjoar. 'E Tudo O Vento Levou' sendo um filme memorável, acho que já não teria pachorra para ver tudo de novo. Tudo tem o seu tempo certo. :)

      Eliminar
  6. Quanto à segunda parte da postagem... de momento estou a pensar em "Before Sunrise", "Pretty Woman", um filme que dispõe sempre bem..."Música no Coração", "Dirty Dancing" , "Top Gun"... indico apenas aqueles que me deixaram um sorriso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Destes que agora mencionas, acho que só reveria com agrado o Pretty Woman e o Top Gun, mais para recordar um tempo distante em que tanto os actores, como eu, éramos jovens e 'belos'!!

      Beijos. :)

      Eliminar
  7. Cinco coincidem, acrescento:
    O Clube dos Poetas Mortos
    Les Uns et les Autres
    Un Homme, Une Femme
    Etc

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes? O Clube dos Poetas Mortos foi um belo filme, sim, mas que me deixou um trago amargo na boca. Dos franceses escolheria 'Les Uns et les Autres'.
      Mas há tantos, tantos outros, que o teu etc. foi muito bem aplicado! :)

      Um abraço, Rosa dos Ventos.

      Eliminar
  8. Há filmes que para mim são eternos, Os Pássaros, gosto muito de Hitchcock, Casa Blanca, Dr Jivago, A Lista de Schindler, mas não perdia um filme de Bergman

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria José.

      Os filmes eternos são os clássicos que nunca passam de moda, que não têm uma época definida.
      Também sou grande apreciadora do Mestre Hitchcock, até porque adoro tudo o que seja suspense; filmes e livros.

      Ingmar Bergman foi um grande cineasta. Assim, de momento, lembro-me de "Sonata de Outono", um filme onde contracenam duas enormes actrizes, Ingrid Bergman - que muita gente pensa, erradamente, que tenha sido sua mulher - e Liv Ullman,( não sei se isto está bem escrito), que por sinal vi na televisão há um bom par de anos.

      Grata pela visita e opinião.
      Apareça sempre que queira, ficarei muito contente. :)

      Eliminar
  9. Num mundo tão complexo como é o cinema, foram boas escolhas. Gostei mais de uns de que de outros, o que é normal, mas abstenho-me de os sequenciar. Gosto de filmes e pronto.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois de apresentar estas escolhas é que me lembrei de outros filmes que muito gostei. Mas, pronto, dez já foi uma boa conta, esperava que os amigos trouxessem mais, para me refrescar a memória. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Alguns identifiquei de caras, outros fiquei na duvida, mas chegarei lá, ou não :-)

    Beijinho em TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e quais são as tuas preferências cinematográficas?
      Nã dizes nada? Tá mal!! :-)

      Beijinhos, Non. :)

      Eliminar
  11. O Couraçado Potemkine
    Boa partilha
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que esse seja um bom filme, Mar Arável, mas não conheço nem antes ouvi falar, antes da Mª João lhe fazer referência.
      Pode até ser um clássico do cinema soviético, mas lamentavelmente, não conheço.

      Beijo

      Eliminar
    2. Solução fácil: https://www.youtube.com/watch?v=3i9FkLOac9s

      Fez parte de alguns que me foram mostrados numa cadeira sobre cinema. Mas há tantos que me passam ao lado. É impossível conhecer tudo, são tantas as culturas e tantos os filmes! Nem parece uma arte com pouco mais de um século de vida...

      Eliminar
  12. Apenas 2 não identifiquei, os outros eu vi, e ficaram na memória, belos, ótimos!
    Beijo, uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi pena a Tais não referir os dois não identificados, agora eu dizia. De qualquer forma, a Catarina mencionou todos e pela ordem de apresentação.

      Beijos, uma excelente semana também para si, amiga.

      Eliminar
    2. rsss, é verdade! A nº 4 e º 7...não identifiquei.
      Beijo, amiga. Valeu.

      Eliminar
    3. Pois, então, querida Tais, o nº 4 é o célebre filme "Cinema Paraíso" e o nº 7 o "Pulp Fiction", um dos filmes mais complicados e movimentados de Tarantino, quanto a mim, claro, que me vi 'negra' para entender aquele início. :)

      Beijos.

      Eliminar
  13. Olá!

    Ontem vi um filme sul coreano... Apenas para atestar o FACTO de que a degeneração do animal umano é geral e não há volta a dar!

    Preciso enviar um SMS ao CALHAU...

    bjhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, VOZ!

      Há pouco fiz uma pausa nas respostas para ir comer a minha sopinha, chego e vejo-te aqui, o que me agradou muito. Tens de sair mais vezes lá do teu recanto, arejar a cabeça, pensar noutras coisas que não sejam os males que afectam a humanidade e aqueles que tudo destroem à sua volta.
      Bem, adiante!
      Manda lá o SMS ao tal Calhau!! Pode ser que resulte em algo bom.

      Beijinhos!

      Eliminar
  14. Nada a ver com filmes... Deixo aqui o meu comentário que queria escrever num daqueles blogues que tens ali no lado extrema-direita!!!


    O blogue "Impontual" é daqueles que só deixa idiotas googlers comentar! Os outros idiotas são assim discriminados! Viva a democracia!

    Aí vai ele... finalmente!

    "Boas!

    Para que exista degradação de algo é necessário e fundamental que esse algo exista de facto! Tal não é o caso citado... "lucidez humana"!

    Primeiro porque não existe humanidade... e logicamente não existe lucidez alguma! Para atestar este simples facto temos os milénios de história!

    Bjs e Abrs"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, fui confirmar e o 'Impontual' só aceita ser comentado por aderentes ao Google, não sei porquê, mas ele lá saberá. Agora até anda meio fugido da blogo.
      No Sapo e no WordPress é tudo malta inteligente, ou sou eu que estou a entender mal, VOZ?
      Se achas que não existe lucidez humana, não serei eu que te contradiga. Já tivemos desentendimentos que cheguem e eu sei que tu és uma pessoa com um Q.I. muito superior à média, logo tudo o que disseres, está dito!
      Fica o teu recado dado e quem o quiser ler que leia, está bem assim?

      Outra beijoca!

      Eliminar
    2. Inteligência... Q.I.'s!

      Apetecia-me escrever uns calões da língua Tuga.

      Desconfio que estás a entender mal. Por todo o lado o que tenho verificado é que somos todos malta inteligente e com Q.I.'s acima da mediana... Não que esta ilusão origine nada de positivo, está à vista de quem quiser contemplar.

      Mas fiquei curioso porque dás a entender que já tropeçaste na lucidez humana... e se assim é o que achaste? E, tiraste uma fotografia para demonstrar que ela existe?

      ihih Bjhs

      vou roncar!

      Eliminar
  15. Aqui há muitos bons filmes, Casablanca, Os Pássaros, E tudo o Vento Levou, As Pontes de Madison County, Dr. Jivago, etc..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico bem contente pelo teu gosto ser semelhante ao meu, mas esqueceste de mencionar um dos maiores e melhores filmes de todos os temos: "Cinema Paraíso". A Banda sonora a cargo de ‎Ennio Morricone, é sublime.

      Obrigada, Ricardo!

      Eliminar
    2. "Cinema Paraíso" era o filme favorito do nosso amigo Carlos.

      Estou triste demais...

      Eliminar
    3. É verdade, querida Teresa!!

      Se clicares
      AQUI
      , talvez essa tua tristeza fique um pouco amenizada.

      Foi há precisamente seis anos que o Carlos falou connosco sobre esse filme, no "Crónicas on the Rocks".
      Ele,- o filme - representa o poder que o sonho exerce na vida de todos nós. E o Carlos, sob aquela capa de homem inquieto e implacável, era uma pessoa muito generosa e um Sonhador...

      Não nos devemos deixar abater, Teresa. Devemos, antes, continuar o nosso caminho, fazendo tudo para termos o Carlos sempre connosco. Essa seria de certo a sua vontade.

      Beijinhos, Teresa.

      Eliminar
    4. Quero comentar e agradecer, mas fujo sempre, porque fico comovida como uma miúda de escola.

      Gostei muito de reler, Janita, embora encontrar lá os comentários da Teté também não ajudou.

      A nossa amizade virtual foi intensa e conflituosa, mas era um homem com uma mente brilhante e tenho saudades das suas crónicas.

      Mantém-te saudável, JANITA 🌷! É uma ordem!

      Eliminar
    5. Grata pelo teu cuidado, Teresa, mas isso da saúde nem sempre depende de nós.
      Mas faço por me manter saudável, sim.

      Um forte abraço, amiga de longe.

      Eliminar
  16. Janita, dos teus filmes preferidos não identifiquei o 3º.
    Todos os outros, recordo encantada.
    Acrescento mais alguns:
    - Paris Texas
    - Taxi Driver
    - Citizen Kane
    - O resgate do Soldado Ryan
    - Papillon
    - Luzes da Cidade
    - O cowboy da meia-noite
    ----
    Beijo, amiga. Amei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Teresa, o que me vieste lembrar!!
      'O Cowboy da Meia-Noite' com Dustin Hoffman e Jon Voight, ( pai da Angelina Jolie) vi-o há mais de quarenta anos num cinema do Fundão, quando fui de visita à minha mana que morava na Covilhã. As lembranças são como as cerejas!!
      Gostei da tua 'movie list'. Isto existe? :)

      Beijinhos, Teresa.

      Eliminar
  17. Vá lá, safaste-te
    Não referiste a família Trapp

    Ficas assim uma cinéfila certificada

    A minha lista
    é infinita

    todos os filmes
    dos realizadores seguintes

    Spielberg
    Stanley Kubrick
    Ford Coppola
    Orson Wells
    Chaplin
    Bertolucci
    Quentin Tarantino
    Sergei M. Eisenstein

    e o Manuel de Oliveira com o seu inesquecível "Aniki Bobó"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Rogério...para si não tenho eu pedalada.
      Nem em Cinema, nem em nada!! :))

      Do Tarantino tenho aqui o Pulp Fiction.
      Dos outros...olhe, já tenho a cabeça desvaída e não sei mais nada!!

      Abraço e inté .

      Eliminar
    2. "Aniki Bobó" é absolutamente uma obra prima 😍

      Eliminar
    3. ...e quase todo 'rodado' na Ribeira do Porto. :)

      Eliminar
  18. O filme será sempre O filme, que sei de cor, é e será sempre Casablanca.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casablanca é 'O Filme' do Pedro e aposto que não é só pelo romântico e terno amor impossível, bem como a inesquecível canção "As Times Goes By".
      Há toda a trama envolvente de mais uma história passada durante a segunda guerra mundial e a fuga à perseguição nazista.
      Creio que, no fundo, tudo neste filme foi pensado para ser imortal. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  19. Olá Jani !... Cá estou ! :)
    Só com um primeiro olhar às fotos reconheci logo :
    Dr Jivago
    Titanic
    Casablanca
    Os Pássaros

    Com um bocadinho mais de atenção e lendo os comentários, foi fácil recordar os outros, excepto os dois últimos, embora tenha visto os filmes ! :)

    Da minha lista, não preciso pensar muito :
    Os 3 grandes filmes foram
    Les Uns Et Les Autres
    Kramer Contra Kramer
    A Vida É Bela

    Beijinhos ! ... Aos poucos irei vendo os outros posts. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Rui...só de te voltar a ver por cá ( blogosfera) já é um bom prenúncio de que tudo melhorou. Isso, sim, é o mais importante e o que mais me alegra.

      É verdade, Rui..."A Vida é Bela"!! Como foi possível ter esquecido esse grande filme que vi tantas vezes? Algumas delas na companhia do João quando ele era criança, aqui em casa, ele adorava o filme por causa do pequenito e da sua alegria quando viu chegar os americanos e o carro de combate, e gritava, inocentemente: "É vero, é vero!" :)

      Verás o resto quando puderes, amigo Rui, dá antes uma volta pelos outros cantinhos, que anda tudo cheio de saudades tuas!

      Beijinhos e um grande abraço amigo. :)

      Eliminar
  20. Temos o mesmo gosto!
    Retirava um ou dois para os substituir por outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe só que coisa boa Anónimo/a!! Afinal, não estou isolada nos meus gostos cinéfilos. Já agora, se quiser, poderia dizer-me quais eram esses dois que mudava, quem sabe também sejam do meu gosto...:)

      Eliminar
  21. Respostas
    1. Exceptuando um ou dois, Luísa, creio que serão estes e mais alguns, que vi e ficaram por mencionar, que perdurarão, na memória colectiva, através dos tempos. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  22. "Descalços no Parque" dos filmes antigos.

    E todos os filmes do meu "querido" Ryan Gosling.
    Ele encanta-me como homem e como ator.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora os clássicos que aqui apresentas não sejam os meus favoritos, vi-os todos.

      Esqueci também de mencionar que ADORO TODOS OS FILMES de Woody Allen 😍

      Eliminar
    2. Aqui, já não estou muito do teu lado, Teresa!
      Reconhecendo todo o valor de Woody Allen, tanto como actor quanto realizador, nunca morri de amores por tal pessoa. Gostos!
      Se quiseres, vai lá em cima atenuar a saudade com uma nossa conversa, no '...on the rocks' sobre o livro de que falo a seguir e do Cinema Paraíso.

      Abraço.

      Eliminar
  23. Janita, só não vi o Titanic, porque não gosto de Leonardo DiCaprio, apesar de mais tarde ter visto "O Aviador". Apesar de todos os clássicos hoje para mim, não há filme melhor do que o "Cinema Paraíso" que era também o favorito de CBO. Apesar de já ter secado os olhos várias vezes, só hoje tive a confirmação do que tenho andado à procura, no seu blogue, da triste notícia Há muito esperada. Agora já está em paz, mas sempre fez mais um aniversário dele e do blogue. Um abraço. Gisela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, agora que voltei a passar por aqui, mais calma e como sou uma cinéfila doentia, tenho uma lista infindável, mencionei o Cinema Paraíso porque ele em si é a história do Cinema e tudo no filme é espectacular, desde a música ás interpretações. Às recordações. às frustrações, não falo mais nele porque já estou arrepiada. Mas também dos que mencionou "As pontes de Madison County, é soberbo, quase que sei todos os diálogos de cor, e o Thelma & Louise, também representa muito na vida de uma mulher. Dos clássicos não vale a pena falar, digo só que a Lara é a minha sósia, mas a minha boca é mais torneada. Metendo-me na conversa como é meu hábito, o Couraçado só serve para ter uma noite de insónias, um filme velhíssimo dos tempos do feroz comunismo escuro como uma noite de trevas. Do Bergman há muita coisa para ver, "Cenas da vida conjugal foi uma série depois um filme imperdível. mas antes disso houve tantos que é uma nunca mais acabar, mas alguns chatos de tanta introspecção….Há um que nenhum de vós deve ter visto e que pode ver no Google, que eu vi numa sessão clássica no Império e de que nunca mais me esqueci dada a grande sensibilidade que o filme demonstra, mas é quase um filme de estúdio. Chama-se "The heart is a lonely Hunter"- a trdução acho que foi "coração solitário". vale a pena ver com Alan Arkin e Sondra Locke (a primeira mulher de ClinT Eastwood. Digo isto tudo porque há muitas traduções de outros filmes parecidas, mas este é de 1968 e é único! Tenho mais e fico-me por aqui e também digo que quem não gosta dos filmes que eu gostei é porque tem mau gosto. E quem não gosta de cinema, não sabe o que perde. Por alguma razão se chama a sétima Arte. Se quiser conselhos estou habilitada a dar-lhe. mas não gosto das fanfarronices actuais, mas gostei do ET, da Laranja Mecânica, do 2001 odisseia no Espaço e por aí fora…. Bom fim de semana. Precisava de desabafar em qualquer lado com alguém com algumas pessoas a que o Carlos me ligou.

      Eliminar
    2. Olá, Anfitrite!
      Quem ficou arrepiada, agora, fui eu ao ler este seu desabafo.

      Gostei de saber que também é uma grande apreciadora da Sétima Arte e li com atenção tudo o que refere acerca dos filmes mencionados.
      Não irei alongar-me nesta resposta, ainda não me sinto recomposta da surpresa e do gosto que tenho em a receber neste meu espaço.
      Mas venha mais vezes, Anfitrite, desabafe sempre que precisar e, com o decorrer do tempo, teremos oportunidade de falar sobre muitos temas.
      Com o coração mais sossegado, falaremos também do nosso amigo Carlos, cuja memória desejo nunca deixar que fique esquecida, nem neste blogobairro a que ele deu tanta vida, nem no coração dos bloggers que o liam e estimavam. Até aqueles que, como eu, nem sempre estiveram de acordo com alguns dos seus contundentes artigos.

      Um abraço, Anfitrite e bem-haja por ter vindo!

      Eliminar
    3. Eu sei, um dia no Murcon quando eu lhe disse para dar um recado ao Carlos, a Janita respondeu-me que estava de candeias às avessas com ele. Eu hoje no meu face até publiquei a única notícia pública que vem no Jornal Coluna de Macau, com ele muito sorridente e já bastante magro. O que eu procurei por notícias até já tinha encontrado um anúncio duma funerária do Porto com o mesmo nome mas o resto nada coincidia. Eu tinha mandado um mail mas não me responderam e a partir de certa altura também deixaram de publicar os comentários. Obrigada pela atenção. Fiquei de tal maneira que ainda hoje não me deitei. Vou ver se agora descanso um pouco. Um abraço.

      Eliminar
    4. Anfitrite, tente descansar sim, e não se massacre mais com este facto tristemente irremediável.
      Façamos o nosso luto com resignação, e deixemos que a família do Carlos faça o seu, no recolhimento desejado.
      Um forte abraço.

      Eliminar
  24. Caramba, parece que foi ontem. Xi, tanta gente bonita!
    Eu ainda sou do tempo em que o pessoal ia ao cinema para "ver", ficar vidrado naquelas beldades. Tudo imaginação, fantasia... o beijo, colos opulentos, e pouco mais, mas tão bom. As histórias tão bonitas, tão ingénuas, como, de resto, nós éramos.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Agostinho, mas "as Pontes de Madison County", "Thelma and Louise" "A Lista de Schindler" e outros mais, eram, são, mais do que colos opulentos e beijos sedentos... esses eram mais os da Elizabeth Taylor. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Concordo. Eu tinha recuado aos tempos das matinés dominicais a que ia, ainda ganapo. Andava a chagar a cabeça da minha mãe, desde que acordava, para as moedinhas do bilhete. Não havia mesadas, então. Claro que a partir dos 17 a pauta se alterou muito... e passei a ter corda mais que suficiente. Vi todas as fitas, que a Janita recordou, com outros olhos e maturidade.
      Bj.

      Eliminar
  25. Há tantos!
    É impossível escolher uns poucos. E nenhum dura para sempre. Um deles tens aqui na tua lista. Por muitos anos foi o meu eleito. Ninguém entendia porquê... eu tinha 20 anos, como podia eleger um filme de época sobre algo tão particular, para o topo das preferências? Talvez seja um dos poucos filmes românticos que entendi tão bem e me identifiquei com a parvoice da heroina (sim, parva, mas sem o saber, por ser pouco vivida, jovem... como tantos!).

    Durante alguns anos incluia na lista Dança com Lobos. Agora talvez já não. Mas continuo a dar ao filme um lugar no coração. Todos os outros clássicos... menos o Titanic de cameron. Esse não. Mais depressa entram na lista os filmes do Exterminador Implacável, pelo impacto fantástico que tiveram, pelo simbolismo e histórias. Tubarão, de Spilberg... outro marco. Com uma ou duas cenas icónicas. "We gonna need a bigger boat" kind of thing.

    São tantas películas fascinantes... muitos filmes ainda por descobrir. Para não falar dos menos conhecidos internacionais europeus.

    ResponderEliminar