quarta-feira, 21 de novembro de 2018

DA GANDAIA.



Poeminha de Louvor ao strip-tease secular


Eu sou do tempo em que a mulher
nem mostrava o tornozelo;
que apelo!

Depois, já rapazinho
vi as primeiras pernas de mulher
por sob a curta saia;
Que gandaia!

As fazendas com os anos,
se fazem mais leves,
e surgem figurinhas, pelas ruas,
mostrando as lindas formas quase nuas.

E a mania do sport
trouxe o short.

O short amigo,
que trouxe consigo,
o maiô de duas peças.



E logo, de audácia em audácia,
a natureza, ganhando terreno,

sugeriu o biquini,

o maiô, de pequeno, ficando mais pequeno

não se sabendo mais,
até onde um corpo branco,
pode ficar moreno.


Deus, a graça é imerecida,
Mas dai-me ainda
Uns aninhos de vida!


-------------------------------------------------------

Sabem quem este poema escreveu?...Não, não fui eu!

Podia não dizer, esperar que se adivinhasse...

...mas quem do Poeta conhece a manha

 e o cáustico humor

seria muito fácil.

* *
 [Este Poeminha saiu da mente brilhante do Grande


 Millôr Fernandes ]



Como não encontrei o vídeo que queria...sai o Max...

Para matarem saudades!!

:)

---------------------------



26 comentários:

  1. Pobre Millôr Fernandes que não viu tudo que tinha a ver, porque morreu há seis anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...Mas ainda viu bastante, Teresa!
      E logo no Brasil...:))

      Beijocas.

      Eliminar
  2. Minha querida Janitamiga

    E pronto, voltaste a fazer voltar para trás o meu tempo: conheci e falei com os dois que aqui apresentas e até "tentei" acompanhar o Maximiano de Sousa (fazendo de eco...😇) na sua A Mula da Cooperativa; e quando ao Millôr foram bastantes as vezes em que nos encontrámos e falámos e gozámos e bebemos e etc.

    E até tenho num dos meus blocos de apontamentos (conservo alguns) um dito dele que escreveu e autografou e reproduzo aqui Quem mata o tempo não é um assassino. É um suicida. Genial, né?

    Muitos bjs💋💋💋 e qjs do teu muito amigo casal Ferreira

    A estória do Frederico está quase, quase a acabar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, HenriquAmigo!!

      Para quem mais nada pode, já me sinto feliz por ter feito o tempo recuar às tuas boas memórias. Que não hão-de ser poucas!
      Pensamento deveras genial esse do Millôr, sim.

      Tenho de ir com urgência à "Nossa Travessa", antes que o Frederico vá embora.

      Um grande abraço ao querido casal Ferreira, e bem-hajas pela visita, Amigo Henrique.

      Eliminar
  3. Gostei do poema que desconhecia. E também gostei de recordar o Max.
    Obrigada pela partilha.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordar é viver, lá diz o ditado amiga Elvira.

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
  4. Gostei deste momento, impossível não sorrir com o poema, faltou ao Millôr ver o monoquini😀
    O fabuloso Max é sempre um prazer ouvir, cheguei a saber esta música de cor...em tempos andava sempre a cantarolar.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na praia talvez o Millôr o não tenha visto, mas nas marchas de Samba, não faltam mulheres com os seios à mostra. :)
      O Max veio por arrasto e também eu tenho gostado de o voltar a ouvir.
      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  5. Realmente há alguns biquinis que deixam pouco espaço para a imaginação.
    Que também é necessária.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coisa que não falta aos homens é imaginação, Pedro!
      Mal fazem as mulheres quando não lhes deixam espaço para imaginar...:)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. :) O meu pai gostava imenso do Millor e a minha mãe do Max :) Ler um e ouvir outro levou-me até à minha primeira adolescência :)

    Ah, e eu fui uma as primeiras portuguesas a vestir o tal maiô de duas peças, dando o exemplo à minha mãe, que também passou a usá-lo. Era uma garota, ainda, mas... aqui, nas praias e piscinas da Costa do Sol, durante uns dois ou três anos, fomos as únicas portuguesas a usá-lo. Há uma página inteira do Diário Popular de 1966 ou 67, 68? que o comprova, num artigo chamado "As Belas e o Sol", rsrsrs... perdi aquilo, mas se alguém o tiver guardado...

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora então, aqui está um postal que agradaria aos seus pais, Maria João!
      Sabe? Andei a pesquisar e descobri do DP e pode ver AQUI, as primeiras páginas desde 1958 até 73, creio!
      Infelizmente, a grande notícia de 1966, no mês de Junho, foram as noivas de Sto. António. Olhe, se tivesse sido as duas primeiras belezas a usarem o biquini na cosmopolita Costa do Sol?
      Tive esperança que fosse, mas não. :(

      Beijinhos e obrigada. :)

      Eliminar
    2. Houve qualquer coisa que não correu bem, Maria João.
      A hiperligação não funciona e nem consigo descobrir onde fui buscar o link. Há coisas...

      Veja, por favor, AQUI em 67.
      É que nem me aparece 1966...hay brujas, hay brujas!

      Beijinho. :)

      Eliminar
    3. Obrigada, Janita :) Era uma página quase inteira, mas não era uma primeira página... era a página de um suplemento semanal ou mensal que teve curta duração e que se intitulava As Belas e o Sol. A fotografia de corpo inteiro foi tirada por um repórter de imagem que nos abordou na praia do Motel Continental, aqui, em Oeiras. A minha mãe não apareceu porque o repórter só estava interessado em fotografar jovens ;)

      Eliminar
    4. Hei-de voltar a pesquisar, com mais tempo no fim de semana.
      Com mais esses dados deve aparecer alguma coisa. É que fiquei curiosa, Mª João.
      Bons tempos, hein?! :))

      Eliminar
    5. ;) Sim, bons tempos, apesar dos (a)pesares do velho estado novo...
      Corria bem, mas não era tão boa na poesia quanto sou agora, rsrsrs... sempre houve alguma coisa que melhorou com a velhice :)

      Eliminar
  7. Confesso que não conhecia, mas tem toda a razão nas palavras ;)) Adorei. Bom dia.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom este post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Ao anos que eu não ouvia isto! Foi tão bom recordar!Amei o poema e o video, looool

    A chuva, o elixir dos meus dias.
    Beijos - Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordar é sempre bom, Cidália! :)

      Beijos, bom FDS

      Eliminar
  10. Eu vivi o tempo antigo
    Que olhar era desejo.
    Nem se dizia ao Amigo
    Que se havia dado um beijo.


    Segredos do tempo.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  11. ... E como será daqui a uns 30 anos ?... Será que vai haver necessidade de imaginação , ou será de passar à prática em público ?...
    Já a minha mãe dizia que no futuro ainda iria ser como os bichinhos !!! :))
    Parece que já faltou muito mais ! :)))

    ResponderEliminar