quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

COM ou sem SAMBA.


                                                                                 


Se o mundo ficar pesado
Eu vou pedir emprestado
A palavra POESIA

Se o mundo emburrecer
Eu vou rezar pra chover
Palavra SABEDORIA

Se o mundo andar pra trás
Vou escrever num cartaz
A palavra REBELDIA

Se a gente desanimar
Eu vou colher no pomar
A palavra TEIMOSIA

Se acontecer afinal
De entrar em nosso quintal
A palavra tirania

Pegue o tambor e o ganzá
Vamos p'rá rua gritar
A palavra UTOPIA.

--------------------------------------------------------------

Tudo continua igual.... na Quarta-Feira!


A Vigilante do Bolhão. :)



=============================================

15 comentários:

  1. Ânimo, sff!! Estou a senti-la muito murcha :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Vai ver é a ressaca da folia d'ontem, Flor.

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Um poema aparentemente simples mas de um grande profundidade. E parece que no Brasil de hoje é bem preciso cantá-lo todos os dias.
    E a vigilante não desarma...
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vão continuar a resistir. Cantando fazem das cantigas a sua arma, como sempre fizeram.
      A vigilante também é teimosa...

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Essa gaivota
    é a que ronda a minha janela
    e pousa perto da minha porta

    Da-lhe um recado
    ela traz-mo

    (esse samba é quase um hino)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que esta se tornou demasiado urbana,
      agora não quer sair da Baixa portuense,
      nem sequer ir à praia buscar peixe, Rogério.

      Deixou de ser mensageira de missivas de longo curso.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Uma gaivota voava, voava.
    Depois descansou, já estava cansada :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós ainda nos lembramos, mas será que a Ermelinda ainda se lembra disso, Pedro? :))

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gosto tanto, tanto, tanto deste samba!

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sob a simplicidade da letra, há todo um sentido direccionado, Maria João.
      Também a mim me encanta.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  6. Bom dia
    Um poema muito lindo , muito bem interpretado.
    Quando assim é não há muito a dizer.

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR.
      Penso que há ocasiões em que as palavras sobram, não é?

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Poemaa lindo!
    Gostei de ver a pomba pousada no Bolhão.
    E como a neve cai lá fora e estou quentinha cá dentro deixo um beijinho descongelado :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Manu...o que vale é que ela, a gaivota, lá empoleirada nos semáforos, no cruzamento de Fernandes Tomás e Sá da Bandeira, nem te ouviu...longe como estás. :)) Se não até se ofendia: Pomba? Ehehehe

      Se for quentinho
      aceito, e retribuo,
      o beijinho. :)

      Eliminar
  8. O poema é lindo. O samba também! Vamos lá animar:)
    -
    A vida é um redopio ...
    -
    Beijos. Boa noite!

    ResponderEliminar