segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

DAR MUNDO AO CORAÇÃO.

 




Eis-me nu e singelo!
Areia branca e o meu corpo em cima.
Um puro homem, natural e belo,
De carne que não peca e que não rima.

A linha do horizonte é um nível quieto;
As velas, de cansaço, adormeceram;
E penas brancas, que eram luto preto,
Perderam-se no azul de onde vieram.

Sol e frescura em toda a grande praia
Onde não pode haver agricultura;
Esterilidade limpa, que não caia
De pão e vinho a cósmica fartura.

Dançam toninhas lúdicas no céu
Que visitam ligeiras e felizes;
Uma força sonâmbula as ergueu,
Mas seguras à seiva das raízes.

Nem paz, nem guerra, nem desarmonia;
O sexo alegre, mas a repousar;
Um pleno, largo e caudaloso dia,
Sem horas e minutos a passar.

Vem até mim, onda que trazes vida!
Soro da redenção!
Vem como o sangue doutra mãe pedida
Na hora de dar mundo ao coração!




“Ode” de Miguel Torga, ‘in’  Diário
 (1946)





Foto Minha



####################################

28 comentários:

  1. A POESIA do transmontano é pura e bela‼

    O amor da minha vida: paciente, tolerante, cortês e... belo muito belo 💙

    Início de uma semana muito feliz‼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A poesia de MT é realmente bela e pura, como dizes.
      Já a sua prosa é mais crua e rude. Um pouco como ele foi.

      Desejo-te tudo de muito suave e belo, tanto no amor como em tudo o resto, Teresa.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. À luz de Dalai Lama sou atraente. Não me incomoda o que possam pensar de mim, a culpa é dele, do Dalai Lama.
    Boa semana, Janita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se consideras possuir essas três virtudes que, segundo o Mestre, são essenciais para tornar o homem atraente, não serei eu a desmentir-te, Repórter! :)
      Fica descansado...ehehehe

      Beijinho, António.

      Eliminar
  3. Pena não saber o que o Dalai Lama diria sobre o que é tão atraente numa mulher, sendo que eu poderia concordar ou não.
    Torga no seu melhor, a foto - de artista!
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que ainda o possamos saber, né?
      O que está, neste momento, em cima da mesa - como agora se diz, a respeito de tudo e de nada - é a atracção masculina.
      Nisto concordo eu!

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Gosto tanto da poesia de Miguel Torga!
    Dalai Lama é um sábio.
    A foto é muito bonita
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos, então, em perfeita sintonia, Elvira!

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
  5. Que bela poesia. Obrigada pela partilha!

    Beijos. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe fico grata por ter aceite a partilha, Cidália.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Boa noite serena, querida amiga Janta!
    Um poema bem escolhido a amiga nos presenteou, muito obrigada.
    Tenha uma nova semana feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdão...? Porque haveria eu de ter motivos de a perdoar, amiga? É sempre tão gentil e simpática com todos nós.

      Um beijinho e obrigada. :)

      Eliminar
    2. Sem gentileza, a vida fica insossa, querida.
      Bjm de gratidão

      Eliminar
  7. A vida a retomar em Macau aos poucos e eu também a retomar os blogues aos poucos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tudo vá retomando o seu lugar, calmamente e em segurança, Pedro. O pior já passou, felizmente.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Gosto perdidamente da poesia do Torga.

    Obrigada e um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdidamente não gostarei, mas gosto de me perder a ler os seus poemas.

      Obrigada eu, querida Maria João.

      Um beijinho. :)

      Eliminar
    2. ... ou isso, Janita, ou isso :)

      Outro beijinho

      Eliminar
  9. Juntar num mesmo post o D.Lama e M.Torga é demonstrativa da tua sensibilidade para o belo que a vida tem.
    Um grande beijo!

    §-devido à minha ausência forçada hoje fiz "uma maratona" de comentários aos teus diversos "posts". Gostei muito daquela tua foto mostrando umas flores amarelas, que gosto muito, mas de que não sei o nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada, meu querido amigo! :)

      Já te segui até às comadres,:) depois irei ver de que flores amarelas falas.

      Ausência forçada? Quando fui por aí abaixo ainda não tinha lido este comentário. Desejo de coração que, o que de ruim aconteceu, tenha passado de vez.

      Um beijinho com amizade.

      Eliminar
  10. Gostei muito do poema do grande Torga.
    Sou fã das frases do Dalai Lama e gostei muito da tua foto

    Beijinhos Janita
    😘

    ResponderEliminar
  11. Quem sou para dizer isto... mas há poucos Homens desses, ficamos mais pelos "homenzinhos" :(( !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Ricardo.
      Homens, com H maiúsculo, cada vez há menos.

      Obrigada.
      Um abraço

      Eliminar
  12. Torga quase sempre
    a desbravar caminhos
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que todos nós vamos desbravando caminhos, se mais não for, o nosso. O que realmente importa é que o façamos com dignidade.

      Beijinhos, Eufrázio.

      Eliminar
  13. O grande Torga diz-me muito, Janita. Ainda bem que te sabes rodear de boas companhias.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar