sábado, 1 de fevereiro de 2020

ELOGIO EM BOCA PRÓPRIA...É VITUPÉRIO?



Borda, borda, bordadeira
Não me irrites a meada
Tiveste tanta canseira
E agora não bordas nada

Não bordas, mas já bordaste
Deixaste teus olhos cansados
Ficaram para a posteridade
Esses teus lindos bordados.




Dedico a mim estes versos
Que a eles tenho direito
Deixo bordados dispersos
Bordados bem a meu jeito.

São como finas pinturas
Minha casa é meu museu
Esbeltas, graciosas figuras
E quem lhes deu vida, fui eu!

Também fui moça prendada
Também tive o meu encanto
Quem diz que não valho nada
Que abra a boca de espanto…

:)  :)





------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------

38 comentários:

  1. Mas que prendada!!
    No verso e no bordado!!
    Bjos
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada, obrigada...à boa moda da nossa Amália.
      Sabes como é, Catarina?

      :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Um espanto! Prendada e bordadeira verdadeira!
    Parabéns pelas quadras bem esgalhadas, perdão, bordadas e rimadas.
    Ponto, qual o ponto dos bordados: cruz, bilros, Richelieu,...

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Afinal sempre se espantou, Agostinho!

      Bilros é ponto de renda, não aprendi a fazer nem tenho bilros.
      Richelieu sei como é mas não sei fazer.
      Este é ponto cruz, com perfeição.
      Isso vê-se pelo avesso. :)

      Beijos.

      Eliminar
    2. Pois é, bilros é bordar com pauzinhos, como vi fazer em Peniche numa feira dedicada à arte.
      Bom domingo. Não chove.

      Eliminar
    3. Afinal, o Agostinho também percebe de rendas e bordados!
      Para além de todos os outros predicados, claro.

      Bom Domingo, Poeta. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Não sei de qual gosto mais . Se das quadras ou do bordado .
    BFS

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deduzo, portanto, que gostou de ambos, Foi? :)

      Boa noite, Joaquim.
      Obrigada.

      Eliminar
  4. Um primor, tanto as quadras como o bordado. Parabéns.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bordado deu algum trabalho, já as quadras saíram de enchurrada, que é como as coisas me saem melhor, Elvira.
      Quando quero presumir, sai borrada! :)

      Abraço, bom Domingo!

      Eliminar
  5. Que beleza!


    As quadras estão quase, quase perfeitas; um toquezinho aqui, outro ali, e teríamos versos em perfeita redondilha maior. Os da primeira quadra, são-no todos, bem como alguns dos das quadras seguintes.

    O bordado é lindíssimo e muito, muito criativo. Adoro o pormenor da bem conseguida sugestão de movimento das figurinhas humanas e não humanas!

    Parabéns e um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora veja só, Maria João...quem diria?
      Quem abriu a boca, pasmada, fui eu. A sério.

      A Maria João leva-me a pensar que, se eu tivesse estudado alguma coisa acerca de poesia, teria jeito para escrever poemas, pelo menos quando a inspiração me batesse à porta, como aconteceu ontem.

      Redondilha maior...Acho que já numa ocasião a Mª João me falou nisso. Ficará para outra reencarnação... :)

      Muito obrigada pela generosidade, Poetisa!

      Um beijinho.


      Eliminar
  6. Não percebo nada do assunto mas parece-me bem.
    Beijinho, Janita, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te parece bem, Repórter, é porque está tudo bem, né? :)

      Beijinho, bom fim de semana.

      Eliminar
  7. E não é que abri a boca de espanto?!
    És uma mulher de múltiplos talentos e que ninguém venha dizer o contrário.

    Bom fim de semana
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até eu, Manu, até eu... ehehehehe
      Presunção e água benta...:)

      Mas, cá muito a sério, fiquei feliz com a tua aprovação.

      Um beijinho e bom fim de semana, Manu.

      Eliminar
  8. Há tanto tempo que não bordo!!!!
    Em casa dos meus pais, as coisas eram feitas por nós.
    Tapetes de arraiolos, toalhas bordadas, barras de lençóis, ... capas de edredon...
    Há tanto tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ponto de Arraiolos também sei fazer, e fiz tapetes, mas não sou tão prendada quanto apregoou.
      Sou do tempo em que se usava as moças irem preparando o enxoval e colocando lençóis, toalhas bordadas etc, na arca.
      Oh, mal empregada trabalheira!!!
      :)

      Eliminar
  9. Uau! Temos poeta! Amei :)
    -
    Saudade/ Memórias - Parte 1
    Beijo e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pois...é pra que saiba, Cidália!! :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Também eu já fui prendada Nita, agora estou feita uma langona ahahahaha
    Bom domingo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tu foste prendada
      E ainda és moça bonita
      Mas nem que te pintes de amarelo
      Tu serás como a Janita!! Ehehehehe

      Toma lá que já ceaste, Nina! :)

      Beijinhos.

      ( E então? Que tal te correu a mudança? Conta, conta! )

      Eliminar
  11. Repito o que outros já afirmaram: moça prendada; e arrisco que até toca piano e arranha o francês.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arranho o francês, mas, com grande pena minha, não toco piano. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  12. Às vezes sabe bem um imodesto vitupério!��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahahahaha...

      Haja quem repare no 'palavrão'. :)

      É bom vê-lo por cá, Roadrunner.

      Eliminar
  13. Diz o pato
    ao gato
    em cima da romãzeira
    no poema
    e no bordado
    a Janita é a primeira

    Responde-lhe o gato
    Miaaauuu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e o gato,
      nesse Miaaauuu
      disse ao pato
      sem reservas:

      Se achaste isto
      que fez a Janita
      uma coisa bonita
      e de grande gabarito
      então, não conheces
      os feitos do
      menino Rogérito!

      ;)

      Eliminar
  14. Lindos versos, a lembrar suas habilidades
    que são muito bonitas. É a saudade do tempo em que se fazia de tudo um pouco:) Beijo de paz e bem, e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Habilidades nem sempre são qualidades, minha amiga! :)

      Obrigada, Josélia.

      Um beijinho e boa semana.

      Eliminar
  15. Lindas as duas habilidades!
    Parabéns!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Bondade tua, Rosa dos Ventos!

      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  16. Bordar e versejar não são atributos para todos; mas para ti são!

    São versos que te vão na alma
    e que escreves com paixão;
    desenhas as cores e os tons
    nos bordados da tua imaginação.

    Não abro a boca de espanto (já sei o que "a casa gasta") mas abro-a sim num sorriso pela satisfação de te ler.
    Beijokas bordadas com sorrisos

    §-vitupério? porque caga d'água?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Kok...tu podes não saber bordar, isso acredito, mas a fazer poemas e rimas não te chego aos calcanhares. E a prova está à vista, fora o resto. :)

      De qualquer modo, agradeço a tua bondade, amigo.

      Beijinhos.

      Eliminar
  17. Aqui: o "R" que falta no comentário anterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que nem estranhei a ausência do 'R' ?

      Da maneira como agora andas virado para um certo lado, menos bem perfumado, achei que caga d'água, até tinha sido de propósito!

      Ahahahaha

      Eliminar
  18. Seus bordados.
    São lindos.
    Devem ser feitos de coração.
    E se assim for.
    Nunca abandone tamanha paixão.
    Sorrisos de luz.
    Megy Maia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertou na suposição, Megy Maia.
      Todos os bordados que fiz para mim e emoldurei, mais os que fiz e ofereci, foram feitos de coração, sim!
      Na época, foram uma espécie de 'tábua de salvação', não propriamente uma paixão.

      Obrigada e um abraço.

      Eliminar