terça-feira, 18 de agosto de 2020

Das Formigas.

-------------------------------------------

As coisas devem ser grandes 

Pra formiga pequenina 

A rosa, um lindo palácio 

E o espinho, uma espada fina 


A gota d'água, um manso lago 

O pingo de chuva, um mar 

Onde um pauzinho boiando 

É navio a navegar 


O bico de pão, o corcovado 

O grilo, um rinoceronte 

Uns grãos de sal derramados, 

Ovelhinhas pelo monte


[ Disse-o Vinícius de Moraes ]

 



Imagem DAQUI


Já eu, digo:

Sinto-me tão pequenina
tão sem força e alquebrada
que até uma formiga rabiga
é mais forte do que eu
perto dela não sou nada

 
Com todo o entusiasmo
tudo grande lhe parece
pois eu que sou bem maior
não saio deste marasmo
nada me aquece ou arrefece

 

Queixo-me quando o sol queima
mas se chove o mesmo faço
só estou bem onde não estou
não sei o que  hei-de fazer
minha vida é um nó laço.

 

Já nem chego a ser cigarra
porque até o cantar me aborrece...
 

*********************************************



32 comentários:

  1. Quem canta (quem o sabe fazer) seu mal espanta. Por vezes dou por mim a trautear (em silêncio) uma qualquer cantiga de que me lembrei ou ouvi. E, não raro, durante todo o dia.
    Pois seja cigarra, mesmo que incomode os vizinhos.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece-me o mesmo com alguma frequência, ainda que ultimamente não tanto. Esta coisa da pandemia e desta incerteza permanente, abalou-me as estruturas, sabe? Nem cantar me apetece com tanta coisa ruim a acontecer à minha volta.

      Bem, adiante. Entre mortos e feridos alguém há-de escapar.
      Abraço, José.

      Eliminar
  2. Gostei duas duas versões de poesia! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Cigarra cantadeira, dá vontade de imitar.
    E que tal uma desgarrada?!
    Pena que por aqui eu não te possa animar, com a minha voz esganiçada, as duas iríamos gargalhar e a minha amiga iria animar

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso da desgarrada era uma boa ideia, querida Manu.
      Por aqui sempre resultou, mas agora, não resultaria.
      Quem alinhava nessas brincadeiras não anda com o espírito desanuviado, há que esperar que venham melhores dias.

      Beijinhos, Manu! 😘

      Eliminar
  4. https://www.youtube.com/watch?v=iTTmCXCVJsc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pareces adivinho, Ricardo! :)

      Estive quase a publicar esse poema do O'Neill, mas a parte do "asinha, asinha" nunca me caiu no goto. :)
      Obrigada.

      Eliminar
  5. Boa noite de serenidade, querida amiga Janita!
    Muito lindo e expressivo seu poema pois retrata como estamos muitos ou podemos ficar...
    Humor variando em altos e baixos promovidos pelo confinamento. Muito pertinente até.
    Bela comparação estabeleceu entre o ânimo do escritor e o seu.
    Gostei muito.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vinícius era um poeta criativo, originalmente fantástico e bem ao jeito que eu gosto.
      Obrigada pela extrema simpatia e afabilidade dos seus comentários, Roselia.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. De Moraes versus Janita
    Janita versus De Moraes
    Poesia versus Poesia
    Não sei de qual gosto mais

    (se não fosse a formiga e a cigarra
    La Fontaine ficaria sem fábula)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-haja Rogério.

      Poesia sem rima não é poesia, quando muito é texto poético.
      Mas dá trabalho e nos dias que correm é tudo feito a correr, na pressa de receber os louros e os louvores.
      Talvez por isso, eu dou tanto valor às suas quadras e comentários rimados. Verdadeiras pérolas poéticas. :)

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Cama aí! Eu estou mortinha de dores de dentes e, provavelmente, mais fraca do que qualquer formiga, vou perder outra excelente oportunidade de estar calada, mas tenho de contradizer; poesia sem rima não é poesia metrificada, mas é poesia, sim senhor(es)! Escrevi poesia não metrificada durante muitos anos e cresci entre poetas modernistas e, embora a tenha praticamente abandonado nestes últimos quase catorze anos, adoro a boa poesia em verso branco!

      E mais uma vez peço perdão por esta exaltação, este arrebatamento que leva a que uma poeta dorida e pontualmente desmusada se meta onde não é chamada...

      Janita, vamos as duas tentar arrebitar um bocadinho? Também eu, para além do que já mencionei sobre mim e a Mistral, tenho graves problemas de saúde em familiares muito próximos. Estou a tentar gerir tudo isto tão bem quanto possível e estou segura de que a Janita está a fazer o mesmo; Força!

      Beijinho :)

      PS - Gostei muito destas suas quintilhas. Continuo à espera que a Musa fugitiva encontre o caminho de volta. Desta vez, recuso-me a tentar ir atrás dela; não posso nem com um rato pelo rabo...

      Eliminar
    3. Ora Viva!

      A Maria João é persistente
      mas eu não lhe fico atrás
      vou responder-lhe em soneto
      só para ver se sou capaz.

      Então, cá vai, um pouco à moda de António Aleixo.

      -------------------

      Eis uma opinião de valor
      que me é dada com mestria
      mas a de uma leiga qualquer
      também tem sua valia...

      Faremos a nossa parte
      nisso do arrebitanço
      cada qual terá seu método
      sem nenhuma querer avanço

      Cá por mim, cá vou andando
      entre avanços e recuos
      fazendo aquilo que posso

      Não faço tudo o que gosto
      mas vivo à minha maneira - e sei
      que o saber, senhora, é todo vosso!

      😊

      Beijinho, Maria João!






      Eliminar
    4. ADOREI! Mas mantenho a minha oferta inicial de lhe dar uma "seca" para lhe explicar o que é a poesia metrificada e o que saber escandir um soneto. Respondi-lhe no blog do Rogério, mas volto a deixar-lhe aqui um soneto do Mestre Aleixo;

      SER DOIDO-ALEGRE, QUE MAIOR VENTURA!

      Ser doido-alegre, que maior ventura!
      Morrer vivendo p'ra além da verdade.
      É tão feliz quem goza tal loucura
      Que nem na morte crê, que felicidade!

      Encara, rindo, a vida que o tortura,
      Sem ver na esmola, a falsa caridade,
      Que bem no fundo é só vaidade pura,
      Se acaso houver pureza na vaidade.

      Já que não tenho, tal como preciso,
      A felicidade que esse doido tem
      De ver no purgatório um paraíso...

      Direi, ao contemplar o seu sorriso,
      Ai quem me dera ser doido também
      P'ra suportar melhor quem tem juízo.

      António Aleixo

      Beijinho grande, Janita :)

      Eliminar
  7. Gostei do duelo possível e respeitoso com um grande poeta como Vinicius
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!

      E eu, gostei muito de o ver por aqui.
      Volte sempre que lhe aprouver. A porta está aberta.

      Obrigada. 😊

      [ roubei-lhe o sorriso, espero que não se importe.}

      Eliminar
  8. eu danço, às vezes resulta. :)

    deixo-lhe um abraço, querida Janita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, minha querida Alaska.
      Dance e treine muito no seu violino, tudo o que for carga negativa, esvai-se num repente.

      Um beijinho e obrigada.
      😊

      Eliminar
  9. Bom dia
    Há coisa pequeninas que são enormes , que não há braços que as consigam abraçar.
    Dos poemas , qual dos dois o melhor !

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Caro JR.

      Com as minhas pequeninas coisas cá vou vivendo, e sei que não seria mais feliz se fosse detentora de grandes coisas.
      A minha (pouca) riqueza está no meu interior.

      Boa tarde e obrigada.

      Eliminar
  10. Dois belos poema que gostei de ler, pese embora o desânimo expresso no seu poema. Dá-me vontade de perguntar, onde pára aquela Janita de olhar brilhante e sorriso radioso que conheci num certo domingo de tão boas memórias.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Elvira, essa cachopa de sorriso radioso(?)e olhar brilhante, anda por aí na vadiagem. Quando menos esperar, ela bate-lhe à porta. 😊

      Um abraço e muita saúde.

      Eliminar
  11. E eu repito o que disse a formiga depois de uma noite de amor com o elefante - sofri mas fui feliz :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehehe...c'um canudo, Pedro!

      Se bem entendi, com uma noite de bom sexo; adeus tristeza até depois... Só o Pedro!

      Beijinhos. 😊

      Eliminar
  12. Já me ri com o sempre bem-disposto Pedro Coimbra!

    Mas, sem querer retirar a graça á coisa, olhe que a afirmação é válida para outras situações.

    Dizer da Vida que "sofri mas fui feliz" é dizer muito!

    Um grande beijinho de ânimo, Janita!

    Sandra Martins

    PS - Como estão as situações com os familiares que a preocupam? Melhores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olhe que as coisas lá por Macau não estiveram nada fáceis com o temporal, mas o Pedro é uma pessoa optimista e sempre bem disposta.
      Em oito anos, nunca o ouvi lamentar-se, com ele o caminho é sempre em frente. :)

      Beijinhos, Sandra.

      A recuperar de uma cirurgia complicada, este meu familiar fracturou agora o osso do dedo do pé, teve um derrame interno e a coisa complicou-se ainda mais. Está a melhorar devagar.
      Obrigada, por perguntar.

      Eliminar
  13. Bom dia:- Fiquei encantado por tão profunda poesia. Gostei das respostas poéticas.
    .
    Um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Ricardo.

      Como não subscrevo os comentários, acabo por perder a leitura de alguns, e, consequentemente, de lhes dar resposta.

      Uma boa noite, então.

      Eliminar
  14. Gostei das duas versões.
    E gosto da maneira da Janita de estar nas suas poesias e especialmente de a ler nos comentários que faz por aí na bloguesfera.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Piedade.
      Seja muito bem-vinda.

      É bom que eu deixe claro que não sou, nem tenho pretensões a ser poetisa/poeta, o que for. Sempre gostei de ler poesia e li muito Florbela Espanca entre outros.

      Gosto, mas gostar é uma coisa, saber escrever é outra.
      Atrevo-me e continuarei a atrever-me, a fazer umas gracinhas com quadras e poeminhas ligeiros, nada mais. :)

      Agradeço-lhe sensibilizada o apoio prestado, mas acredite que não me levo nada a sério nesta área. :)

      Um beijinho para si também.

      Eliminar