segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Limões & Limonadas.

 ********************************************



* * * 

Também tenho no quintal um limoeiro

mas  não está junto ao canteiro da hortelã,

fica junto ao canteiro da alfazema,

e também o reguei hoje cedo, de manhã.

Logo cedo antes do sol aquecer,

fui cantando esta moda alentejana

reguei salsa, a cidreira e o alecrim

e até reguei a rir os pés do meu vizinho 

quando ele apareceu sorrindo 

lá ao fundo do jardim.

Tu não me regues os pés

porque casar  ainda espero;

diz.me ele todo brejeiro,

rego sim, - respondi eu

veremos quem casa primeiro.


E lá ficámos a rir depois do quintal regado,

oh rapaz; vai lá embora que eu não quero namorado!


Se  não queres namorar, já estarás  enamorada?

Dá-me então cá uns limões para fazer uma limonada!


😃    😊



* * * * * * * * * * * 

------------------------------------------------



25 comentários:

  1. Que belo limoeiro!
    Alguém estava bem disposto/a logo de manhã!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O limoeiro já não tem tantos limões, Catarina.
      Deixou cair mais de metade.

      De manhã é que se começa o dia! :)

      Eliminar
  2. Que bom teres um quintal que dá limões!
    As tuas palavras deixam- me sempre bem disposta.
    Se vivesses perto de mim, tenho a certeza que me oferecias uma limonada e punha- mos a conversa em dia, certo?
    Por aqui o calor aperta.

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só te oferecia a limonada e uns biscoitinhos de limão, como levarias para tua casa uma cesta cheia deles, Manu. :)
      É verdade, hoje já subiu novamente a temperatura. Sinto logo a diferença nos meus tornozelos. :(

      Beijinhos, Manu. 😘

      Vai até à praia dar uns mergulhos.

      Eliminar
  3. Ora eu também tenho. Só não tenho a hortelã, lool
    Adorei
    *
    Caminhar seguro...
    -
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plante que João garante, Cidália. :)

      Boa semana e noite tranquila.

      Eliminar
  4. Inocente mas típico cantar alentejano.
    Não tenho um limoeiro, pelo que não tenho essa trabalhera de o regar todos os dias pela alva.
    bjis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada mais inocente do que o cantar alentejano, José.

      O cantar à meia-noite
      é um cantar excelente
      acorda quem está dormindo
      melhora quem está doente. :)

      Beijinhos e noite boa.

      Eliminar
  5. Que delicioso momento de devaneio doméstico por assim dizer
    😊
    Olhar para dentro é potenciar a criação.
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deliciosa foi a sua denominação de devaneio doméstico, desta brincadeira. :))
      Gostei tanto que vou adoptar esta expressão em alturas que, como esta, escrever ao correr da pena e sempre com imensa vontade de rir de mim mesma.
      Lá está: devanear com coisas nossas, inventadas na hora, é efectivamente um devaneio doméstico.

      Obrigada por ter vindo.
      Sempre se aprende quando a isso nos dispomos. :)

      Eliminar
  6. Sou famoso aqui por estas bandas por adorar limonadas.
    No Verão, fresquinhas, sabem tão bem!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem bem e fazem ainda melhor, Pedro.
      São pura vitamina C.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Que bonito limoeiro, a condizer com este tema musical que ainda não conhecia!

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "Tais Quais" fizeram arranjos maravilhosos de velhas canções do Alentejo. Esta é uma delas.

      Beijinho, Maria João. :)

      Eliminar
  8. Embora fale de limões, o post é muito doce!

    Gostei muito!

    Nesta casa também tenho um limoeiro. Em frente á cozinha, que foi onde quis que ele ficasse. Não sei se o verei tão carregadinho.

    Ah! limões! Tanto que se pode fazer com eles.

    Só para contrariar o Pedro Coimbra, vou pedir um lemoncello! Bem fresquinho! Com uma fatia de tarte de limão merengada.

    Um grande beijinho, bem docinho e bem-disposto também!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tarte merengada pode ficar por minha conta, Sandra, já a bebida só se puder ser feita com aguardente velha - acho que há prá'li uma garrafa do tempo da maria cachucha -. Vodka nã há cá, serve? :)
      A não ser que haja desse tal lemoncello italiano, à venda nas grandes superfícies. Caso contrário, temos que deixar as cascas dos limões a marinar na bebida durante um par de dias, e nos entretantos passa-nos a vontade.

      Outro beijinho com o mesmo tempero para si.
      Vamos ver se até chegar aos Algar(b)es ele não aquece. :)

      Eliminar
  9. Um belo limoeiro que originou um bonito poema.
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem...a brincar e às três pancadas, também se pode versejar.

      Uma boa noite, Ricardo.
      Obrigada.

      Eliminar
  10. 1-quero e devo agradecer-te pela cançõn, que adorei. Não a conhecia o que me faz pensar o tanto do mundo que me falta conhecer. 1 bj.
    2-com tanto limão pendurado achas exagerado apelidar-te como a "Janita dos limões"? Porque vendo bem a coisa até a métrica se encaixa perfeitamente, :))
    ouve estes 2 e diz qual preferes:
    *https://youtu.be/QlTGRFao1Qc (este é "parente")
    **https://youtu.be/4ZNSJbsweKY (este é "parente" mas muito, muito afastado)

    Beijinhos com sorrisos doces!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kok! :)

      Bem que também eu poderia ir vender limões à praça, tantos este limoeiro me dá durante todo o ano.

      Quem agradece os vídeos com as versões modernas de velhos temas, sou eu, pois não conhecia nenhuma delas.
      Sem dúvida que entre as duas prefiro a versão do Martinho da Vila, por ser mais ritmada. O Zambujo ficou aquém das expectativas. Muito mole, muito lento!

      Agora, com franqueza, franquezinha, como eu mais gosto de ouvir a "Rosinha...", é na voz forte e máscula do Chico Zé.
      Ora ouve lá:

      https://www.youtube.com/watch?v=bNzdimFt0j8

      Quando ele estava no auge da sua carreira, ainda eu era uma miúda e estava no Alentejo, mas a minha mana seis anos mais velha, e as amigas dela, cantavam todas as canções dele a toda a hora. Desde os Olhos Castanhos a outras que se ouviam, à época, na Rádio.

      E pronto, fica lá a ouvir a minha Rosinha dos Limões que eu vou lanchar e trabalhar um bocadinho. Voltarei mais logo.

      Os queridos comentadores anteriores não me levem a mal, por favor, responder-vos-ei mais loguinho.

      Beijinhos e até já. :)

      Eliminar
    2. Concordo em absoluto:
      - o Zambujo está murchinho
      - o Chico Zé está muito bem!
      Beijos açucarados :)

      Eliminar
  11. Querida Janita !!!
    Há anos que bebo todos os dias de manhã, água morna com limão, portanto adoro limões ! (:
    Também tenho no meu quintal um limoeiro que, apesar dos cuidados do meu agricultor(; teima em se manter enfezado.
    Obrigada pelo teu carinho de sempre e continua a cuidar de ti e do teu jardim.
    um grande beijinho com muita saúde para ti e para os teus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Fê.
      Durante muitos meses também fiz o mesmo, até ver/ouvir um médico no Youtube com afirmações tão desaconselháveis a essa prática que acabei por parar. Mas acho que vou recomeçar.
      Quanto a cuidar de mim, nunca fui muito de o fazer toda a minha vida cuidei dos outros.
      Por ora, a minha terapia de relax resume-se a manter o blog e vaguear um pouco pelo nosso blogobairro. Porém, começo a pensar que, com este meu feitio anda a ser pior a cura do que a doença. Enfim, quem me manda ser palerma?
      Sinto falta é de gente sã e transparente como já conheci em tempos e agora poucos restam.
      Até tu só apareces de longe em longe. Acho que ando a precisar de férias, amiga Fê.

      Um beijinho grande e fica bem.

      Eliminar
    2. Janita amiga, quando puderes vê este vídeo e pesquisa sobre água com limão. beijinho
      https://www.youtube.com/watch?v=jawloX0Z-os


      Eliminar
  12. Também bebi muita água com limão em jejum, até que nos finais dos anos 90 quase não me mexia e andava com um colar na cervical. O meu médico mandou-me parar com a água com limão dizendo que estava a destruir-me os ossos. E a verdade é que seis meses depois de ter parado estava melhor e pude largar o colar. Segundo ele o sumo de limão é muito bom para a saúde bebido de vez em quando, ou utilizado em pequenas quantidades em saladas. Bebido todos os dias em quantidade vai destruindo os ossos pois contém dois ácidos ascórbico e cítrico.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar