domingo, 29 de novembro de 2020

DETERMINAÇÃO E VÃ GLÓRIA.

 ====================================




A tristeza não escolhe nem determina épocas, 

não escolhe crianças louras, morenas, pobres ou ricas.

É o homem, esse vil predador de  vidas e inocências,

 que devora a infância, 

    e

nesse infindável afã da vã glória de mandar,

 mata, estropia corpo e alma, 

mas não vence o sonho....

       .....nem consegue devorar a determinação do pensamento!


A Fotografia é da autoria do Fotógrafo Robert Capa, fotojornalista que já homenageei 

AQUI  

na minha rubrica 'A Arte do Olhar', dedicada à divulgação de obra fotográfica e aos seus   autores.



**************************************

53 comentários:

  1. Gostei do poema. A foto acaba por ser uma homenagem a este grande fotógrafo.
    Obrigado. Boa Noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre pensativa e intrigada quando publico, em simultâneo, com o Luís, algo que sendo diferente se assemelha, como foi o caso de hoje.
      Coincidências? Talvez, ou algo mais.
      A foto e o meu texto são, no fundo, uma homenagem ao fotógrafo que faleceu aos quarenta anos, vítima do rebentamento de uma mina, quando fazia a cobertura da Guerra no Vietnam.

      Eu é que agradeço.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Tristes palavras e a foto
    Que dá uma noção exata
    Da dor que ela retrata
    Do garoto em área remota.
    Mas também minha alma vota
    Que ele tenha esperança,
    Pois que espera alcança
    Por ter sonhos que são planos
    A todos seres humanos
    Que sonham e entram na dança!

    Abraço cordial! Laerte.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada caro Poeta Laerte.
      Gostei muito do seu comentário poema.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. «Terrível palavra é o "Non"», disse Padre António Vieira, mas perante as atrocidades às crianças, resta-nos gritar "Não!" (tal como popularizado por João Paulo III, personagem da série "the New Pope", interpretado pelo excecional John Malkovich).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As crianças são sempre as maiores vítimas da ganãncia dos homens.
      Veja-se o que acontece nas guerras e guerrilhas pela disputa de terras e poderio.

      Muito grata por ter vindo.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Foto que fala poe si e o poema pcom profundidade e beleza! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho e bom Fim de semana, querida Chica.
      És sempre um amor.
      Obrigada.

      Eliminar
  5. O Robert Capa foi, sem dúvida, um dos grandes fotojornalistas. E as fotos a preto e branco são sempre mais fiéis à realidade.
    O Homem, sabe-se, é o pior inimigo do Homem e da Natureza. Quanto às crianças: "porque lhes dais tantas dores"?
    1 beijinho e bom Domingo, sem nuvens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, José, não o vejo lá naquele postal dedicado ao Robert Capa. Vai ver estava de férias sazonais.
      Nem só quem maltrata fisicamente uma criança é pecador e atenta contra todas as leis da natureza. Quem as negligencía e/ou provoca situações conflituosas que as vitimiza e reduz à condição subhumana, é igualmente desnaturado.

      Talvez por isso, por vezes, «cai neve na Natureza e cai no meu coração».

      Um Beijinho, cheio de sol.

      Eliminar
  6. Um grande fotógrafo e um belo poema.
    O Capa nasceu numa das mais belas cidades da Europa - Budapeste. Eu adoro Budapeste, embora a Hungria, atualmente, está a seguir um caminho com o qual não concordo nada! Mas a cidade é lindíssima e lá passei bons momentos.
    Quanto às crianças ( e às mulheres ) foram sempre vítimas da guerra e de toda a espécie de conflitos e miséria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já frisei, e todos sabem, o fotojornalista nasceu efectivamente na Hungria, mais propriamente em Budapeste que, infelizmente, não conheço.
      O meu rapaz, sim, por razões profissionais e não só, já lá esteve várias vezes e me enviou uma foto linda de uma vista noturna que até já coloquei algumas vezes no topo do meu cantinho.
      Quanto ao resto que diz, estamos em perfeita sintonia, UmaMaria! :)

      Eliminar
    2. É muito fácil gostar de Budapeste porque ela é uma cidade muito bela. Já os Húngaros....é outra coisa! São pouco dados e, às vezes, um pouco mal-educados e não fazem nenhum esforço para falar outra língua que não seja a deles!
      Janita, não era minha intenção menosprezar os conhecimentos daqueles que frequentam o seu blog em relação ao facto de revelar o local de nascimento do Robert Capa. Sinceramente pensei que, usando ele um nome anglófono, talvez algumas pessoas não soubessem a sua verdadeira origem. Se toda a gente já por aqui sabia, ótimo!🙅‍♀️

      Eliminar
    3. UmaMaria, por favor não se melindre, mas se tivesse clicado no link da palavra AQUI onde faço referência ao autor da foto, veria que está lá tudo. Parto sempre do princípio que quem me visita lê tudo o que está lá escrito, tanto mais que o texto é bem curtinho, não custa muito ler.
      Obrigada.
      Boa noite

      Eliminar
    4. Ó Janita, eu sou lá pessoa de me melindrar! Nem pensar! Devia ter clicado no link, mas acho que nem reparei, na altura! 🤣E gosto do seu blog e do seu estilo! 😊😚

      Eliminar
    5. Fico feliz por isso, UmaMaria! 😚

      Eliminar
    6. Ó Janita, arranje aí um email ligado ao blog para podermos comunicar ....

      Eliminar
    7. ... se soubesse as mensagens que amigos me enviam e eu, preguiçosa e sem muito tempo para além do que dispenso à blogosfera, deixo sem resposta imediata....

      Vou então lançar-lhe um repto: crie um blogue e coloque lá o seu. Vai ver que isto de termos um espaço nosso, na blogosfera, é muito compensador.

      Eliminar
    8. Ai, isso não! Não tenho tempo nem pachorra. E isso implicava andar agarrada ao PC, que só uso para trabalhar. Prefiro usar o tlm para navegar na net e comunicar.
      Além disso, se usasse o PC tinha alguém ali no escritório a espreitar o que escrevo. Assim, com o tlm, estou on my own....😊

      Eliminar
  7. Maldito seja que maltrata uma criança
    .
    Votos de um domingo feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há algo que agradeço, à Vida e a Deus, foi a minha infância alegre e descuidada. Um trauma sofrido em criança, ou outra qualquer vicissitude, é uma marca que fica para toda a vida.

      Obrigada por vir até cá, Ricardo.

      Um bom Domingo também para si.

      Eliminar
  8. As crianças são o que de mais belo existe na raça humana.
    Beijinho, Janita, bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Má raça, a raça humana.,.

      Beijinho, António.
      Votos de bom Domingo.

      Eliminar
  9. Regresso para responder ao remoque:
    não me viu naquela data porque tinha feito uma pausa, como então (dias antes) tinha avisado. Só falho aqui por motivos imperiosos ou imprevistos.
    + 1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não li agora essa parte, José, porque apenas fui buscar os postais incluídos na 'Etiqueta':FOTÓGRAFOS E FOTOGRAFIAS.

      Eu si que o José é um amigo sempre presente desde o primeiro dia que nos «conhecemos» e sou-lhe muito reconhecida por isso.

      Outro Beijinho. :)

      Eliminar
  10. Querida Janita obrigada pelas tuas palavras no meu blogue, souberam-me tão bem porque sei que são sinceras e amigas !!!

    Uma criança nunca devia ter o olhar assim triste (como a da foto ).
    Senti a tua grande sensibilidade no poema e na determinação que lhe deste no final.

    Um beijinho grato
    Fê blue bird


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, querida Fê, fiquei tão emocionada por voltares com o teu antigo espaço que até me faltaram as palavras.
      O "Só Te Peço 5 minutos" é um espaço muito especial para mim.
      A ele estão ligadas algumas das minhas mais belas recordações deste mundo virtual
      Destaco os teus interessantes passatempos, desafios de escrita, Desagarradas...ah, aquela tua memorável desgarrada...com o António a estragar tudo sem saber como se desgarrava... :))
      Por isso, e por seres a pessoa especial que és, só tenho a agradecer-te a vinda.

      Um beijinho muito Amigo.

      Eliminar
  11. Fui agora até ao teu post sobre o fotógrafo. Prefiro as fotos que lá colocaste. Esta daqui dói demasiado. Mas destaco o final do teu texto:

    "mas não vence o sonho....

    .....nem consegue devorar a determinação do pensamento!"
    É por aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foto dói, sim, Luísa. Foi pela dor que me causou o olhar da criança e o estado em que se encontrava, sujo e desolado, que eu a quis trazer e lhe escrevi com todo o meu coração.
      Robert Capa também fotografou figuras famosas como Picasso, mas era essencialmente um homem que quis mostrar o lado menos belo da vida e da miséria humana provocado pela guerra.

      Claro que será sempre pelo lado do sonho e da es+perança, que desejo ver a vida.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  12. Janita, recorda a nossa desgarrada (:

    https://sotepeco5minutos.blogspot.com/2012/01/desafio-da-fe-vamos-cantar-desgarrada.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, que boa ideia tiveste Fê! :)
      Aposto que me vou divertir novamente à grande, com estes belos momentos....e também sentir muita saudade e alguma tristeza.
      Tu sabes...

      Obrigada.

      Eliminar
  13. A tristeza é triste. Mas funciona bem no apelo à criatividade
    O fotógrafo escolhido é genial

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Miguel.
      Comigo funciona melhor a melancolia do que a alegria.

      Obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Mais uma vez concordamos
      Ainda bem
      😊

      Eliminar
    3. Gostei que assim fosse.😊

      Eliminar
  14. Se percebo alguma ambiguidade na mensagem
    ela se desfaz na conclusão
    e na expressiva imagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Rogério vê ambiguidade no texto, pode crer que se há foi sem qualquer intenção. Uma coisa é certa, não existe ali nada que se relacione comigo, que fui uma criança feliz.
      Pensei, isso sim, em todas as crianças vítimas da má governação dos governantes dos seus países, que as leva a refugiarem-se em terra alheia. A conclusão é que conta.

      Um abraço.

      Eliminar
  15. Segui o link e vi o post que já dedicara ao fotografo e que eu não vi na altura. Depois segui os links que lá estavam e fui parar às outras publicações. Confesso a minha ignorância, pois não conhecia este mestre da arte fotográfica.
    Este foto é como um murro no estomago. Dói demais.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira

      Dei início a esta rubrica bastante entusiamada mas com outras publicações e com este vício da poesia, acabou por ir ficando um pouco esquecida por mim.
      Casualmente encontrei esta foto e quis logo escrever algo em sintonia com o que ela me inspirou. Calhou ser deste fotógrafo e lembrei-me de o trazer novamente.

      Um abraço e muita saúde e sorte.
      A ver se a retomo

      Eliminar
  16. Fotos magistrais de Robert Capa- captura muito bem o sentimento que causa o efeito imediato. Gosto muito!
    e muito estimulante o poema quando diz 'não vence o sonho' ,que assim seja Janita e nossas crianças poderão ser felizes, apesar de ...
    abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis!
      Nesta rubrica, que iniciei super estusiasmada, mas esmoreceu, dei visibilidade - para além daquela que já pssuiam, e é muita - a alguns fotógrafos mundialmente conhecidos, pelas suas características e estilos de ver o mundo e as pessoas.

      Gostei que tivesse vindo espreitar. :)

      Um abraço e votos de boa semana, Lis.

      Eliminar
  17. O sonho comanda mesmo a vida.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pedro! :)

      Que bom voltar a vê-lo nestas lides blogueiras. Já sentia saudades.
      Sim, sem sonhos a vida seria um deserto tórrido.

      Beijinhos. Boa semana.

      Eliminar
  18. E no meio de tanta tristeza e vilanagem, resta-nos o sonho.
    As fotos são geniais.

    Boa semana.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, querida Manu.
      O sonho, e a capacidade do ser humano para sonhar, existe para dar cor e sentido à Vida.

      Um beijinho e tudo de bom. :)

      Eliminar
  19. Robert Capa, o fotógrafo de guerra por excelência.
    Gosto da tua rubrica 'A Arte do Olhar'.

    Uma semana em harmonia e felicidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes irei retomar essa minha rubrica e dar-lhe continuidade. Ainda há muito talento para divulgar, Teresa. Até mesmo a nível de fotógrafos que temos na blogosfera. E bons que eles são...

      Tomara que a harmonia seja uma constante, já que a Felicidade anda arredia.

      Bem-hajas!
      Um abraço.

      Eliminar
  20. Respostas
    1. :) Atão não haverias de gostar, tu, mulher de bom gosto?

      Beijinhos, Leo e obrigada.

      Eliminar
  21. Ainda bem que dizes para clicar no AQUI.
    Gostei de ver a famosa fotografia de Pablo Picasso com a sua musa inspiradora, a bela Françoise Gilot. Fotografia essa, que vi em Setembro numa exposição, foi a minha última exposição deste ano. Até janeiro a cultura está adormecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e mesmo dizendo, muitos não clicaram no AQUI... :-)

      Esta adormecida a Cultura e estamos todos nós: Somos Seres Viventes com a Vida adiada. :(

      Eliminar
  22. É uma pergunta que venho fazendo de uns anos pra cá: O que fizeram com a infância??? Parabéns pelo texto, e as imagens também são muito inteligentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, ainda existe, Menino Beija-Flor.
      Eu ainda guardo muito da minha dentro de mim.

      Abraço

      Eliminar