terça-feira, 1 de dezembro de 2020

JUNTOS, NUM SÓ QUERER...

 ==================================


É neste Dia 1º de Dezembro,  que se celebra a Restauração da Independência de Portugal, determinando o fim dos sessenta anos sob o jugo castelhano.

Ora, EU/NÓS, queremos e aceitamos de bom grado tudo fazer para nos libertarmos deste jugo viral e virento que nos subjuga há já tempo demais.

Para tal, a conjugação de esforços é primordial.

Paradoxalmente, é na Língua castellana, e vinda da parte de nuestros hermanos, que me chegou este exemplo de como os mais fracos sempre poderão vencer os mais fortes. 

Basta que todos nos unamos, num só querer.

É com enorme prazer que convosco partilho este vídeo delicioso.

Ora apreciem lá.






Enquanto os vídeos da união coesa defensiva e a Milonga não se decidem abrir, 
podem ir vendo e apreciando estes....











Entonces, amigos míos, quedémonos pués en nuestras casas  para derrotar juntos
 a este enemigo común.

E, nesta luta, travada entre portas, o melhor é ir cantando à janela e dançando a  Milonga na nossa sala...
Ainda que uns mais do que outros, Mayores, já o seremos todos, ou não?  😏

                                         

           
 


===================================


30 comentários:

  1. O esforço e a disciplina colectivos são essenciais para derrotar esta maldita pandemia.
    Esse é o grande "segredo" de Macau e Taiwan.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que por aí vão conseguindo, Pedro.
      Por cá é mais difícil dada a dificuldade que existe na mentalização das hostes.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Todos devem colaborar e a si e outros respeitar...beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim, como slogan, soa bem a frase, Chica.
      Pior é a saturação de tanta privação.

      (Lamento muito que a visualização dos vídeos não seja possível.
      Pelo menos eu não os consigo abrir aqui no blog.
      Já nem sei que mais hei-de fazer. Acho que vou desistir de publicar estes vídeos que recebo e tanto gostaria que vissem. )

      Beijos e tudo de bom, Chica!

      Eliminar
  3. Bom dia
    Sempre ouvi dizer que a união faz a força , e vai ser preciso estarmos unidos para vencermos o que já custa a pronunciar .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Joaquim.
      Finalmente liberto, não? Fico feliz por si!

      Melhor do que tudo seria eu ter a certeza que conseguem ver o vídeo...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Bom dia
      Em recuperação lenta mas com evolução positiva .
      Obrigado .
      O terceiro video não consigo ver.

      JR

      Eliminar
    3. Desculpe erro meu .
      primeiro e quarto
      ~JR

      Eliminar
  4. Já que falaste em Restauração ... vou almoçar.
    Ahhhh, gostei dos 'pezinhos de dança' e da flor.
    Beijinhos, Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja sentido de humor!!! :)

      Que te saiba bem o almoço, eu ainda o vou fazer...ando sem apetite.

      Beijinhos, Amigo (da onça)

      Eliminar
  5. Festejemos então!!!
    E já que não se pode bailar por aí, assiste-se com alegria a estes vídeos que nos deixas.
    Do resto nem vale a pena falar, apenas temos que nos cuidar e só assim podemos cuidar dos outros.
    Gostei da tua flor!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em boa verdade, querida Manu, cada vez vejo menos motivos para festejos. Vão-se (re)inventando os antigos, mesmo sem grandes razões para tal.
      Já nem sei se este passar de meses, uns atrás dos outros, na privação de afectos e companhia, ainda me trará algum proveito.
      Mas cá vou cumprindo com o meu dever de cidadã cumpridora. :)
      Até as minhas flores são do tipo 'vira o disco e toca o mesmo'.
      São poucos, ou nenhuns, os motivos que me levam a fazer novas fotografias.
      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  6. Embora eu tenha uma costela espanhola (bisavó materna) DETESTO os espanhóis, por isso, o Dia 1º de Dezembro, em que se celebra a Restauração da Independência de Portugal, determinando o fim dos sessenta anos sob o jugo castelhano, foi SEMPRE o meu feriado favorito, ainda muito mais do que o 25 de Abril.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Teresa, tu e as tuas afirmações bombásticas!!!
      O que me vale é que não te levo a sério...
      Detestas os espanhóis, porquê? Eu gosto de nuestros hermanos e, se virmos bem os acontecimentos históricos, também o nosso Rei Afonso foi bem sacaninha com o primo de Castela.

      Aqueles 60 anos da Dinastia Filipina, foi um acidente de percurso.
      O 25 de Abril, foi um percurso cheio de acidentes.

      Eliminar
  7. Pois é. Cada um com as suas
    cicatrizes.
    Gostei da dança e das dançarinas,
    aliás, eu gosto de tudo o que
    você posta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E outros há, caro Silvio Afonso,
      ainda com feridas abertas.
      Se tivesse visto o 1º vídeo e o último
      então ainda teria gostado muito mais.
      Mas estes malvados devem precisar aqui de algum condimento que eu não lhes sei aplicar.

      Muito obrigada pelaa suas gentis palavras.

      Eliminar
  8. Com o respeito de tod0os por todos, vamos vencer esta guerra com a Pandemia. Eu acredito...
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, respeito recíproco, mas não falta quem queira receber e não o dá. Eu também acredito, mal de mim se já estivesse descrente.
      Estou é a ficar amarga e não gosto nada de sentir amargura.

      Dis felizes também, caro Ricardo.

      Eliminar
  9. Também não consigo abrir os vídeos mas eu estou no tlm...
    O 1° de Dezembro é sempre importante para mim. Fora com todos os Migueis de Vasconcellos deste país!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estivesse num PC seria igual.
      Sinto-me frustrada e impotente na resolução deste berbicacho, UmaMaria.
      Acredita isso possível? Eles, os traidores, são como bichinhos rastejantes, levantamos uma pedra e eles aparecem aos montes...

      Bom resto deste Feriado solitário.

      Eliminar
  10. Não consigo abrir o 1.º e o último (último, que suponho conhecer) os vídeos.
    O 1.º de Dezembro faz-me sempre lembrar o dia em que tinha que desfilar pelas ruas da cidade vestido de camisa verde, calças ou calções castanhos e barrete de igual côr, e já maios grandinho, com uma escopeta ao ombro. Mas também, o dia em que na mesma cidade, há já anos que nos juntávamos (com os respectivos cônjuges) para comemorar os sucessivos aniversários da 1.ª matrícula no liceu que, passe a imodéstia. bons frutos deu. Pela primeira vez, por motivos conhecidos, este ano não houve almoço nem tarde/noite de convívio. E em cada ano menos gente comparece, somos cada vez menos...
    A Restauração não foi contra os Filipes espanhóis, mas contra os castelhanos, e bem andaram os que atiraram o alegado amante da Regente, um tal (português) Miguel de Vasconcelos, pela varanda abaixo, supostamente dentro do armário em que se tinha escondido.
    Agora, nos tempos que correm, não podemos dançar, abraçar, tocar, beijar, mesmo os mais íntimos. Raio de via esta!
    Lá vai um beijinho virtual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto, e se bem entendi, o meu amigo pertenceu aos escuteiros.
      Qualquer manifestação ou convívio para celebrar datas especiais, só se o fizerem nas próprias residências.
      Porque não combinaram um jantar na casa daquele que mora na moradia maior?
      Quando a vontade é muita tudo se arranja...nem que a mesa fosse improvisada com uma tábua em cima de meia-dúzia de bancos. Isto, obviamente, para cumprirem o destanciamento de segurança.
      Mas pronto, não foi, não foi, para o ano se verá.

      Quanto ao resto, tudo certo. São espanhóis, são espanholitos, sejam castelhanos ou galegos.
      Quem eu gostaria de 'fenestrar' bem eu sei...

      Dê cá o beijinho virtual e leve outro, o que já não é nada mal.

      Eliminar
  11. Só consegui abrir os dois do meio. Eu sei que se diz que no meio está a virtude, mas também gostava de ver as pontas.
    Abraço, saúde e bom Dezembro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dantes, Elvira, dantes é que no meio estava a virtude.
      Agora, já não se lobrigam virtudes em lado nenhum.

      Abraço, saúde e vamos Dezembrando rapidinho que o que eu quero é cá Janeiro.

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Tenho que regressar para esclarecer:
    Qual escuteiro, qual carapuça! Mocidade Portuguesa, obrigatória, da qual me pirei, no 6.º ano, para a Milícia, no Quartel, que era bem mais suportável.
    Os tais encontros anuais ocorriam num hotel da cidade, onde a maior parte de nós ficava alojada, idos de Norte a Sul do país, já que poucos não tinham "emigrado" após o 7.º ano e poucos regressaram à origem.
    Já agora: na noite do 1.º de Dezembro ocorria o 'Baile de Gala da Academia', no chique salão do 'Clube', onde as moçoilas debutavam, acompanhadas pelas zelosas e atentas mamãs, a quem se tinha que pedir licença para a dança. Antes, havia uma ceia, só para rapazes, normalmente de galinha roubada nos quintais da cidade ou aldeias vizinhas.
    Bons tempos, esses.
    PS - Fiquei curioso sobre quem gostava de defenestrar.
    + outro virtual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, José. Não ligue.
      Eu hoje estou com os azeites e vejo tudo distorcido, amanhã isto passa-me. Era MP o que eu queria fazer referência.
      Também debutei, não nesses bailes mas noutros parecidos, ora!
      Não ligue. Só foi para ver se o José notava no erro e me corrigia.

      Beijinhos




      Eliminar
  13. Que mistura explosiva de otimismo literário
    😊
    Embrulhado num iberisno militante
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota-se muito? Hoje debati-me na defesa da união da Península Ibérica, se calhar amanhã debato-me por outras causas.
      Militar é que não milito, nem embrulhada em papel de rebuçado...

      Obrigada, Miguel. 😊

      Eliminar
  14. Felizmente já consegui visualizar o primeiro vídeo.
    Achei o máximo.
    Juntos ficamos mais fortes.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz por ter conseguido esta partilha contigo, querida Manu! :-)

      Um beijinho grande.

      Eliminar