domingo, 18 de julho de 2021

NO RESCALDO DOS DIAS.

  



Hoje, voltas o rosto à tua vida presente

Não suportas os olhares e o julgamento de quem possa pensar seres tu, o que não és.

Mas, se às vezes, sem querer, 

o teu olhar cruza 

com o meu _

Vejo no fundo dos teus olhos um lago sereno e profundo.  Aí, jaz a alma  agonizante, 

de uma Mulher que ainda respira, mas

já morreu.

 

==============================================

----------------------

Nota:  O postal tem o meu nome porque fui eu que o fotografei  para participar numa rubrica de Bilhetes Postais. Tinha por título "Dia Do Postal Ilustrado". Quem quiser recordar pode clicar, aqui e aqui.   Creio que muitos de vós ireis gostar de rever os vossos Bilhetes Postais.


****************************



41 comentários:

  1. Muito lindo Janita, viajei nos dois links e encantei com as três imagens. O projeto era bem interessante. Grato pela partilha e poder conhecer.
    La Manga da foto é um encanto e Londres tem seus encanto como retratou.
    Um bom domingo de muita paz e alegria amiga.
    Beijinho de paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Toninho.
      Por vezes abordo temas que mexem muito com as minhas emoções por todas as recordações que me trazem. Fica-me depois difícil responder aos comentários.
      Agradeço a sua apreciação carinhosa, meu amigo.

      Um forte abraço e o meu sincero agradecimento.

      Eliminar
  2. Deu uma profunda saudade do Carlos, com suas 'Crônicas do Rochedo' Janita.
    A vida é mesmo um sopro, até os últimos momentos ele esteve conosco.
    Deixou saudade em muitos de nós que compartilhávamos nossas vivências. Obrigada por traze-lo na sua recordação dessa Rubrica.
    Gostei dos seus Postais e do interessante Desafio.
    E recordar é sempre prazeroso porque se recordamos é porque foram de bons momentos.
    Bom domingo, amiga querida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com a saudade do Carlos vieram as saudades do Rui, da Teté de outros companheiros desta jornada blogueira, que foram ficando pelo caminho.
      Isto de se irem reviver momentos passados é uma faca de dois gumes, amiga Lis. Se por um lado nos faz bem recordar, por outro bate uma nostalgia tão sentida que fica difícil gerir a emoção.

      Um grande abraço e beijinho de amizade, querida Lis.

      Eliminar
  3. Já percebi, pelos comentários, que o Carlos do blog já faleceu. E também me apercebi do tempo que todos vocês têm passado nos vossos blogs e a falarem uns com os outros...
    E lembrei-me de uma coisa: porque é que vocês não marcam um encontro físico, obviamente, para se encontrarem todos?
    A vida é curta demais para a desperdiçarmos. Todos aqueles que puderem deviam encontrar-se! Claro que temos o Covid mas, assim que ele nos der uma trégua, acho que o deviam fazer! Aceitam este desafio?
    Beijinhos Janita!
    E beijinhos para todos os que aqui vem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UmaMaria.

      Isso que dizes, dos encontros físicos, já aconteceu, não uma nem duas ou três, mas pelo menos seis vezes. Desses seis, estive presente em quatro.
      Nesse tempo, o líder e principal incentivador dos encontros, era um grande, grande Amigo de todos que com todos interagia com lealdade e espírito de união. Também ele já partiu, e, com ele, a minha disposição para convívios pessoais.
      Sinceramente, e pela parte que me toca, acredito que tudo tem o seu tempo de acontecer e o meu tempo já passou. Se calhar de me encontrar com pessoas que se movimentam no meu círculo de amigos virtuais, calhou. Participar em eventos programados com antecedência e para fora do Porto, não estou interessada.

      Mas vai por aí, pelos outros blogues que visitas e lança o desafio. Quem sabe tenhas o prazer de conhecer, ao vivo, muita gente bonita e interessante?

      Beijinhos para ti, Maria. :)

      Eliminar
    2. A mim não me chega a blogosfera. Lamento....
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Não lamentes! Pois não te chega a ti nem a ninguém!!
      Mas de uma coisa podes ter a certeza; alimentar um blog, partilhar vivências, sonhos, leituras, pequenos nadas do nosso quotidiano ou simples palavras que nos preenchem a alma e o pensamento, podem colmatar muitas carências da vida real.

      A bem da verdade, o que sabes tu da blogosfera, se nada dás e tudo recebes?! Cria um blog, envolve-te neste mundo virtual, partilha pensamentos, ideias, projectos, analisa com o coração e põe de lado esse teu pragmatismo egoista.

      Tenta não ser mais 'UmaMaria', e sim: "A Verdadeira Maria". Vais ver que por detrás de cada blog, de cada blogueiro, existe um ser humano e não um boneco.

      Beijinhos.

      Eliminar
    4. Se eu vivesse sozinha fazia um blog. Acompanhada, não!
      Teria sempre alguém a espreitar por cima do meu ombro...

      Eliminar
    5. Ora, amiga, se isso é o motivo para não criares o teu espaço na blogosfera, impõe limites e não permitas que a tua privacidade seja invadida.
      Quando escreves no WhatsApp e nas outras redes sociais por onde imagino que andas, também tens quem vá espreitar por cima do teu ombro? Que vá ler quando publicares, ora. Dás um CHEGA PRA LÁ e assunto resolvido.

      Ou isso é desculpa? Ahahahahah...

      Beijinhos, UmaMaria.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Com muita pena minha , nessa altura ainda não era seguidor de blogs , mas gostei de ver o vosso passado .
    Ainda cheguei a seguir "cronicas do rochedo".

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, Joaquim.
      O "Crónicas do Rochedo" era um blog muito interessante e o seu administrador, um jornalista muito viajado e culto. Abordava um vasto leque de assuntos, onde não faltavam os passatempos e até os momentos de poesia. Era um prazer ler as suas emotivas crónicas, dos lugares por onde andou na juventude.
      Felizmente, o blog continua de portas abertas para que nele possamos entrar e ir revivendo os gratos momentos.

      Boa noite e boa semana.

      Eliminar
  5. Outra vez o comentário a ir para o galheiro...
    Dizia eu:
    Quando deparei com o postal "vi" a Janita a servir copos, mas não. E a miúda até é também bem bonitinha.
    Fui aos links mas não me encontro por lá, nem me recordo, embora creia que já frequentava este Cantinho.
    ! beijinho e bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O José tem de fazer como eu já lhe disse. Quando escrever o comentário e antes de clicar em 'publicar', selecciona o texto e copia-o. Assim, se o perder, é só colar na caixa...simples, né? :))
      Não, senhor, a miúda é parecida com a Janita mas é só parecida.
      Esse "também" não me passou despercebido...eheheheh

      Beijinhos e boa semana, já bem mais fresca.

      Eliminar
  6. O que não falta por aí
    é lagos assim
    mulheres zumbi
    com rosto que ainda sorri
    mas que sabemos ir terminar
    num doloroso esgar

    Bilhete postal, jaz bem guardado
    https://conversavinagrada.blogspot.com/2016/05/enviei-este-postal-pelo-correio-normal.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, caro Rogério, mulheres dessas não faltam por aí.
      Mas, entre elas, há homens que fingem viver e são somente sombras.

      Esse postal, para mim, não é surpresa nem novidade. Tenho-o entre os meus 'haveres' blogosféricos, no fundo do meu baú.

      E deste que lhe trago, ainda se lembra? Ah pois, lembrei-me eu agora e fui a correr repescá-lo. :)

      http://cronicasdorochedo.blogspot.com/2017/08/dia-do-bilhete-postal-ilustrado-66.html

      *_*

      Eliminar
  7. Back to 2016!
    Grata a recordação de uma pessoa que me prendeu, durante algum tempo, aos seus escritos.
    Enorme Carlos, que continue a descansar em Paz.
    Beijinho, Janita, bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, António.

      Beijinhos e abraços também pra ti, com votos de muita saúde.

      Eliminar
  8. Saudades do nosso amigo Carlos e do seu "Crónicas do Rochedo"
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me da Elvira também ter enviado um Bilhete Postal ligado a África e à cidade onde havia sido feliz.

      Um abraço e excelente semana com muita saúde.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Obrigada, caro Ricardo.

      Semana feliz e com saúde.
      Tudo o resto virá por acréscimo.

      Eliminar
  10. Sem dúvida que relembrar é viver! Gostei muito deste postal e estive a ver os de Londres.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinho e bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Tenho uma grande quantidade de Postais Ilustrados, que fui recebendo de amigos e muitos do meu filho, quando adolescente andou a viajar pela Europa nos inter-rails. Os de La Manga comprei-os eu quando lá passei férias. O Carlos - que descanse em paz - lembrou-se do passatempo e teve muita aderência. Bons tempos!

      Beijinhos e obrigada, Ana.

      Eliminar
  11. Essa morte, do teu poema, dependendo de um querer, talvez seja reversível. :)

    [Dos postais do CBO, digo-te que é uma bonita e nostálgica recordação].

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, Luísa, assim todas as mortes fosse reversíveis como essa minha.
      Também tu participaste com cabazes das doces laranjas do teu Algarve. Se calhar já nem te lembravas. :))

      Beijinho, boa semana.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. :) Foi o texto possível, de acordo com a imagem, Rosa dos Ventos.

      Beijinhos.

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Fico contente, por ter gostado, Miguel.

      Obrigada e uma boa e inspirada semana de poesia.
      Abraço.

      Eliminar
    2. Cá vou produzindo
      🙂
      Obrigado

      Eliminar
    3. Parece que essa produção está a ser profícua, Miguel!
      Continue...🙂

      Eliminar
  14. Maravilhosa publicação. Tal como são as do blogue daquele "amigo" que já faleceu. Há por lá muita coisa interessante! :)

    -
    Beijo, e uma excelente semana..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu apreço, Cidália.

      um beijo e votos de óptima semana.

      Eliminar
  15. Peço desculpa de o meu comentário ser curto mas só me ocorre dizer "gostei muito poema de hoje".
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Luís, não se preocupe com a extensão dos seus comentários.
      Aprendi a conhecê-lo e sei não ser uma pessoa muito expansiva nem gostar de deitar palavras ao vento.
      O importante é saber que vem até cá ler as minhas "coisinhas".
      Isso, para mim, já é muito gratificante.
      Para falar muito cá estou eu... :)

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
  16. Relembrar o Carlos.
    Outro que deixou saudades.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Pedro!
      Não me lembro se, e qual foi, o Postal que o Pedro enviou.
      Provavelmente, um de Coimbra ou Macau. Costumo ter boa memória para estas coisas, mas desta vez não tenho ideia nenhuma.

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  17. Creio não ter frequentado o blog do Carlos, mas é sempre um prazer rever estes postais.
    Gostava de escrever-te um que mostrasse o meu tempo e o meu espaço.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve tempo em que o CR se voltou quase exclusivamente para temas pouco convidativos, como a política e o futebol, daí não ser tão atraente para nós, os alheados dessa matéria.
      Mas, regra geral, foi sempre bastante eclético.

      Pois se gostavas, o que te impede? Escreve, Mulher! :))

      Beijinhos, querida Manu.

      Eliminar
  18. Olá, querida amiga!
    Enviou dois belos postais.
    Poema sensível: ser o que se é e não o que se pensa ser. Perfeito!
    Seja feliz e abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar