domingo, 26 de dezembro de 2021

DESVELOS.

 

Avenida dos Aliados - Porto - Natal 2021
(Foto de família - João Pedro)

Passou a Noite _ a tal noite da mágica cantiga

Passou o Dia, que me pareceu pequeno

Relembro agora aquela  voz amiga

Revendo na criança_o meu olhar sereno


Queria oferecer versos cálidos, amenos

As doces sensações daquelas árvores amigas

Rever os velhos tempos em que tudo era sereno

Antes da solidão desfazer a magia da cantigas


Tento escrever uns versos numa folha em branco

Falta-me a inspiração. Perco-me em copioso pranto

A Musa não acorreu ao  meu apelo...


Fico em vão lembrando_ Ah, tempo adverso

A árvore, a cantiga. E nem um só verso!

Nada mais resta _ só a lembrança do meu desvelo...


************************************

 Continuação de Boas Festas.

-----------------------------------

43 comentários:

  1. Poema deslumbrante de ler. Sublime fascínio poético. O meu aplauso e elogio
    .
    Continuação de boas festas … abraço.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vindo de si, Rycardo, que escreve poemas como quem respira, este seu comentário vai convencer-me que vou no trilho certo da poesia. Mas, não sei porquê, não me convence! :)
      Obrigada.

      Eliminar
  2. Adorei a poesia e desejo ótima última semana de 2021! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica.
      Óptima semana também para ti, amiga.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Se o que publicou é escrever sem Musa, o que fará com a presença da Musa? Saiu muito bem esse seu poema, felicito-a.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís.
      Poderá até parecer-lhe muita presunção da minha parte, porém, ao ler no seu comentário a palavra Musa repetida, escrita com letra maiúscula, pensei ler nas entrelinhas que seria uma dica para eu também o fizesse. Vai daí, fi-lo!! :)
      Muito grata pelo incentivo.

      Dizia um amigo destas lides blogueiras, que entretanto foi para Goa e nunca mais apareceu, o Henrique Antunes do "A Nossa Travessa", que isto da escrita é 10% de inspiração e 90% de transpiração, ou seja, muito trabalho, treino e força de vontade. Acho que é isso que me falta...

      Um grande Abraço.

      Eliminar
    2. Musa com maiúscula foi como habitualmente escrevo, aliás, como o faz a Maria João Brito de Sousa que priva com ela habitualmente, e eu decidi escrever assim também. Não foi uma dica.
      Um abraço.
      Um abraço.

      Eliminar
    3. Se a Poetisa Maria João trata com reverência a sua Musa, e para mais coabita com ela desde sempre, mais uma razão para que eu faça o mesmo, não vá a minha Musa sentir-se inferiorizada e nunca mais me aparecer pla frente. Não foi dica do Luís, tudo bem, mas foi o motivo que me levou a valorizar a Musa que me coube em sorte.
      Obrigada.
      Outro abraço.

      Eliminar
  4. Mas que belo poema!
    Imagina se estivesses com inspiração! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leo, como diria o Henrique, fartei-me de transpirar para escrever isto! Não vos quero habituar mal, é que eu não posso desidratar-me...:))

      Abraço.

      Eliminar
  5. Que grande poema. Lindo mesmo. Tem veia de poetisa :))

    Abraço com carinho, continuação de festas felizes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, lá calha, Cidália, só às vezes.
      Bem-haja pelo seus bons desejos que retribuo com amizade.
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Genial e emotivo mas respondo-te e ou comento com este de um mestre que sei que gostas muito:

    "Autopsicografia

    O poeta é um fingidor
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente.

    E os que leem o que escreve,
    Na dor lida sentem bem,
    Não as duas que ele teve,
    Mas só a que eles não têm.

    E assim nas calhas de roda
    Gira, a entreter a razão,
    Esse comboio de corda
    Que se chama coração.

    Fernando Pessoa

    Beijos amiga e viver é isso mesmo tal como as ondas do mar no seu vai e vem.
    Beijos muitos e não sei se já te disse isto: GOSTO MUITO DE TI e mais nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, aproveitando a inspiração e a dica do poema, cá vai uma quadra. :)

      E é entretendo a razão
      Que a razão vou enganando
      Fingindo para o meu coração
      Que ando na roda, rodando.

      Gosto de Fernando Pessoa, sim.
      Tanto que se clicares AQUI , podes ver este mesmo poema que tiveste a gentileza de me trazer, num vídeo do "Mundo Dos Poemas".
      Mas, permite-me a franqueza, não gosto mais do que de Cesário Verde, ou de Eugénio de Andrade. Gosto, mas não adoro!

      Um beijinho grande.
      (Também gosto muide ti, sabes que sim.) :)

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Acho que foi com um vento bem fresquinho que me chegou a casa esta linda mensagem tão linda e tão mágica.
    Qualquer coisa lhe sai bem do coração ❤️.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR.

      Para estes lados não é apenas um vento fresco que sopra. É o sopro do vento na chuva, ora miudinha, ora grossa, que me faz enroscar no casacão grosso que trago vestido e aconchegar a manta que me cobre os joelhos. Ó dia, triste e desolador, este!

      Obrigada e boa semana.

      Eliminar
  8. "A Musa não acorreu ao meu apelo..."
    Tal eu não diria, querida amiga
    Avançar com tão belo soneto
    Até parece inspiração divina

    Ser vir por aí o Menino
    dê-lhe um beijinho


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amigo Rogério.
      O Menino passou mesmo agora na frente dos meus olhos.
      Com 3 graus negativos, ainda assim, foi apanhar ar.

      Vou dizer-lhe que lhe mandou um beijinho.
      Ou melhor, dê-lho o Rogério...espere só um bocadinho. :-)

      Um abraço e tudo de bom.

      Eliminar
  9. Eu, como não sei versejar, considero que a tua musa esteve presente e de que maneira!! : )
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma entidade inconstante esta minha musa.
      Quiçá, tenha uma ou duas costelas do povo nómada, que trago no sangue, Catarina. Hoje, está aqui, amanhã está daqui longe! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Janita, ao contrário, penso que se inspirou e com sentimento...
    Boas Festas e Saúde mais do que tudo...

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maceta!
      Sim, mais do que tudo o que conta é termos Saúde.

      Um abraço

      Eliminar
  11. Eu acho que a musa te inspirou e não digas que aqui há falta de inspiração. Será que a luz da bonita árvore ajudou?
    Que as festas natalícias te continuem a inspirar.
    Beijinhos amiga
    😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, dividi o meu olhar entre a Árvore azul, que o meu João fotografou, e a minha, que tenho na sala, a piscar em mil tons e sons ( que só eu oiço ) e as palavras foram fluindo, devagarinho, como tudo o que é bom dever fluir.
      Se houve a mãozinha de uma Musa, ou Muso (?) ah, amiga, isso agora fica no segredo dos deuses, que só os deuses podem e devem revelar.

      Beijinhos 😘 e mil abraços.

      Eliminar
  12. E eis que a musa surgiu numa bola colorida da arvore e o Criador veio colocou sua mão sobre a sua e eis o poema sensível e belo de uma lembrança que se retratou em belo desvelo amiga.
    Lindo fim de noite para você.
    Feliz semana com poesia e as magias de Natal para nos inspirar a seguir.
    Abraços com carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha Musa é demasiado sensível e susceptível a qualquer toque, amigo Toninho. Tudo a motiva e um quase nada a pode desmotivar.
      Lido com Ela como se fosse de cristal finíssimo. Quando a tenho do meu lado, sussurro-lhe ao ouvido o quanto dela preciso, aí, Ela vem. Quando ambas estamos de mau humor, é um Deus nos acuda.
      Abraços e um beijinho nossos.

      Eliminar
  13. Desvelo é uma palavra curiosa.
    Aplicada ao Natal, acho que é a primeiura vez que vejo
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, santa ignorância masculina, e, mesmo assim, rara!!
      Pense com o coração, caro Miguel.
      Se Natal é sinónimo de natalidade = a Nascimento, e quando se nasce se é pequenino e não brutamontes, a palavra desvelo é, também ela, sinónimo de ternura e zelo, desejo de cuidar de quem de si não sabe nem o pode fazer.
      Ora, se eu tenho um menino pequenino, que é o meu ai, Jesus, isto acaba por andar tudo ligado...Natal e Menino.
      Seja Ele o que nasceu em Belém, seja o que nasceu algures numa localidade longe daqui, com um nome difícil de pronunciar.

      É muito bom que tenha sido eu a mostrar-lhe algo que nunca tenha visto ligado ao Natal. Época de consumismo, prendas que ninguém pede nem precisa, hipocrisia e... pouco desvelo e carinho.

      :-))

      Um abraço desvelado.

      Eliminar
  14. Gosto do "desvelo" destes versos, deste soneto branco, carregado de ternura, melancolia e poesia... É o que me basta para desfazer a tristeza que toma conta de mim nesta época... e tarda a passar!
    Janita, minha doce amiga, um Ano Novo prodigioso de realizações, e de muita saúde e de muita paz, "do resto corremos atrás".
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia-se soneto de versos brancos... Ando faminto, pois vivo engolindo palavras...

      Eliminar
    2. Amigo Sant'Anna, como também eu ando faminta, mas de conhecimento, de saber e de aprender, sobre a arte de bem escrever qualquer tipo de poesia, agora fiquei toda baralhada.
      Julgava eu que os sonetos ou quaisquer poemas compostos por versos brancos, tinham métrica e não careciam de rima. Aliás, nem rimavam!

      Então, suei eu as estopinhas, para pôr os versos a rimar e agora diz-me que isto são versos brancos?

      Pois se até andei a estudar os sonetos da Sonetista Maria João Brito de Sousa para não fazer feio...!
      Explique-me lá, por favor, Caríssimo Poeta, o que é concretamente um soneto de versos brancos. Se puder, traga-me um exemplo. Estou desorientada. Muita correria atrás da Paz, me espera. :)

      Um grande abraço, amigo José Carlos.

      Eliminar
    3. Você está coberta de razão. Como se diz por aqui "quem fala demais dá bom dia a cavalo", risos. A confusão foi minha. Quando falamos em versos brancos não devemos confundir com a definição de versos livres, denominados de versos irregulares (heterométricos). Os versos brancos são aqueles que não apresentam rima, entretanto, os versos livres representam os versos que não possuem medida definida, ou seja, não seguem o esquema de metrificação. Para tanto, uma poesia pode apresentar versos libres e brancos ao mesmo tempo.
      Pensava na métrica. Cheguei a fazer a metrificação e, na hora, de escrever, misturei "alhos com bugalhos". Você está certíssima. Sou eu que preciso voltar para a sala de aula. Ou pensar duas vezes antes de escrever, risos!
      Vou levar outro "puxão de orelhas", risos.
      Vou ficar acordado até você "perdoar" meu lapso de memória!
      Grande abraço, Janita!

      Eliminar
    4. 😅 Ora, meu caro amigo, já ia eu embalada a caminho de uma visita de cortesia, eis senão, quando oiço a campainha daqui a tilintar e voltei numa corrida para o tranquilizar.😅

      Durma descansado da vida. Está perdoadíssimo. Se mais não fosse pelo alívio que me traz saber que estava errado.
      Vamos continuar a versejar, seja em versos livres, brancos ou coloridos.

      Grande abraço, José Carlos.
      E o meu obrigada por entrar nesta brincadeirinha.😊

      Eliminar
  15. Nossa, querida amiga!!
    Junto-me aos amigos nos elogios a tão lindo soneto, cada dia você surpreende mais! Muito, muito lindo.
    Na verdade, Janita, eu estou cansada e ansiosa para entrar logo em 2022 e tirar a fantasia.
    Mas como já passou o Natal, deixo aqui meus votos de um ótimo Ano Novo, com saúde e paz pra você. Em outros tempos diria um Ano Maravilhoso, mas dizer isso agora seria exagero. Vamos deixar o ano andar para ver como ficará.
    Beijinho, querida amiga!
    Aqui em 2022!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Taís, querida e paciente amiga.
      Eu já não sei é mais nada! Gosto tanto de poesia que pensei ter conseguido ficar no umbral da porta que me levaria ao lugar onde convivem Ninfas, Musas, Poetas & Poetisas, mas ainda me falta muito caminho para percorrer.
      Talvez em 2022 eu avance um pouco mais, quem sabe? Se não, viro-me para os versos livres e está o assunto arrumado.

      Agora, falando seriamente, (como devem falar as pessoas com dois dedos de testa e a coerência própria de quem já tem idade para ter juízo ) quero desejar à minha querida Cronista, que esse grande país onde nasceu e cresceu, tenha finalmente alguém à sua altura para o governar com justiça, equidade, bom senso e sabedoria.

      Um grande beijinho, forte abraço e Boas Entradas no Novo Ano.
      Cá nos encontraremos em 2022, Amiga.

      Eliminar
    2. 🧡💛💚💙💜
      Você é muito especial.
      beijinhos!

      Eliminar
    3. 🙏 Tanto, quanto a minha Amiga.😉
      Beijinhos. 🌺

      Eliminar
  16. Vou sair por aí com as meninas Janita ,mas não vou deixar de vir aqui dar uma espiadinha na sua poética,porque isso sim está de dar inveja. Não sou muito chegada a Musa ,gosto mais dos anjos rs
    Eu já estou desidratada de tanto querer,amiga, vou ficar numa pausa mais longa possível, para que esqueçam que tentei fazer alguns versinhos. rs
    As palavras são gentis contigo _seu poema é lindo e o Natal proporciona esse desvelo ,o desejo de ser generosa , de ter mais empatia. Gosto desse querer mesmo que não consiga realizar totalmente, mas é bom pensar neles, tentar materializar algo para ajudar outros. Cuidar de quem amamos é revigorante!
    Beijos e que tenhamos mais noites de Natal.
    Celebremos a vida e sejamos felizes, nesse Novo Ano, Janita
    Meu abraço forte






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em ir passear por aí, querida Lis!
      Quando cá voltares para dar a espiadinha, das duas uma, ou isto (da poesia) entrou finalmente nos eixos, ou passei o estaminé a tasco de petiscos.
      Diverte-te, passeia muito e aproveita a presença de quem mais amas: a tua prole.
      Subscrevo a frase com que terminas__"Celebremos a vida e sejamos felizes". Sempre, enquanto pudermos.

      Um grande abraço, querida Lis.
      Tudo de bom.
      Boas Entradas em 2022.

      Eliminar
  17. Gostei muito de ler os seus "Develos". Um 'Poema muito bonito-
    Votos de Boas Festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Manuel Veiga.
      Desejo que a sua Consoada e toda a quadra natalícia, tenha sido feliz e tranquila e que o Novo Ano lhe traga muita Saúde e Amor na companhia dos seus entes queridos.
      Feliz 2022.

      Um grato abraço pela sua visita.

      Eliminar