segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

DE VELUDO NEGRO É FEITO O CÉU.

 



"Faz muito frio. Visto daqui, o céu parece estar feito de veludo negro. E há as estrelas. Duras, nítidas, implacáveis, quase ferozes. A Criança levanta os olhos. Lá estão elas a brilhar. Olhadas através das lágrimas, as estrelas são diferentes. Mundo estranho, estranho mundo, este. Sob os passos da criança, o chão duro e gelado range, E, em frente, as árvores negras, misteriosas, onde à noite os grandes medos se vão esconder, tomam o ar confidencial de quem conhece todos os segredos futuros, a hora e o lugar onde acontecerá o terceiro nascimento e o quarto, e o quinto, todos os aqueles que ainda esperam a esta Criança, até mesmo quando de havê-lo sido já não lhe restar memória."



Curto excerto de um conto de José Saramago:

"História de um Muro Branco e de uma Neve Preta"

O porquê desta publicação?

Simples...nestes últimos dias sinto-me essa Criança, que vê as estrelas, a lua e o céu, negro, qual veludo feito de breu,  por entre um olhar de lágrimas...

------------

Árvore de Natal - Fundação José Saramago


❤  ❤  ❤  



34 comentários:

  1. Sinto algum desanimo, será?
    Se sim, melhores dias virao. A nossa existência nao é uma estrada plana. Longe disso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que dois dias de baixo astral não é muito normal em mim, Miguel. Vamos lá se isto arriba, senão a coisa fica preta... :(

      Obrigada.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Faço votos para que sim
      Os obstáculos existem para serem ultrapassados
      🙂

      Eliminar
    3. O pior é que já me começa a fraquejar a força nas pernas, para saltar os obstáculos, caro Miguel! 🙂

      Eliminar
  2. Talvez algumas sugestões de hoje, no meu blogue, te possam ajudar. ; )

    ResponderEliminar
  3. Veludo negro é sempre bonito.
    Vamos lá levantar essa moral.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se for um vestido de veludo negro, melhor ainda, Pedro. 😊
      Como dizia a nossa Ivone Silva: "Com um simples vestido preto, nunca me comprometo".
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  4. Lindo excerto escolhido e céu de veludo negro.
    Desejo que tenhas um Natal abençoado e um fim de ano maravilhoso ! beijos, tudo de bom, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chica, quando precisares de um céu de veludo negro para enegrecer de mistério os teus Céus, já sabes onde o encontrar.
      Feliz Natal também para ti, minha querida amiga de longa data.

      Beijinhos e muita saúde.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Muito obrigada Francisco, desejo-vos o mesmo.
      Até lá ainda passo pelo seu espaço.
      Um abraço e boa semana.

      Eliminar
  6. Respeito o teu estado de espírito e nesta altura por vezes tornamo-nos nessa "criança".
    Deixo-te um bombom:

    Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração.

    Dalai Lama

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada, querida, mas há coisas que nos transcendem.
      Quem tem filhos longe, sabe o que se sente nestas alturas.
      E pronto, vamos mas é sorrir e mudar para coisas mais alegres, que isto de lágrimas é muito sal junto e faz mal aos diabetes.😊

      Beijinhos e um abraço amigo.

      Eliminar
  7. Bom dia
    Se calhar não devia dizer , mas o porquê desta publicação , também me deixou de lagrima no canto do olho.
    Se me permite, um beijinho de verdadeira amizade.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo JR, senti o coração apertado com as suas palavras.
      Sei o que o apoquenta. Chorar alivia, mas nada resolve.

      Um beijinho também para si e espero que este Natal tudo se recomponha. Afinal, todos estão de boa saúde. Só faltava um pouco de boa vontade...não era?
      Tudo de bom, meu Amigo!

      Eliminar
    2. Boa noite
      É isso amiga. Exatamente boa vontade de alguém, que da minha parte a vontade é enorme.

      JR

      Eliminar
    3. Caro amigo, por certo conhece a frase e a lenda: "Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha".
      E mais não digo que este meu vício de dar conselhos é algo a abolir, nas minhas resoluções de Ano Novo.

      Tudo de bom.

      Eliminar
    4. Obrigado amiga
      Peço desculpa pela minha abordagem sobre esta situação pois afinal não tem nada a ver com isto mas infelizmente não são muitas as pessoas com quem tenho oportunidade de desabafar e a senhora dá me uma força extra.

      Eliminar
    5. Não se preocupe, caro JR. Pode fazer todos os desabafos que quiser. Apenas referi esta minha faceta, algo maternal, de dar conselhos que ninguém pede, porque desabafar é uma coisa e estar a ouvir as opiniões alheias, é outra.
      Mas lá está; se ali em cima falei em Maomé, agora vou falar em John Donne que, como bem sabe, nos ensinou que nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo. Se bem que agora, com esta maldição que nos caiu em cima, tenhamos que viver cada vez mais isolados e sós.
      Como se isso não bastasse, ainda existem pessoas que se comprazem em colocar barreiras entre elementos da família que deveriam unir. Enfim...injustiças e incompreensões quem as não vive ou já viveu? Mas, lá volto eu ao mesmo, não se resigne. Fale, exponha as suas razões e tente encontrar uma forma de entendimento. Por si, pelo seu filho e, sobretudo, pelo seu neto.

      Um abraço e Feliz Natal, meu amigo.

      Eliminar
  8. São pedaços do tempo Janita esse 'olhar de lágrimas'_ segundo o poeta o tempo se marca pelo corpo _ora alegre ora assim nostálgico.
    E haja mudanças nesse corpo.rs, mas é saudável, faz um bem enorme uma lágrima vertida, a sós nas noites.
    O céu aveludado volta a brilhar em azul royal no dia seguinte, amiga.
    Adorei o trecho de Saramago e é isso aí que 'mundo estranho esse' rs Vamos prosseguir aqui, entre palavras e palavras. E, abraços que te mando via oceano.
    Obrigada por ser_ essa menina com lágrimas nos olhos! Enxuga e espera que virá outras e outras_ somos assim românticas e choronas rsrs
    Beijinhos, Janita _ agora só vou ficar dando os beijinhos e vendo esse dezembro passar.
    Até 2022 que venha carregado de poesias nossas :))
    e ,claro dos nossos amigos fiéis .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lis, não podemos mudar o mundo, mas podemos tentar tornar o nosso pequeno mundo, num Mundo nmelhor.
      Tenho muita Esperança de que num Natal em breve, terei cá o meu pequeno Noah. Aí, volto a fazer o Presépio.
      Todas as ovelinhas e casinhas e pastores, e o Menino e a Maria mais o José, que há anos não saem da caixa, voltarão a fazer brilhar o olhar de uma criança. 😊

      Beijinhos, querida Lis. Bem hajas pelo teu carinho.

      Eliminar
  9. Hoje o céu veste-se de veludo negro, mas acredita que amanhã as estrelas hão-de brilhar.
    Haja ânimo e fé e acredito que hoje a tua tristeza irá transformar-se em muita alegria.
    Vem aí 2022, um ano que desejo para ti seja de esperança e fé.

    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deus te oiça, querida Manu.
      Prometo que tão cedo não falarei de lágrimas nem de negrumes da alma, nem de nada que vos traga constrangimentos.
      Só coisas alegres e bonitas.
      Amiga, a propósito de estrelas, ainda ontem deixei um punhado delas no Pontos de Vistas...! 🤭
      Que 2022 venha bem melhor para todos.

      Beijinhos e um forte abraço, querida Manu!

      Eliminar
  10. O que pode fazer o leitor para lhe levantar o astral Janita? Bem, pode dizer-lhe que não sendo eu um homem religioso, à minha consciência agrada a ideia de haver forças transcendentes que determinam destinos, e que a vontade humana, a sua Janita, querendo algo muito, com toda a sua firmeza, as forças criadoras vão agir de forma coordenada de modo a estabelecer essa harmonia. É um palpite? Não. É fé? Também não. É simplesmente um saber de experiência feito.

    Mas o leitor também lhe pode levantar o astral contando um episódio engraçado que aconteceu comigo:
    Há uns dias atrás, enquanto procurava num centro comercial algumas prendas para oferecer no Natal, cruzei-me com uma senhora na casa dos quarenta, de boa aparência, bonita até, e que deixava no ar uma fresca e enebriante fragrância muito sedutora. Dado que ainda não tinha presente para a minha filha, lembrei-me de a interpelar e perguntar-lhe pela marca do seu perfume, ao que a senhora me retorquiu:
    - Os homens são todos iguais... não sabia como havia de meter conversa comigo, não era?
    - Mas... olhe que não - balbuciei apanhado pelo imprevisto da situação.
    - Mas eu digo-lhe, é DKNY Energising.
    - Obrigado - disse, desejando rapidamente sair dali para fora.
    Nisto chega o marido e pergunta o que é que se passava, ao que a esposa responde:
    - Este senhor estava a perguntar-me as horas!
    O marido, apontando para o meu relógio de pulso, vira-se para mim e diz-me de forma intrépida:
    - Não tem vergonha na sua idade de andar a meter-se com as mulheres dos outros?
    Perante a confusão que se estava a gerar, só me ocorreu dizer-lhe lançando em simultâneo um olhar cúmplice à mulher:
    - Parece-me que a pilha está parada.

    Hoje, quando me dirigi à perfumaria para comprar a prenda, lembrava-me perfeitamente da marca do perfume, contudo a imagem da bela senhora tinha-se desvanecido completamente.
    A empregada da loja perguntou-me se eu queria experimentar o aroma e eu disse que sim, pois podia haver algum engano... mas não, a fragrância era a mesma, só que ao aspirá-la trouxe-me à mente uma situação desagradável, algo que eu queria que o meu cérebro esquecesse. A sensação sedutora e enebriante tinham desaparecido.
    Acabei por comprar outro!

    Uma boa tarde Janita e fique bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Joaquim lá vai fazendo a sua parte. E bem feita. Pelo menos dentro das possibilidades criativas que a sua fértil imaginação lhe vai ditando.
      Com todo esse seu potencial, quem precisa de forças criadoras, vindas sabe-se lá de onde, agindo de forma coordenada de modo a estabelecer harmonias e elevar o meu astral? De caminho ainda bato com a cabeça na Lua...Jesus, Maria e José!!

      Só para que não diga que não falo no "Perfume de Mulher", o tal Dkny Energising, só lhe digo que até eu fiquei enjoada com o odor dessa fragrância....Que ideia peregrina essa sua, que até ainda não estou em mim. Adiante, e só mais uma coisinha; a eau de toilette dessa marca é menos intensa, mais fresca e mais agradável, embora, para mim, quem me tirar o meu "Oscar de la Renta", tira-me tudo. 😂😂

      Uma boa noite e fique igualmente bem, Joaquim.

      Eliminar
  11. Sorte a minha,
    essa criança não ter sido eu
    Por não ter tido tal família*
    nunca tal me aconteceu

    (*o conto todo, explica tudo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendo bem, somos todos uns sortudos, Rogério.

      Este 'meu' conto é também muito bonito, mas só extraí a parte que me servia. Até porque irei fazer uma última publicação antes de Natal com algo contado de forma que achei leve e interessante.
      Boa noite e um abraço.

      Eliminar
  12. Sorte a minha, durante uns dias tenho companhia!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Leo, sorte a tua, Lisboa ser mais perto do que os Países Baixos... 😊

      Beijinho. Bom Natal.

      Eliminar
  13. gostei muito do texto de Saramago, e sinto remorsos de pensar que ainda li poucos livros dele ! um mea culpa grande
    mas adoro as luzes de Natal, as cidades e os monumentos iluminados,
    acho isso fantástico, e o céu com a sua cor de veludo, ajuda a dar-lhes mais brilho, por isso acredito que os Poderes Celeste também gosta das luzes de Natal!
    beijinho, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Ângela!
      Fico muito feliz por te ver aqui e ainda mais por teres gostado da minha noite negra e aveludada.
      Quem não gosta do brilho das luzes? O que nós não gostamos é desta maldita pandemia que nunca mais acaba.
      Vem o Natal e "ai Jesus que proporções a união familiar vai trazer"? Mas quando se trata de uma mega reunião pública ou partidária, vale tudo...sem restrições. Enfim, cala-te boca!

      Beijinho, boa semana, bom Natal e feliz Ano 2022, querida Ângela.

      Eliminar
  14. Nossos altos e baixos...por que não? Fazem parte do nosso crescimento, fazem parte da vida! Céu de veludo negro não deixa de ser bonito, misterioso, pomposo... depois de ver um céu negro, ver um céu azul e o sol tinindo de lindo, que sensação maravilhosa!
    Querida, hoje fazendo minha maratona pelos amigos para desejar um Ano Novo com mais esperança, mais paz e mais saúde para você e sua família!
    E um Feliz Natal, muito obrigada pelo delicioso convívio em 2021!
    Beijinho, juntas em 2022!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís...é isso aí! Todos temos nossos altos e baixos.
      A vida é mesmo um carrocel.
      Fico imensamnte feliz por me saber incluida na lista dos amigos a quem a Taís anda, generosamente, a desejar o melhor.
      Também para si e família eu desejo tudo o que houver de melhor e mais gratificante ao coração. O afecto e o carinho dos
      familiares e amigos.

      Cá nos encontraremos no Ano Novo 2022, que já não tarda.
      Obrigada, querida Amiga, pela companhia e solidariedade fraterna.

      Beijinhos e abraços.

      Eliminar