domingo, 12 de dezembro de 2021

SER POETA FOI MEU SONHO...

 ...MAS NÃO FOI ESSE O MEU FADO!



Quem diz que escreve poesia com saber

Como acontece com a  difícil escrita de um Soneto

Nâo o faz por ter nascido com tal dom e poder

Pela sabedoria lhe vir do ventre materno com o afecto.


Por certo muito do dom lhe veio com o sangue

Mas também com muito estudo aplicado

Da métrica, do som, do treino desmesurado

No lance das palavras, qual boomerang.


Sonetos; quem o não sabe?- são muito, muito mais, 

Do que bonitas palavras escritas a rimar

Em duas quadras, simples ou formais


Mais dois tercetos, ou três versos

Conjugando qualquer verbo sem futuro

Tendo por tema os gostos mais diversos.






=========================================
=======================



46 comentários:

  1. Muitos parabéns, afirmar-se na sua escrita, bonita experiência.
    Boa Noite, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luís.
      Mas não creio que seja bem uma tentativa de afirmação de escrita. São simplesmente palavras soltas que vou deitando ao vento, sem estudo nem saber.

      Boa Noite, um abraço.

      Eliminar
    2. Com bom resultado, afinal.

      Agradeço a sua visita embora sem comentário.
      Boa Noite
      Um abraço.

      Nota: por favor elimine os dois anteriores. Obrigado.

      Eliminar
    3. Fiquei sem perceber o que o Luís entende por comentário.
      Agradeço a sua boa vontade na apreciação do texto com algumas pretensões a soneto.
      Um abraço também.

      Eliminar
    4. Sei que visitou o meu blog mas, certamente, sem desejo de comentar (não hoje).
      Um abraço.

      Eliminar
    5. Pronto! Se o Luís pensa isso, amanhã voltarei lá novamente, de cabeça fresca, para fazer um comentário a seu gosto. :) Está bem assim?

      Mais um abraço.

      Eliminar
    6. Os seus comentários são a meu gosto.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. E eu vou também esperar mais, vem coisa muito bem escrita aí pela frente, vem lá do fundinho do teu coração sensível e delicado!
    Quero todas as palavras soltas, com a elegância da tua escrita e com a tua sensibilidade, querida Janita!
    Um beijinho e feliz fim de semana! 💙💛💜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Taís, mas é justamente isso que eu não quero.
      Provocar expectativas que em matéria de algo a nível literário, que parta de mim, podem sair goradas.
      Eu ando sempre ao sabor do meu apetite momentâneo e nem eu sei o que poderá ser.

      Um beijinho grato pela generosidade, querida Taís.

      Eliminar
    2. Mas é assim que eu gosto, quando brota ao natural, nada artificial! Mas brotando ao natural, a escrita pode ser elegante, intensa, consistente, porque não? Não te preocupas com expectativas! Digo que virá coisa boa porque te conheço um pouquinho através da tua escrita, mas preciso te ler mais. E vou gostar!
      Beijinho, querida amiga, um bom domingo!

      Eliminar
    3. Querida amiga, Taís, saiba que sou um pouco imprevisível...
      Não sou aquela pessoa certinha com a mente formatada para agir sempre do mesmo modo. Sou, também, extremamente complexada, embora o não pareça. Acho que poderia sempre dar mais e melhor.
      Resumindo: sou uma eterna insatisfeita comigo mesma.
      Digo-lhe isto porque não gostaria nada que viesse a sentir-se desiludida comigo, pensando que eu poderia ir mais além naquilo que aqui vos ofereço. :)

      Beijinho, muito carinhoso e grato, pela amizade com que me prestigia.

      Eliminar
  3. Boa malha!
    Soneto? Eu não me atrevo!
    Mas nada mal
    por sinal!

    E até o sol se rende a teu pés...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa, que alívio!
      Até fui ler novamente.
      E, sabe? Depois do que
      os comentadores disseram
      já se me aliviou mais a mente. :)

      Abraço.

      Eliminar
    2. Rogério...lendo agora novamente a resposta que lhe dei, acho que é importante que refira não considerar isto que escrevi, um Soneto. Lá está; são apenas as tais duas quadras e os dois tercetos, que não serão suficientes para serem classificados de "Soneto".
      Mas pronto. Se dá muito quem dá o que pode dá mais ainda quem dá o que tem.
      E quem não gostar..."Boa noite, Senhor dos Passos". 😊

      Eliminar
  4. SONETO lindíssimo que me fascinou ler. Deixo o meu aplauso e fervoroso ELOGIO.
    .
    Feliz domingo … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não sei que resposta lhe dar, caro Rycardo, agradeço a sua visita e retribuo o seu desejo de um feliz Domingo.
      Também de uma boa semana com saúde e alegria.
      Obrigada!

      Eliminar
  5. 1- O cabeçalho deste teu espaço está tão bonito.
    2- Deixa-me dizer-te apenas e ao som do Bocelli, que quando eu for grande desejo escrever como tu e diz quem sabe, que poeta ou escritor quer sempre mais e melhor.
    3- Para mim leiga em tudo e mais alguma coisa digo-te com a sinceridade que me caracteriza QUE BELO SONETO QUE FIZESTE!!!
    4- Estás muito bem na foto e de repente vi-me a andar à beira mar.
    Um bom domingo e obrigado por mais este momento.
    Inté 🥰
    4- E mais nada:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, Fatyly.
      Quanto ao cabeçalho, enquanto não resolvo o que, e se, colocarei algo alusivo à quadra que atravessamos, decidi elaborar este assim em tons suaves e claros. Gostei do efeito, torna este espaço mais leve e airoso.

      Quanto ao resto que dizes, sei que o fazes com sinceridade, e vou tentar corresponder à tua ideia, mas sabes? Por vezes, preciso de um mote, algo que me ponha as ideias em movimento.
      Foi isso que aconteceu em relação ao agora publicado e escrito há já uns dias.
      Quando não sei com que imagem faça acompanhar as palavras e não quero recorrer à Net, vou ao meu arquivo de fotos e rebusco uma qualquer. 😅

      Beijinhos e um bom resto deste domingo, em que apetece virar a casa de pernas para o ar e pôr tudo ao sol. ☀️

      Eliminar
  6. O Fado, cada um canta-o à sua maneira.
    O que interessa é sentirmo-nos bem com o escape que encontramos para as 'coisas' da nossa vida
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está um pensamento que me trouxe um grande alívio, Miguel!
      Isso de lamentar não ter tido o Fado de ser Fadista, foi lá com o Frei Hermano da Câmara. Mesmo assim, sendo Frade ali no Mosteiro de Singeverga ( cujos licores são uma delícia) não deixou de gravar uns fados. Querer é poder, pois claro!

      Muito obrigada, pelo excelente conselho.
      Bola prá frente, com saber ou sem saber, se eu gosto... Então, escrevo os meus poemitas e o resto é conversa.
      Gostei. 🙏

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Poemitas, que à nossa vista são assim.
      Eu tb partilho do mesmo
      :-)
      M<as à vista de outros são com certeza mais

      Eliminar
    3. Os meus pseudo poemas, caro Miguel, serão certamente algo mais, mas somente pela boa vontade e condescendência, dos amigos e leitores que fazem o favor de me ler.
      Consigo é diferente, obviamente.

      Boa semana! :-)

      Eliminar
  7. Que beleza,Janita! Teus versos fluiram e encantaram. Que venham mais e mais! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem bom ter amigas tão generosas, querida Chica!

      Beijinhos grandes e um semana em beleza!

      Eliminar
  8. Bom dia
    Quem escreve assim não é gago.

    Ás vezes faço umas rimas e já me sinto feliz , pois sei perfeitamente que ser poeta é ser mais alto, é ser maior. Do que os homens ....
    Um santo domingo .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, pois é!! Isso dizia a Florbela que era poetisa a valer e escrevia Sonetos com sentido e muito saber.
      Como eu não tenho garras nem asas de condor, vou rematar o que o JR começou:

      " E é amar-te, assim, perdidamente...
      É seres alma, e sangue, e vida em mim
      E dizê-lo cantando a toda a gente!


      Isto sim, é um terceto em condições.🤭
      Bom Domingo e uma bela semana.

      Eliminar
  9. Que lindas as tuas palavras em versos sentidos.
    Só alguém com muita sensibilidade consegue que as palavras fluam com tanta emoção.
    Estás de parabéns!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixas-me sem jeito, querida Manu.

      Acho que tenho por obrigação começar a aplicar-me nesta arte poética. Ou talvez me vire para textos sem rima em forma de poesia mnetafórica, que achas? Ano novo, vida nova.
      Em Janeiro de 2022 - se lá chegar - vou dar uma renovada nas minhas publicações. Se até lá não mudar de ideias, claro.😉
      Obrigada, amiga!

      Beijinhos e um grato abraço.

      Eliminar
  10. Uau!!!
    Aqui respira-se poesia e, já agora, bem estar.
    Bom domingo, Janita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaste da imagem do cabeçalho, já estou a ver, António.
      É isso, deu um ar de frescura e bem-estar ao meu Cantinho.

      Bom Domingo, amigão!

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Vejo que a Janita gosta de sonetos, e pelos vistos reune as ferramentas necessárias: o estudo aplicado e laborioso e o sangue, que mais não é que o sofrimento provocado pelos desgostos que a vida nos traz. A acompanhar a sua poesia, convoca-nos também para um momento musical de grande beleza. Eu, que jeito não tenho nenhum para a poesia, mas aprecio quando a sinto, deliciei-me com a voz de Bocelli e coloquei-me na pele do bailarino de camisa branca, na afirmação decidida dos seus gestos e dos seus passos. Obrigado Janita por todo este quadro maravilhoso (poesia, música e dança) que nos trouxe para amenizar mais uma manhã de domingo.

    Ainda a propósito do seu desafio dos 11 minutos (olhe que só hoje é que se me desanuviou a cabeça) como lhe disse a minha filha viu-me naquela figura defronte do espelho da casa de banho a tentar perceber o que seria o verso da sua fotografia e até pensou que eu estava a querer vender o espelho no OLX, e vai daí, à noite comentou com a mãe, que como quem não quer a coisa, me perguntou o que é que eu andava a fazer sempre ligado ao telemóvel ao ponto de agora até o levar para a casa de banho para tirar fotografias. Bem, lá tive de explicar que era para um desafio no seu blog e vai daí ela quis ver...
    Foi aí que começaram os problemas, pois no meu telemóvel, não sei se a Janita sabe, aparece em baixo a sua fotografia (muito jeitosa diga-se de passagem) debaixo do título "Acerca de mim", então ela que não percebe nada de blogs, mas sabe que no Facebook se arranjam muitas amigas desconhecidas, perguntou quem era aquela figura de aparência airosa e se eu a tinha conhecido no Facebook ao que eu respondi que não, que não ligava nenhuma ao Facebook e que nem andava em busca de novas amizades e que se tratava de um blog que é assim uma espécie de clube de anónimos cultos e nem conhecia a senhorita de lado nenhum e até tinha a ideia que ela era do Porto.
    Aí é que o caldo ficou entornado.... sem me dar tempo de abrir a boca, qual mulher enganada, atirou-me que agora é que entendia porque eu, que até raramente ia ao estádio da Luz, queria ir na semana antes do Natal ver o Benfica ao Dragão para a taça e até já tinha reservado hotel.
    E foi nesse momento que me saltou a tampa e a casa veio a baixo, não me contive e disse-lhe:
    - E fica sabendo que para o fim do ano vou lá outra vez para o campeonato, e se calhar até fico lá para o reveillon...
    Um resto de bom dia Janita, fique bem :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é que vai aqui uma bela açorda, ó Joaquim! 🙄

      Vamos lá deixar claro essa coisa do início do seu comentário, que é a parte que mais me aflige, por não ter sido entendida por si.
      Efectivamente eu adoro poesia, o que não implica que eu reuna as ferramentas necessárias, muito menos o estudo aplicado e laborioso.... Isso queria eu... Referia-me a outra pessoa!

      Quanto ao resto que a mente fértil do Joaquim se encarregou de engendrar, sabe o que lhe digo, meu caro amigo?

      Vá dormir um sono que isso passa-lhe, ou, como alternativa, tome outro ben-u-ron que a febre de sábado à noite evapora-se num abrir e fechar de olhos... 😁

      Um bom resto de Domingo, Joaquim Ramos e obrigada por estes momentos de brilhante e hilariante ficção. 👍

      Eliminar
    2. Quando vim aqui de novo ler os comentários e li o do Joaquim Ramos e ele que me desculpe, ri à gargalhada com as consequências dos teus 11 minutos e até meteu clubes de futebol:)))))
      Fiquei expectante pela tua resposta e foi 5*****:)))
      Como sabe tão bem ler diálogos hilariantes e educados neste mundo de cabos.
      Beijocas e desculpa

      Eliminar
    3. Como a Fatyly estou também rindo muito dos 11 minutos que ainda está rendendo boas gargalhadas e da sua resposta hilária e cheio de um humor 'aplicado e laborioso' rs Você tem respostas prontas Janita e não deixa nada sem as devidas vírgulas. Me faz rir muito!
      E ja que parei aqui vou falar que está uma craque nos sonetos poemetos e o que quiser tu fazes bem, amiga. Até eu que não consigo fazer nem uma rima estou a inventar hehehe que venha inspiração sabe-se lá de onde ...
      Gosto também da sua foto, no balanço do mar.
      Um abraço e boa semana
      Passou agora por aqui uma tempestade de chuva e vento nunca visto por essas bandas _felizmente foi rápido e ficou só o nevoeiro e a chuva miúda que deu voltas a primavera e talvez afogue o verão. Que venha chuvas e chuvas, estou gostando.
      beijinhos ,Janita

      Eliminar
    4. Fatyly

      Não tens razão para pedidos de desculpa. Nem a mim nem ao Joaquim Ramos. Tanto eu, quanto ele - suponho - ficamos mas é encantados por vos pôr a rir, já que para tristezas basta o que basta. :)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
    5. Lis.

      Rir de nós, e por parvoíces que não ofendem nem menosprezam ninguém, é dos melhores antídotos para os venenos letais.
      Assim sendo, bora lá rir, que esta vida são dois dias.

      Beijinhos e boa semana. :)

      Eliminar
  12. Ena, temos aqui um caso muito sério, muito sério mesmo. A Janita afinal hem? Mas que pérola de soneto. As palavras todas no sitio certo! Afinal estamos diante de uma enorme poetisa que tão bem brinca com as palavras! Parabéns.

    Adorei a musica! Obrigada :)

    Votos de um excelente Domingo
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Cidália? Querer é poder, e eu, tanto hei-de porfiar que ainda um dia vou juntar esta versalhada toda e publicar um livro para deixar de herança aos meus netos. Que me diz desta ideia?
      :)

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  13. Já dizia outro poeta que o sonho comanda a vida. É continuar sonhando, Janita, que o soneto, esse, já acontece. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Luísa...!

      Se tenho a tua aprovação, não posso deixar de ir tentando, tentanto e tentando, até escrever o tal soneto, que não sendo somente duas quadras e dois tercetos, não sei sequer o que possa ser...:)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  14. É bem verdade, que soneto é muito mais do que duas quadras e dois tercetos.
    Gostei imenso do vídeo.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elvira!

      Adoro ouvir Andrea Bocelli, adoro! Mas, ouvi-lo cantar as canções que fizeram parte da minha mocidade, é um prazer ainda maior.

      Obrigada pela visita.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  15. Este homem é o exemplo de alguém que perdeu um dos sentidos mas apurou outros.
    Um vozeirão impressionante.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Pedro!! Por certo o sentido que a perda de visão mais lhe apurou, foi a audição e, talvez, o olfacto.
      A voz impressionante, essa, foi um dom que Deus lhe deu.
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  16. Lindo soneto.

    Beijinhos e uma excelente semana

    https://duasirmasmaduras.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igualmente para si, Paula.
      Uma semana com saúde e alegria.
      Obrigada.

      Eliminar