sábado, 25 de junho de 2022

E ESTA HEIM?...

 *********************


Na noite que é sempre a mais longa,
de todas as noites portuenses,
não fui saltar a fogueira
não paguei cara a noitada
mas não deixei de festejar
comendo e bebendo
tudo a que tive direito.

Comi a bela sardinha assada,
os pimentos e a broa,
bebi um bom tintol.
Tudo comprado e feito por mim
e a meu gosto.
Comer sozinha não me soube nada mal.

Para terminar os festejos e
antes de mergulhar nos lençóis
tomei um gole de Favaios...

Desta vez não quero rimas
para tornar mais leve a 
despedida das Festas.

Estou somente a partilhar convosco
que não há sentimento de solidão
quando estamos de bem connosco.


*******************************

****************** 


30 comentários:

  1. Combater a solidão também tem as suas técnicas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, nem mais!
      Sozinha ou acompanhada
      Não se deve deixar ir o S. João
      sem comer a bela sardinha assada. :)

      Um abraço saciado!

      Eliminar
  2. Nada mal. Gostei dessa, a do Favaios. Fez muito bem.
    bjis e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando é para afogar as mágoas, afogam-se rematando com uma bebida doce. Não matei ninguém, para penar as penas das almas penadas, ora essa! :)

      Beijinhos, bom fim de semna.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Pois eu também festejei mas acompanhado, infelizmente não com quem mais queria mas como não tenho culpa disso, achei que não poderia perder a oportunidade de desfrutar de umas horas de lazer. Fui a Espinho e numa esplanada ao pôr do sol lá me consolei com uma também boa companhia.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soubesse eu disso, amigo JR, soubesse eu disso.
      Esplanadas e pôr-do-sol, logo duas coisas que adoro.
      Fica para a próxima... :)

      Eliminar
  4. Fugir da solidão é apenas para os melhores.
    Esqueçamos o que compõe o prato lá em cima. Podemos substituir por carapaus?
    De qualquer forma, agradeço a partilha.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe, sabe. Achas que chegava a esta altura da vida e ficava a carpir, privando-me duplamente das coisas boas desta bela tradiçõn?
      Vai lá vai...:))
      Não senhor!.. Nos Santos Populares os carapaus ficam no mar a crescer e a multiplicarem-se um pouco mais.
      Beijinhos, António.

      Eliminar
  5. Muito bom e apetitoso! beijos, chica

    ResponderEliminar
  6. Ora muito bem. Dizem que os olhos também comem. Este ano já comi muita sardinha :)
    A sardinha já anda boa
    No prato, é ainda melhor
    Não importa se está sozinha
    O que interessa é a alegria
    E estar bem consigo mesma
    E no final desse dia
    Depois do doce favaio
    Resta ir até à caminha
    Pois, depois deste festejo
    Não há solidão que pegue
    Nem Janita que ande à toa
    -
    Beijos. Bom fim de semana 🍀👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheheh...
      Isto é que vai bonita
      toda esta ode à Janita e à sardinha
      não há quem ganhe à Cidália
      nos conhecimentos humanos
      desde manhã à noitinha...:))

      Adorei!
      Beijinhos e obrigada, Cidália.

      Eliminar
  7. A minha meninice está "repleta" de sardinhas assadas (grelhadas melhor dizendo), e caracóis.
    Hoje, morando num apartamento sem condições para grelhar sardinhas (os vizinhos reclamando do cheiro... que gente é esta?), "vingo-me" nos caracóis (só com sal, alhos e oregãos) que me sabem "que nem ginjas".
    Que gente é esta que (aparentemente) gostam de sardinhas assadas mas não lhes suportam o cheiro? *-*?
    Outra coisa: o verso sobre o Sõn Juõn; cheguei atrasado como é meu hábito, porém não me escusei a lá deixar a minha versão.

    Beijinhos enfeitados de sorrisos Ó_Ò

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, amigo, é caso para perguntar mesmo:
      "Que raio de gente é essa?"...

      Será gente assim tão chique
      Mostrando-se afectada da mioleira
      Ou querem armar-se em élite
      Mas não têm um tostão na algibeira?...

      (para comprar a sardinha, claro! )

      Pois eu, só para tu veres o quanto
      gosto do cheiro de sardinha assada
      sou capaz de comer um pão seco
      só com o cheiro dela ficando toda babada!!
      Ehehehehe

      Beijinhos e obrigada, querido Kok.
      (Hoje estou práqui virada)

      Eliminar
  8. Hoje tive a visita da minha cunhada mais nova, comemos sardinhas, salada, bebemos do branco, comemos pudim e bebemos café.
    Gosto muito dela, tinha acabado de fazer 8 anos quando casei e foi minha aluna a Francês.
    Também é bom comer acompanhada!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria mesmo que é melhor comer acompanhada, claro que sim. Sobretudo quando se tem uma boa companhia. Mas, quando a não temos - e não interessa saber a razão, podem ser várias - não vamos privar-nos das coisas que gostamos.
      No fundo, foi isso que eu quis transmitir.
      É bom rever as pessoas de quem gostamos, fiquei feliz por ti, Leo. Felizmente, o pior já passou e a pandemia deu tréguas, pelo que a vida social, para quem a tinha, vai voltando ao normal.

      Um abraço e tudo de bom.

      Eliminar
  9. Ainda não comi sardinhas este ano. E tantos anos se passam sem as provar... mas gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando voltares a Portugal, matarás todos os teus desejos e saudades...do sol e mar algarvios e de todas as iguarias gastronómicas que só aqui se encontram. :)

      Beijos.

      Eliminar
  10. É isso mesmo. Pode-se sentir solidão no meio de milhentas pessoas e não se sentir só estando apenas consigo próprio.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém compreende melhor do que a Elvira, todos estes inexplicáveis sentires...Obrigada, por isso, amiga, ou seja, por dizê-lo.

      Um grande abraço e muita saúde, aí por casa.

      Eliminar
  11. Bom dia: - Por vezes mais vale sozinho/a que mal acompanhado, lol
    .
    Cumprimentos e um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fartei-me de rir antes de reescrever a resposta, quando a fui ler tinha escrito: espereitar. :)))

      Só agora me lembrei de espreitar a cx. de spam...
      Isto é que vai aqui uma bela açorda, bolas!

      Sem dúvida, sem dúvida. Companhias ruins já temos que suportar a nossa... :))

      Domingo alegre e feliz.

      Eliminar
  12. Ora bem também não sinto solidão porque a que senti e sei bem como dói foi quando estava acompanhada. Gosto de mim o suficiente para não me sentir só e mais digo-te que sou feliz.
    Gostei imenso das tuas palavras mas olha que ainda não comi sardinhas:)))
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não é bem assim! Se eu estiver com algum problema e não tiver ninguém por perto com quem desabafar, é óbvio que me sinto tremendamente só e infeliz. Cada caso é um caso.
      Eu costumo dizer: 'nem sempre nem nunca'. Até quem vive acompanhado, e bem, tem dias em que lhe apetece estar só. Para pensar, para analisar com calma esta ou aquela situação que lhe causou algum desconforto e não sabe o porquê... Sei lá, por mil e um motivos.
      No entanto, e foi isto o que me aconteceu, há ocasiões especiais em que nos vemos sozinhos. O dilema está em, metemos a cabeça entre as mãos, carpindo esse facto, ou, sendo nós uma das figuras principais desse acontecimento e a outra, estando a milhares de Kms de distância ser impossível estar presente, apelamos ao nosso positivismo e fazemos a Festa sozinhos.
      Se a tradição manda comer sardinha assada, pois assemos as sardinhas...em muito maior quantidade do que as que conseguimos comer. Como se houvessem mais comensais sentados connosco à mesa. :)
      Esse é o segredo para se viver bem, de acordo com que temos e não com o que desejaríamos ter. :))

      Beijinhos e bom Domingo.

      Eliminar
  13. João estava contigo
    Comendo, tomando vinho,
    A dar luz ao teu caminho.
    Luz vindo do fogo antigo
    Da fogueira que a bendigo
    Noticiando que tinha
    Vindo João, à vizinha
    Santíssima Virgem Maria.
    E usando a brasa tardia
    Assaste tua sardinha.

    Bela homenagem e excelentíssimas iguarias. Deus seja louvado. Abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Laerte!

      Nada em mim vem a deshoras
      Pois tudo vem a seu tempo.
      O São João é festejado
      Esteja eu só ou acompanhada
      Porque o que festejo sempre
      É que neste Dia diferente,
      - Há umas décadas atrás -
      Dei à Luz um belo rapaz
      Do qual me orgulharei sempre!!

      Obrigada, um abraço.

      Eliminar
  14. Eu se quis comer sardinhas tive de as ir comer fora. Quem vive num caixote, não tem o prazer de as assar. Fui comê-las fora, uma maneira de estar acompanhada, embora a solidão não me faça confusão e até convivo bem com ela.
    Ninguém se pode sentir só quando se vem ao teu cantinho.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu, não é para te fazer inveja...longe de mim, mas...
      Eu assei as minhas sardinhas no terraço, num grelhador eléctrico, comi-as na mesa da cozinha, bebi o vinho num copo normalíssimo, comprei na confeitaria um pudim francês
      ( pudim de ovos) e já o comi todo...
      Em contrapartida, tu vieste para casa descansadinha da vida, com a tua casinha arrumada, e eu, tive uma trabalheira para lavar as grelhas, esfregar o terraço com lexívia e detergente, etc, etc...
      É que o cheiro das sardinhas é muito gostoso, quando estão a assar, mas depois é que são elas.
      Tão cedo ninguém me fale em sardinhas....😜 😂

      Beijinhos, querida Manu!!

      Eliminar
    2. Desculpa, amiga, eliminei o anterior comentário para rectificar uns erros de palmatória.
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Acho muito, muito bem que assim seja, algo que admiro e também quero. um beijinho

    ResponderEliminar