quinta-feira, 23 de junho de 2022

EIS-NOS CHEGADOS AO SÃO JOÃO...

 ...Post em construção, que se irá construindo, com a colaboração dos estimados leitores. Por enquanto, deixo-vos o meu manjerico.  Seja prosa, vídeos ou versos, tudo o que vier será bem-vindo. Vamos a isso, Amigos?! 😊



❤  ❤  ❤   


🌷  🌷  🌷  🌷  🌷  🌷  🌷  🌷
-----------------
Como tenho uma excelente vizinhança, a colaboração não se fez esperar. Para embelezar este post começou logo o Luís a versejar:


Já chegou o São João
Visto hoje o meu fatinho
Decerto encontro uma mão
Que me leve pró seu ninho.
*
Bailarico toda a noite
Também saltar a fogueira
E depois eu que m'afoite
A podar essa roseira

 👔  👔  👔
----------------
De seguida veio a Fatyly da sua: 


Lá vai a Janita festejar
Toda ela é um manjerico
Leva o alho porro a gotejar
E o martelo bem euforico!
*
Ai S.João ajuda essa beleza
Não quero que se estrague
Toda a sua grande singeleza
Muito menos ficar em ziguezague.

🌺 👗 🌺 
-----------------------
E a rusga seguiu seu norte...! Não se lembraram os amigos, que não lhes pedi só versos, mas tudo o que quisessem, porém, que fizesse sentido...sentido com o São João do Porto, claro. O link de um vídeo alusivo à quadra, com marchinhas e balões, por exemplo. Isto, para os que tiverem dificuldade em versejar e na ribalta façam questão de desfilar, senão...
*****
Eis mais avanços festivos:
Do JR.
(Um amigo sem blog)

Dos três santos populares
Podem-me até condenar
O S. João está primeiro
Eis o porquê e a razão
Foi nesse dia então
Que nasceu o meu herdeiro.
****

De seguida surge a amiga Emília Pinto.

Estes santos populares
não gosto de festejar...
Para não ser desmancha prazeres
lá tenho de os aguentar...
🌺
****

Logo chegou, pressurosa, a amiga Sandra, (do Algarve)
também sem blog... e disse:

Meu rico São João
Meu santinho preferido
Vê lá se me levas a gordura
E me trazes um milhão transferido.
(Querias!)
🌺
*****

Também o Rycardo não faltou à chamada,

Falar do Santo S. João
Um Santo que foi decapitado
Rei Herodes o mauzão
Que devia ser capado
*
Sei que estou a falar mal
Mas é a minha emoção
Nos batismos foi real
O Milagreiro S. João
****
Antes que chegue outro dia, vamos lá dar seguimento à farra Sanjoanina. Assim, e sempre a dizer não ter jeito para versejar, mas versejando a preceito, tenho o amigo José (500) e a sua

Não tenho a quem oferecer
Um manjerico verdinho
Nem sequer com quem beber
Um copo de 'verde' fresquinho.
****

A minha amiga Manu também esteve
 com muita graça. Eis o seu sitio onde

Na noite de S.João
Vai para a rua e faz a festa
Lembra- te que no Porto
Não há noite como esta.
Vamos animar a Janita
E dar- lhe com o martelinho na testa.
👍  🌺
****

O Pedro Coimbra, sempre bem disposto, 
remeteu-me para os seus 

Fui pedir ao Som Juom
Pró Cobid se pirar
Som Juom disse:- Ó murcom
Bai-te mazé bacinar!
 😁 😁

****
A querida Rosa dos Ventos, este ano festejou em grande lá no seu bairro:

No meu bairro o S.. João
É sempre festejado
Com sardinhas, vlnho e pão
Fica tudo alvoroçado!
 🌺
****

Também a Paula Saraiva, com todo o seu saber,
 fez questão de vir dizer:

Mas que rico manjerico
Do melhor do S .João
Realça um cheirinho rico
Nunca vai passar em vão.
...
Viva a noite de S. João
Vamos todos celebrar
Com martelinhos na mão
E balões cheios pelo ar.
 🌻
=====================

Resta-me agradecer a todos os meus estimados leitores a gentileza de estarem presentes neste 
São João
tão especial para mim.

OBRIGADA A TODOS

😘  😘  😘
=====================

39 comentários:

  1. Então aqui vai a minha participação.

    Já chegou o São João
    Visto hoje o meu fatinho
    Decerto encontro uma mão
    Que me leve pró seu ninho.

    Mais uma.

    Bailarico toda a noite
    Também saltar a fogueira
    E depois eu que m'afoite
    A podar essa roseira

    Um abraço Sanjoanino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 E que bela participação, Luís! Muito agradecida.
      Vou já levá-la a brilhar como o expoente máxímo, qual estrela na cabecinha do Menino do São João.

      Um abraço "amanjericado"
      Sei qu'isto tem direitos de autor,
      mas eu gostei tanto, tanto
      Que vou pedir-lho emprestado.

      😊

      Eliminar
    2. Com gosto, pode reproduzir o que quiser.

      Eliminar
  2. Lá vai a Janita festejar
    Toda ela é um manjerico
    Leva o alho porro a gotejar
    E o martelo bem eufórico!

    Ai S.João ajuda essa beleza
    Não quero que se estrague
    Toda a sua grande singeleza
    Muito menos ficar aos ziguezagues!

    Feita agora num rompante:))))
    Beijos e abraços


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...Que riqueza, Fatyly!!
      Agradecida!!

      Tudo o que sai de rompante
      Mas dentro do coração
      Quer rime bem ou não rime
      Seja eufórico ou euforíco
      Deito-lhe logo eu a mão!

      😊


      Beijinhos.


      Eliminar
  3. Divirta-se, mas cautela com com os chuviscos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, José, mas por aqui nem foram chuviscos, foi mesmo chuva brava. Agora, começou a espalhar.
      Um beijinho. 😊

      Eliminar
  4. Boa tarde

    Dos três santos populares
    Podem-me até condenar
    O S. João está primeiro
    Eis o porquê e a razão
    Foi nesse dia então
    Que nasceu o meu herdeiro.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe...Tantos herdeiros a nascer no São João, amigo JR!

      O meu herdeiro - das riquezas que eu não tenho - também nasceu no dia 24 de Junho, então, no dia de São João.

      Obrigada, um abraço.

      Eliminar
  5. Há dois anos que não compro um manjerico. Este ano nem me tinha lembrado antes de ler este post.
    Vou agora consultar a minha musa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Consulta com vagar, a tua Musa, Catarina.
      Não há pressa, hoje ainda é só a noite de folia,
      amanhã é que é o dia...
      Vou ficar à espera para depois publicar no post, em construção...o JR também fica em espera. :)

      Beijo

      Eliminar
  6. Ai...ai...ai...ai
    Estes santos populares
    não gosto de festejar...
    Para não ser desmancha prazeres
    lá tenho de os aguentar...

    Como sempre uma participação pobrinha, pobrinha, mas quem dá o que tem " a mais não é obrigada " lá diz o povo e muito bem.

    Bom S, João , querida Janita! Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai...ai...ai...ai, digo eu!

      A amiga está a reclamar ,
      porquê?
      Deixa ficar o que quiser
      e depois...
      logo se vê!!!
      😂 🌻

      Eliminar
    2. Amiga, os meus " ais "são de reclamação aos santos populares e não por participar. Reclamo da confusão das festividades e não dos santinhos; não tenho nada contra eles. Por acaso esses " ais " faziam parte da pobrezita da quintilha, mas não tem importância nenhma que se tenham separado dela. Beijinhos, Amiga e um bom dia de S, João.
      Emilia

      Eliminar
    3. Claro que a compreendi, Emilia.
      Um beijinho e Obrigada!
      🌻

      Eliminar
  7. Vamos lá brincar:

    Meu rico São João
    Meu santinho preferido
    Vê lá se me levas a gordura
    E me trazes um milhão transferido

    Um abraço,
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂 Mas então não sabe a Sandra que os Santos não atendem pedidos que não sejam amorosos?
      Mas fez bem...pelo sim pelo não, nunca se sabe com que disposição eles estão.
      Obrigada, um abraço!

      Eliminar
  8. Versos, eu? 😕
    Passo para desejar um ótimo S. João, o padroeiro do Porto, de Almada e de mais não sei quantas localidades.
    Pronto, cumpri a missão.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, amigo António, lá cumprir, cumpriste!
      Obrigada um beijinho e...siga a rusga!
      Podias, e ainda podes, participar sem ser com versos.
      Usa a imaginação, anda lá!
      👍😊

      Eliminar
  9. Erro comum, António. O padroeiro do Porto não é o São João, mas sim a Senhora da Vandoma. Também muitos julgam que o padroeiro de Lisboa é Santo António, mas é, sim, São Vicente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, José, o António é lá de Almada e já muito ele faz em saber que o São João também lá, é Santo que a todos apraz.
      Dá-lhes o feirado...ai, não! 🤭

      Eliminar
    2. Caro '500', a Nossa Senhora da Vandoma é, desde Agosto de 1981, a padroeira da cidade. E S. Vicente é o padroeiro lisboeta. Fui cuscar, não sabia. Agradeço a oportuna chamada de atenção.

      Eliminar
  10. Falar do Santo S. João
    Um Santo que foi decapitado
    Rei Herodes o mauzão
    Que devia ser capado
    .
    Sei que estou a falar mal
    Mas é a minha emoção
    Nos batismos foi real
    O Milagreiro S. João
    .
    Haja alegria fina de filigrana
    Levem calções e lanternas
    Mas cuidado com a chama
    Não queimem os pelos das pernas
    .
    Desculpe a brincadeira

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela sua participação Rycardo.
      Feliz São João!!!

      Saudações brincalhonas.😉

      Eliminar
  11. Como sabe, não sou grande versejador e ainda por cima em dia de folia hesitei, mas contra a corrente, aí vai

    Não tenho a quem oferecer
    Um manjerico verdinho
    Nem sequer com quem beber
    Um copo de 'verde' fresquinho.

    E foi o que se pôde arranjar.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E arranjou-se muito bem, José.
      Beijinhos e Obrigada.

      Eliminar
  12. Aqui vai a minha participação
    Na noite de S.João
    Vai para a rua e faz a festa
    Lembra- te que no Porto
    Não há noite como esta.
    Vamos animar a Janita
    E dar- lhe com o martelinho na testa.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez, Manu, fizeste-me rir à gargalhada!!😋
      Beijinhos e obrigada.
      🌻

      Eliminar
  13. Remeto para a quadra que publiquei no meu blogue :))
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, assim fiz, Pedro!! 😅
      Beijnhos, bom fim de semana.

      Eliminar
  14. No meu bairro o S.. João
    É sempre festejado
    Com sardinhas, vlnho e pão
    Fica tudo alvoroçado !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Finalmente!!
      De clausura já chegaram dois anos, Leo!

      Obrigada por teres vindo também a este bairro.
      Abraços. 🌻

      Eliminar
  15. Mas que rico manjerico
    Do melhor do S .João
    Realça um cheirinho rico
    Nunca vai passar em vão.
    ...
    Viva a noite de S. João
    Vamos todos celebrar
    Com martelinhos na mão
    E balões cheios pelo ar.
    ....
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paula.
      Feliz fim de semana também para si.
      Beijos.
      🌷

      Eliminar
  16. Gostei de ler. Me desculpe Janita, mas quadras não é comigo. Escrevi em tempos uma quadra a cada um dos Santos, devem ter ficado tão zangados comigo que nunca mais consegui escrever mais nenhuma.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, querida Elvira, não se apoquente.
      Isto da blogosfera é como a vida; não é só o hoje e o agora.
      Há sempre a hora seguinte e o amanhã.
      Um beijinho e muita saúde.

      Eliminar
  17. O São João é no Porto!
    É festa, "combíbio" e alegria,.
    seja na foz, na sé ou na ribeira,
    é sardinha assada e martelos de fantasia,
    desde as fontaínhas até p'ra lá da cantareira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, Zé!

      Tardaste em vir, mas vieste
      Cheio de vontade e saber
      Cumbíbio destes é bom
      E bom é as sardinhas comer. :))

      Beijinhos grandes, Zé.
      Bem-hajas!

      Eliminar