quarta-feira, 1 de junho de 2022

EM NOME DAS CRIANÇAS.

 



Crianças...Crianças. 

Somos todos nós,

guardando na memória a nossa inocência,

sorrisos e afectos de pais e avós.

 


 Crianças...Crianças.

De hoje e de sempre

vitimas da guerra de hoje e de ontem.

Famintas, sofridas, chorosas, doridas.

 

Crianças vietnamitas a fugir espavoridas da sua aldeia,
atacada por bombas de napalm. 
Ver FONTE

 Crianças...Crianças.

 Perdoai-nos...

Criança ucraniana, perdida dos pais, chorando convulsivamente, sem saber o que fazer.


 ...Perdoai-lhes. Eles não sabem o que fazem.

*****
Decidi que este Dia merece um pouco mais de alegria.
Espero que sorriam com esta deliciosa criança.



====================================

💙💛

==========================

36 comentários:

  1. Também lamento as crianças que morrem, mas digo dirigindo-me a todas as pessoas do mundo "não lhes perdoem, eles sabem o que fazem".
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles 'pensam' que sabem, Luís.
      Ninguém veio ao mundo para infligir dor e sofrimento ao seu semelhante, muito menos a crianças inocentes. Tudo em nome da ambição, da ganância e...do medo. Como o fez Herodes. Destruir, matar, aniquiliar, para impedir serem 'destronados'.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Concordam com o comentador anterior. Eles sabem o que fazem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, Catarina, lê a resposta que dei antes.
      Beijos. :)

      Eliminar
  3. Grande é a poesia a bondade e as danças.
    Mas o melhor do Mundo...são as crianças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, esse poema de Pessoa: "Liberdade", publiquei-o eu há crerca de dez anos.
      "...Flores, música, o luar, e o sol,
      que peca.
      Só quando, em vez de criar, seca.
      Mais que isto
      É Jesus Cristo,
      Que não sabia nada de finanças
      Nem consta que tivesse biblioteca..."


      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bom dia
    " Deixai vir a mim as criancinhas "

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JR, a vida seria o Paraíso na Terra, se a protecção dos seres em formação, fosse a prioridade de todos os educadores.

      Bom dia!

      Eliminar
  5. Importa, sobretudo, que saibamos ser crianças até ao fim ( https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/08/agostinho-da-silva.html )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me segue há mais tempo sabe do meu enorme apreço e admiração pelo nosso filósofo Professor Agostinho da Silva. E não é de agora, aquando das suas "Conversas Vadias", fazia tudo para não perder uma.

      "Provavelmente, o verdadeiro génio
      é aquele que foi criança até ao fim"


      Este é o título que encabeça esse seu postal.
      Não só concordo como acrescento que 'ser criança até ao fim' pode parecer que, ou somos, ou não somos. Sem requerer nenhum esforço, nenhuma aplicação nesse sentido, da nossa parte. Nada disso. Apesar da vida nos levar tantas vezes por trancos e barrancos, temos de arranjar força interior, ainda que tenhamos de a ir buscar aos lugares mais recônditos da nossa alma, para mantermos viva e pura a criança que um dia fomos.
      Atrever-me-ia a dizer que foi essa a mensagem que Agostinho da Silva nos quis passar. :)
      Obrigada.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Todas as crianças "têm obrigação" de serem felizes e a todas devem ser dadas condições para o serem. Infelizmente assim não acontece e crianças há que nunca chegam a ser crianças, nem mesmo por um único dia.
    Um choro ou um lamento não será a melhor forma de assinalar este dia, mas ignorar a realidade também o não seria.
    Se o tantas vezes e por tanta gente apregoado:
    ´´o melhor do mundo são as crianças``
    bom será que DE FACTO as tratemos bem!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, eu não diria que as crianças "têm obrigação" de ser felizes. Quem tem essa obrigação somos nós, adultos.
      Elas têm - teriam - esse direito.
      Todos sabemos que mesmo sem guerrras isso não acontece com todas as crianças, infelizmente.

      Assinalar este 'Dia de...' apenas falando e mostrando crianças alegres, acarinhadas e felizes, seria maltratar duplamente todas as outras que o não são. Daí, a minha escolha de hoje tenha sido esta. Percebeste?

      Beijinhos, Kok.

      Eliminar
    2. Se te percebi? Evidentemente que sim, e por isso mesmo disse que um choro ou um lamento não podem ser ignorados nunca.
      "Têm obrigação". Eu sei que a obrigação é nossa, por isso estão lá as aspas.
      Não me percebeste ou eu expliquei-me mal? Ahn?

      Eliminar
    3. Não te zangues, páh...fui eu que não te percebi, pronto!! :))

      Beijinhos

      Eliminar
  7. A dura realidade que eu vi, senti e felizmente consegui sair por ter uma filha de 6 meses que nunca por nunca a larguei.
    Nas guerras as crianças são sempre os elos mais fracos e o meu maior respeito a todas as mães que perderam os seus filhos e a muitas por outras causas.
    PS: Desde já peço-te desculpa por esta chamada de atenção:
    Dizes: Criança ucraniana, perdida dos pais, chorando convulsivamente, sem saber o que fazer.

    SIM "chorava de cansaço" e lê por favor este pequeno artigo:
    https://www.sabado.pt/video/detalhe/menino-atravessa-fronteira-da-ucrania-para-a-polonia-em-lagrimas

    No dia seguinte vi uma entrevista ao garoto já recomposto e bem assistido na Polónia com a mãe e acho que com uma irmã ou irmão pequenino.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Fatyly.

      Essas imagens do menino vi-as durante a passagem de imagens da guerra durante um jornal televisivo. O que disseram é que o menino estava perdido dos pais - ou da mãe - já que o pai a exemplo de tantos outros teria ficado para defender a Ucrânia dos invasores. Cleo que também li que ele seguia juntamente com outros ucranianos que iam passar a fronteira. Provavelmente, por um atraso na possibilidade de acompanhar os passos dos adultos, o menino foi ficando para trás. Não vejo, entre a tua notícia e a minha legenda, uma diferença assim tão grande digna de registo.
      De quaquer modo agradeço-te o link que, naturalmente, já fui conferir.

      Um abraço de bom dia! :)

      Eliminar
  8. Estou emocionado ao ver estas fotos. Apenas escrevo: Feliz dia da criança...e corre-me uma lágrima
    .
    Cumprimentos cordiais … um dia feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas fotos - haverão muitas mais - fazem doer o coração.
      Pelas e para as crianças, tudo de bom é o meu desejo.
      Beijinhos, Janita.

      Eliminar
    2. Rycardo.

      A primeira foto é muito, muito antiga. Publiquei-a somente para que se não diga que só falamos e lamentamos o sofrimento das crianças da actual guerra da Ucrânia - loirinhas e de olhos azuis - (?). como já li pela blogosfera mais do que uma vez. Gente medíocre que só pensa em defender a Rússia.
      Foi com a divulgação desta fotografia, da menina nua, com as costas e braços totalmente queimados por napalm, a correr estrada fora, que o fotojornalista Nick Ut, ficou conhecido internacionalmente. Foto esta foto que lhe grangeou um Prémio, porém, segundo o próprio disse na altura, o seu prémio maior foi ter salvo a menina e mais crianças da aldeia vietnamita, uma vez que foi ele a conduzi-las ao hospital.

      Obrigada e um bom dia.

      Eliminar
    3. António, claro que há muitas mais, assim como há muita fotos de crianças sorridentes e felizes. Raramente escrevo nestes "Dias de..." creio que só o costumo fazer no Dia da Mãe e pouco mais, mas ontem, já ao final do dia, alinhavei estas palavras, até porque as crianças merecem tudo, não achas?
      Beijinho.
      (Tudo de bom para os homens e mulheres de amanhã.)

      Eliminar
  9. Comoventes estas imagens!
    Uma dura realidade que nos mostras.
    Comoveu-me muito ver a última foto na Tv.
    Todas as crianças deviam ser felizes e amadas.
    Visitei o Camboja e fui ao museu, onde estavam expostos todos os horrores da guerra. saí de lá chocada.
    Felizes as crianças que são acarinhadas e cuidadas.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manu, como o Dia de hoje é dedicado às crianças e elas merecem o nosso melhor, resolvi publicar esse vídeo ternurento, pois já basta o sofrimento porque têm passado todas as que tiveram que atravessar tempos de guerra.

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  10. Querida Janita, fiquei comovida com o teu post e é verdade, sim, temos de pedir perdão às crianças pe,o mal que lhes fazemos. Quando falo assim estou a referir-me á humanidade, ao tal do homo sapiens; nunca vimos um animal dito irracional jogar as suas crias no lixo, não as vemos deixarem que passem fome e muito menos matá-las por nada. Os próprios pais as matam e temos inúmeros casos desses. Hoje também le brei as crianças, no Começar de novo, mas a minha intenção é pensar nas que sofrem, com violência de todo o tipo e as que, com tamanho desperdicio pelo mundo fora, morrem de fome .Tremo quando olho os meus netos e comparo a sorte deles com a de tantas e tantas crianças que nunca tiveram o direito de " sererem meninos " . Como bem dizes, as criancas merecem tudo, pois são vitimas inocentes da pior crueldade humana, o descaso por aqueles que puseram no mundo, sem que lhes fosse perguntado se queriam fazer parte deste nosso mundo insano. Obrigada, pelo post tão pertinente e pelas imagens que chocam os nossos corações, Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Emília, tens razão nunca é demais pedir perdão aos inocentes, vítimas de todas as atrocidades cometidas contra elas. Entretanto, coloquei um vídeo com uma menininha adorável. Claro, também ela teve de decorar aquilo tudo e se calhar sem muita vontade de o fazer. :)

      Beijinhos e tudo de bom para ti e família. Amiga.

      Eliminar
    2. Eu vi o video, Janita! Está uma graça! As crianças felizes são assim...desembaraçadas e faladoras ; Se estivesse triste não decorava nada, nem que a obrigassem . Fizeste bem em homenagear também essas. Beijinhos e boa noite
      Emilia

      Eliminar
    3. Obrigada, pela compreensão, querida Emília!

      Beijinhos e muita saúde.

      Eliminar
  11. Corrigir....pelo mal
    Também lembrei
    Beijo e desculpa
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpar o quê? Só não se engana que nada faz... :)

      Eliminar
  12. Dá-me vontade de chorar, ao ver estas e outras imagens, sobre as crianças, que sofrem inocentemente por causa duns bandidos que deviam ser mortos!!!

    Safa-se o vídeo ... :))
    Beijinhos. Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Cidália, todos nos comovemos com o sofrimento que vemos estampado no rosto das crianças e dos idosos.
      Enfim...quem com ferros mata com ferros morre.
      Estes bandidos não terão bom fim.

      Um abraço, noite descansada.

      Eliminar
  13. As imagens das crianças sofredoras, vitimas da fome ou da guerra, sempre me trazem à memória o excerto do poema de Augusto Gil " Mas as crianças Senhor
    Porque lhes dais tanta dor
    Porque padecem assim?
    Embora todos saibamos que o Senhor não é visto nem achado no caso, somos nós humanos que o fazemos.
    Gostei imenso do vídeo. As crianças podem ser muito engraçadas. Há dias a minha nora estava a ralhar com a Mariana, a miúda tem treze anos está naquela fase embirrante dos adolescentes. A Margarida salta que faz 3 anos em Agosto, salta do sofá, e põe-se entre a mãe e a irmã perguntando.
    "Mamãe, você tá braba?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Elvira, esta sua frase diz precisamente uma verdade que a maioria das pessoas tem dificuldade em entender e com a qual eu estou consigo:
      "Embora todos saibamos que o Senhor não é visto nem achado no caso, somos nós humanos que o fazemos."

      Tal e qual o que eu tinha no pensaamento quando pedi às crianças maltradas, vítimas da gueerra e de toda a maldade humana :"Perdoai-nos".

      Não pude deixar de sorrir com a esperteza e perspicácia da sua pequema Margarida. Pensei que essa sua forma de se expressar, num português do Brasil, se deva à dobragem dos desenhos animados, do Canal Panda, que a menina tanto gosta. Será?
      O meu Noah também diz Mamãe. :)) A mãe é brasileira.

      Um abraço e muita saúde

      Eliminar
  14. Linda crítica postagem sobre as crianças. Bom seria só coisas boas e alegres, mas o mundo se perdeu e temos desmandos que ferem terrivelmente. Legal fechar com este vídeo fofo.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz bem, amigo Toninho; o mundo perdeu-se ao deixar de trilhar o caminho do Bem. A Humanidade resvala, definitivamente, para o abismo.
      Um forte abraço com igual carinho.

      Eliminar
  15. Perdão, Janita,
    Eles sabem o que fazem!!!
    Sabem que foram filhos e crianças e tiveram mãe,.
    agora, são uns refinadíssimos filhos da mãe...

    Essas fotografias despertam emoções. As três.
    O mito do três? Talvez.

    No ramo de malmequeres brancos -
    inocência de criança perdida pétala a pétala
    - mal me quer, bem me quer?
    dos nossos olhos que viram a “miúda” a arder do Vietname
    e que, ainda agora, sem inocência alguma, passadas décadas,
    continuam a ver o “miúdo” perdido na Ucrânia...
    Filhos da mãe dos homens!

    E, depois, o vídeo que nos salva da alienação - É Amor.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me peça perdão, amigo Agostinho.
      Talvez seja esta minha vontade imensa de que tudo fosse simples e igual ao que parece, que me faz acreditar nessa réstia de humanidade por parte daqueles que fomentam as guerras.
      Que bom seria se todos os homens tivessem essa sua grandiosidade de carácter, essa forma de ser onde não falta uma certa dose de humildade, própria de alguém verdadeiramente Grande.
      Perto de alguém assim, o melhor de nós vem sempre ao de cima. Bem ao contrário daqueles que têm o condão de nos sacar o que temos de pior: A recusa em ver a luz.

      Um grande, grande abraço, Agostinho, com o melhor de mim.
      Beijos.

      Eliminar