terça-feira, 21 de junho de 2022

PRIMEIRA PESSOA - ENTRE AS PRIMEIRAS.

 Quando sintonizei a RTP1 com o intuito de ver um dos meus programas de cultura geral predilectos, nem me lembrei que dia era hoje, ou melhor, ontem segunda-feira. Ao invés de ver o Vasco Palmeirim, olhei para o senhor "velhinho" e magro, que me aparecia no ecrã e, senti um baque pois tive a nítida impressão de que aquela cara não me era estranha...Pois não. Não era mesmo. Tratava-se do escritor J. Rentes de Carvalho, também autor do Blog "TEMPO CONTADO"...mas como estava magrinho e frágil...


...enquanto preparava o smartphone para tentar fazer o vídeo da minha vida, eis que o stupidphone me troca as voltas e só me pareceram estas fotos, vergonhosamente  tremidas. 



O que eu gosto da jornalista Fátima Campos Ferreira!
Alegre e risonha, é uma profissinal a sério.

------------------------------
Depois do final do dito programa, tive a brilhante ideia de pesquisar pelo "Primeira Pessoa" e penso ter sido bem sucedida. Para os fãs do escritor e da Fátima, tal como eu sou, creio que vão considerar bastante proveitosos estes trinta e tal minutos a ouvir Rentes de Carvalho. 

Para isso, basta-vos clicar AQUI.

Irei fazer o mesmo, uma vez que não vi o programa na íntegra.

Desfrutem e tenham uma muito Feliz Semana.

===============================


42 comentários:

  1. Está irreconhecível:(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensei o mesmo, Pedro. E fiquei triste.
      A saúde do escritor também não deve ser a melhor, mas os maiores estragos são mesmo os que o tempo foi fazendo.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não conhecia o programa nem o senhor, mas já a Fátima Campos Ferreira acompanhei-a sempre no programa Prós e Contra. Muito, mas muito raramente vejo a RTP & associadas:).
    Hoje não posso mas irei ver o programa através do teu "AQUI"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já o conhecia desde a leitura do seu livro "O Rebate", que nem foi o seu primeiro romance. Esse, que tem por título, "Montedor", iria eu lê-lo muito mais tarde, aquando das novas edições da Quetzal. Foi nessa altura que me lembrei de pesquisar sobre o escritor e fiquei a saber que era o brihante Patrão da Barca, como ele próprio se diz ao falar do seu blog: Tempo Contado.

      Um beijinho e um bom dia, Fatyly!

      Eliminar
  3. Não gosto da Fátima mas aprecio o escritor embora esteja cada vez mais azedo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu adoro a jornalista e compreendo esse "azedume" que lhe notas, Rosa dos Ventos. Quem não vai azedando aos poucos com as agruras da vida que o tempo nos vai trazendo?
      Depois, tudo o que vemos ir acontecendo, pelo mundo fora, só nos rouba a inocência e a doçura.

      Um abraço, doce. :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Lá fui repescar o seu comentário ao sitio do costume, Rycardo!

      Com 92 anos completados no mês de Maio creio que, ao escritor, o peso da idade também já lhe vai pesando...passe a redundância.
      Semana muito feliz.

      Eliminar
  5. Rentes de Carvalho era/é um Senhor.
    Fátima Campos Ferreira ... pode ir andando.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, em relação ao escritor.
      Agora, quanto à jornalista...atão porquê, António?
      Sabes alguma cosa que eu não sei? Olha, não me contes.
      Eu gosto daquela sua alegria e não quero alterar o meu sentir, pronto!
      Beijinhos, Amigão. :)

      Eliminar
    2. Já lhe passou (à jornalista) a mania de interromper a torto e a direito?

      Eliminar
    3. Provavelmente isso acontecia no "Prós & Contras" quando os convidados começavam a misturar alhos com bugalhos e se desviavam ao que lhes havia sido perguntado, António.
      Aqui, neste programa, a senhora jornalista deixa falar a 'primeira pessoa' à vontade. Interrompe alguma vezes, mas é para puxar o fio ao novelo, quando a linha se embaraça :)...nada que se compare com a outra sra., a da boca de orelha a orelha.
      Afinal, tanto 'rancor' por mor desta ninharia?
      Ai António, António!!

      Eliminar
  6. Não conheço!
    Mas deve ser um bom escritor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J. Rentes de Carvalho tem um género de escrita leve e solta, sem floreados nem palavras rebuscadas, que se lê com agrado.
      Só não fica a conhecer se não quiser, Paula. Clique no nome do seu blog e poderá começar a ler as suas Crónicas. Não enfadam e algumas estão carregadinhas de humor.
      Abraço.

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Conheço o programa e sempre que posso acompanho . Ontem por acaso também não vi de princípio mas depois que comecei a ver gostei bastante da reportagem embora não conheça o escritor que achei muito activo e com um bom sentido de humor para a sua idade .
    Boa semana .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR!
      Alguns dos convidados de FCF também só conheci porque fiquei a saber deles através deste programa.
      De todos os digníssimos entrevistados que já vi passar por lá, o que mais gostei e me impressionou pela simplicidade própria dos Homens verdaderamente superiores, foi o Professor Manuel Sobrinho Simões. Médico e cientista, conceituado mundialmente, foi de uma afabilidade cativante.
      Há pessoas que nos marcam.
      Rentes de Carvalho é um escritor com muito para contar mas, infelizmente, com um percurso de vida pouco facilitado. Ninguém escapa incólume a uma vida cheia de escolhos.

      Boa semana.

      Eliminar
  8. Ali só interessa o entrevistado. Com a idade suficiente e a experiência de conhecer várias realidades é um rosto que denuncia a vergonha que era o Portugal profundo e na vergonha, agora mirrada, que ainda é.
    Toda a entrevista se reduziu a isso.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia de que o programa animado pelo Vasco Palmeirim é de cultura geral só pode ser a brincar. O apresentador é daquela gama muito na moda "engraçados de serviço" que se riem das próprias exibições.

      Eliminar
    2. Sendo os entrevistados o centro de todo o programa é muito natural que a entrevista se tenha resumido à sua pessoa.
      Por isso o título é: "Primeira Pessoa".
      Quanto ao Portugal do interior profundo, ainda se manter 'mirrado' e vergonhoso, não podemos continua a dizer que a culpa é da ditadura de direita não é assim? Mas muita coisa já mudou, feilzmente.

      Relativamente ao apresentador 'entertainer' do Joker, esse programa ao qual chamei de cultura geral, em virtude do abrangente leque de perguntas que são colocadas aos concorrentes e eu gosto de ver, reconheço que, por vezes, exagera nas suas piadas, mas é justamente essa sua palermice nada ofensiva, que me faz rir. Mas que é inteligente e tem piada, disso não duvido.
      Depois, gostos não se discutem. Eu gosto, só tenho pena que alguns concorrentes vão para este tipo de concursos como se fossem para um funeral.
      Boa noite, um abraço. :)

      Eliminar
  9. Muito boa tarde.
    Creio que já há tempos a Janita trouxe aqui o JRC, não me recordo porquê.
    Não aprecio muito a FCF (e não sei dizer qual a razão). Ontem, dei por mim a ver anunciado quem era o entrevistado e segui o programa, (coisa que só tinha acontecido há 1 ou 2 semanas com a Ana Maria Caetano, entrevista que também apreciei).
    Não me recordo de ter lido algum livro do JRC, mas artigos avulsos em jornais e/ou revistas, sim, e gostei. Pelo que do pouco que conheço, mereceria maior divulgação; o ter vivido muitos anos nos Países Baixos pode ser uma explicação, não sei.
    Raramente vejo o Joker, pois detesto o apresentador. É um exibicionista e acha-se muito engraçado; não faz o meu género.

    (Tenho estado ausente, pelo que não tenho vindo aqui nem publicado nada; também não comentei os comentários. Quanto ao Spam, niente; espero que não se repita).
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde ou boa noite, José!
      Sim, já mais do que uma vez que trago este escritor aqui ao meu espaço. Vou colocar o seu nome nas 'Etiquetas' para ser mais fácil aceder a ele e aos posts em o escritor é o foco principal.
      Viu o programa com o Prof. Sobrinho Simões no ano passado? Foi tudo filmado em Arouca na casa dos seus ascendentes paternos. Grande programa aquele! Adorei!
      Ouvir aquele Senhor falar é ficarmos com a sensação de termos enriquecido enquanto pessoas. Eu senti isso.

      Quanto ao Joker, que me parece ser o apresentador persona non grata, deixe só que lhe diga uma qualidade que o rapaz tem e muito aprecio. Sabe rir de si mesmo. Faz humor com a sua pouca altura e isso é uma qualidade rara...ficamos falados! Respeito a vossa opinião, por favor, respeitem a minha, Ok?
      Venha quando puder, meu amigo, este mundo virtual é tudo, menos uma obrigação.

      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Não conheço o programa e não tinha visto , pelo que lhe agradeço imenso a partilha do link. Mas não era só no interior que a vida era assim. Aqui onde nasci, bem perto de Lisboa, também não tínhamos água canalizada nem eletricidade, e as necessidades eram feitas ao ar livre, em latrinas colocadas ao longo da muralha de jeito a que a porcaria caísse diretamente no rio. No nosso caso, o meu pai fez um buraco no quintal Com um tabique à volta. Depois de utilizada púnhamos por cima algumas algas do rio e depois aquilo era utilizado como estrume cada vez que se cavava a terra, para nova sementeira. E sim comíamos muitas vezes pão com cebola ou tomate. E batatas "solteiras", porque não havia carne nem peixe nem ovos para misturar.
    J. Rentes de Carvalho, só conheço de nome, infelizmente nunca li nada dele.
    Um abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elvira.
      Tempos tenebrosos e difíceis esses, que se viviam no Portugal amordaçado, triste, pobre e só. Sobretudo, nos meios mais carenciados e em deternimadas zonas do país.
      Como cresci numa localidade Concelho, não senti tantas privações a nível de infraestruturas, não passei fome, mas tive outras carências, sim. Batatas "solteiras" é quase como comer pão com azeitonas, como tantas vezes se comia no Alentejo, ou pão com azeite e sal para saber a manteiga.
      Mas, olhe, Elvira, eramos felizes!

      Eu acho que a Elvira não está lembrada do escritor, mas eu ia jurar que já comentou aqui em outras publicações minhas a seu respeito. Creio até que cheguei a vê-la por aqui quando falei no livro que o meu filho me ofereceu, de sua autoria, "Com os Holandeses". Só revendo esses posts.

      Um forte abraço e muita saúde para si e todos os seus.

      Eliminar
  11. Tinha pensado ver e depois esqueci-me. Baldei-me para a Netflix ( eu que não era de séries...). Mas como dizes, ainda posso ver na RTP play. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquecida de ir cuscar a cx. de spam...olha, ia perdendo o teu comentário, Luísa.
      A Netflix é viciante, é o que é!! :))

      Beijinho.

      Eliminar
  12. Sinceramente não conhecia nem o blogue. Mas ouvi a entrevista. Muito interessante mesmo. Uma vida cheia... 35 minutos de entrevista que valeu apena ouvir e ver. Obrigada
    .
    Beijos
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que nos acrescente algo de bom. só nos enriquece.
      Não é verdade, Cidália?
      Beijos, Bom São João. :)

      Eliminar
  13. Já tinha ouvido falar do José Rentes de Carvalho, achei que na foto está um pouco debilitado.
    Sempre gostei da Fátima Campos Ferreira, uma óptima jornalista.
    Beijinhos amiga Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro que já deves ter ouvido e lido o nome deste escritor, Manu. Neste espaço já falei dele por mais de uma vez e dei-vos o link do blog em que Rentes de Carvalho é o 'Patrão da Barca'... :) Fiquei muito contente por o ver fazer parte da 'galeria' de Homens Portugueses da FCF.

      Um beijinho amigo.

      Eliminar
  14. Janita, estamos em sintonia...a tal ponto que também escrevi sobre o mesmo assunto. Beijo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!

      Já fui espreitar e fiquei muito feliz por também a Ana ver o Programa e ter mencionado o escritor que escolheu a Holanda para viver. País esse que é o mesmo país que o meu rapaz escolheu, bastantes anos mais tarde que Rentes de Carvalho, mas onde é feliz e gosta de viver.

      Um beijinho e obrigada.

      Eliminar
  15. Em comparação com as fotografias que aparecem nos livros, está, de facto, muito em baixo.
    Mas, chegar á profícua idade de 92 anos com tanta lucidez de espírito, não é para todos!
    Eu gosto muito de o ler.
    Achei a homenagem da Janita merecida e muito bonita.
    Um abraço!
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Efectivamente, Sandra, a idade é muita e creio que a saúde é pouca. Como, de resto, acontece com a maioria de nós, com o passar dos anos.
      Disse o escritor que tem uma memória de elefante. Isso dá bem para ver, tanto nas suas crónicas no Blog, quanto ao longo da sua conversa.
      Obrigada, Sandra.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  16. Querida Janita, acabei de fazer uma peregrinação pelos teus últimos textos, deixando por lá comentários/opiniões, sem relevância.
    A excepção é sobre o Alentejo, que adoro.

    Sobre Rentes de Carvalho, confesso que não vi o programa. Conheço-lhe o nome, não tanto o currículo nem a obra literária, muito embora saiba o quão rico é o seu caminho de vida.
    Vou estar mais atento, prometo.
    Beijinhos ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, meu querido Kok.
      Já sabes que estou sempre receptiva a todas as tuas palavras.
      Já respondi no post embaixo e hei-de ir ver - quando estiver mais disponível - o que deixaste lá mais para trás.

      Beijinhos amigos! :)

      Eliminar
  17. Olá, querida Janita, não conheço o escritor Rentes de Carvalho, mas não é por isso que não achei interessante as coisas que consegui escutar no vídeo. Fácil escutar a jornalista falar, ele foi difícil. Mas deu para "pegar" alguma coisa. O vídeo muito interessante, as imagens... a aldeia. O som é que não estava dos melhores quando ele quem falava. Realmente está bem velhinho comparando com as imagens de mais moço. Mas a vida é assim, dá e depois vai tirando aos poucos nossas condições físicas. Porém, as lembranças ficam.
    Uma boa semana,
    beijinho, querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Taís.
      Na verdade notei também que a voz do escritor estava mais sumida do que a da jornalista, o que não admira, pelo ue deduzo não haver deficiência com o som do vídeo.
      Quando a amiga tiver um tempinho livre pode ir lendo as crónicas que Rentes de Carvalho publica no seu blog «Tempo Contado» e eu deixei o link no texto.

      Um beijinho grande e muita Saúde, querida Taís.

      Eliminar
  18. Não vi a entrevista, não me apercebi. Mas ainda vou vê-la, gosto do escritor.
    Continuação de boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, amigo Jaime.

      Qualquer hora que possa, será boa hora para o Jaime ouvir Rentes de Carvalho. O link do vídeo ficará lá.
      Um bom São João! :)
      Beijinho.

      Eliminar
  19. um excelente escritor conversador de primeira agúa. e a lingud afinadíssima!. vi o programa...

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manuel Veiga.
      Não dá para acreditar mas é verdade. Até para irem parar ao SPAM os comentários demoram tempo. Só agora fui encontrar o do meu amigo lá bem escondidinho. Um aborrecimento que não não está nas nossas mãos evitar.
      Escusado será dizer que concordo plenamente com a opinião que tem sobre Rentes de Carvalho.
      Obrigada e um beijinbo.

      Eliminar