sexta-feira, 10 de junho de 2022

PORTUGAL E CAMÕES.*

 *************************



Portugal, és tão pequenino.
E pequeno sempre foste 
__em tamanho__
__92 212 km²__
Mas em ti e por ti 
foram moldados  
Grandes Homens
Homens Grandes, 
na nobreza de carácter.
Mas hoje... 
Ai, Portugal
Hoje...
Até os canhões te roubam.


***************************


Portugal

Eu tenho vinte e dois anos e tu às vezes fazes-me sentir como se tivesse
oitocentos.
Que culpa tive eu que D. Sebastião fosse combater os infiéis ao norte de
África só porque não podia combater a doença que lhe atacava os órgãos genitais
e nunca mais voltasse
Quase chego a pensar que é tudo uma mentira
que o Infante D. Henrique foi uma invenção do Walt Disney
e o Nuno Álvares Pereira uma reles imitação do Príncipe Valente.
Portugal
Não imaginas o tesão que sinto quando ouço o Hino Nacional
(que os meus egrégios avós me perdoem)
Ontem estive a jogar poker com o velho do Restelo
Anda na consulta externa do Júlio de Matos
Deram-lhe uns electro-choques e está a recuperar
àparte o facto de agora me tentar convencer que nos espera um futuro de rosas.
Portugal
Um dia fechei-me no Mosteiro dos Jerónimos a ver se contraía a febre do
Império, mas a única coisa que consegui apanhar foi um resfriado
Virei a Torre do Tombo do avesso sem lograr encontrar uma pétala que fosse das rosas que Gil Eanes trouxe do Bojador.
Portugal
Vou contar-te uma coisa que nunca contei a ninguém
Sabes
Estou loucamente apaixonado por ti
Pergunto a mim mesmo
Como me pude apaixonar por um velho decrépito e idiota como tu
mas que tem o coração doce ainda mais doce que os pastéis de Tentugal
e o corpo cheio de pontos negros para poder espremer à minha vontade
Portugal estás a ouvir-me?
Eu nasci em mil novecentos e cinquenta e sete, Salazar estava no poder,
nada de ressentimentos,
um dia bebi vinagre nada de ressentimentos.
Portugal
Sabes de que cor são os meus olhos?
São castanhos como os da minha mãe
Portugal
gostava de te beijar muito apaixonadamente
na boca.

Poema de Jorge Sousa Braga
in "De Manhã Vamos Todos Acordar com uma Pérola no Cu"
Fenda, 1981

Sobre o  Autor: 
Poeta e médico português, Jorge de Sousa Braga nasceu a 23 de dezembro de 1957, em Cervães, no concelho de Vila Verde. Desde muito cedo sentiu-se impelido para a poesia - tinha apenas oito anos quando escreveu o seu primeiro poema. Seria, no entanto, a partir dos 14 anos que o autor começaria a escrever consciente de que a poesia começara já a fazer parte, de forma intrínseca, da sua vida. Jorge de Sousa Braga pertence à geração dos poetas da pós-revolução, revelando uma habilidade inata na construção poética, que, embora fecunda em cadências vivas, não se submete à rigidez de um esquema métrico. 
Fonte: Infopédia.




[As palavras do texto inicial são de minha autoria, como já se deve ter percebido.]

* Homenageando Luís Vaz de Camões falecido em 10 de Junho de 1580, porque dizer Portugal, é pensar em Camões.

"Ao nosso Portugal, que agora vemos

Tão diferente de seu ser primeiro,

Os vossos deram honra e liberdade." 





26 comentários:

  1. Uma excelente homenagem. Jorge de Sousa Braga, um nome que não conhecia.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, Elvira!
      Também só há relativamente pouco tempo, tomei conhecimento da existência deste médico-poeta.
      O livro que inclui este poema deve ser, todo ele, recheado de ironias poéticas.
      Bom Feriado, um abraço.

      Eliminar
  2. Uma homenagem que partilho. Saúdo o seu poemas mas onde diz "Mas em ti e por ti
    foram moldados
    Grandes Homens"
    E Grandes Mulheres também.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, Luís!
      Claro que sim...toda a História de Portugal está pontuada por feitos de Grandes Mulheres.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Aqui comemora-se com muita parcimónia.
    Por causa da pandemia.
    Que não existe.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Como deve calcular, jamais deixaria um comentário seu sem resposta. Lembrei-me há pouco de ir espreitar o spam e, como sempre, lá estava ele.

      Isso da parcimónia que o poder administrativo Macaense, usa nas comemorações deste e de outros dias, por temer algo que já existiu mas deixou de existir, lembra-me algo que virou piada na minha família.
      A minha saudosa Mãe, todos os dias tomava um 'Melhoral', aquele comprimido que não faz bem nem mal. Um belo dia em que me pede o dito, porque os dela tinham acabado, perguntei-lhe: "Ò Mãe, mas dói-lhe a cabeça?" - Resposta pronta: " Agora não, mas quero tomar antes que me doa". :))
      Fartei-me de rir.

      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Uma homenagem um pouco diferente, mas com uma originalidade muito própria de quem a conhece .
    Viva PORTUGAL.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, JR!
      Para homenagearmos quem merece não necessitamos ser trágicos. A ironia não significa desrespeito. Para discursos empolados lá estão os nossos governantes. Este ano só o PR - que é rijo como um pêro - fará a festa.

      VIVA CAMÕES E VIVA PORTUGAL. :)

      Eliminar
  5. (Tinha perguntado se a porta estava fechada; vejo que reabriu).

    Portugal - pequenino - foi grande em muitos aspectos, tacanho e pouco ousado noutros Teve heróis e vilões, com actos de vileza hoje condenáveis (não fomos únicos).
    Nos dias de hoje, vamos andando e esperando, esperando o "achamento" dos canhões de Valença e de Tancos, por exemplo.
    E esperando que a bazuca chegue rapidamente e não se perca por caminhos esconsos e não cegue ao destino a que se destinava (passe a redundância).
    Viva Portugal, Camões e os compatriotas espalhados pelo globo.
    Bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, José!
      O estaminé esteve fechado para que a proprietária readquirisse energias positivas.
      Aplaudo e concordo com tudo o que disse, para além de ter ficado contente por haver assinalado os canhões. Prova que entendeu tudinho das coisas que passam por esta cabecinha... :):)
      Sim, eu nunca esqueço os nossos compatriotas que vivem espalhados pelo mundo e aos quais o Dia também é dedicado, até porque o meu rapaz é um deles.
      Mas com o o Dia aqui, é de Poesia e não de prosa, não os referi.
      Quanto à "basuca", sinto os mesmos temores que o José.
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Regresso.
    Não conhecia o autor. O poema esta bem esgalhado e o vídeo bem feito e o poema muito bem dito.
    +1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se puder e quiser tente ler mais sobre o autor, talvez se surpreenda.

      Eliminar
  7. Belo regresso!
    Por aqui se lê Camões, Jorge Sousa Braga e, claro, a imprescindível Janita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela recepção, António. :)

      Um beijinho e bom fim-de semana.

      Eliminar
  8. Uma publicação tão interessante como este dia!
    .
    Quando um olhar se sente perdido.

    Beijos. Votos dum bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Dia que já foi celebrado, em tempos idos, com um nome execrável. Dia da Raça, imagine.
      Beijo, bom fim de semana

      Eliminar
  9. Homenagem muito bonita que muito gostei de ouvir e ler
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata, Rycardo.

      Um feliz fim de semana também paara si.

      Eliminar
  10. Não conhecia Jorge de Sousa Braga.
    Gostei muito do poema.
    Ficou aqui uma bela homenagem ao dia que se comemora.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma feliz coincidência que me levou a conhecer este extraordinário poeta, Manu. Vou tentar ler, e trazer-vos, mais poemas seus.
      Um beijinho, amiga, bom fim de semana.

      Eliminar
  11. Não conhecia o poeta nem o seu poema. O vídeo a recitação do poema impressionou-me muito. Quanto ao teu poema está excelente.
    Beijos e uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O actor, Miguel Borges, soube dar uma declamação com o seu quê de espalhafato que o poema exigia. Foi um 'dizer' /representação verdadeiramente ímpar. Gostei que tivesses observado esse pormenor, Fatyly.
      Um abraço e um feliz fim de semana.

      Eliminar
  12. é realmente um povo extraordinário, que rouba canhões a céu aberto :D muito bom
    beijo, bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manel, que bom ver-te por aqui. :)
      Pois...resta saber a que povo pertencem os ladrões do canhão de Valença. Se são dos 'nossos' ou do outro país para onde o canhão estava apontado. :))

      Beijos e abraços.
      Bom fim de semana.

      Eliminar