segunda-feira, 19 de setembro de 2022

PORQUE CHORAM AS POMBAS AO AMANHECER.

 

AS POMBINHAS FUI BUSCÁ-LAS AQUI

Uma noite um pombo e uma pomba

foram a um baile e o pombo 

foi morto, numa luta, por alguém

que lhe queria mal.

O baile estava muito bonito

e a pomba não quis deixar de se divertir.

«Esta noite cantarei" - disse- «e de manhã chorarei»


E chorou, quando o sol espreitou sobre o horizonte...

[Eduardo Galeano]


====================================

Nota: Tudo nesta vida é um dar e receber. Neste convívio virtual no nosso blogobairro, tudo é igual como acontece na vida real. Partilhamos ideias, sonhos, alegrias e tristezas, tudo através dos comentários que recebemos e oferecemos nos nossos cantinhos. Isso é o mínimo com que podemos retribuir a atenção de quem nos visita, oferecer também  umas palavras em troca dessa gentileza. Ultimamente, pelos motivos que já mencionei, não o tenho feito, apesar de hoje, no final do dia, me ter sido comunicado que a anomalia técnica, que me impediu de vos visitar, estava reparada. Entretanto, voltei aos meus livros e a outras actividades que havia posto de lado em prol da blogosfera. Aos poucos irei voltando. 

Agradeço de todo o coração a atenção que me têm dispensado. 

Um abraço carinhoso e o meu muito obrigada a todos vós, amigos virtuais.


===========================



33 comentários:

  1. Belo e reflexivo texto de Galeano! Que bom tudo foi resolvido por aí! beijos, tudo de bom,ótima semana! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica, se os problemas de saúde se resolvessem como os de informática, bem estava eu...a dizer, todos nós. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Um abraço virtual também daqui e obrigada pela companhia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gábi, quando dermos o nosso abraço real, ambas sabemos não ser o primeiro, uma vez que já nos vimos ao vivo e a cores... :))
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Bom dia
    O texto tem tem muito mesmo para refletir .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe qual a ilação que tiro deste texto, JR?
      Que nada nos impeça de viver o momento de alegria presente, amanhã, ou talvez na hora seguinte, poderemos já não respirar...
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Um belo poema de Galeano e obrigado eu por andares aqui e vires à tua janela que gosto tanto:))
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, amiga Fatyly, o que faríamos nós nas nossa janelas, mesmo escancaradas para a vida, se não tivessemos uma vizinhança com quem conversar? :)
      Abraço grande.

      Eliminar
  5. O choro alivia a alma mas... por vezes derrete o coração.
    .
    Uma semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da publicação, do poema dos pombos.

    PS: Os blogues tiveram todos uma "diarreia de sistema" Custavam a abrir e quase metade dos blogues foram parar ao fundo sem se conseguir abrir. Eu, enviei reclamação à blogger. à segunda vez deparei-me com um monte de gente a reclamar do mesmo. Mas pronto. Acho que está resolvido.
    -
    Beijo, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente também fui "atacado" pelo mesmo mal.
      Um abraço e tenha uma boa semana.

      Andarilhar
      Dedais de Francisco e Idalisa
      Livros-Autografados

      Eliminar
    2. Cidália, nem tudo o que está no fundo lá fica. Ir ao fundo e voltar foi o que aconteceu a alguns blogs da minha lista.
      Comigo, Mr. Blogger não foi tido nem achado. Foi avaria mesmo.
      Abraço e boa semana.

      Eliminar
    3. Francisco, vamos esperar pacientemente. Tudo o que tem princípio também tem fim.
      Quando não consigo aceder aos blogues da minha lista, troco-lhes as voltas e entro lá na mesma. Basta colocar o link do blog no monitor de pesquisa ...et voilà. :)
      Abraço.

      Eliminar
  7. Um texto bonito de Galeano que nos deixa a pensar que devemos aproveitar a vida, deixemos as lágrimas para outra altura.
    Ainda bem que o problema informático já se se resolveu e já te podemos ter presente.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para carpir dores e mágoas há sempre tempo, Manu. Desfrutar de momentos alegres já é diferente. Se escaparem podem não voltar...
      Beijinhos, amiga.

      Eliminar
  8. sabe, minha Amiga que os pombos são dos raros animais fieis no "casamento" ?
    desejo que este belo espaçp continue sempre estuante de vida

    beijo

    e

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há pombas felizes, caro amigo Manuel.
      Com mais ou menos interregnos, enquanto me sentir bem por cá, irei ficando. Obrigada.
      Beijo.

      Eliminar
  9. E a pomba dançou, e bem, e depois chorou, mais bem ainda. É de aproveitar quando o vento está de feição.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez-me rir, José. 😍
      Adorei o seu "mais bem ainda".
      Verdade. Quando o vento sopra a nosso favor, é deixarmo-nos levar.
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Grata pelo poema que não conhecia.
    Quanto aos blogues, tenho estado Há dois dias a reinstalar os links dos blogues amigos . E ainda não acabei.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga Elvira, já eu, quando não consigo aceder aos blogues amigos pela porta da frente, entro pela porta do cavalo, mas entro... :)
      Um abraço

      Eliminar
  11. Ah, Galeano, como manejavas com argúcia as palavras. Quanta sabedoria emana da breve poeminha que nos diz tanto, que nos calamos para aplaudir a esperteza da pomba que não perdeu a oportunidade de um “bate barriga” para chorar no dia seguinte.
    Contaremos os dias para que as janelas se abram para outros ou novos gorjeios. Somos pássaros. Voamos e voltamos ao lugar de origem. Como os pombos.
    Beijos e abraços, minha amiga até volta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo do peito, do outro lado do Atlântico.
      Nós, por cá, temos pombas giras, pombas inteligentes e pombas que adoram dançar. Até porque o que está feito, feito está, e a alegria de rodopiar num salão de baile não é oportunidade que nos surja a todo o momento.
      As pombas palram, os gorjeios são para gargantas mais afinadas.
      Beijinhos com amizade.
      Volte sempre.

      Eliminar

  12. Gostei muito do texto de Galeano, para pensar bem em viver um tempo de cada vez, muitas vezes não fazemos tal coisa porque poderá acontecer outra coisa e tal, logo ali adiante! Uma coisa de cada vez, né amiga?
    Janita, querida, a vida virtual há muito que não acho só virtual, ela se expandiu , entrou na nossa real e confesso que gostei muito dessa interação, mesmo que paramos um pouquinho para ir ali e já estamos de volta... Todos sentiríamos muita falta hoje dessa interação.
    Um beijinho e uma feliz semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão amiga Taís, isto da convivência virtual, depois de muitos anos de convívio, entranhou-se de tal maneira nas nossas vidas que é como se nos conhecessemos pessoalmente.
      Sobretudo, quando comunicamos como a Taís e eu fazemos - muitos outros também - com o coração aberto e sempre junto da boca. No meu caso, para o bem e para o mal.

      Beijinhos amigos e uma boa semana.

      Eliminar
  13. Estimada Janita
    Estou saturado com o desaparecimento dos comentários.
    Será que este vai ser publicado?
    Caso contrário, quero o livro de reclamações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado António
      Se a culpa estivesse comigo, por incúria, má-vontade ou negligência, dar-te-ia acesso ao livro de reclamações, sem reclamar...mas não está. O teu comentário lembrou-me que não tenho visto a cx de Spam. Fui ver. De ti, nem a sombra.
      Beijinhos e tem paciência. :)

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Verdade! Inspirador pela realidade com que descreve as suas vivências.

      Um abraço.

      Eliminar