sexta-feira, 9 de setembro de 2022

À RAINHA QUE PARTIU...

 ...a minha modesta e sentida homenagem. Ainda que o faça usando palavras de outrém... pois qualquer coisa que eu escrevesse...seria muito, muito pouco, para quem tanto merece.

***

Sofrer calada as suas próprias dores
E chorar como suas as dos mais,
Tal a Rainha do seu nome, em flores
Transforma pedras e em sorrisos ais.


A toda a parte leva o sol e amores,
É a saúde dos enfermos nos casais;
E, no mar alto, os velhos pescadores
Invocam-na entre espuma e temporais!


Quem será ela, tão piedosa e doce.
Com uns tais olhos que não tinha visto
Será a Virgem? Oxalá que fosse!

Oh! flor mais bela do jardim desta Ilha
Fora outrora, talvez, filha de Cristo,
Se Cristo houvesse tido alguma filha.


"Riquinha" - Soneto de António Nobre.

***

Que descance em Paz, junto do homem que amou.


=============================
=============

 

25 comentários:

  1. Bonito poema para homenagear a rainha amada.
    RIP.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amada por todos ou quase todos os seus súbditos, sem dúvida.
      Mas também admirada globalmente, não duvido, Manu.
      Sim, que Repouse em Paz.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Linda e tão merecida homenagem.Ela fará falta ao mundo!Que descanse em paz! Sentiremos todos, sem dúvida! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver como se vai aguentar a família real, Chica.
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Gostava muito dela. Não gosto do rei e muito menos da rainha consorte. É tempo de o Canadá se tornar numa república.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se poderei dizer que gostava muito, Catarina, admirar sim. Profundamente. Foi uma monarca que ficou guardada nas minhas memórias da pré-adolescência, quando veio pela primeira vez a Portugal. Eu ainda estava no Alentejo e em todas as estações de Rádio não se falava noutra coisa. As revistas, idem. Pouco depois, no mesmo ano, falecia o meu avô materno. Em Março, a minha família abandonou o Alentejo. De modo que, há uma estranha ligação entre a Rainha e o acontecimento mais importante da minha infância.
      Tenho esperança que o actual rei abdique a favor do filho primogénito. Isso é que era!!
      Bom fim de semana e um abraço.

      Eliminar
  4. Bonita homenagem.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua também deve ser, não tive foi tempo de passar por lá, António, mas pelo título...falas do assunto do momento
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Uma homenagem muito bonita
    um beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Para mim é só uma velhota que se foi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti, acredito!... Deves conhecer montes de "velhotas" de 96 anos, rainhas, que tenham tido um reinado de setenta anos e sejam amadas e admiradas por milhões de pessoas. Mais uma, menos uma, não te faz diferença...
      Já te esqueceste de quando foste à Escócia e da reverência das pessoas, que quase se inclinavam numa vénia, quando passavam pela fotografia de Sua Magestade? Nessa altura também eu achei devoção exagerada, porém, passados tantos anos e depois de tantas vicissitudes que por ela passaram, até eu fiquei fã desta "velhota"...

      Eliminar
    2. Não, não esqueci da minha viagem à Escócia. Mas para ser rainha ou se é por nascimento, ou se casa com um rei. Portanto não é um grande esforço pessoal alcançar o estatuto de rainha nem algo que mereça mérito. Acontece, é só isso. Ser amada pelo povo, ora, o povo não é muito esperto. Basta ver como o povo vota. Isto para dizer que não tenho nenhum fascínio por qualquer tipo de realeza e bem fizeram os franceses há uns anitos...

      Eliminar
    3. E pegando numa resposta que deste a outro leitor do teu blog, para ti plebeu ou nobre, somos todos iguais. Mas a questão é que, do ponto de vista dos nobres, uns são mais iguais que outros.

      Eliminar
    4. Na resposta que dei ali em baixo, referia-me a sermos todos iguais no nascer e no morrer - não na forma, que pode variar - No intervalo, entre uma coisa e outra, é que nos distinguimos uns dos outros.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. A Rainha Isabel II merecia uma palavrinha minha e um poema que achei lhe assentaria bem, Francisco.
      Um abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  8. Chegou a vez dela. Que descanse em paz
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Poema: A Lua de Mel de um Gafanhoto
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É no intervalo entre o nascer e o morrer que as pessoas se distinguem. De resto, sejam nobres ou plebeus, todos somos iguais.
      Cumprimentos e bom fim de semana.
      Parece-me interessante essa lua-de-mel, tenho de lá ir ler

      Eliminar
  9. Gostei da homenagem.
    Adorava os seus chapéus e roupas tão coloridas acompanhados normalmente por um belo sorriso.
    Foi uma grande monarca mas também uma mãe sofrida sem o poder exprimir.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebeste bem onde quis chegar com a escolha deste bonito soneto, de um grande poeta, querida Leo.
      Justamente porque a um Rei , Rainha, ou qualquer outro membro da realeza, ser 'proibido' expressar os seus sentimentos, sobretudo em público, estes dois versos definem o que eu fui dizendo nas minhas respostas:
      Sofrer calada as suas próprias dores
      E chorar como suas as dos mais".
      .

      Grande abraço.

      Eliminar
  10. Fizeste uma magnífica homenagem a uma mulher que recebeu o trono de um país desfeito com a guerra e soube governar/reinar sempre com muita descrição, tenacidade etc. Não era grande fã dela mas reconheço o seu trabalho e muitas vezes engolindo sapos como acontece em muitas famílias comuns.
    Faço minhas as tuas últimas palavras: que descanse em paz junto de quem tanto amou.
    Beijos e um bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quis deixar passar este triste acontecimento, em branco.
      Como neste espaço sou Rainha, Dona e Senhora, quer aprovem ou desaprovem os demais, fiz está feito e, segundo dizes...bem feito. :)) Como diz alguém que ambas conhecermos: «Missão cumprida».

      Beijinhos, bom fim de semana

      Eliminar
  11. Tantas coisas temos para dizer das virtudes dessa rainha, vivemos no mesmo tempo e eu tinha e continuo a ter uma grande admiração pelo seu comportamento, pelo seu reinado!
    Junto-me a você nessa linda homenagem a essa tão querida rainha, amada em vários cantos do mundo.
    Um ótimo domingo, amiga!
    Aplaudo você, Janita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Fico imensamente feliz com as suas palavras generosas, compreensivas e amáveis, querida Taís.
    Não precisamos ser monárquicos para apreciar as qualidades desta Grande Senhora que soube reinar com alma e coração, sendo Rainha sem deixar de ser Mulher e Mãe, sofredora como todas as Mães.
    Retribuo os seus votos de bom domingo, querida Amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar