sábado, 3 de setembro de 2022

DOS SONHOS.

 🍁🍁🍁🍁🍁🍁




SONHOS (I)


Os corpos, abraçados, vão mudando de posição enquanto dormimos, olhando para aqui, olhando para acolá, a tua cabeça sobre o meu peito, a minha coxa sobre o teu ventre, e ao girarem os corpos vai girando a cama e giram o quarto e o mundo.

 «Não, não», explicas-me, julgando estar acordada. «Já não estamos aí. Mudámo-nos para outro país enquanto dormíamos»


Página 45

_________________________________________________________


 SONHOS (II)


   Eu contava-te histórias de quando era pequeno e tu vía-las acontecer na janela.

   Vias-me em miúdo a andar pelos campos e vias os cavalos e a luz e tudo se movia suavemente.

   Então apanhavas uma pedrinha verde e brilhante do peitoril da janela e apertava-la no punho. A partir desse momento eras tu quem brincava e corria na janela da minha memória e atravessavas, galopando, os prados da minha infância e do teu sonho, com o meu vento na tua cara.


Página 217


__________________________________________________________


 SONHOS (III)


Acordaste, agitada, a meio da noite:

   - Tive um sonho horrível. Conto-o amanhã, quando estivermos vivos. Quero que já seja amanhã. Porque não fazes do agora amanhã? Como gostaria que já fosse amanhã.



Página 261


_________________________________________________________________

Breve nota da autora do blog: Como se pode constatar pela numeração de páginas destes textos poéticos, não há uma sequência nem coordenação de temas, apesar do autor do livro - "DIAS E NOITES DE AMOR E DE GUERRA" lhes atribuir o mesmo título.  Assim são feitas as nossas memórias. Voam, leves e soltas, ao sabor dos ventos que habitam na nossa alma. 




🍁🍁🍁🍁🍁🍁 🍁🍁🍁🍁🍁🍁

 


====================================




 

36 comentários:

  1. Um livro que, confesso, gostava de ler
    .
    Feliz fim de semana … Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É aproveitar a Feira do livro e pode ser que o compre com desconto.
      Bom fim de semana.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Desconhecia, confesso. Porém a leitura simples diz-me bastante. Gostei muito dos trechos que nos ofereceu. Lindo mesmo. Obrigada, Janita! 🌹
    -
    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, Cidália, por ter vindo ler as memórias daquele que foi um grande senhor da Letras e dos direitos humanos.
      Tal como eu, destestava a mentira, o egoismo e a indiferença.

      Um abraço e um feliz fim de semana.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Comentou, sim senhora. Um bonito comentário, por sinal.
      :)

      Eliminar
  4. A prosa poética leva-nos por caminhos floridos, cheirosos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bonita essa tua frase, Leo!
      Há em ti muito de uma alma poética e doce, que teimas em esconder. :)

      Abraço.

      Eliminar
    2. gosteis dos textos, e partilho da opinião de que a dispersão (ou se quiser a "divisão" do ego poetico é próprio dos grands poetas.

      beijo

      Eliminar
    3. Se o Manuel o diz, e eu o considero um grande poeta, fico contente, mas creio que "dispersão" condiz mais com esse conceito.

      Um abraço amigo.

      Eliminar
  5. Só me apetece dizer que gostei muito dos "bocadinhos" que escolheu.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, se bem lhe apeteceu, melhor o disse, Senhor das Nuvens sombreadas....

      Um abraço e obrigada por esta sua primeira visita ao meu espaço.

      Eliminar
    2. Não é a primeira, sou o Brancas Nuvens Negras só que estou no tm e sai assinado assim.

      Eliminar
    3. Ah, bem. Pensei que fosse um dos seus filhos a responder por si, enquanto o BNN desfuta de férias blogueiras. Fiquei com a ideia que este ano viriam visitá-lo...ou foi engano meu?
      Um abraço e tudo de bom para todos.

      Eliminar
    4. Só a minha filha com três netos pela mão e "o meu mais novo" é que vieram.

      Eliminar
    5. E tanta alegria junta é "só" ...?
      🙏

      Eliminar
  6. Gostei muito destes pedacinhos de prosa, o meu preferido é o da página 261.
    Bons sonhos.
    Beijinhos Janita😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostarias de fazer do hoje, amanhã?
      Então, também tens poesia na alma...

      Beijinhos, amiga Manu!

      Eliminar
  7. Gostei muito de as ler, obrigada Janita
    um beijinho e uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem agradece sou eu, querida Gábi.
      Este é um género de literatura que não terá muitos adeptos, pois é preciso estarmos mais atentos às intenções do poeta.
      Fico muito feliz por teres gostado.
      Beijinhos e um bom domingo

      Eliminar
  8. Gostei muito do "Sonhos II"
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por sinal, é também o "Sonho" que mais me diz, Fatyly.
      Trouxe-me de imediato a minha infância à memória.

      Beijinhos e bom domingo.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Eu gostei muito, Francisco, mas não levo nada a mal se houver quem não goste. É feito de memórias dispersas, e, dispersos, são os textos que vos vou trazendo.
      Um abraço e um excelente Domingo.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Sobretudo, este livro oferece ao leitor uma visão de escrita diferente. O autor já faleceu...

      Abraço.

      Eliminar
  11. Adorei tuas escolhas, o livro deve ser excelente!
    Entre os outros muito bons, gostei muito da escolha da página 217!
    Um beijo, querida amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende dos gostos literários e do interesse por textos de memórias soltas, amiga Taís. Esta é a segunda publicação que faço abordando excertos deste livro. Não me recordo se a Taís esteve no anterior.
      Um forte abraço, minha amiga.

      Eliminar
  12. Belos sonhos, nada de pesadelos.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, como os seus comentários vêm de longe, quase sempre tenho de os ir buscar, ao lugar onde sentaram para descansar...:)
      Sonhemos, então, já que a vida se encarrega de nos trazer os pesadelos.
      Beijinhos, e uma boa semana.

      Eliminar
  13. Não li o livro, mas pelos excertos deve ser muito bom.
    O autor é bom, de resto.
    Boa semana, amiga Janita.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jaime, conto publicar mais algumas passagens deste livro, mais não seja para vos deixar com uma ideia mais abrangente acerca desta obra de EG.
      Um abraço com votos de uma excelente semana

      Eliminar