sábado, 23 de março de 2019

NU CONTRA O NU.

Tela de Almada Negreiros - A Sesta


Tu e Eu Meu Amor
Tu e eu meu amor
meu amor eu e tu
que o amor meu amor
é o nu contra o nu. 


Nua a mão que segura 
outra mão que lhe é dada 
nua a suave ternura 
na face apaixonada 
nua a estrela mais pura 
nos olhos da amada 
nua a ânsia insegura 
de uma boca beijada. 

Tu e eu meu amor
meu amor eu e tu
que o amor meu amor
é o nu contra o nu. 


Nu o riso e o prazer 
como é nua a sentida 
lágrima de não ver 
na face dolorida 
nu o corpo do ser 
na hora prometida
meu amor que ao nascer
nus viemos à vida. 


Tu e eu meu amor
meu amor eu e tu
que o amor meu amor
é o nu contra o nu. 



Nua, nua a verdade 
tão forte no criar 
adulta humanidade 
nu o querer e o lutar 
dia a dia pelo que há-de 
os homens libertar 
amor que a eternidade 
é ser livre e amar. 

Tu e eu meu amor
meu amor eu e tu
que o amor meu amor
é o nu contra o nu. 



[Poema de Manuel da Fonseca]


                                                                              
===========================================

26 comentários:

  1. O poema não conhecia, mas conhecia a tela de Almada Negreiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poema este que foi musicado pelo Adriano Correia de Oliveira e que, por sinal, também o interpretou.
      Obrigada, Teresa.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Interessantíssimo!
    Beijinho, Janita, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que, desta vez, estamos ambos em plena concordância, António. :)

      Beijinhos e excelente fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Desconhecia totalmente, mas agradeço pela partilha:))

    Hoje:- Por ti, todos os banhos valem a pena. | Poetizando e Encantando |

    Bjos
    Votos de um óptimo fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, Larissa...não há nada para agradecer. Estamos aqui para ser uns para os outros, unidos na partilha. :)

      Beijos.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Viva e palpitante, sempre!

      Beijo e tudo bom, Mar Arável.

      Eliminar
  5. Olá, querida amiga Janita!
    Bonito e perfeito!
    Cantado, ainda mais Belo.
    Felizes os que sabemos apreciar a arte de amar e o desnude de nosso eu por inteiro sem nada por trás ou por cima que não seja o Amor a revestir-nos.
    Não conhecia o vídeo, muito obrigada pela belíssima partilha.
    Ler poemas assim nos tira da normose.
    Tenha um excelente início de semana cheio da Presença de Deus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    👼😘🌷🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Roselia.
      Sempre me deixa sem jeito para responder às suas gentis palavras.
      Muito obrigada.
      Uma excelente semana, para si com tudo o que mais feliz a fizer.

      Um beijinho grato.

      Eliminar
  6. Um poema muito bonito de um autor que conheço muito mal. Apenas li "O fogo e as cinzas".
    Cantado ainda me pareceu mais bonito.
    E a tela de Almada Negreiros é linda.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o Adriano C. de Oliveira o cantava, Elvira.
      É de facto um bonito poema, de um poeta/escritor infelizmente, pouco conhecido, da maioria das pessoas.
      Obrigada, um forte abraço.

      Eliminar
  7. Quanto à pintura não é propriamente um estilo que aprecio, mas gosto do quadro “Maternidade” e “Retrato de Fernando Pessoa”.
    O autor do poema não conheço. Uma boa oportunidade para fazer as minhas pesquisas e conhecê-lo.
    E agora vou ouvir a Celine.
    Que tenhas uma noite repousante.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre Almada Negreiros tem muitíssimas telas no estilo desta, assim como muitas outros, inclusive retratos e até auto-retratos.

      Não sei se tiveste tempo para pesquisar o autor do poema, mas tão cedo o possas fazer, verás que tem uma extensa obra.

      Obrigada, Catarina.
      Beijos. :))

      Eliminar
  8. Almada, Celina
    e Manuel da Fonseca

    são meus irmãos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais aqui estivessem
      todos seus irmãos seriam, Rogério.

      Onde houver poesia
      e sonho, há gente sua.

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
  9. Belo poema que conhecia na voz do Adriano, voz essa que apreciava.
    bji e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por isso que escolhi a voz da Celina.
      Não sabia que ela interpretaria tão bem esta bonita letra,
      escrita propositadamente para ser musicada pelo Adriano.

      Beijinho, José.
      Obrigada e boa semana.

      Eliminar
  10. Já agora: aprecio o Almada Negreiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, José.
      Já antes, numa outra postagem, mo havia dito. :)

      Eliminar
  11. Bom dia
    Adorei começar o dia com um poema lindo e uma voz maravilhosa.
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JAFR.
      Se o desejar, pode terminar o dia a ouvir de novo.
      Dá-me muito gosto receber a sua visita neste cantinho.

      Um abraço.
      Boa e feliz semana.

      Eliminar
  12. muito bonito Janita :)
    para mim uma descoberta !
    beijinho, bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, querida Ângela.
      És um amor de pessoa e mereces o melhor de mim. :)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  13. Caso para dizer que ficou tudo a nu :) já que eu não conhecia, nem a pintura, nem o poema nem mesmo a música.
    Um post muito completo e que adorei ler e ficar aqui a ouvir a música que é linda!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Verdade, Manu!...Ficou tudo às escâncaras, às claras, preto no branco, etc, etc - A quantidade de termos que usamos, para dizer o mesmo, é impressionante. :)

      Obrigada, Manu.
      Beijinhos e que tenhas uma boa semana.

      Eliminar