sábado, 16 de março de 2019

DA LUZ.



Claro mistério
Do azul etéreo
Sonho sidéreo
Luz!



Da terra dorida
Alento e guarida
Fermento da vida
Luz!

Eucaristia santa
Vinho e pão que alevanta
Homem, rochedo e planta…
Luz!



Virgem ígnea das sete cores
Toda abrasada d’esplendores
Mãe dos heróis e mãe das flores
Luz!


---------------------------------------------------------


As palavras são uma ínfima parte do poema de Guerra Junqueiro:
 ORAÇÃO À LUZ, no livro aqui publicado.

As fotografias, como bem deduzem, são do meu quintal/jardim.

TENHAM UM
 BOM
 FIM-DE-SEMANA.

===============================

31 comentários:

  1. O seu jardim tem belas flores.
    Obrigado pela partilha do poema de Guerra Junqueiro, que gostei de ler.
    Janita, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, Jaime Portela, parecem mais belas, assim nas fotografias, do que aquilo que na realidade são. Mas sim, alegram-me os olhos e a vida, quando florescem, tímidas, no início da Primavera. :)

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  2. Lindas fotos desse jardim florido e a oração profunda,bela! Ótimo fds! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O poema é bastante extenso, Chica, mas lindo! :)
      Beijinhos e bom Domingo.

      Eliminar
  3. Cores e luz qUE alegram os meus olhos. Ainda tenho que esperar muitas semanas para ver essas cores por aqui.
    Acabei de ver pela janela do meu quarto o belo nascer do sol. Deveria teR ido para a beira do lago para o fotografar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá, Catarina, vais amanhã saborear o sortilégio do nascer do sol aí no Lago.
      Quanto à delícia que te aguarda para encheres os olhos de cor e luz, com as tuas flores; saber esperar é uma grande virtude. :))

      Catarina, relativamente à tua pergunta, fui lá ver agora e o que se segue aos assobios é um filme do Charlot. Mais precisamente: Charlie Chaplin 'in restaurant'. Nada de borrachos... Que falta de sorte a minha! ehehehe

      Eliminar
  4. Tu muito gostas da POESIA de Guerra Junqueiro. Eu também, embora não seja o meu poeta favorito.

    Faço votos que o teu fim-de-semana 🌷🌷 🌻🌻 seja abençoado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto mesmo, Teresa! GJ tinha uma personalidade fascinante.
      Isso revê-se e traduz-se, em toda a sua obra!

      Beijinho Teresa e obrigada!

      Eliminar
  5. Já um dia lhe contei que foi Guerra Junqueiro, quem me levou a gostar de poesia.
    O seu jardim está lindo.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já contou, sim senhora, Elvira.
      Eu sempre gostei de poesia desde pequena, mas GJ é um Poeta que me deslumbrou, sobretudo, depois de conhecer aquele seu longo e belo poema "O Melro"

      O melro, eu conheci-o
      Era negro, vibrante, luzidio,
      Madrugador, jovial...


      Um verdadeira ode à mãe Natureza. Um poema sublime que já aqui publiquei.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Versos e imagem muito bem escolhidas para este dia de plena Primavera!! Amei!

    Fazes-me, reviver, e saborear a felicidade. [Poetizando e Encantando]
    Beijo e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito provavelmente, Cidália, quando a Primavera chegar mesmo, vem chuvosa e triste. Mas, por ora, aproveitemos o sol e o calor.

      Obrigada, bom Domingo.

      Eliminar
  7. Pois, parece que chegou a luz da Primavera.

    Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roadrunner.
      Aqui, pelo meu quintal, já chegou mesmo. A luz e as cores da Primavera são uma delícia, mas quer-me parecer que vem por aí mais frio e chuva.

      Saudações luminosas! :)

      Eliminar
  8. Divinamente (re)transmitido. LUZ. Muita Luz.



    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  9. Que bela flores que transmitem Luz e anunciando a Primavera
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, hoje, já o dia amanheceu de Outono.
      Vamos andando que para a frente é que se faz caminho. :)

      Beijinhos e obrigada, Meu V. Baú.

      Eliminar
  10. no teu jardim crescem maravilhas Janita !
    abraço grande e beijinhos coloridos para ti

    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também crescem muitas ervas daninhas, Ângela! :)
      Um beijinho e um grande abraço, também para ti.
      Obrigada.

      Eliminar
  11. Tamb+ém não é a minha poesia favorita a do Guerra Junqueiro, mas as flores do teu quintal / Jardim estão cheias de luz e de beleza !
    E já reparaste que estamos na Primavera (praticamente) ?! ... Só faltam 4 dias e algumas horas ! :)

    Bom Domingo, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...mas cada um publica daquilo que gosta, Rui. :)
      Eu, como já referi, adoro GJ, embora aprecie muito outros poetas.

      Se chover, as flores da magnólia e das azáleas vão à vida.
      E é pena, pois as roseiras ainda estão em botões pequeninos.

      Obrigada Rui.
      Um beijinho e bom Domingo. :)

      Eliminar
  12. Não é dos meus favoritos mas gosto sempre de poesia e de fotos lindas e luminosas!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este poema é muito extenso, mas intensamente lindo, Rosa dos Ventos. :)

      A Luz, foi a musa inspiradora de GJ, neste poema.
      Sem ela, nada na Terra faria sentido nem teria razão de existir. :)

      Abraço, obrigada e bom Domingo! :)

      Eliminar
  13. Já se sabe que aprecia o GJ e faz muito bem.
    Bonitas as fotos, como é costume, aliás.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me conhece sabe que sou fiel aos meus amores!

      Como costume, agradeço a visita e desejo-lhe uma excelente semana. Um beijinho, também.

      Eliminar
  14. Boa tarde de serenidade, querida amiga Janita!
    Luz sempre!
    Muito agradável deve ser a leitura.
    Que se dissipem as trevas no meio de nós ou em nós!
    Tenha um início de semana com noticias alvissareiras!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌷🙏😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pelos seus bons desejos, querida Roselia.
      Se bem que, quanto às notícias alvissareiras, ponha as minhas duvidas. Porém, nunca se sabe...
      Também para a minha amiga desejo o melhor, hoje, amanhã e sempre.
      Um beijinho amigo.

      Eliminar
    2. 🌻🌺🌹🏵🌼🌷🌸💐

      Eliminar
  15. Janita,
    Que combinação mais
    encantadora e mais
    inspirativa.
    Linda combinação entre
    palavras e imangens.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encantadora é a generosidade da minha amiga.
      Muito grata pelas suas palavras e simpática visita.

      Um beijo com votos de excelente semana.

      Eliminar