quarta-feira, 6 de março de 2019

HÁ DIAS EM QUE A SAUDADE TEM NOME. [1]


Hoje, chama-se Guma Kimbanda.

Caixa de Poemas.
O poema que publico, faz parte desta colecção.



Ausente.




"Ando ausente de mim, algures
e isso me dá saudades do que vou ser
e de um tempo antigo.
Se me encontrares vagabundeando
em lugar de nenhures,
dá-me a mão, fico feliz indo contigo.
Não me devolvas, fico bem assim,
perdido de mim, mas te encontrando."




««««««««««««««««««««««««««««««««««««
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
««««««««««««««

29 comentários:

  1. O poema é lindo. A flor simplesmente maravilhosa.

    Como vai a moenga, menina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já conheceu melhores dias, Noname. :(
      Começo a sentir-me vazia, desmotivada e só.
      Talvez o tempo chuvoso e frio não ajude.
      Esperemos que brilhe o Sol... :)

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Síndrome do Inverno. Quando me falavam dele, eu ria, troçava. Hoje, já não rio, sinto-o na alma. Mantém-te à tona miúda, a Primavera já está perto e logo, logo, está aí o calor e o sol, e renasceremos qual Fénix. :-)

      Eliminar
    3. ...para voltarmos a ser cinza no próximo Inverno? Ora bolas!!
      :)

      Eliminar
    4. Mas, também, renascermos a cada ano.

      Não vejas o copo meio vazio, carago!
      Custa o mesmo vê-lo mio cheio eheheheh

      Eliminar
    5. Eu não sou de meias-medidas...cá para mim o copo tem de estar sempre cheio, de preferência até às bordas!
      Gosto de ter tudo a transbordar, mainada!!

      :))

      Eliminar
  2. Não te ausentes de ti, segue vagabundeando por aqui. :)
    bjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa

      Perdermo-nos de nós, é o pior que nos pode acontecer. Felizmente, ainda não fui tão longe...:)

      Beijinho

      Eliminar
  3. O poema é profundo :)) Adorei

    Hoje:- Anunciando a Primavera.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que este meu Amigo escreve, pinta e diz, é profundo e sentido. Uma alma sensível e doce...

      Beijos

      Eliminar
  4. Lindo o poema. O jardim é bonito e essa flor uma maravilha.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muitos outros, Elvira.
      Talvez os vá partilhando convosco...vamos ver.

      Grande abraço

      Eliminar
  5. Também eu, às vezes "me ausento" Nita e o quanto gostaria de ter alguém que me dissesse para onde devo ir.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te ausentes demasiado de ti, querida Mena, nós somos as nossas melhores companhias.
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Nunca sentiste saudades das coisas que não viveste e gostarias de ter vivido, Leo? Eu sim!

      Abraço.

      Eliminar
  7. Não te percas, há sempre algo pelo qual podemos lutar, mesmo quando tudo parece perdido.
    Quero continuar a encontrar- te sempre por aqui.
    O poema é triste, mas lindo!

    Beijinhos Janita😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se mais não for, lutarmos por nós e por aquilo em que acreditamos, já é uma forma de nos mantermos à tona.

      Um grande beijinho, querida Manu.

      Eliminar
  8. Não conheço o autor. A ilustração é linda.
    Repito o que escrevi há dias: veja se arriba, que a Primavera estáquase a chegar.
    um bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ilustração desta caixinha de poemas, é a mesma de uma bela tela da autoria deste meu Amigo e da qual tenho a honra de ser dona e senhora. :)
      Quanto à Primavera, venha ela, mas vaporosa, brilhante e sem dias tristes e cinzentos.

      Um beijinho. :)

      Eliminar
  9. Saudade, terá dele
    E ele, as terá de si
    Se tem saudades dele
    Pode falar com ele aqui

    gambia.dum@gmail.com
    +351912608039

    (não é devassa, é público)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que este nosso Amigo comum, se lembre de mim com o mesmo carinho com que me lembro dele, Rogério. Acontece que nos perdemos de vista quando ele deixou a blogosfera e eu o Facebook.
      Curiosamente, nem quando ele foi para o Brasil deixámos de ter contacto, e, de repente, nunca mais soube nada dele.

      Eu continuo aqui, onde sempre estive, e o meu contacto é o mesmo.
      Obrigada, Rogério. Fico feliz por saber que sabe dele. :)

      Abraço.

      Eliminar
  10. Atão a comadre anda ca porra dos blues??
    Homessa, vamos lá arribar!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, compadri! Esta vida é como um carrosseli ou uma montanha-russa...umas vezes pra baixo, outras pra cima, e a gente cá anda ao sabor das voltas da vida!
      Arribarei... ai arriba, ai arriba, yo no soy marinero por ti serei. :))
      Podia dar-me para pior, Pedro!

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. A primavera está a chegar e com ela os dias "maiores", com mais sol, mais luz, mais opções exteriores (porque a vida está lá fora).
    O ano (sem férias) já vai longo e o inverno, também já vai longo... nós os portugueses somos muito dependentes das boas temperaturas, do sol... gostei muito do poema e se ninguém nos encontrar, temos de encontrar-nos a nós mesmos... resistir... SEMPRE
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já frisei ali em cima, Sam, o mais importante de tudo, é não só encontrarmo-nos, como não chegar a perdermo-nos de nós. Essa será a perda maior e mais dolorosa.

      O sol tem muita influência sobre o ânimo das pessoas, independentemente da nacionalidade. É ver que o índice maior de suicídios acontece nos países nórdicos.

      Mas, Viva la Vida!! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Maravilhoso poema, amiga! E a flor... vontade de roubá-la! rsss
    Bjussss, um bom fim de semana que vem vindo...

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Janita,

    Para mim a saudade também tem sempre nome: pessoas, animais, cheiros, sons, tanta coisa.

    E acontece ter saudades de algo ainda antes de o perder.

    Saudades de mim própria aos 20 ou aos 30 anos.

    E que passe depressa esse desânimo. Há sempre para onde olhar e encontrar beleza. Pelo que vou vendo por aqui, a Janita parece-me ser uma pessoa com olho para o lado bom da vida e das situações.

    Mas, ninguém é de ferro. Não há ninguém que não se vá abaixo de vez em quando.

    Um beijinho do Algarve para a senhora alentejana.

    Sandra Martins

    ResponderEliminar