sábado, 30 de março de 2019

VIVER COM PAIXÃO É MARAVILHOSO...

...Quem o diz é Maria Teresa Horta.




Resistência
Ninguém me castra a poesia
se debruça e me põe vendas
censura aquilo que escrevo
nem me assombra os poemas
Ninguém me apaga os versos
nem amordaça as palavras
na invenção de voar
por entre o sonho e as letras
Ninguém me cala na sombra
deitando fogo aos meus livros
me ameaça no medo
ou me destrói e algema
Ninguém me aquieta a escrita
na criação de si mesma
nem assassina a musa
que dentro de mim se inventa
A propósito de inventar e reinventar  ( o amor ) , quando em 2017 numa sua entrevista ao jornal Expresso, a jornalista lhe pergunta:
"E como é que um amor se reinventa ao longo de 54 anos?" -
A poetisa responde:

"Não sei. Não faço ideia nenhuma. Reinventa-se. Hoje, quando olho para o Luís, ainda tenho o mesmo encantamento. É aquela coisa assim: “Eu não posso viver sem ti.” Ainda digo “amo-te” antes de adormecer. Acordo de noite para o ouvir respirar, cheirar... A paixão pode magoar, mas é tudo o que há de mais maravilhoso. Não era capaz de viver com nenhum homem que não fosse por paixão."

Para quem aprecia e valoriza a coragem e o desassombro de Maria Teresa Horta, pode ficar a conhecer muito da sua infância, medos, sobressaltos e vivências, AQUI. 
Vale muito a pena ler. Eu adorei. Direi mesmo que me surpreendi, agradavelmente.
-------------------------------------------
Adenda a 31-03-19 pelas 20:27

Este vídeo, fabuloso, onde a poetisa nos fala da sua vida e da sua obra, foi um contributo do Ricardo Santos.   Obrigada!
                                                                

===========================

34 comentários:

  1. Eu, penso que paixão é efémera. Já o encantamento, esse sim, penso, possa ser eterno, enquanto dure. E pode durar muito.

    Boa noite, Janita
    Beijinho em TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que, no caso de MTH, ela aliou essa paixão ao encantamento.
      Quando se fala em paixão dá-me a ideia que se pensa sempre haver apenas 'paixão' no arrebatamento dos sentidos, no delírio do amor carnal. Acho isso muito errado, pois não é necessariamente que seja assim...:)
      Uma vida sem paixão, no sentido de entusiasmo e entrega a algo - já não falando ser por alguém, que essa sim é efémera - é uma vida sem sentido nenhum. :)

      Um grande beijinho, Noname.

      Eliminar
  2. Olá querida amiga!
    Obrigada pela força, que me deixa nos seus comentários… Que me ajudam a tentar ver a vida duma maneira mais positiva, estou-lhe muito grata.
    Amor sim… acho que pode durar uma vida inteira!
    A paixão, é diferente; acho que é doentia… esta é a minha opinião, mas é assim cada um ama à sua maneira!
    Gostei imenso do poema; e de tudo o resto que li, obrigada pela partilha, e pelo seu carinho. Beijos de paz e bem, tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, não sou expert na matéria, mas quero crer que apaixonarmo-nos é mesmo maravilhoso, sim. Se dura muito ou pouco isso já depende das pessoas. Só é doentio aquilo que se torna obsessivo.

      Obrigada e um beijinho de amizade.

      Eliminar
  3. Paixão, dessa que nos une a um companheiro, só tive uma.
    Outras paixões conheço, fortes, tão fortes que acabam por nos definir por inteiro e deixamos de nos reconhecer quando um simples músculo adoece, falha e volta a ameaçar falhar sempre que voltamos a emocionar-nos, a revoltar-nos, a permitir que ele bata mais depressa do que agora pode.
    Sentimos que não vale a pena viver sem as grandes paixões que nos moviam, mas vamos tentando sobreviver ainda que sem elas.

    Aprecio muitíssimo a coragem e o desassombro da MTH. Vou agora mesmo lê-la no link que indicou, Janita.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Poetisa.

      A paixão pela poesia deve ser algo tão forte e pleno, que preenche toda uma vida. Se houver a sorte, de ser aliada à paixão por alguém, imagino que seja sublime.

      Agradeço-lhe de coração as visitas, só desejo que vá sentindo as melhoras no seu estado de saúde, e a vista ajude.

      Um beijinho com ternura.

      Eliminar
  4. Uma mulher que muito admiro!
    Uma força e uma capacidade de amar enorme!
    Li a entrevista e veio comprovar o que penso dela.
    Gostava de viver esse estado de paixão permanente!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta entrevista mostra fases da vida de MTH, contadas na primeira pessoa, que põe a nú a sua capacidade de entrega aos afectos. A sua relação com a avó, foi, para mim, surpreendente.
      Creio bem que ela tem, para além dessa capacidade de amar, que referes, um grande espírito de sacrifício.

      Beijinhos Manu, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  5. Gostei muito de ler um pedacinho desta poetiza :))

    Hoje:- Serenata, ao som da natureza encantada [Poetizando e Encantando]

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado.

    ResponderEliminar
  6. Li.
    Não me surpreendo sobre o que li. Tinha que haver razões de peso para 17 anos de psicanálise.
    Ela enfrentou depressão, ansiedade, teve que ultrapassar obstáculos que a impediam a sua capacidade de experimentar liberdade emocional, deceção nas relações pessoais, tantos conflitos emocionais subjacentes, de longa data...
    Uma experiência de vida realmente muito complicada que nem toda a gente vive ou pode compreender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que achei um certo exagero nesses anos todos de psicanálise? Certo é que passou por muitos percalços devido à separação dos pais, mas sempre imaginei esta senhora como um rochedo de força psicológica e de temperamento tão forte que resistisse a tudo.
      Quando disse no texto que me surpreendi agradavelmente, foi precisamente por ter constatado esse seu lado mais humano e até com as suas 'fraquezas'.
      O facto de a avó ter morrido com a mão agarrada à sua e MTH acordar presa a uma mão gelada, é traumatizante, sim.

      Um beijo e obrigada, Catarina.

      Eliminar
  7. Teresa Horta é minha irmã

    e resiste
    reconhecendo que o é!

    ResponderEliminar
  8. Lindissimo! Gostei imenso, assim como o que li no link.

    Beijinho Janita

    P.S. ando afastada, mas não te esqueço estarás sempre no meu 💗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inquestionavelmente uma Mulher de fibra esta senhora.

      Não te preocupes, querida Adélia.
      O importante é saber quem são os nossos amigos, quer estejam perto ou mais distantes.

      Beijinhos de coração.

      Eliminar
  9. Acredito que a paixão por outra pessoa possa ser eterna, é um sentimento muito bom quando se é correspondido, caso contrário é de sofrer muito.
    Gostei do poema, embora eu ache que hoje, já não se possa falar à vontade, porque voltamos ao viver com medo. Eu já tive que me calar muita vez.
    Beijinho Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está...a paixão pode magoar, mas é um estado de alma maravilhoso!!
      Se a própria vida é efémera, para que queremos nós algo que seja eterno? Que seja eterna, a paixão, enquanto dure, Mena. :)

      Beijinho, Nina.

      Eliminar
  10. Termos uma mulher como a Maria Teresa Horta no céu da POESIA PORTUGUESA é maravilhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A MTH está no céu da poesia portuguesa e, felizmente, ainda anda a pisar o chão português, também.

      Um beijo e boa semana, Teresa.

      Eliminar
  11. Só a resposta dela já é motivo bastante para admiração...��

    Saudações apaixonadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, Roadrunner, precisamente!
      Grata pela visita. :)

      Saudações encantadas!!

      Eliminar
  12. Fantástica a entrevista !!!
    Uma Mulher muito à frente no seu tempo ! Uma "pedrada no charco" da escrita de certa época !
    Conheci-a a partir das "Novas Cartas Portuguesas" das "3 Marias" e desde aí fiquei-lhes com enorme respeito (às 3) !

    Grande Abraço e Bom Domingo, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As três famosas Marias que chegaram a sentar-se no banco dos réus por via desse livro. Uma delas, a Maria Isabel Barreno, já partiu.
      Sempre levaram a liberdade de ser Mulheres, com direitos, muito a sério, num tempo em que até para sair do País era necessária a autorização do marido.

      Um Grande Abraçaço Amigo, Rui! :)
      Obrigada.

      Eliminar
  13. Um grande poetisa !...
    https://www.youtube.com/watch?v=pf0PEXtcuaY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo fantástico vídeo, Ricardo.

      Irei adicioná-lo à publicação.

      Abraço.

      Eliminar
  14. Interessante essa poeta Maria Teresa Horta, mulher forte, também não gosto de comemorar aniversário e não sei a razão. Acho que não gosto é de mudar de idade, cada ano tenho a consciência que tenho menos anos para viver, não conto os vividos, esses passaram. Li a entrevista no site indicado e que estou seguindo o do Ricardo Santos. "Volto para ver o vídeo!" Quanto a poesia dela, gostei imenso!
    Beijo, querida janita! Aqui já é tarde, vou dormir! rss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pelas visitas assíduas, sempre carinhosa e interessada, amiga Tais.
      Um beijinho com votos de excelente semana.

      Eliminar
  15. Boa tarde de paz, querida amiga Janita!
    Um post muit lindo com conteúdo que me agrda muito e me põe a refletir sobre a verddade do seu conteúdo. A vida com paixão é maravilhosa sim e difere muito da insossa...
    Muito boa sua escolha em todos os aspectos!
    Gostei muito comko a poetisa responde... Lindo!
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...porém, minha amiga, todos temos os nossos dias de insossa existência, não é verdade?
      Felizes os que vivem em permanente estado de paixão.
      Eu nem sei se conseguiria tal proeza!...

      Um grato abraço.

      Eliminar
  16. "Estranheza", Janita,
    estranhamente as pessoas são assim
    ou assado e
    não há melhor do que ser estranho
    O comum é o querem que a gente seja
    Há lá coisa mais linda
    do que viver a estranheza?

    Gostei do poste, de alto a baixo.
    Ou vice-versa.

    Ofício fasciculado: I, II, III, ...

    BEIJO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim, Agostinho,
      fico toda enciumada
      por ser esta pessoa
      simples que sou,
      sem "estranhezas"
      sem psicanálises
      sem traumas.
      Em suma, sem nada!!

      Estou a brincar, Agostinho Amigo.
      Estou muito feliz por ter gostado deste poste
      de cima abaixo e de baixo a cima.

      Um grande abraço de Amizade.

      Eliminar