domingo, 14 de abril de 2019

DE REPENTE.

Fotografia Minha


De repente do riso fez-se o pranto 
Silencioso e branco como a bruma 
E das bocas unidas fez-se a espuma 
E das mãos espalmadas fez-se o espanto. 


De repente da calma fez-se o vento 
Que dos olhos desfez a última chama 
E da paixão fez-se o pressentimento 
E do momento imóvel fez-se o drama. 


De repente, não mais que de repente 
Fez-se de triste o que se fez amante 
E de sozinho o que se fez contente. 


Fez-se do amigo próximo o distante 
Fez-se da vida uma aventura errante 
De repente, não mais que de repente.


[Soneto de Separação]
  Vinicius de Moraes





--------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------
--------------------------

26 comentários:

  1. Cismo
    Se não é por tal soneto
    Que detesto
    O repentismo

    (A menina dança?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, amigo Rogério, muito do que se passa à nossa volta e faz a nossa vida dar uma volta de 360 graus, acontece de repente. E com isto não quero dizer dar uma volta completa e ficar no mesmo sítio, não.. Muda tudo, mesmo. Pelo menos na nossa cabeça!

      (Se já aprendeu a dançar o Tango, danço sim, mas se for para me pisar o calo de estimação que tenho no mindinho do pé direito, não!)
      Bom resto e domingo.

      :)

      Eliminar
  2. O soneto é, para mim, um pouco confuso, ainda que soe bem e até aprecio o Vinicius.
    O som do bandoneon é lindo.
    1 bji, que agora vou para o o-ó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, que o senti, o Soneto é claro como a água límpida, José.
      Este som é fantástico, não é? "Olé, Guapa" é belo tema tocado em qualquer instrumento, mas este é especial. :)
      Espero que o ó-ó tenha sido retemperador.

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Bom, não o entendi muito bem, mas lá saberá o poeta, no entanto e assim de repente para ti um excelente domingo.
    Beijinho Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por isso que gosto de ti, Mena.
      A sinceridade acima de tudo, sem subterfúgios nem fingimento.

      Um beijinho grande e um abracinho extra. :)

      Eliminar
  4. Todas as despedidas são momentos de tristeza.
    Abraço e bom Domingo de Ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Elvira.
      Por vezes, até surgem despedidas quando menos se esperam.

      Abraço e bom Domingo.

      Eliminar
  5. É simplesmente fabuloso, este soneto de Vinicius.
    Quem, na sequência de uma súbita tomada de consciência,não sentiu já tudo o que ele refere neste "de repente"?

    Beijinho, Janita.


    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, querida Poetisa, precisamente!

      Tenho por hábito escolher e publicar, os poemas que se identificam com o meu estado de espírito do momento.
      Foi o que aconteceu com a escolha deste soneto.
      Não me alongarei mais, pois coisas há que o melhor é não aprofundar.

      Um beijinho Maria João, desejo que se ande a sentir melhor.

      Eliminar
  6. De repente apeteceu-me começar a dançar ao som deste tango :)
    "De repente fez -se da vida uma aventura errante"
    Um soneto que me toca profundamente!

    Bom Domingo!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tema fantástico, que já nasceu nos anos 30, do século passado, é mesmo um apelo à dança. :)

      Vejo que tal como eu sentes, neste poema, algo muito de acordo com o que te vai na alma, Manu. Tal e qual.

      Bom resto de Domingo e óptima semana.
      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  7. Uma verdade, este soneto.
    De repente a vida acontece, para o alegre e para o triste.
    Mas o ser humano tem capacidade de adaptar a estes estados.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tudo acontece de repente, não mais que de repente, não é mesmo Maria?
      Grande verdade. O ser humano, e vejo isso a cada passo por mim, tem uma enorme capacidade de adaptação a quaisquer situações, mais ou menos adversas, que a vida lhe traga. Só necessita de algum tempo. :)

      Beijinho, Maria Araújo e obrigada.

      Eliminar
  8. cantinhodacasa14 abril, 2019 19:53

    a cantinho, sou eu, Maria Araújo

    ResponderEliminar
  9. Gostei bastante da escolha!

    Beijo, boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A escolher sou eu boa, Cidália. Assim fosse a executar... :))

      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  10. Começar a semana cinzentos como o clima?
    No way!!
    Beijinhos, vamos lá arrebitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tivesse o Pedro ouvido o Tango “Olé, Guapa” teria constatado que, comigo há sempre algo a contrabalançar: uns laivos de tristeza que me freiam a alegria, e muito de alegria para conter o meu penar.
      E esta heim? :)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  11. Vinicius de Morais como não gostar
    Lindo
    Beijinhos
    Uma Boa Semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande poeta e compositor, o Vinicius de Moraes.
      Deixou-nos uma obra cultural vasta e belíssima.
      Beijinhos e feliz semana.
      Obrigada.

      Eliminar
  12. Posso apenas deixar os votos de uma boa semana, Janita?
    É isso! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que podes, meu querido. :)
      Aqui, tens permissão para ficar no umbral da porta, saudar, desejar-me boa semana e nem chegares a entrar.
      Para os amigos toda a compreensão é pouca, e tu sabes como te estimo.
      Beijinho e excelente semana para ti, vizinho. :)

      Eliminar
  13. Maravilhosa publicação:))

    HOJE, O NOSSO GIL ANTÓNIO :-Coração rasgado

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar